-
José Cardoso
Os trabalhadores também são consumidores, o que é frequentemente esquecido. A chegada de produtos importados de melhor qualidade com o mesmo preço ou mais baratos os prejudica como produtores (quando as fábricas onde trabalhavam são afetadas), mas os beneficia como consumidores. E isso se reflete inclusive nas votações.
-
Alexandre Marcos Pereira
A transição de economias industriais para economias de serviços e digitais impactou significativamente a base tradicional da esquerda, que historicamente se apoiava nos trabalhadores da indústria e no sindicalismo. Em países como os EUA, Reino Unido e Brasil, essa base operária sofreu com a desindustrialização e com a automação, levando a um esvaziamento do político da esquerda clássica. Muitos países que antes possuíam um setor industrial robusto viram essa base encolher devido à globalização.
-
BRUNO ETTORE PAVAN
As regiões mais afetadas pela liberação comercial, que foi muito pouca diga-se de passagem, teve maior ou menor desenvolvimento econômico dos anos 90 para cá? Essa é uma pergunta central. Se sim talvez as mudanças politicas são consequências indiretas da abertura e maior concorrência e maior desenvolvimento, se não talvez o texto tenha razão. Ramo que conheço melhor, a agricultura foi a que teve a maior abertura, se desenvolveu e ganhou produtividade.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Concordo
-
-
Diego Rodrigues
Interessante. Abra-se para os produtos estrangeiros, enfraquecendo os trabalhadores dessa indústria e eles vão votar em você porque ao serem abandonados ficam desorganizados e adotam as mais destrambelhadas teses sobre as razões de seu infortúnio. Deixa eu ver, acho que hoje em dia está na moda apontar o dedo para os 'woke', mesmo que tenha um total de 00 pessoas invocando o termo por essas terras.
-
eliete della santina
Constatação cruel: a ignorância, sempre e cada vez mais presente, eterniza piores condições e submissão. Parabéns pelo texto.
-
Mauricio Coelho goiato Goiato
Q porcaria de texto ..
-
Marília Gabriela
Só isso você tem a dizer? O cara é economista com boa formação na área, ele merece que você aponte os aspectos negativos do texto.
-
-
Carla C Oliveira
E a desinformação não conta?
-
Arnaldo Facciotti
Nada de nada
-
Wil Leon
Putz, que analise xinfrim. Esses é um dos que faz uma visita a Harvard e se acham.
-
Márcio Marques Alves
A esquerda perdeu legitimidade, primeiro porque não se adaptou aos novos tempos, pós queda do Comunismo em 1991, chorando feito viuvinhas. Depois foi cooptada pelos plutocratas "do bem", que ajudaram a financiar as pautas "do amor", para "salvar o planeta" e as "girafas da Amazônia", enquanto o liberalismo corroía a renda dos trabalhadores, extorquidos por um sindicalismo que só interessa por taxas e contribuições dos trabalhadores para manter a regalia de seus dirigentes.
-
Márcio Marques Alves
Dalto, sobre essa visão liberal dos anos 1990, realmente ela também era utópica porque se nós nunca tivemos um setor privado qualificado e empreendedor antes, não será porque fizemos uma semiabertura comercial imposta pelo Consenso de Washington, que teríamos empresários qualificados para justamente dar uma orientação dos rumos de qualificação da mão de obra que eles precisavam. Tudo porque temos oligarquias e lobbies que só querem privilégios e hoje o governo de esquerda negocia com eles.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Exatamente. E concomitantemente a isso, ao menos no Brasil, nada foi planejado e/ou realizado em termos de efetiva qualificação educacional bastante a adaptar-se e competir no cenário produtivo que, à toda vista, é absolutamente outro a partir da década de 90. A esquerda, e também a direita, não querem evolução. Uns almejaram manter os mecanismos de utopia política e controle eleitoral. Outros pretendem impor padrões de costumes capazes de amalgamar o ideário de risco permanente.
-
-
Wil Leon
Que bobinho. Não querendo ver. A esquerda e Lule foram e vão ser punidos ainda mais pelo mal governos: descontrole fiscal, inflação, alimentos nas alturas, Estatais dando prejuizo, Janjão, agora calada e do lar, falando bobagens, criticas ao 'nazi' Trump, e por ai vai.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Sob esse ponto, tenho como discordar de você.
