UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. julio cezar vieira coelho

    Triste e lamentável o terrorismo praticado por Hamas, Hezbollah e Israel. Civis massacrados sem qualquer sombra de piedade.

    Responda
  2. David Rosenberg

    Gratidão a Sra. Mariliz para a clareza e a força moral em frente de tanta ódio e preconceito evidenciado nos comentários. Continue o trabalho excelente!

    Responda
  3. Robson J Oliveira

    A partir da reação... o mundo viu o que os palestinos e suas crianças sofrem ha 70 ano e a real face da direita do povo escolhido.

    Responda
    1. David Rosenberg

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  4. Cesar Costa

    São 19h47 meu comentário feito às 16h33 ndo foi liberado. 19h47 respondi à sra Mariana Gutierrez e foi para moderação. Até a Sra Mariliz foi censurada mas a pessoa que a ofendeu, não.

    Responda
  5. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

    Que matéria absurda! Vergonha alheia !

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Vergonha alheia!

    2. Geraldo Soares

      O nome é: Coluna. Coluna! Artigo de Opinião.

    3. Geraldo Soares

      Só não e Matéria...

    4. Geraldo Soares

      Absurdamente ao ponto. Do que é, e do que quer, o terror.

  6. Ana Luiza Daltro

    Que alívio, Mariliz, poder ler este seu (excelente) artigo em meio à cobertura completamente asquerosa que este jornal tem feito deste conflito e aos comentários criminosos de tantos leitores que escolheram o lado do Hamas. Obrigada!

    Responda
    1. Robson J Oliveira

      Que alivio, que pelas suas palavras, fica claro que vc nao sabe do que esta falando

  7. Edson Badra

    crianças pa les ti nas queimadas vivas não conta?

    Responda
  8. Cesar Costa

    16h33 comentário enviado para moderação. Sem nenhuma ofensa, sem as "palavras proibidas". Muito chato isso. Por outro lado ofensas pessoais aos articulistas passam batido. Muito triste isso.

    Responda
    1. Fernando Dias

      Cesar costa, desprezo fascistas, nazistas, direitistas e ignorantes chucros e jecas, caipiras!, como você. O caipira do campo, brejeiro, singelo, este admiro. Este aliás, dá um banho de sabedoria e inteligência em gente tacanha e obtusa como você, que não conhece o mundo, a vida, a história, a interpretação de texto ou a miríade de conotações que um termo pode adquirir de acordo com o contexto, a riqueza e a subjetividade do discurso. Não vou cobrar pela aula.

    2. Cesar Costa

      Sr Fernando o Sr consegue escrever um texto sem agredir as pessoas? O Sr não pode dizer que ninguém apoia o Ha, a realidade é muito mais complexa do que o seu conhecimento. Veja que eu pergunto quem representa o povo palest e ninguém nem o Sr respondem. Ah, eu tenho profundo respeito pelos "caipiras", ao contrário do Sr pelo que parece.

  9. Cesar Costa

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Fernando Dias

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Cesar Costa

      Sr Yussef, o sr acha que o ataque de 08/10 contribuiu para que os palest tenham um estado? Antes do ataque a maioria da população aprovavam a criação de 2 Estados. Esse número deve ter diminuído muito. Os líderes mortos do Ha e os persas atingiram seus objetivos.

    3. Cesar Costa

      Sr Yussef, o sr está equivocado. Eu defendo um Estado Palest como definido em Oslo. O povo palest não merece o sofrimento imposto pelo Ha. Aproveito para perguntar o sr apoia o Ha ou AP? Quem deve representar os palest?

    4. Fernando Dias

      Ninguém apoia o Hamas! Pare de repetir fake news da piscina do Rotary Club, Cesar costa! Quanta caipirice reaça! Vive em 1920!

