-
José Cardoso
Lembro que por volta dos 5 anos, eu e os amigos ficávamos competindo até que número sabíamos contar. Até que alguém veio com o infinito, como sendo "o último número"...
-
Maria adelaide viestel
Otimo no aguardo
-
José Tarcísio Aguilar
Muito bom mesmo. O que mais nos aproxima dos deuses é a inutilidade! A curiosidade voltada a descobrir e inventar o novo. Sem desprezo ao utilitarismo, este é de fato um diferencial e tanto.
-
frederico a giovannetti
Texto muito legal mesmo, aguardo ansioso o próximo.!!!
-
Fabio Silveira de Faria
Curiosidade: - Por que o 6 não está representado no "jônico"?
-
filipe moura lima
Aguardemos a próxima coluna do prof. Viana
-
PAULO CURY
Ainda bem que os árabes nos salvaram dos gregos, romanos, japoneses, ia ser um inferno
-
Vito Algirdas Sukys
Interessante notar como as línguas foram influenciadas por sistemas mais antigos. Se compararmos o sânscrito antigo e o lituano atual, vemos muitas semelhanças. Para os números de um a dez. Sânscrito: eka, dvi, trí, catur, pancan, sas, saptan, astan, navan, dasan. Lituano: vienas, dvi, trys, keturi, penki, sesi, septyni, astuoni, devyni, desimt.
-
Vito Algirdas Sukys
O sistema grego precisava de vinte e sete símbolos, mas o alfabeto deles tinha vinte e quatro. Eles reintroduziram duas letras que antes faziam parte do sistema e tinham se tornado obsoletas (a digamma e koppa) e introduziram um terceiro símbolo tirado do alfabeto fenício. E com um sistema de sufixos e índices puderam representar os números até cem milhões.
-
Vito Algirdas Sukys
O simbolismo e a linguagem. O plano de indicar os números pelos dígitos de uma ou ambas as mãos é usado pelas primeiras raças e quase todas as tribos existentes. Em muitas línguas os nomes para os primeiros dez números são derivados dos dedos para indicá-los. Para números maiores os egípcios usavam o símbolo para pilha, monte ou muito, para denotar uma quantidade não conhecida na álgebra.
-
Vito Algirdas Sukys
O sistema romano geralmente usa a letra inicial para os nomes dos números. A letra C de centum para cem. M de Mille para mil. O símbolo V para cinco orinalmente representava a palma da mão aberta com o polegar extendido. O símbolo L para cinquenta e D para quinhentos representavam as metades superiores dos símbolos que antes eram usados para C e M. A forma subtrativa deIV paraIIII teve provavelmente uma origem posterior.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.