UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe Araújo Braga

    A direita monstruosa tomou conta de tudo. Triste para o meio ambiente e para a humanidade.

    Responda
    1. eitan berezin

      Enquanto a esquerda apoiar fanáticos e terrorismo a direita ganha espaço com vitórias eleitorais

  2. Felipe Araújo Braga

    Mesmo que o mundo inteiro fique contra mim, defenderei minhas posições: eu simplesmente não consigo, por questão de princípios, sendo um jovem que veio de família humilde e que se esforçou muito para entrar na USP e no mercado financeiro, entender como meus primos evangélicos que trabalham como uber e moram na favela podem apoiar Bolsonaro e a direita e não consigo entender como as pessoas se indignam com a mortes dos reféns, cuja vida importa, mas não com setenta mil palestinos mortos. Não dá!

    Responda
    1. Cesar Costa

      Filipe, de onde saiu esse número de 70 mil?

    2. Gisele Cezaro Burger

      Exatamente. Tô chocada com o texto da colunista

  3. cecilia cristina marques dos santos

    Excelente texto, põe no devido lugar os desprovidos de humanidade. Ao mesmo tempo reverencia as vítimas dessa guerra insana com palavras duras para que todos sintam o peso delas.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Diferente do comentário abaixo. Que só quer saber de fiscalizar a Solidariedade alheia.

    2. Joao Cellos

      O texto é excelente ainda que não dedique uma miséria linha aos mais cinquenta mil pal estinos assas sinados em suas próprias casas?

  4. GUSTAVO SATAKE

    errou feio

    Responda
  5. heitor Pinto Hugo

    Perde a razão quando externa toda a justa dó das vítimas israelenses e nada, nadinha de dó dos palestinos vítimados (inclui crianças e idosos indefesos) nos ataque arrasadores e aleatórios dos israelenses.

    Responda
    1. FLAVIO CALICHMAN

      Curioso que você não cobre equilíbrio e ponderação fos colunistas rábidos da FSP que estão sempre prontos a vituperar contra Israel, mal ocultando seu antissemitismo.

    2. Geraldo Soares

      Eis um Fiscal de Solidarização.

  6. Felipe Araújo Braga

    Indignação seletiva*

    Responda
  7. Felipe Araújo Braga

    Espetáculo de horror foi o que o país que não se pode dizer o nome fez. O povo palestino foi privado de suas terras, de seu Estado, e mais de setenta mil civis mortos, isso com a conivência das grandes democracias ocidentais. Indignação coletiva né? Vidas só importam quando são vidas brancas, dos Estados Unidos ou do Norte da Europa Ocidental. E ainda se dizem cristãos! Vocês que apoiam isso seriam os primeiros a crucificar Jesus Cristo novamente.

    Responda
  8. FLAVIO CALICHMAN

    Mariliz, reconheço e agradeço imensamente a sua alma generosa e humana, a sua pessoa de pé no chão, de cabeca erguida, altaneira, de bússola moral extremamente calibrada e afiada, jornalista que não sucumbiu ao canto fácil e falso das sereias neste show de horrores que se transformou a praça pública digital depois do sete de outubro. Uma pessoa iluminada.

    Responda
    1. Robson J Oliveira

      vc recebeu quanto para defender o indefensavel

    2. Marina Gutierrez

      Flavio Calichman, vc e outros comentaram aqui sobre "um laudo forense que mostra que as duas crianças foram mortas por mãos, esga nadas".Eu acabei de ler aqui na Folha que " a família Bibas disse no sábado que não havia recebido nenhum detalhe das autoridades israelenses sobre como Shiri Bibas e seus filhos Ariel e Kfir morreram em cativeiro em Gaza" Se o laudo e oficial e está circulando, porque não apresentaram o mesmo para a família?