    5. Fernando Dias

      Cesar Costa, o senhor é vergonhosamente limitado e ingênuo e/ou mau-caráter. Ninguém apoia do Hamas. Não existe um texto ou discurso ou mensagem de apoio ao Hamas entre as pessoas progressistas, humanistas e grandes líderes do mundo. O que as pessoas lúcidas e inteligentes criticam é o texto que fala sobre conflitos na Cisjordânia que omite críticas e repúdio ao genocídio praticado por Israel na faixa de Gaza há mais de 50 anos. Só um caipira embolorado e inveterado não compreende esta realidade

    6. Marina Gutierrez

      C.Costa, eu respondi seu comentário acima e segui as regras do jornal mas não publicaram.

    7. yussef mahmud m mustafa

      Sr Cézar na realidade o senhor tem um opinião sobre os palestinos totalmente destorcida beirando a xenofobia os seus comentários tentam associar os palestinos ao terrorismo o senhor tem que entender que o povo palestino é o agredido o violentado por um estado com cultura de segregação que usa o poder militar dos americanos pra fazer os horrores com o povo palestino

    8. Marina Gutierrez

      Respondi duas vezes o seu comentário, mas até o momento apenas o segundo comentário foi publicado. Aguardemos.

    9. Cesar Costa

      Sra Mariana, a Sra está tergiversando. O mundo real não funciona assim. Quem a Sra apoia Ha ou AP para ser o representante dos palest? En 2006 o Ha expulsou e matou membros da AP. Difícil sair das nuvens onde vcs vivem e enfrentar a realidade. É mais fácil demonstrar virtude, né?

    10. Marina Gutierrez

      A Palstina existe desde antes da criação do estado de Is.,e não precisa ser "formada" ou negociada, basta apenas o governo de Is acatar as dezenas e dezenas de resoluções da O N U,remover seu exército da Cisjordania e Gaxza e remover os seiscentos mil "colonos" que usurparam e continuam a tomar o territorio palstino.

    11. yussef mahmud m mustafa

      Sinceramente você acredita que as atuais lideranças de Israel querem negociar e tem interesse que um estado palestino vivavel possa ser o fruto destas negociações,porque os palestinos não abrem mão da sua pátria o dia que as lideranças israelitas entenderem isto pode sim começar uma negociação pode ser através de outros países árabes que tem interesse sim numa solução ou pode ser libertando Marwan Barghouti que é um líder carismático e quer a solução de dois estados e paz entre os dois povos

  10. Paulo Roberto Fernandes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  11. Marcos Malta Campos

    Eu concordo com vc, Mariliz

    Responda
    1. Robson J Oliveira

      vcs se merecem... a dondoca e o bajulador

  12. Henrique Marinho

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  13. Robson J Oliveira

    Precisa aprender matematica: 2 brancos valem mais que 40.000 palestinos ?

    Responda
    1. David Rosenberg

      Curioso esta sra. Gutierrez ter buscada uma citação ofensiva feito há mais que trinta anos de um rabino extremista cujo ponto de vista foi largamente repudiado pelos rabinos mais influentes do mundo. Dona Guittierez podia ter selecionado algo mais adequado dos milhares dos rabinos de paz e humanidade que falam e escrevem todos os dias, mas ela não o fez. Parece uma tentativa difamar uma religião integral. Será que o comentário dela é anti-semita?

    2. Marina Gutierrez

      Robson J Oliveira, " O Rabino Yaacov Perrin, ao prestar homenagem durante o funeral de Baruch Goldstein, disse aos presentes que um milhão de árabes “não valem uma unha judaica”.!

  14. Adriana Flores

    Excelente Mariliz! Expressa exatamente o sentimento da maioria das pessoas e não só no Brasil mas mundo afora também. Show de horrores!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      O que eu vejo no Brasil e mundo afora sao manifestações de apoio ao povo palstino, denúncias do genoecidio, processos correndo na Corte Internacional de Justiça, o primeiro ministro e seu general procurados por crimes de guerra, a Anistia Internacional, o Observatorio dos Direitos Humanos, a ONU, a Unicef, e a imprensa honesta e livre denunciando os horrrores praticados pelo estado de Is.

  15. Robson J Oliveira

    Espetaculo de horror são os mais de 60 anos de massacre do povo palestino.

