UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Teresa Cardoso

    Todo tirano precisa de culpados.

    Responda
  2. Chico Neto

    Isso porque dizem que respeitam a liberdade de expressão, imagina barrar um órgão de imprensa que chama o Golfo do México de Golfo do México. Quando não for só uma nomenclatura, mas uma crítica mais forte, provavelmente esses tais defensores da liberdade de expressão vão cozinhar o jornalista no azeite.

    Responda
  3. jose camargo

    "A chamada imprensa tradicional é hoje apenas um segmento do ecossistema de informação." E isso incomoda, né? Perderam o monopólio da informação e ainda não se deram conta. Por isso, a sangria desatada, disfarçada de combate à desinformação,em censurar as redes sociais. Ou a imprensa se reinventa- e isso passa pela demanda natural em aceitar a divergência- ou irá para o lixo da história. Não há mais espaço para o pensamento único, gestado em redações coalhadas de militantes de esquerda.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Aceitar a divergência para a extrema direita é aceitar que sem vergonhas espalhem mentiras e desinformação sem serem cobrados pelos seus atos. Só mesmo esses apalermados para acreditarem nessa conversa fiada de Musk e Trump.

    2. RODRIGO COSTA E SILVA

      kkkk... olha o tio do zap falando!

    3. Ricardo Botto

      José, já estamos no lixo da história. Esse cheiro de enxofre vai ser a tônica do século XXI.

    4. jose carlos toledo junior

      olha o naipe dessa caricatura. Papagaio repetidor! E se acha iluminado! Que pobre coitado.

    5. José Marcelo Moreira

      Isso mesmo!! O melhor é nos afundar no mar de fake news das redes sociais que validam nossas crenças estúpidas.

  4. Antônio Augusto Soares

    Não há ideologia política. Os estadunidenses se vêem ainda no pós guerra, a partir de quando se destacaram no mundo. E não não aceitam dividir a rapadura.

    Responda
  5. Jane Medeiros

    Que o Brasil preste atenção o quanto nos custou afastar um PR que se afiniza no campo ideológico ao atual PR americano. Rifar Lula, com base nas pesquisas que indicam queda de popularidade no seu governo, único personagem que mostrou capacidade de enfrentamento nas urnas à Bolsonaro, é brincar com o perigo. Pode representar um aceno para que forças identificadas com Bolsonaro ganhem terreno para retornar ao poder central com todos os riscos e consequências!

    Responda
    1. CARLOS Xavier Soares

      Comentário perfeito!

  6. Jane Medeiros

    Parabéns a jornalista por trazer reflexões com base na sua vivência nos Estados Unidos, vendo tudo de perto, inclusive a derrocada da imprensa americana, que já desfrutou de poder imenso, levando um PR, Nixon, ao impeachment! Hoje, esta imprensa está manietada, a ponto do NYT em editorial há dias, trazido pela Folha, usar a expressão "pelo amor de Deus" conclamando a sociedade civil a reagir à liderança imperial de Trump!

    Responda
  7. Jane Medeiros

    Trump voltou ao poder travestido de Imperador! Sem limites! E colocou a midia tradicional na roda, pois se sentiu empoderado. Confrontou a democracia americana em 2021, onde houve até morte! Questionou o resultado das eleições. E deram-lhe voto de confiança, o presente de retornar à Casa Branca em 2025! Ora, pensou Trump, fui definitivamente aprovado e agora posso tudo! Sentiu- se a vontade para governar do seu jeito, ainda trazendo Musk como consultor mor! Desastre total!

    Responda
  8. Luciano Napoleão de Souza

    Traduzindo: imprensa americana tenta achar um meio para destruir o governo Trump e trazer de volta a esquerda e tudo o que ela representa em ganhos para ela.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Para variar você não entendeu nada e distorce o que a jornalista escreveu. Só alguém completamente alienado e vivendo em realidade paralela para chamar o Biden de esquerda, isso é um desvario, até para um tresloucado de extrema direita como você.

    2. jose carlos toledo junior

      Esse é um possuído empastelado já notório nesse espaço ou o robô do pavão de condomínio. Tem coisa pior?

    3. niemeyer franco

      Tá no lugar errado, volte ao Tik Tok.

    4. Armindo Kolbe

      Não entendeu nada.

  9. Fabiana Menezes

    Em uma época de pós verdades, mentiras viralizantes uma imprensa enfraquecida é essencial aos autocratas e qualquer cor. O grande dilema é permanecer ou não nas plataformas digitais controladas pelas Bigs Techs. Elas conhecem (bem) cada indivíduo que compartilhou seus pensamentos ao longo dos anos. Houve um tempo em que somente os deuses conheciam o coração dos homens. E eles não queriam a sua destruição.

    Responda
  10. Tadêu Santos

    Como cidadão apartidário com senso crítico, ainda vejo os EUA que encantou-me nas telas da Sétima Arte desde 70 e a inteligência dos 'Nobeis' da literatura e das ciências. Tanto o Don'Trump qto o Bolzonazi tiraram do armário os brucutus alienados e terrimente reaças. Ainda bem que a mídia yankee está se posicionando ideologicamente contra o MEDONHO DON'TRUMP, pois suas neuras são assustadoras e precisam ser contestadas não apenas pela mídia, mas pelo povo...

