UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Ramos de Souza

    Depois de distorcer a verdade com as reportagens tendenciosas "PGR omitiu fala de Mauro Cid..." e "Ameaça de Moraes a Cid...", publicadas na semana que passou, dando material para exploração pelos bolsonaristas, o jornal tenta fazer média com o jornalismo sério e, agora, destaca fatos já conhecidos, apurados e comprovados pela PF e pela PGR. Matérias tendenciosas retiram a credibilidade do jornal e traem a confiança que nele deposita o leitor.

    Responda
  2. Jove Bernardes

    "O próprio Bolsonaro admitiu em entrevistas mais recentes que chegaram a ser propostos e avaliados estados de defesa e de sítio..." Quaquaquá! Cara, só rindo. O ex-túpido é impagável na extensão da estultice, na falta de inteligência, na fatura da indigência moral e na despreocupação em que saibam do quão desorientada é sua pequena vida.

    Responda
  3. jose prado

    Um dia a Pholha pública puxando prá um lado no outro puxa para o outro! E assim vai indo....pro brejo!

    Responda
  4. Selma Silva Leite Flores

    Bem diferente o tom dessa matéria em relação à de ontem que falava em fragilidade da denúncia da PGR e que teve quase 800 comentários. Será que a Folha quis dar um passo atrás tamanho o absurdo da defesa que fez do golpismo ou só está querendo contemporizar um pouco?

    Responda
    1. Adriana Justi Monti

      Mas, nos ultimos parágrafos retoma o tom da de ontem

  5. José Roberto Ferreira

    Anistia pra golpista é RO_L@!

    Responda
  6. JORGE CESAR BRUNO

    Eu fico aqui pensando, como Bolsonaro ou é pouco inteligente, ou teve algum surto psicótico! Afinal, sempre foi eleito pelas urnas eletrônicas, desde que essas foram implantadas! E no único revés, alegou fraudes! Essas mesmas urnas que substituíram o tão malfadado voto em papel, tão criticado! E pior, convenceu ainda um exército de zumbis! E digno de estudos!!

    Responda
  7. luis augusto batista couto

    Eles praticaram vários crimes. Balearam a caravana do Lula, quase explodiram um caminhão tanque, fizeram quebra quebra em Brasília, pediam sempre a intervenção militar. E qual foi o crime da esquerda ? Ganhar uma eleição é crime ? O Trump vivia falando em fraude, mas agora que ele ganhou nos 7 estados pêndulos ele não falou nada contra as eleições. Então se eles ganham é que vale?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Respondendo à sua pergunta, sim. Para tudo o mais, inexiste preocupação com a lógica.

    2. Aparecida Alves

      Bravíssimo,Luis!

  8. PAULO PETRASKI

    Uma das exigências de Mauro Cid para assinar acordo de delação foi ter a proteção de sua família garantida pela policial federal. Ele conviveu com o núcleo radical de golpistas e sabe bem o alto nível de criminalidade que existe ali. O medo de ser assassinado ou de que algum membro familiar sofresse algum atentado o fez mentir na primeira delação.

    Responda
  9. Marcelo Ribeiro

    "A Procuradoria, apesar de colocar a delação de Mauro Cid como um dos pontos centrais da peça, ignorou várias afirmações do tenente-coronel que conflitam com a acusação." Talvez por falta de espaço, a coluna não dissecou as afirmações do delator que conflitam com a peça acusatória, seria de bom alvitre o articulista esmiuçar esta assertiva.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Não foi por falta de espaço, Marcelo, foi por impossibilidade. A afirmação não tem sustentação na peça, foi posta solta assim na matéria para fazer o que dona Folha chama de "contraponto", mas ficando no contraponto, sem demonstrar que ele o seja. Costuma dar certo com leitores desatentos. Significa nada. Significasse, teriam cumprido sua obrigação de mostrar pelo menos um ou dois pontos de conflito. Não os há.