    Responda
  16. Marina Gutierrez

    O artigo é um exemplo da implacável campanha de propaganda de I. para desumanizar o povo palstino e justificar sua erradicação.

    Responda
  17. Josue Oliveira

    Ora, todos sabem do teste da criança branca, já pelos da outra "raça" ninguém quer saber. Os mor tos a Deus pertencem, já com as crianças feridas, sem parentes, a mputadas, do outro lado do muro, ninguém tem a mínima emp atia.

    Responda
  18. José Roberto Pereira

    Não quero mais comentar em articulistas sionistas. Mas aqui vai um "Beijinho na sua testa".

    Responda
  19. Nelson de Paula

    Na sabedoria de israelenses e palestinos, uma carnificina justifica a outra.

    Responda
    1. Josue Oliveira

      Numa guerra o ó dio é mútuo. Quem poderia mediar, fornece e apoia um dos lados.

  20. Humberto Giovine

    Cara Mariliz. Concordo com o que escreveu, mas, gostaria de (re)lembra-la dos espetáculos macabros e infinitamente covardes, das forças de defesa de I...el, ao bombardearem hospitais, escolas, residências, ou ao impedirem entrada de ajuda humanitária, provocando a morte de recém nascidos em incubadoras. E estes, nem direito a enterro tiveram. Isto, para você, também não está "completamente fora de qualquer coisa que possa ser considerada humanidade?!

    Responda
  21. DOMINGOS S VIO MAIA DE SOUSA

    A autoria do polêmico artigo não se importa com as vidas palestinas . Milhares de mulheres e crianças mortas de forma brutal pelo Bibi . Uma lástima esse miopia jornalística . Depois fica irada quando a chamam de Dondoca . Ela é uma judia sionista .

    Responda
  22. Carlos Zalaf

    A gente cansa, se indigna, mas não desiste. Certamente muitíssimo triste e lamentável q tenhamos que assistir mortes e tragédias como a da família Bibas. No entanto ,parece que a Sra Mariliz, em sua parcialidade descarada, se indigna c/ a forma da entrega dos reféns mortos (possivelmente nos próprios ataques desmedidos das IDF), mas esquece que os milhares de corpos de mais de 15 mil crianças e milhares de civis palestinos são dispostos em sacos plásticos, deixados na rua ou sobre escombros.

    Responda
  23. yussef mahmud m mustafa

    A colunista se não fosse pro estado de Israel poderia ter escrito um matéria de sensibilização pelas mortes de civis de ambos os povos poderia ter feito um crítica Contundente contra Netanyahu e seu governo que é o maior culpado da tragédia que as famílias palestinas e israelitas estão passando poderia ao menos citar um nome de uma criança palestina assassinada por Israel entre as milhares

    Responda
  24. José Cardoso

    É o coração das trevas, na expressão do Joseph Conrad.

    Responda
    1. Henrique Marinho

      O horror.

  25. Tacito Silva

    Senhora colonista, a nossa sociedade democrática também defende que o povo escolhido pode exterminar vizinhos? Nossa sociedade democrática apoia a expulsão de um povo de sua terra para que o povo escolhido construa resorts? Nossa sociedade democrática usa atrocidades cometidas por terroristas para minimizar, ou ignorar, os crimes do governo do povo escolhido?

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Antecipando: Abaixo eu falava de TERROR RAIZ. Não de falácias semânticas.

    2. Geraldo Soares

      Tem outra mensagem que responde às perguntas originalmente formuladas, assim que e se a censura liberar...

    3. Geraldo Soares

      Toscito, assim como disseste: O Sr. não parece o tipo fã de sociedades democráticas mesmo... Eu acredito plenamente!

    4. Geraldo Soares

      Toscito, se Israel quisesse exterminar Gaza não haveria mais sequer 1 (UM) palestino lá... Mas desde sua fundação: Há milhões. Agora vamos imaginar se o poderio das duas partes fosse invertido. Pois é. Sobre expulsão: Idem. Por fim: Nossa sociedade usa as atrocidades cometidas por terroristas para relembrar a postura que deve-se ter diante do Terror. Mesmo assim é claro que alguns são complacentes...

