UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Delzimar Irineu Silva

    E não esqueça Marcelo da participação em tudo do irmão mais velho de Israel, os E.U.A. que os protege de qualquer excesso que possam vir a acontecer, seja republicano ou democrata.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Eu, particularmente, não esqueço. Tô cansado de saber que ESSA é a verdadeira questão de vocês...

  2. Helena Lafer

    Obrigada pelo texto. Não há consolo ao assistir ao circo mórbido encenado pelo Hammas, mas é reconfortante ouvir vozes que reconhecem o horror.

    Responda
    1. Robson J Oliveira

      Que vergonha. solidarizando com o genocidio de um povo pacifico e tranquilo, transformado em vitimas por poucos que se julgam melhores que todos inclusive vc.

  3. Bob Pereira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Leonilda Pereira Simoes

      Não sei a quem se refere, mas a forma de se expressar é inaceitável.

  4. RICARDO EL RAZI

    Com todo o respeito, a colunista da folha não lamenta os mortos palestinos, mulheres e crianças sob os escombros, corpos de mulheres e crianças sobre os escombros, bombas judaico americanas matando e matando inocentes??? Lamentamos o ataque terrorista de setembro de 2023, mas assassinatos não justificam o extermínio de um povo .

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Culpe os hamanitas.

  5. Joao Quadros

    Parabéns a jornalista. Infelizmente os bots daqui abutres grasnam seus ódios latentes e virulentos. GHM

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Elegante a forma de se referir a quem em parte discorda. Ninguém odeia (pesado, não) nenhum dos dois lados, apenas avalia o que acontece em ambos. Não é motivo para virulência. Não se pode esperar que todos vão estar do seu lado, sem nem pensar em quem morre do outro.

  6. Claudio Regis Depes

    Senhora Mariliz, a vida de um judeu/israelense não vale mais que a vida de um palestino! Esquece de citar em seus textos o terror/horror proporcionado por Israel aos palestinos de Gaza. A Senhora merece o Oscar da hipocrisia!!!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Culpe os hamanitas, que usaram seu povo como escudo.

    2. Denise Ambrosi

      O que esperar dessa mariliz?

    3. Leonilda Pereira Simoes

      Se não cita é porque não acha importante. Acha correta a reação totalmente desproporcional do premiê violento, fora de qualquer limite humanitário, atacando escolas, hospitais matando mais de 70 mil civis, a maioria crianças, mulheres e idosos. Todos os jornalistas que falam ou escrevem sobre a situação citam o outro lado para mostrar o mínimo de equilíbrio na informação. Parece não ser o caso aqui. Só defende um lado, o que teve menos perdas humanas. Será que não vê palestinos como humanos?

  7. Delzimar Irineu Silva

    Estava sumida durante os bombardeios a hospitais palestinos? Agora que os palestinos pararam de morrer voltou?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Realmente, Marcelo, esganar crianças, pelo seu ponto de vista, é justificável, pois os judeus estão na Judéia? Vai se juntar aos hamanitas?

    2. Marcelo Magalhães

      Exato David, assim como não existem mais Kibutz e sim terras griladas dos palestinos que os usam como mão de obra escrava. Portanto não houve ataques, mas tentativas de recuperar o que lhes penitenciam. Is rael cometeu um genocídio e vai pagar por isso.

    3. David Rosenberg

      Não haviam hospitais palestinos, dado que todos foram convertidos por Há mas em alvos legítimos de guerra sob lei internacional. Hospitais não têm mísseis, fábricas de bombas e centros de comando e controle.

  8. Josue Oliveira

    Os si on nistas acreditam que com bom bar deios somente mor rreriam paIestlnos. E ficam extremamente indignados com a falta de respeito com 3 pessoas. Os milhares de invisíveis mor tos do outro lado nada representam

    Responda
    1. Ricardo Botto

      A morte de uma pessoa ou duas é uma tragédia. A morte de milhares apenas estatística.