-
-
adenor Dias
Eu sou um sujeito que começou trabalhar na cidade no final dos anos 70, e noto algo estranhos daquele tempo para os momentos atuais. Até o começo dos anos 90, havia muito emprego em São Paulo por exemplo, só que o povo era bem mais miserável do que hoje! A gente trabalhava naquele tempo, numa pobreza de dar dó! Hoje vemos gente do ócio, bem vestido e, de barriga cheia. Eu trabalhando de carteira assinada, cansei de levar marmita sem mistura. Eu temo que vivemos uma armadilha...
-
Carlos Amorim
Se não houvesse abertura comercial, estaríamos andando de Fiat Uno e pagando carro na linha telefônica.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Adenor !!! palemordedeus !!! 'pobre não necessita de celular'? ou seja: pobre não precisa sobreviver no mundo atual; diga-me alguém que atue diariamente na busca por subsistência e coordenação dos fatores da vida e que não necessite de celular; você dirá 'ninguém morre sem celular', e eu concordarei; mas imagine alguém que preste serviços de frete a se utilize a tanto de um carrinho de mão, e talvez você visualize o que significa não ter celular.
-
Ivo Broeing
Adenor, suas necessidades e ambições pertencem a você. O outro é o outro, com suas próprias vontades desejos e perspectivas. O mundo não precisa se adaptar aos seus desejos, assim como você não pode impor que os outros gostem ou queiram apenas aquilo que você deseja. Sair da miséria é libertador, pois ser miserável é terrível. Viver em uma favela é difícil; só ingênuos enxergam glamour na miséria e no desconforto.
-
adenor Dias
Eu tenho celular, mas até uns 20 anos atrás, eu vivia sem ele! Telefone, não é uma coisa necessária para pobres. E carros só é essencial para algumas pessoas, o resto é vaidade. Eu conheço gente que tem carro e, celular de ultima geração, mas não casa! Ou paga aluguel, ou vive na casa dos pais que construiu sem possuir celular..
-
-
Ettore Fellini
E quanto a Internacional socialista , foi bem lembrado, já passou da hora de uma nova Internacional que configure as bases da luta para o Século 21.
-
Ettore Fellini
Excelente artigo .Esclarecedor e baseado em evidências .Coisa rara nesta FSP .Agradeço as dicas sobre estes estudos.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Não vejo como evidências sob crivo científico. Vejo arranjo retórico a partir de dados eleitos sob franca conveniência à obtenção do resultado almejado.
-
-
NACIB HETTI
A erosão da representação sindical no Brasil se deveu ao peleguismo institucionalizado. Os líderes sindicais, fantasiados de esquerdistas, faziam o jogo duplo entre a classe operária e o patronato. O articulista sabe disso.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Exatamente. Vide lula.
-
Ennio Baldur Hammes Schneider
Sou obrigado a concordar contigo. Os líderes sindicais funcionavam assim: de dia no piquete e a noite no palacete. Entendedores entenderão!
-
adenor Dias
Sindicato, era um mal necessário! Ruim com ele, pior sem ele.
-
-
Luciano Napoleão de Souza
Resumindo: a abertura econômica trouxe crescimento econômico e social levando a população a não depender de bolsas-esmolas da esquerda. O povo acordou.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Não tanto. O povo quase reelegeu bozo por conta de bolsa-esmola da direita. bozo foi rejeitado pela parcela dos eleitores que ainda têm algum senso de capacidade de inferência crítica. É a mesma parcela que irá novamente desbancar o pt. Só espero que não seja por meio de outra desastrosa derrapada como foi com o bozo.
-
-
jose prado
Acorda,rapaz! Desperta! Tá passado!
-
Antonio Serigo Alves da Silva
Esquerda e Direita não existem mais...não existem mais ideologias então como pode existir conceitos e convicções ...hoje mais do que nunca oque manda e o poder do dinheiro fácil para mentes fracas ...nunca estivemos tanto a mercê de analfabetos ricos e com poder
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.