    5. Tacito Silva

      Nossa sociedade democrática se solidariza com 4 mortes no povo escolhido mas não demonstra nenhuma solidariedade com milhares de mortos pelo exército do povo escolhido? Nossa sociedade democrática se cala quando há atrocidades perpetradas pelo povo escolhido, mas se manifesta rapidamente quando o povo escolhido é a vítima? Dependendo das respostas, serei obrigado a admitir que não sou muito fã dessa sociedade democrática descrita por você, colonista.

  26. Laudgilson Fernandes

    A Folha censurou meu texto aonde de forma alguma busquei ofender quem quer que seja, apenas expressei minha indignação por um texto na qual, eu como cidadão e assinante deste jornal não concordo. Nenhuma vida vale mais que outra. Nenhum crime, justifica outro. Uma posição extremista defendida pela Meriliz, que usa e abusa de palavras e para nós leitores para driblar a censura temos que usar subterfúgios. Não é justo que o jornal possa usar palvras que a mim não são permitidas.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Liberdade com Responsabilidade!

  27. Silvio Cabral

    Parabéns pelo texto e pela coragem, Mariliz.

    Responda
    1. Robson J Oliveira

      O senhor Burgues. sei que é dificil, ma s vc precisa diferenciar texto de propaganda paga

  28. Nilton Silva

    Só espero o momento em que todos os reféns ou seus restos mortais sejam devolvidos pra que Trump faça cair fogo dos céus sobre as cabeças dos terroristas palestinos. Se houver efeitos colaterais, é do jogo da guerra. Quem apoia terrorista também precisa pagar um preço.

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Você deveria ter vergonha de viver entre pessoas.

    2. Tacito Silva

      Esse tipo de comentário é aprovado pela Falha? Pregando abertamente o extermínio do povo palestino!? Vários contentários foram excluídos mas esse se mantém incólume.

    3. Marina Gutierrez

      E os palstinos é que são chamados de terrroristas!!!

  29. Ettore Fellini

    Com certeza ela ganhou mais pontos defendendo sionistas assassinos e culpando palestinos que foram massacrados .Para esta colunista existem dois pesos e duas medidas.50 mil palestinos mortos, muitos soterrados e agonizando por dias embaixo de escombros não contam Mas um refém morto sim Para refrescar a memória delaOs próprios sionistas mataram reféns que acenavam bandeira branca, para se ter uma idéia da sanha assassina destes fascistas .Agora sionistas se associaram aos Neonazistas de trump

    Responda
  30. Ettore Fellini

    Está mais que claro que a permanência desta colunista na FSP é devido a cota que os sionistas tem nesta mídia .Ela fez carreira adulando eles porque tem poder , dinheiro e influência nas mídias no mundo todo.Seus comentários se baseiam no modelo provinciano de " falar mal dos outros "(no caso esquerda, palestinos ).Provincianas que moram em grande centros urbanos elegem grupos para falar mal Coisa comum em cidadezinhas quando se elegem pessoas.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      O comentário imediatamente abaixo não era aqui. Era na resposta anterior. Mas não é que também serve como luva?!

    2. Geraldo Soares

      E nem tô falando de "terrorismo semântico". Tô falando de terrorista RAIZ.

    3. Geraldo Soares

      Quem fala bem de terroristas são realmente outros.

  31. Flávio Barbosa

    Essa aberração, filhote de ovalo de carvalho, nunca escreveu uma virgula sobre o massacre israelense sobre o povo palestino. Agora vem posar de musa da indignação. Gente hipócrita!

    Responda
    1. Geraldo Soares

      E nem tô falando de "terrorismo semântico"... Tô falando de terrorista RAIZ.

    2. Geraldo Soares

      Aberração é quem defende terrorista.

  32. omar assaf

    Chega de passar vergonha mariliz . Sugiro que vc tire férias sem data de vencimento e passe esse tempo refletindo e lendo sobre ética , preconceito , racismo e direitos humanos.