  9. RINALDO SOUZA COELHO

    Evito ler os comentários porque com certeza irão embrulhar meu estômago. O hamas hoje representa o lado “cult” do irracional humano e a certeza que nossa espécie caminha para a extinção.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      O premiê que levou a mais de 70 mil mortes de palestinos também representa esse lado irracional, não? E a cada dia ele ameaça com muito mais, ainda tendo outro tres lou cado como o alaranjado apoiando e exigindo um resort em Gaza. Tudo bem sombrio para todos os lados.

  10. Paulo Roberto

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Leonilda Pereira Simoes

      As botas fizeram isso com muito mais inocentes do que com os ex tre mis tas do Ha mas. E o governo do premiê com os re li gio sos achou normal. Com a ajuda dos americanos só vai piorar para os civis. Eles querem construir um resort em cima de des tro ços onde estão mortos civis palestinos, na maioria crian ças, mu lhe res e ido sos.

  11. Marcelo Magalhães

    Tenho uma concordância com a autora, estados religiosos se degeneram para a barbárie. Foi assim com a colônia católica, Brasil, onde as igrejas tinham escravos e os negociavam. Os e exemplos do estado islâmico são de uma violência absurda, assim como o estado ju deu, capaz de promover um genocídio de 50 mil civis, sendo a sua maioria composta por mulheres e crianças. Religião no poder é um desastre.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Marcelo Magalhaes, usam a religião como justificativa para cometer violências. No caso de I. afirmam que o deus deles deu as terras apenas para eles e com isso justificam a tomada de terras do povo palstino e seu genoecidio.

    2. Marcelo Brun Brum

      Você conseguiu errar em só...tudo!

  12. Rodrigo Silva

    Esse é o tipo de espanto seletivo. Nada a falar do horror praticado contra o povo palestino durante tantos anos?

    Responda
    1. Tacito Silva

      Claudia, não sei se é mau caratismo ou incapacidade cognitiva, mas a recorrência no comportamento da colonista deixam claro que ela não é contra o extermínio perpetrado pelo povo escolhido (já até insinuou que seria direito do povo escolhido), qualquer ação desumana dos terroristas é duramente criticada aqui, e o erro não está nessa parte, a questão é o silêncio ensurdecedor quando são ações do povo escolhido.

    2. FLAVIO CALICHMAN

      Prezada Claudia, colocação perfeita e irrefutável, parabéns.

    3. claudia paredes menusier araujo

      E você, nada a comentar sobre o que foi falado na coluna? Você consegue perceber que se trata de coluna de opinião com um tema específico, e não matéria jornalística, e que portanto não precisa abordar todos os lados da questão - o que de forma alguma, porém, significa que a colunista seja a favor do governo de Netaniahu? Você se espanta somente com o sofrimento dos palestinos? Parece aquela história de "e o lula?" dos bolsonaristas.

  13. Paulo Roberto Safira Andrade

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Peter Janos Wechsler

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  14. Sérgio Sayeg

    Logicamente, o Hamas merece absoluto repúdio. Mas não vejo lógica tamanha indignação pelo drama de apenas 4 pessoas enquanto, ante silêncio da colunista, dezenas de milhares do outro lado, incluindo crianças, mulheres e idosos foram impiedosa/mente tru-cida-dos por um governo cujo representante ainda tem a coragem de vir a público chamar os adversários de mons-tros. Quanto ci nis mo!

    Responda
    1. FLAVIO CALICHMAN

      Perseu uma belíssima chance de ficar calados. Se não vê lógica para tamanha indignação, certamente não adianta explicar; má vontade, ódio ou cegueira ideológica são as causas mais comuns da recusa dolosa a ver o que está diante de si. Dó, pena e repulsa disto.

