UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

O termo 'identitário' azedou

VER COMENTÁRIOS EM Mariliz Pereira Jorge

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. adenor Dias

    Eu me identifico com o bem comum, porque sou comum. Se me sentisse especial, talvez só me identificaria com os especiais...

    Responda
  2. Manoel Messias Borges de Araujo Filho

    Quem se utiliza do identitarismo é a extrema direita que é extremamente conservadora e defensora da família, eles seus seguidores se alimentam do medo e do pânico para divulgar fakenews com apelo emocional, ou seja, acreditar sem pensar é o lema, É só ver as pautas desse pessoal no congresso.

    Responda
    1. antonio brito

      Qual é o problema em defender a família? A direita defende privilégios. O movimento identitário também, quer cotas para residência médica e bolsa para concurso de juiz além do dinheiro do Banco do Brasil. A esquerda fumando charutos cubanos ao apoiar o identitarismo abandonou a causa universal do socialismo, hoje adquiri jabotis fêmea.

  3. José Ricardo Braga

    O círculo se fechou, os extremos se tocaram. Impressiona como o isolamento e o fim de dominância são parecidos. Antes eram métodos eram idênticos, agora é a trajetória histórica que parece decalque. Tanto uns quanto outros não sabem que admitir a derrota é bem melhor que ser campeão moral. Para os que fenecem agora, talvez uma noite de choro, uma conversa com o travesseiro, lhes faça notar que o jogo acabou e que jogar sozinho, contra todos não idênticos, é receita de fracasso...

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Eu feneço; Tu feneces; Ele fenece; O Identitarismo morre (lentamente)...

    2. Geraldo Soares

      Fenecer. Obrigado pela palavra nova... Vai se juntar a outras milhares!

    3. Leonilda Pereira Simoes

      Dá a impres são que o melhor é não ter opinião, deixar que políticos mal-intencionados tomem atitudes que pre judicam a sociedade, em especial seus adversários, mulheres, pessoas trans e LGB TQ IA+, negros, imigrantes. Deixar rolar para o lado dos pre con cei tuo sos, da per se guição a todos os que a extrema direita e religiosos não aceitem como membros da sociedade. Não avançar como civilização liber tá ria e pro gres sista. Melhor receita para o fra cas so é impossível.

  4. Gabo Franca

    Achei o texto excelente mas me parece uma boa virada na opinião da colunista, que pareceu sempre bastante inclinada ao identitarismo feminista, para dizer pouco.

    Responda
    1. antonio brito

      Para a Leônilda. O feminicídio é um crime odioso e deve ser combatido pelos homens e mulheres de bem. Porém o crime não é um praticado exlusivamente por machos. É filha matando os pais, madrasta matando afilhada, mulher pondo arsênico em comida da família, outra colocando veneno no arroz e por aí vai. Deus me livre da raiva de uma medéia.

    2. antonio brito

      O feminismo não luta pelas mulheres pobres, mais creches, etc.... um belo exemplo é a Jan Já Paloza. Com dó de cinco jabutis machos em companhia de duas fêmeas no Palácio adquire outras cinco fêmeas para gáudio dos machos e faz disso um espetáculo midiático. Mulheres unam se. Vejam o nível a que chegamos. Dêem uma olhada nos vídeos do tik tok que seus netos estão vendo com a exploração sexual das mulheres aproveitadoras.

    3. Gabo Franca

      Leonilda pirou... O identitarismo se tornou isso, pessoas raivosas, cheias de razões e queixas que jamais focam na resolução dos problemas mas estão sempre dispostas a se indignar e acusar, se vitimizando e agredindo. Ninguém mais aguenta essa atitude que, na verdade, é mais um showzinho de afirmação de superioridade moral do que argumentação com vias ao progresso social.

    4. Leonilda Pereira Simoes

      A crítica ao feminismo então é uma forma de ser iden ti tário ao ma chis mo, à mi so ginia? Os milhares de femini cídios diários deveriam ser enaltecidos? O que mais as feministas defendem é o direito à vida das mulheres mortas por maridos, ex-maridos, ex-namorados e acham que essa luta não tem valor? O iden ti tarismo ma chis ta e mi só gino é legal? Valorizar e defender a vida de mulheres, negros, LG BT QIA+ é o mínimo que se pode esperar de uma sociedade evoluída e civilizada.

