UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

A polêmica artificial sobre o gramado

VER COMENTÁRIOS EM Juca Kfouri

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ANISIO FRANCO CAMARA

    É como a mudança do capotão para o poliuretano ou PVC, pessoalmente eu fui office-boy, arquivista, um ótimo datilógrafo, operador de telex, depois digitador, há quem fosse alfaiate, lambe-lambe, ascensorista e vários outros que se adaptaram a seu tempo. Jogadores de futebol há tempos que se adaptam.

    Responda
  2. ANISIO FRANCO CAMARA

    Sem negacionismos. Num futuro não muito distante, o povo da época rirá dessa treta do do sintético como rimos hoje da Revolta da Vacina. Estaremos comendo verdura sintética (transgênicos já não causam revolta) e os jogadores da época não conseguirão nem andar em grama de verdade, se é que ainda existirá vegetação pra uso além de salvar o planeta. Desconfio que estamos perdendo a chance da revolução...

    Responda
  3. Helio Cardoso

    Ei Juca, tentando ajudar: faça uma visita ao gramado do estádio do Mirassol, o Maião e pegue a receita do manejo e tratamento de um campo onde só se joga (não há treinos). A CBF não mete o bico, pertence à prefeitura. Simples, é uma questão de gestão., gestão com muito amor e qualidade!

    Responda
  4. Thiago Pacheco Carneiro

    Uma dúvida: como vivem os cuidadores dos gramados europeus, em relação a seus compatriotas com grau semelhante de expertise profissional? E se fosse no Brasil, como viveriam? Aí está a resposta: aqui só se paga salário mínimo, não se valoriza a expertise profissional. Logo, a qualidade do serviço é mínima também.

    Responda
  5. Alberto Henrique

    Tem muitas lesões de atletas nos campos de Palmeiras, Botafogo e Atlético paranaense?

    Responda
    1. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      E um time que joga em gramado sintético acabou de cair para a série B.

  6. raul neto

    Fale sobre Dudu que era só elogios ao gramado sintético e agora se juntou aos parças.

    Responda
    1. João Carlos de Góes

      E NÃO jogou na Europa (apenas esteve por lá).

  7. raul neto

    O último bicampeão da libertadores, que tem gramado sintético, ganhou jogando em gramado natural. Esse antipalmerismo histórico lhe turva a visão.

    Responda
  8. jarbas cabral

    Nenhum jogador dos clubes que usam gramados sintéticos reclamou. O detalhe é que Dudu que saiu do Palmeiras reclamou.

    Responda
  9. Alessandra Alvim Teixeira

    Para o atual futebol de praticamnte todos dessa lista, tanto faz sintético ou natural. O colunista cita os últimos três anos com o seletivo esquecimento de que o Athlético acaba de ser rebaixado. E que o Flamengo, desde Jorge Jesus, já ganhou treze títulos, sem ser mandante no Engenhão ou no Allianz. E se se fosse levar em conta a opinião de quem "sabe jogar", a Jabulani, a bola que consagrou Messi, nunca teria sido adotada no lugar do balão de couro de Pelé.

    Responda
  10. omar alves abbud

    Juca, O dr Luiz Fernando Correia fez hoje, na CBN, importante comentário sobre gramados sintéticos x lesões em jogadores, com base científica. Vale ouvir no site da CBN. Dá nova perspectiva ao assunto.

    Responda