  15. Marcelo Cardoso

    FSP = ojeriza

    Responda
  16. Fabio Almeida

    Lembram os horrores das execuções do ISIS. Pior que em 10 anos conseguiram romantizar a barbárie

    Responda
  17. PAULO PETRASKI

    Sim é fato que é um espetáculo de horror. O mesmo horror que qualquer um sente quando vê famílias do lado de lá destroçadas ao terem que reconhecer partes de corpos de seus filhos pequenos mortos pelos ataques do país cujo nome a censura proibe escrever. E por favor, a senhora já morou de aluguel alguma vez? Tem alguma consideração por quem mora debaixo de uma ponte ou na rua? Que comparação sinistra e infeliz ao falar do programa minha casa minha vida. Que lamentável minha senhora.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Moisés ordena matarem todos os que haviam sido trazidos como cativos (sim, inclusive as crianças do sexo masculino), com exceção das meninas e mulheres ainda virgens, que, segundo a escritura, devem "ficar para vós". Em bom português, as mulheres que já não eram virgens deviam ser assassinadas, enquanto as virgens deveriam ser repartidas entre eles como escravas (provavelmente sexuais, senão em que importava não serem virgens?) Isso aí está Bíblia católica. Você acha superior Rai?

    2. Rai Giovanni

      Se fosse a sua família se ques trada por esse bando ai que vc idolatra, talvez vc não escrevesse isso. Lembre-se de uma só coisa nos cânticos do Ha-mas dita aos cristãos. Ou será convertido pelo livro ou pelo fio da cimitarra. Estuda um pouco a cultura desses povos e a origem desses grupos, é de graça e evita o constrangimento de escrever isso aí pros outros lerem.

  18. Cesar Costa

    FSP, ainda não deu tempo de analisar meu comentário? Onde está a pluralidade de pensamento defendida por esse jornal?

    Responda
  19. Claudio Regis Depes

    Senhora Mariliz, a vida de um judeu/israelense não vale mais que a vida de um palestino! Esquece de citar em seus textos o terror/horror proporcionado por Israel aos palestinos de Gaza. A Senhora merece o Oscar da hipocrisia!!!

    Responda
  20. Alípio Dias dos Santos Correia

    Que bela propaganda semita. E ainda chamam isso de jornalismo!

    Responda
  21. Vilma Inácio

    Parabéns pra colunista, diferente dos leitores, sabe juntar lé com cré. Viva lsrael

    Responda
    1. Wilson Rossi

      Muda pra lá quinta coluna.

  22. riad akl

    A colunista acha horrível as cenas de entrega dos corpos de reféns mortos. Fico matutando se ela teria coragem moral de criticar Israel pelo assassinato de 45 mil palestinos. Ela deve achar que os mortos de Israel são mais importantes que a dos palestinos? Como repórter deveria agir com isenção, o que não acontece. Ela tem uma visão distorcida do conflito entre Israel e palestinos, resultante de sua ignorância.

    Responda
  23. Hernandez Piras

    A colunista tem toda razão em cada palavra: o espetáculo de ontem foi desumano ao extremo e, não fosse o bastante, absolutamente indecente. É preciso não esquecer, contudo, que salvar a vida e a integridade dos reféns exigia muito mais do governo israelense do que foi feito. A prioridade dada à destruição do Hamas e em tornar inabitável a Faixa de Gaza representava um risco adicional para a vida dos reféns e ele foi plenamente assumido.

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Comentário sensato. Entretanto a régua da colunista só mede para um lado

  24. Hernandez Piras

    Ivo e Filipe, em bom português brasileiro: a falta de senso de ridículo, mesmo quando poliglota, não é menos falta de senso de ridículo.

    Responda
  25. Moara Semeghini

    Meu comentário não será aprovado aqui se eu falar o nome do país que acabou com a vida de mais de 50 mil palestinos. E a colunista faz parte da turma

    Responda
  26. Rodrigo Costa

    Tô farto de falsa rebeldia... E sobre as crianças palestinas mortas? Vc tava ensinando na sua coluninha receita de fritar ovos...

    Responda
  27. CELSO RIBAS

    É impressionante a insistência da unilateralidade extremista-sionista da articulista quando fala sobre o assunto, como essa gente tem ódio de Palestino.

    Responda
  28. Moara Semeghini

    E os quase 50 mil mortes de palestinos por Israel, maioria mulheres e crianças, cadê a indignação da colunista? Mais uma que baixa a cabeça para o Lobby de Israel.

    Responda
  29. Simao Pedro Alves Pego

    Quando Israle matou 10 mil crianças a nobre colunista escrevia sobre feminismo. A lamentação dela tem lado.