    5. Geraldo Soares

      Acontece que quando se usa os termos "machismo" e "feminismo" a torto e a direito fica muito fácil confundir alguém que apenas é comprometido(a) com uma sociedade em que todas as pessoas sejam igualmente tratadas e possam fazer suas escolhas com um identitário. Mas se você olhar com lupa: Por trás de todas as tags que acabam ofuscando-a: Ela sempre foi o primeiro tipo.

  5. Rafael Alves Albuquerque

    Pois comece por você própria, rainha do identitarismo.

    Responda
  6. FLAVIO CALICHMAN

    Excelentes e oportunas reflexões, desejo humildade aos envolvidos para que aprendam e evoluam. E aos previsíveis patrulheiros ideológicos (saravá, Cacá Diegues), chatonildos monocórdicos que andam rondando a coluna, sugiro consultar um bom médico porque transtorno obsessivo-compulsivo tem tratamento.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Leonilda, é por causa desse seu PATRULHAMENTO que você está tendo que escrever tudo tão espaçado... Será que não percebe o mal que isso LHE faz?

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Muito original e elegante "rotular" de doente, como bom patrulheiro, quem não concorda. Puxa, quanta criatividade, precisa pensar muito para chegar nesse nível. E não é que a avaliação dos comentários não percebeu que ofendeu quem não concorda com certas "reflexões"? Pensar cansa, claro, mas da próxima quem sabe rola um pouco de educação?

  7. Rodrigo Tupinambá Carvão

    Ótimo

    Responda
  8. Ricardo Baumhardt

    Ótimo!

    Responda
  9. Jose Walter Da Mota Matos

    Os que pensam que ganharam são os honestinhos que agora só contra a ficha limpa e a favor do orçamento secreto, que esgota os recursos públicos na vala da corrupção, esse papo de identidarios é tão intectualmente honesto e verdadeiros como as fakes que se multiplicam na política nacional.

    Responda
  10. Jose Walter Da Mota Matos

    Identidarios da oposição sabem de tudo, são honestos, bonitinhos, limpinhos, só não conseguem explicar porque são contra a ficha limpa e a favor do orçamento secreto, que alimenta a corrupção e a impunidade na Política brasileira. Ah como já ganharam, só não sei se em 2026....

    Responda
  11. michel sandes de melo

    O identitarismo é o combustível da extrema direita! Esses movimentos são fascistas.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Essa designação infelizmente é verdadeira.

  12. Alison Sales

    Gosto assim! Tudo bem explicadinho!

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Ela é didática quando quer.

  13. Joao Emiliano F de Aquino

    Terceiro artigo da FSP contra a "esquerda identitária". A Folha se tornou o Órgão Oficial do Comite Central da "esquerda não identitária, universalista". Três articulistas brancos se solidarizam à esquerda branca na mais expressiva prova de superidentificação racial. E la nave va!

    Responda
    1. Hernandez Piras

      "Três articulistas brancos se solidarizam à esquerda branca na mais expressiva prova de superidentificação racial." Que maravilha! Melhor exemplo do que há de pior no identitarismo nem a colunista poderia ter oferecido.

  14. Pablo Fonseca

    As pessoas perdem o foco completamente quando há uma crítica ao "identitarismo". Woke, é um subproduto burguês de shopping center, restrito a modinhas midíaticas perto da gigantesca miséria humana identitária que rasteja atrás de religião, poder, fama e dinheiro.

    Responda
  15. FABIANA MORAES

    Nicolas não é identitario? Azedou pq foi usado de maneira rasa e estigmatizada. Uma maioria preta e pobre no Brasil não se resume a um "identitario". Pega-se a grita de alguns para jogar no saco demandas por uma real cidadania.

    Responda
    1. Renato Letizia Garcia

      Parabéns Fabiana !! Excelente e resumida análise !!!