    Responda
    1. David Rosenberg

      E dona Gutierrez, os seus comentários fazem me lembrar do versículo imediatamente anterior, Mateus capítulo sete versículo cinco -Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão-.

    2. Marina Gutierrez

      Omar Assaf, suas sugestões me fazem lembrar uma frase que dizem estar na biblia, Mateus 7:6“Não deem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos "

    3. Tacito Silva

      Omar, tem gente que não tem salvação, pode passar a vida toda refletindo que vai continuar achando que só o povo escolhido tem direitos.

    4. omar assaf

      Leia tb sobre as leis internacionais que nunca são cumpridas por aqueles que vc defende com tanta convicção . Enquanto vc faz propaganda de ódio no conforto de sua casa , pense se é que vc consegue , que milhões de pessoas tiveram suas casas,hospitais e escolas destruídos,milhares de crianças estão sofrendo traumas irreversíveis e estão submetidos à fome e o frio severo em tendas precárias.Cadê a sua indignação,ou vc concorda que nós somos animais( segundo o gallant)e tudo isso se justifica.

  33. Marina Gutierrez

    Uma sugestão, leiam um dos primeiros comentários sobre o artigo em questão, escrito pelo leitor Wilson Roberto Theodoro. Vale a pena.

    Responda
  34. Rodrigo Flexa

    Toda morte na guerra é para ser lamentado, mas a senhora omite o fato de que a família foi morta pelos bombardeios de I., assim como não toca no massacre de milhares de mulheres e crianças pelas IDFs. Desculpe-me, mas isso é de um cinismo e uma hipocrisia artroses, pura desonestidade intelectual.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Logo apos o início do bombardeio de Gaxza,bombas de quinhentos quilos lançadas de aviões destruiram moradias, hospitais, escolas, universidades e o grupo H mas, anunciou que essa mulher e suas duas crianças morreram junto com outros palstinos.

  35. Fernando Dias

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Fernando Dias

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Tacito Silva

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. RODRIGO NAFTAL

      Mariliz, entendo a sua indignação contra leitores que a atacam, mas acredito que o melhor é continuar a manter firme a sua posição sem dar Ibope aos democratas que apoiam o Hamaa.

    4. mariliz pereira jorge

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  36. Fernando Dias

    Foi brutal.

    Responda
  37. yussef mahmud m mustafa

    O Hamas surgiu como um movimento de resistência com o tempo ganhou as eleições em Gaza a extrema direita israelense principalmente com Netanyahu viu no Hamas a oportunidade de enfraquecer a autoridade palestina só que o plano deu errado pro Netanyahu e o resultado é o 7/10/2023 tem um porém a causa palestina não depende do Hamas ou de qualquer outra organização ela é viva ela é do povo palestino como um todo ela é do amor a terra amor as tradição ela impréguina a todos os palestinos no mundo

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O plano da extrema-direita deu muito certo. Tanto que, mais uma vez, os palestinos serão expulsos agora por Trump.

  38. Fernando Dias

    Foi brutal. Tudo que o hamas faz em resposta aos ataques covardes contra o povo palestino é brutal, é tão brutal quanto tudo aquilo que Israel faz. Mas o mais brutal, canalha e desonesto é falar dos conflitos na Cisjordânia sem mencionar os crimes de Israel e Netanyahu. Aí realmente é coisa baixa só possível no texto da patricinha Mariliz.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Isso é condenando ou apoiando o Hamas?

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não precisa estigmatizar a colunista. Discordar dela sim, mas mantendo o respeito.

  39. omar assaf

    Vergonha apagarem o comentário da Marina Gutierrez . Até nisso usam à força. Bando de covardes desqualificados .

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Liberdade com Responsabilidade.

    2. Marina Gutierrez

      Omar Assaf, obrigada, não me surpreendem, fazem isso há anos e sem justificativa.