    3. Paola Gersztein

      Mariliz é irretocável e está entre as melhores colunistas da Folha. É preciso coragem para apontar o horror nesses tempos em que a exaltação às atrocidades vem também de grande parte da esquerda e da academia. Decidi que esta é a última vez em que leio e respondo aos comentários. Sinto-me triste e impotente ao ver o antissemitismo - que sempre existiu, mas saiu do esgoto - ser propagado sem nenhuma responsabilização criminal. Parabéns pela coragem de denunciar sem ofender, algo raro por aqui.

    4. FLAVIO CALICHMAN

      Envio, acompanho a colunista em várias mídias e em vários órgãos há pelo menos cinco anos, possivelmente mãos, e tenh9 absoluta segurança do que escrevo. Não é deslumbramento, apesar dela realmente ser muito bela e charmosa; é minha convicção serena de leitor e de espectador. O bom da democracia que ainda temos é que somos totalmente livres para termos opiniões diversas, a minha é esta.

    5. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Flávio, o senhor está descrevendo uma pessoa totalmente diferente da colunista. Ou é puramente uma licença poética. Ou ainda, um mero deslumbramento seu.

    6. FLAVIO CALICHMAN

      João Cellos, não me recordo de jamais ver você demonstrando uma gota de solidariedade com o sofrimento de judeus, só de ficar militando e colocando gasolina na fogueira com comentários que entendo bem agressivos e ofensivos. Não lembro de você ter cobrado prudência e e equilíbrio de quem defende a destruição de israel e brada Palestina do rio ao mar. Sugiro que vá estudar História e que reveja seus conhecimentos.

    7. Joao Cellos

      Bússola moral? Em gente que fecha os olhos para o que Is rael faz em Gaza e na Cis jordânia? Em quem não considera os pal estinos como gente e só chora morte de jud eus? Por acaso pal estinos são menos gente do que jud eus?

  9. Laudgilson Fernandes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Gisele Cezaro Burger

      Muito chocada com a opinião dela

  10. Armando Moura

    entregaria com flores os corpos, sabendo que entre os escombros podem ter dez mil crianças palestinas? Um mundo bestial que is rael criou. Não há humanidade.

    Responda
  11. Rodrigo Negrão

    É no mínimo estranho esperar e cobrar coerência de um grupo terrorista e não fazer o mesmo com estados estabelecidos...

    Responda
    1. Geraldo Soares

      De grupos terroristas só se deve cobrar o FIM.

  12. CARLOS TARDIVO

    O que os judeus fazem com mulheres e crianças palestinas não é um espetáculo de horror?

    Responda
  13. Wilson Roberto Theodoro

    Mariliz, independentemente de sua posição humanitária, ou política, achei completamente fora da curva, e muito abaixo de seu nível, você ficar atribuindo prêmios, em diversas categorias, às ações ocorridas nesse conflito, como se estivesse discorrendo sobre uma brincadeira. Inadmissível tratar tragédias com essa abordagem zombeteira. Ironia/sarcasmo de péssimo mau gosto.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Wilson Roberto Theodoro, comentário perfeito, parabéns.

    2. Geraldo Soares

      Não creio que teriam a desfaçatez de contestarem a minha indignação. Fosse ela manifestada como fosse. Uma coisa que determinado espectro político tem grande dificuldade em entender: Cabe a CADA UM saber de si.

    3. GUSTAVO SATAKE

      ao senhor Geraldo Soares: seja sarcástico no velório de algum ente próximo e, como resposta às óbvias reclamações, cobre interpretação da situação de todos.

    4. Geraldo Soares

      Não há brincadeira no que foi dito.

    5. Geraldo Soares

      Indignação pode ser manifestada das mais diferentes formas. Inclusive com Sarcasmo. Requer interpretação de texto.

  14. Wlander Kwasniewski

    O texto é correto. No entanto, faltou destacar que esta encenação se dá após cerca de meses de bombardeio em que o lado que encenou perdeu mais de 60.000 pessoas, cerca de 50% mulheres e crianças. O que mostra que a tática não contribuiu em nada para que o exército atacado se tornasse "civilizado".

    Responda