  16. Lucio Lopes

    O Woke já deu! Cansou! Bye, bye!

    Responda
  17. Ettore Fellini

    Por uma esquerda "woke"( se é que existe isto) por uma esquerda combativa , por uma esquerda atéia , por uma esquerda de todas as formas em que é acusada . Porque é juntando forças que se combate o enorme atraso ,as forças militaristas e reacionárias , os obstáculos religiosos para o avanço de pautas verdadeiramente feministas ( e não feminismo de revista Capricho como parece ser o desta senhora)

    Responda
    1. Cesar Costa

      Ettore, existe sim a esquerda woke. Nós USA eles já são a maioria entre os progressistas nas universidades, jornais, revistas e mídia em geral. A esquerda marxista é super crítica ao wokeismo pois sua ação não se baseia em classes sociais mas em grupos identitários.

    2. Gustavo Michelin

      Isso, não pára

    3. Gregorio Amarante

      Até imagino este sujeito de meia idade com a sua camiseta surrada do Che. Mais caricato impossível!

  18. MILTON DOLL

    Ôôô... Arrasou ! Aguarde a chuva de pedras.

    Responda
  19. Ettore Fellini

    Esta critica dela poderia muito bem ser assinada por algum filhote do bolsonaro.Se for para falar mal como parece ser o esporte desta senhora dirija suas falas para quem realmente atrasa este país conservador e que nem entrou no século 21 ainda com temas como proibição de aborto , militarização de vários aspectos da vida civil ( Ainda temos policia militar!!) A FSP arruma umas colunista sem noção por qual motivo? para agradar anunciantes ou elas tem QI?.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      A Folha de São Paulo arruma colunista para você pautar... Gostou assim?

  20. Priscila Helena Franco

    O texto diz muito sobre visão de mundo e vivência limitada e privilegiada de mundo da jornalista.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Reveje seus privileges. Bingo!

  21. Ettore Fellini

    O esporte preferido de alguns colunistas desta FSP é malhar uma certa esquerda que eles nem sabem o é .Claro que malhar esquerda sempre pega bem com anunciantes.Agora esta tal esquerda "woke" , tem qual força neste país atualmente?Infelizmente a esquerda está enfraquecida neste país. Num país com maioria evangélica e religiosa criticar algumas pautas conservadoras é um avanço.O melhor se ela dirigisse seu verbo para os pitbulls da direita reacionária

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Quem tenta enfraquecer a esquerda são as forças da extrema direita gol pista (Waldemar), evan gé lica (Malafaia) e os aliados que apoiaram o pr golpista desde o início com mentiras a granel. Tarcínico, Jorginho, Zema, Caiado, Ratinho propagadores de fake news por serem amigos do ine le gí vel e querendo se dar bem. Como diz o gov. de SP, quem quiser que vá reclamar na ONU, não estão nem aí. Quem é contra racismo, homofobia, misoginia é chamado(a) de identitário(a) para desqualificar sua opinião.

    2. Geraldo Soares

      Tem mais força -- E celeridade -- do que muitos tribunais. E regras peculiarmente específicas.

  22. MARIA F LUPORINI

    Seu Boze foi denunciado. Ele é que já perdeu.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      O dela é Xandão.

  23. Aristides Silva

    Se Black Lives Matter, lutas pelos direitos LGBTQIA+, feminismo etc forem movimentos identitários, tô dentro. Afinal de contas Marx fracassou e nos deixou a ver navios.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Vai com Deus...

    2. Geraldo Soares

      Você eu não vou criticar, para que leve sua crítica adiante (Gostei dela)... Se estrepem!

    3. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      O que pega é que no wokismo existe tanta ou mais hipocrisia e deturpação quanto em outros movimentos ideológicos. O movimento começa a morrer já quando assume a certeza de ser o único certo.

  24. Geraldo Soares

    Acrescento: Deveria focar mais em CAUSAS e menos em PESSOAS -- ...Filmes; Séries; ANIMES; ANIMAÇÕES; Comerciais de TV; Stand-Up Comedies; Estátuas; Tweets; Looks; Palavras...