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Muito bem lembrado.

    2. Anna Amélia Meule

      feminismo branco, bem branquinho

  30. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Onde é que tu tava enquanto os carniceiros alados do bibi jogavam milhares de bombas sobre crianças e mulheres palestinas?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Fernanda, a lista é enorme, há pouco tempo estudantes de uma universidade famosa, leram os nomes da lista escritos em letrinhas miudas, a lista tinha um metro de laargura e vários metros de comprimento. Ou vc acha que palstinos não tem nome, registro de nascimento e outros documentos?

    2. luiz fernando de souza e silva

      Fernanda: a lista existe com nome das crianças existe. Dê um google que você acha.

    3. FERNANDA Salgueiro Borges

      Onde está lista com nomes e registro civil das dez mil crianças mortas. Eu quero a lista. Is ael tem a lista de seis milhões de mortos há oitenta anos. Onde está a lista do Ha mas. Ou o número é falsificado. Outra questão, quem começou a gue r ra.

  31. Felipe Araújo Braga

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ivo Broeing

      Aproveitando., ja que acho que vc não viu as perguntas que te fiz no nosso ultimo debate.. Qual é o estado com mais empregos formais per capita no Brasil? Qual é o estado com o menor número de desempregados per capita no Brasil? Qual é o estado mais seguro do Brasil? E qual é o estado com a melhor qualidade de vida no país? Qual é o estado com a maior expectativa de vida do Brasil?

    2. Ivo Broeing

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  32. Carlos Eduardo Cunha

    O ato foi um horror mesmo. Palestinos que vivem em I são cidadãos, estes que vivem em G foram dominados pelo governo do H e estão sofrendo demais. É norma nesta região olho por olho, dente por dente e as casas serão destruídas mas apenas uma parte dos moradores serão vítimas, principalmente se estiverem próximos a turma do H. Toda guerra mata muitos civis por bombardeios, até atômicos, mas matar na frieza do olhar só os mais malignos. O melhor mesmo seria criar um país palestino respeitador.

    Responda
  33. Joao Cellos

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  34. Cesar Costa

    FSP onde está meu comentário? Não usei absolutamente nenhuma palavra ou agressão. Ontem no mesmo tema vocês não publicaram o meu texto. Pelo menos nos informe qual regra estamos infringindo. Fica tudo muito subjetivo. Parece que depende da ideologia do estagiário que faz a moderação.

    Responda
    1. omar assaf

      Cara Anna , distorcer a verdade , corromper e usar força brutal é a especialidade desses covardes desqualificados . Eu acrescento que a falsidade dessa gente imoral que se acha superior está fadada ao fracasso . São racistas na essência, basta ver que em mais de 15 meses de atrocidades inimagináveis, essa senhora não teve a decência de escrever uma linha contra esses criminosos . Não entendo como permitem que o jornalismo vire propaganda para um determinado grupo . Uma vergonha .

    2. Anna Amélia Meule

      Não sou só eu que tenho os meus comentários veementemente censurados. O lobby syo é forte, é rico. Mas não adianta, a ocupação fadada está. Agora é questão de tempo.

  35. bagdassar minassian

    ... a Cruzada Islâmica dará continuidade a suas ações 'onde for' e, somadas aos interesses das 'grandes potências', seja lá geoeconômica/geopolítica, que mais contribuem para o acirramento dos conflitos e das barbáries banalizadas. A região é historicamente gigantesca 'moedora de carne humana' e sem perspectiva de finalização minimamente satisfatória.

    Responda
  36. Cesar Costa

    Excelente texto Mariliz. Comentaristas aqui insistem em misturar as vítimas palest com os terroris do Ha. Nada disso teria acontecido se os terroris não tivessem cometido aquela atrocidade em 08/10. E fizeram não porque estavam defendendo os palest mas para "melar" a aproximação dos Sauditas e Jud. Se esse grupo não depuser as armas em 10 anos teremos outra tragédia.

    Responda
  37. Jose Jorge

    E Lula ainda disse que o Hamas é um partido político, veja o nível do presidente de vocês.