    Responda
  11. ROBERTO de lima cruz

    Não existe oposição no país? A sociedade chamada civil não se manifesta?

    Responda
  12. MARIA F LUPORINI

    Ótimo. Menos tempo para endossar gol pis tas em outros países.

    Responda
  13. José Cardoso

    A imprensa era no século 18 o que a internet é hoje.

    Responda
    1. Joya Fernande Sachs

      Verdade.

    2. José Cardoso

      Joya, tinha de tudo como hoje. Os idealistas e os propagadores de fake news.

    3. Joya Fernande Sachs

      José, acredito que eram bem mais idealistas.

  14. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Ganhar dinheiro e espetacularização são matéria prima dos americanos propagadas mundo afora. Converse com colegas jornalistas daqui para analisar o comportamento da imprensa brasileira. Elegem alvos para matéria de capa. Quando lidas não correspondem ao analisado. O trumpismo, expressão mor do país. Não existem dois partidos revesados no poder. Existem duas máquinas partidárias turbinadas para manter o poder mundial a qualquer custo. Alternância -depressivo X boquinha berrante de ditador.

    Responda
  15. Ronaldo Guilherme Benvenga

    Trump está agindo de forma a transformar os EEUU numa ditadura. E o país não vai reagir?

    Responda
  16. Sam Duart

    Por isso fica a dica para a imprensa. Não alimente a cobra que poderá te picar amanhã.

    Responda
  17. Joya Fernande Sachs

    Excelente texto, Lúcia. A mídia deveria ser a voz do povo.

    Responda
  18. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    A cada época suas correspondências, comportamentos e ferramentarias. A Lúcia sabe das coisas, mas esqueceu de fazer autocrítica em relação à mídia nativa que, sistematicamente, aposta contra o LULA III. Reeleição do Trump foi a cereja do pudim da derrocada da Supremacia americana. Votar errado custa caro, muito caro.

    Responda
    1. Jane Medeiros

      Por aqui na terrinha, Lula não sai da mídia, sempre, e, todo santo dia, colocando seu governo prá baixo, utilizando, como pano de fundo, as pesquisas múltiplas, inclusive este veículo aqui! É só olhar para os Estados Unidos, como está claro nesta coluna de hoje, para be

    2. Hernandez Piras

      À imprensa não cabe apostar contra ou a favor. A imprensa deve ser sempre crítica. Nunca houve um só governo que não criticasse a cobertura da Folha. Apesar de acusá-la o tempo todo de ser bolsonarista, Bolsonaro não se cansou de retaliar o jornal. Quem deveria fazer autocrítica, se quiser reconquistar a opinião pública é o Presidente e seu partido. A crença na própria infalibilidade está se esfarelando diante da realidade.

    3. Alexandre Tavares

      Bem, a Folha faz o seu papel de criticar o governo. Parem de chorar.

    4. José Fernando Marques

      Você está errado, Dalton. O governo coleciona vitórias econômicas que são subestimadas ou ignoradas pela imprensa, inclusive por esse jornal. Má vontade compulsória de caráter ideológico. Se fosse você como você diz, haveria mais equilíbrio na cobertura e na opinião. Mas não há.

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      lula III é o algoz de lula III. As críticas, grosso modo, são todas procedentes. lula virou um babão de si próprio.

  19. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Tramp não quer governar, quer INFERNIZAR. Suas principais vítimas serão os próprios norte-americanos - em vias de se tornar habitantes de uma espantosa República de Bananas trampista. Não se trata de tornar a América "grande novamente", mas vista, pelo mundo, com absoluta desconfiança, como se padecesse de um súbito transtorno mental.

    Responda
  20. Wil Leon

    A Lucia parece veinha e deve se lembrar da Globo editando o debate Lule-que acusado de querer o aborto da Lurian e Collor. Lule apatico, nas cordas, foi mostrado como um fraco e perdeu as eleições. Sem essa de endeusar os jornalistas e emissoras. Todas tem o rabo preso.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Eu não sei quem é mais lunático, você ou o Dalton, já que a competição é acirradíssima.

    2. Alexandre Tavares

      E por isso os jonalistas devem ser perseguidos? Qual é o objetivo do seu comentário?

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      lula perdeu aquela eleição porque collor surgiu no debate com uma volumosa pasta debaixo do braço. Provavelmente nada havia naquela pasta, mas lula sabia o que talvez houvesse. Foi isso, e nada mais do que isso, que tornou lula um acuado naquele momento. A estratégia de collor foi perfeita. Alheio a isso , não há endeusamento de jornalistas e emissoras. Há sim, o desejo e o propósito de inibir denúncias e críticas aos desmandos e desvios extremo direitistas.

  21. Javert Lacerda

    É impressionante a atualidade de Eric Blair a.k.a. G. Orwell.

    Responda
  22. Dorgival Pedroso

    Tudo isso que está acontecendo de ruim aos americanos é efeito colateral da péssima escolha que fizeram.

    Responda