  40. Marina Gutierrez

    A Folha removeu meu comentário porque eu escrevi que a jornalista relata fatos baseada em seu viés ideológico a favor de um determinado grupo de pessoas e cultura.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Liberdade com Responsabilidade!

    2. Tacito Silva

      A colonista está bravinha, não duvido que tenha sido ela.

    3. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Provavelmente a própria mariliz - com minúsculas mesmo. Típico dessa qualidade de calunista. Covarde.

    4. Anna Amélia Meule

      Sinto muito, cara Marina. Os meus comentários já não estão nem publicando. Imagino que vc nem receba este.

    5. FLAVIO CALICHMAN

      Pelo menos você admite que ela relata fatos; escrever baseada em seus viés ideológico a favor de um determinado grupo de pessoas e cultura é exatamente o que o notório grupo de habituês compulsivos da seção de comentários faz todo dia desde sete de outubro.

    6. omar assaf

      Não duvido que tenha sido ela mesmo que denunciou. Essa mulher é uma vergonha como ser humano.

  41. Paola Gersztein

    O antissemitismo da maioria dos comentários também é um espetáculo de horror. Quando as vítimas são judias, os valores que alguns - "nós" infelizmente é muita gente - consideram sagrados são completamente ignorados e a barbárie é vista como resistência.

    Responda
    1. Robson J Oliveira

      Nao confunda a defesa do povo palestino, com com o anti semitismo. mas reflita sobre o genocidio do povo palestino praticacado amais de 50 anos pela direita fascista do auto denominado povo escolheido

    2. Tacito Silva

      Pessoas como Paola e Flávio, que defendem o extermínio perpetrado pelo povo escolhido sempre se escoram na justificativa de antissemitismo, até porque não teriam argumentos para apoiar essa defesa.

    3. FLAVIO CALICHMAN

      Paola, desconheço sua idade e não sei se você se surpreende com o que denuncia; para mim, infelizmente não é surpresa, é apenas um ódio antes envergonhado e que saiu do armário empoderado pelas redes sociais e pela metamorfose da esquerda que deixaria horrorizados sociais democratas de uns trinta anos atrás.

    4. Marina Gutierrez

      A acusação de antisssemitismo usada como uma arma para atacar qualquer pessoa que ousa criticar a violência praticada contra um povo.

    5. omar assaf

      É simples , devolvam todas as terras roubadas e parem de mentir , parem de desumanizar os outros e parem de pousar de vítimas quando são os opressores.

  42. Marina Gutierrez

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. omar assaf

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  43. omar assaf

    E advinha pra onde vai o Oscar de hipocrisia mariliz .

    Responda
    1. omar assaf

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Alexandre Pereira

      Melhor rever seu conceito de hipocrisia, camarada.

  44. Marina Gutierrez

    Falando em Oscar, o prêmio de melhor documentário deve ir para o filme "No Other Land" e o de melhor filme, melhor atriz, melhor trilha sonora deve ir para "Ainda Estou Aqui". A Folha publicou uns seis artigos sobre o filme "The Brutalist",acho que o jornal está torcendo para que o Oscar vá para esse filme.

    Responda
  45. yussef mahmud m mustafa

    Houve exageros na entrega dos refréns por parte do Hamas sim deve se respeitar o luto das famílias e a dor de perda . A causa palestina não precisa nada disto ela é viva e real os mortos crianças e mulheres palestinas em Gaza estão muitos soterrados e são milhares a jornalista em momento nenhum cita ao contrário parece que os palestinos não existem pra ela os palestinos são o Hamas o que não é verdade são crianças e mulheres inocentes assassinadas pelo estado de Israel tem nomes e familiares

    Responda
    1. Tacito Silva

      Infelizmente, pelo histórico, percebe-se claramente que os palestinos não existem, ou não são relevantes para a colonista e sua claque.

    2. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Excelente análise. A colunista escolheu lado.

    3. Alexandre Pereira

      Hamanitas são somente hamanitas, não ligam nem para seu próprio povo, que usaram como escudo bessa guerra maldita.