    Responda
  38. Cesar Costa

    Excelente texto Mariliz. Comentaristas aqui insistem em misturar as vítimas palest com os terroris do Ha. Nada disso teria acontecido se os terroris não tivessem cometido aquela atrocidade em 08/10. E fizeram não porque estavam defendendo os palest mas para "melar" a aproximação dos Saud e Jud. Se esse grupo não depuser as armas em 10 anos teremos outra tragédia.

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Caríssimo, e o terrorismo de Estado, o tens a dizer?!

  39. Felipe Araújo Braga

    Ivo Broeing, apoiador do PL e do PSL e de Netanyahu chegou

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  40. jose ferreira

    Isr ael não deveria aceitar acordo algum enquanto o Ham- as estiver governando Gaza . Loucura ! Eles querem a morte dos 10 milhões de jud eus que ali vivem e pra isto vão continuar usando palestinos como escudos humanos para dificultar contra-ataque . Se afrouxarem aí eles fazem pior ainda. Infelizmente parece que não há saída pacífica pra este conflito.

    Responda
    1. LUIZ MENDES

      José, na eleição de 2005 o governo de Isr ael financiou a campanha do Hamas contra o Fatah, eles próprios criaram o problema. Não esqueça que apesar das atrocidades os membros do Hamas são palestinos também. Para variar Isr ael poderia cumprir os acordos que assina, coisa que nunca fez.

  41. Ivo Broeing

    Não e que os medrosos do hammmmas acharam seus uniformes e sairam de traz do povo palestino, principalmente mulheres e crianças que usam de escudo durante a trégua, impressionante a coragem dos terroristas...

    Responda
  42. Ricardo Baumhardt

    E há quem defenda...

    Responda
    1. Denise Ambrosi

      Eu Defendo

  43. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Ela não está falando com a gente. Está falando com o ma r i d o

    Responda
  44. REBECA MARKUS AJNCYER

    Texto corajoso e ssnsivel, Mariliz

    Responda
    1. Tacito Silva

      Meu amigo, Geraldo, que colunista defendeu que os palestinos tinham direito de exterminar o povo escolhido? No material que costumo ler não vi nenhum.

    2. Denise Ambrosi

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Geraldo Soares

      Porque se a resposta for "Zero" a palavra é "Hipócrita".

    4. Geraldo Soares

      Simão... Uma coisa que levantaram recentemente em um outro lugar e eu considerei bem interessante: De quantos colunistas que manifestam frequentemente solidariedade aos palestinos você já cobrou que emitissem posições sobre o sofrimento dos judeus?

    5. Simao Pedro Alves Pego

      Sensibilidade com lado né. Pq 10 mil crianças mortas e ela não deu um piu!

  45. Geraldo Soares

    Hora dos(as) Fiscais de Solidariedade ("E com o meu???") entrarem em cena...

    Responda
    1. Tacito Silva

      Pra variar, Geraldo, você entendeu errado, a "fiscalização" é exatamente sobre a falta de solidariedade com milhares de pessoas que foram exterminadas e correm o risco de serem expulsas de suas terras. Talvez explicadinho assim você entenda.

  46. Joao Cellos

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  47. Wilson Rossi

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. eitan berezin

      Comentárista mal educado no minimo

  48. Natália Molina Romano

    Mariliz, pq voce nunca falou sobre os horrores vividos pelos pa-lestin0s? Por crianças como Reem, Hind, Sila e tantas tantas milhares de outras. Pq sua indignação é tão seletiva?

    Responda
    1. eitan berezin

      E para o Há mas ? Números ?

    2. Wilson Rossi

      Para ela palestinos são animais.

  49. Tiago Almeida do Nascimento

    Oscar para melhor direção : Benjamin, Oscar de melhor filme: massacre em Ga-za. Acho que todos entenderam

    Responda
  50. ROBERTO CORREA

    Meus parabens por externar minha Indignaçâo. Bando de terroristas macabros. A hora deles vai chegar. Viva Israel e seu valoroso povo.

    Responda