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Geraaaaaaldo!

    2. Geraldo Soares

      Não me chama de identitário!

    3. Leonilda Pereira Simoes

      Identitário machista e misógino, no mínimo.

  25. LORENA PARDELHAS

    Em que nicho a Mariliz coloca a extrema direita do deputado Nikolas e o mais jovem vereador de São Paulo, para citar só dois, que se valem das mesmas pautas e apenas as invertem, para ganhar votos e notoriedade entre seus iguais ?

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Ela talvez ache posições razoáveis, com opiniões válidas, como as da extrema direita que quer acabar com o país. Agora, quem pensa o contrário deles já não deve ser muito bem avaliado, como tantos aqui que consideram terrível para o país defender mulheres contra feminicídio, homossexuais contra perseguição de deputados e senadores e religiosos, imigrantes contra xenofobia... Para quem espera uma sociedade igualitária, o pior não é só a corrupção moral, é a perda total da humanidade.

    2. Geraldo Soares

      Da última vez que perguntei ela não amava eles. São tão amáveis quanto os identitários que ela critica, afinal. Na verdade esses dois perigam de fazer menos julgamento moral.

  26. Raymundo Itareru

    já falaram de lula, do pt, ou da esquerda hoje? kkkk

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Tem que falar é a cada segundo. Quem for chorar, mande áudio ou vídeo.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Só.

  27. Noel Carvalho

    O conservadorismo volta rápido. Pelas mãos brancas , sempre. atraso ilustrado. Qual o.problema em bater na psicanalista? Qual o.problema em errar na crítica a ela? Não é woke, é só debate e crítica.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      É serial. É sistemático. É incessante. É inquisitorial -- Não bastasse transpassar os argumentos, não se resumem mais nem mesmo à pessoa em si.

  28. Washington S Silva

    Pois é, o identitarismo corroeu o pensamento crítico das pessoas.

    Responda
  29. Bruno Araujo

    Bom texto, apesar de curto. É bom que tenha azedado muito antes das eleições de 2026. Já há problemas a serem resolvidos na esquerda e no governo até lá pra evitar a volta de delinquentes picaretas que conseguem enganar muitos bobinhos que ainda acreditam que eles são liberais, patriotas e limpinhos, carajo!

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Calma, que azedou mas ainda não foi jogado fora... E lave seus dedos para falar de Milei...

  30. Thiago dos Santos Molina

    Engraçado com brancas e brancos não conseguem enxergar sua própria identidade no espelho. Brancos como o eugenista parente da Maria, q queria embranquecer o Brasil pela imigração. Vcs não precisam viver ajoelhados pedindo perdão, mas deveriam saber q as cotas nas universidades públicas primeiro vão para estudantes de escola pública, inclusive brancos, e depois tem o recorte racial. Se isso não é um direito conquistado pelo movimento negro q pensa no coletivo, não sei o q é coletivo!

    Responda
    1. Cesar Costa

      Thiago, o texto da autora não diz nenhuma crítica ao movimento antiracista, mas ao identitarismo woke, são coisas diferentes.

    2. Geraldo Soares

      Para início de conversa: O maior de todos os direitos é DEBATER -- Perceba: Difere de NECESSARIAMENTE abaixar a cabeça e concordar -- esse e TODOS OS OUTROS temas! Isso significa o direito de ser A FAVOR ou CONTRA. Sem isso implicar ser BOM ou MAU. Em segundo lugar: Pega de volta a sua cartada racial e leva consigo...

  31. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

    O texto serve também para feminismo " o de i o machos "...

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Que ela tenta combater quase que diariamente. (Dá uma passada na coluna imediatamente anterior...)

  32. Geraldo Soares

    Não parece que vai adiantar falar. Embora seja extremamente importante falar. A única coisa que talvez adiante é o -- Que ironia -- CERCO, que já está se fechando, como o título bem observa.

    Responda
  33. André Luiz Araújo

    Texto caça like.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Caça-Like é tudo aquilo que o texto critica.

  34. Nelson Goulart

    Opa! Falou tudo.

    Responda