  46. Suely Matos Alves Duarte

    Lamentável que isso tudo tenha acontecido para todos nós....

    Responda
  47. Denise Ambrosi

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. FLAVIO CALICHMAN

      Alegação absurda e sem cabimento, Israel divulgou provas forenses de que foram assassinadas a sangue frio por terroristas do Hamas. Que vergonha disseminar uma falsidade dessas!

    2. Joao Quadros

      Sim elas foram e5g4n4d4as por "fantasmas" do IDF, né?

  48. Marcelo Brun Brum

    Atualização: a bebê e a criança de quatro anos foram assassinadas por esganadura, como comprova o laudo forense compartilhado hoje com o mundo.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Credulidade infantil. Ou cínica.

    2. Anna Amélia Meule

      laudo feito por médicos izraelenses? aqueles mesmos que incitaram o total bombardeamento de todos os hospitais em gaza? mas mesmo se fosse verdade, quem é que pode provar quem 'os esganou'?

    3. Marina Gutierrez

      Fatos concretos: ate o momento não saiu nenhum laudo oficial sobre a causa da morte das duas crianças. O que o leitor acima escreveu é o que o primeiro ministro Bibi declarou ontem.

    4. Marina Gutierrez

      A Folha removeu meu comentário porque eu escrevi que jornais de Isreael e do mundo não publicaram nenhum laudo oficial sobre a causa da morte das duas crianças.

    5. Ennio Baldur Hammes Schneider

      O senhor tem lado e precisa manter a narrativa.

    6. Marina Gutierrez

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    7. omar assaf

      Com certeza é + uma das milhares de mentiras que esses assassinos contam para sempre justificarem as carnificinas e roubo de terras intermináveis.

  49. Rosemildo Lima

    A colunista ficou chocada com o Hamas, afinal de contas isso nunca aconteceu na Palestina (Irgun e Stern também era também "palestinos" que promoveram horrores na década de 40). Há quase um século mães palestinas sofrem com perdas de seus filhos, suas casas. Nesse momento que a colunista escreve, Israel promove ações indiscriminadas na Cisjordânia. Morreram quase 45 mil pessoas em Gaza. A maior parte mulheres, velhos e crianças. O seu artigo em uma folha de papel, nem para reciclagem serve.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Em uma guerra onde terroristas usam a população como escudo o resultado não poderia ser diferente. Esganar crianças é o retrato desse bando. Nunca deverão governar coisa alguma.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Os seus números não são do grupo, não são tb do governo israelense, que assumiria apenas 10 mil palestinos mortos, se pudesse, não fosse leviano demais. Muitas fontes internacionais já informaram que, pela destruição total de Gaza, não é possível acreditar que foram 45 mil pessoas. Muitos citam mais de 70 mil. Para os is ra e len ses radicais (espera-se que sejam minoria da população) como o premiê, se fossem 2 milhões seria pouco, pelo jeito.

    3. Marcelo Brun Brum

      Seus números são os do grupo. Nenhum terrorista morreu, só civis. Para seu governo, foram vinte mil combatentes do H...

  50. Leonilda Pereira Simoes

    E o espetáculo da destruição de Gaza, nada a dizer? Assim como mais de 70 mil civis palestinos mortos pelas bombas, a maioria crianças, como as de Is ra el citadas no texto, mulheres e idosos. O show de milhares de enterrados nos escombros, a maioria pessoas comuns que agora querem expulsar para o alaranjado criar um resort de luxo enquanto eles morrem em outro lugar? Fale sobre isso também. Vai que não está pensando só em um lado, vai que... Parece improvável pelo que o texto mostra.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Não tem cara dura. Quem foi verificar todos os escombros de todos os prédios, casas, hospitais, escolas que foram destruídos? Os palestinos não tinham como, a ONU foi impedida até de atuar, quantos estarão enterrados vivos? A imprensa internacional já cita mais de 70 mil, as TVs também, mas quem não quer admitir, se irrita com números diferentes.

    2. Marcelo Brun Brum

      Na cara dura você já dobra de cara os números do grupo terrorista...