    2. JORGE CESAR BRUNO

      Delação por si só não é prova válida, a não ser que seja embasada por provas robustas e concretas! Imaginem se qualquer acusação sem fundamento fosse aceita pela justiça?? Espero ter ajudado!

  10. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

    Eu não entendo nada de direito, mas tenho olhos e ouvidos bem atentos. Bolsonaro não fez outra coisa ao longo do mandato a não ser desacreditar as urnas eletrônicas como forma de deslegitimar o funcionamento da democracia brasileira. Todas provas colhidas na investigação levaram ao 8 de janeiro. Esses são os fatos. Resta saber o que a Justiça fará quanto a eles. Simples assim.

    Responda
    1. Samuel Gueiros Jr

      Exato. Bolsonaro desfilou o mandato inteiro na midia se vestindo de réu confesso e agora quer dar uma de inocente. Seu cinismo chega ao extremo de tentar 'terceirizar' seu comando e liderança atribuindo aos generais a autoria e responsabilidade de seus atos.

  11. REINALDO sousa correia

    O primeiro passo de um presidente defensor da democracia seria o reconhecimento da vitória de seu adversário um vez que somente ele alegava fraude nas eleições e o segundo passo seria mandar para casa as pessoas acampadas em frente aos quartéis, de prontidão para servir de massa de manobra. Seu apoio a ruptura estava expresso nas faixas pedindo explicitamente ditadura em comícios onde ele comparecia e discursava apoiando os manifestantes.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Pelas últimas declarações de Bolsonaro, nota se que nunca teve essa grandeza!

  12. Frank Penha silva

    Está mais que evidente a tentativa golpe! Claro que houve pois caso houvesse não estaríamos aqui fazendo comentários. Muitos já estariam presos sem direito de defesa. Já vivemos isso.

    Responda
  13. LUIS CARLOS DA SILVA

    Na verdade, nada sobre o indiciamento e a denúncia, aconteceram... Só na mente dos comunista que aconteceu. Ninguém viu, só os comunistas viram.....

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Verdade! Inclusive, o STF, a PGR e a Polícia Federal são todos delírios comunistas. Orações para pneus, tentativas de contato com alienígenas, coices do inelegível, sugestão de fazer cocô dia sim, dia não, acampamentos na porta dos quartéis, atentado a bomba em caminhão de combustível, tudo delírio comunista. A propósito, você devia se tratar.

    2. JORGE CESAR BRUNO

      A negação é um sintoma do Bolsonarismo! Afinal vivem numa bolha, onde fatos é realidade são substituídos pela narrativa que melhor lhes convier!

    3. Marcos Assis

      Vc consegue provar isso que disse? Se o Bolsonaro conseguir provar ele será inocentado, confio na justiça do Brasil.

    4. sergio santana

      Mais um que se orgulha da própria ignorancia! Afff!

    5. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

      Kkkkkk

  14. GERALDO DE CARVALHO JR

    A vesguice da direita é da esquerda se confundem, cada qual defendendo o seu ladrão de estimação. Os dois deveriam estar na cadeia!

    Responda
    1. José Bueno

      Vesguice e confusão suas. Em meio a tanta corrupçâo pública, estou até hoje querendo ver pelo menos uma moedinha indevida encontrada nos bolsos de Lula, mas até agora só apareceu a convicção subjetiva do juiz parcial .

  15. Joao Damaceno Oliveira

    Se as "urnas fraudatórias" valeram para eleger deputados e senadores, inclusive os aliados do Bolsonaro, por qual motivo não valeriam para a eleição para presidente? Então o Bolsonaro e seus ascetas deveriam se insurgir contra toda a eleição e não só no tocante à presidência!

    Responda
  16. Marcos valerio André da silva

    Bom dia, qual a justificativa para estado de sítio e defesa, se estas condições não existiam?

    Responda
  17. José Augusto Bernabé

    Sim, a peça produzida pela PGR é uma fantástica narrativa das ficções cinematográficas de Hollywood as quais induzem os espectadores a um mundo da fantasia, fazer o que? por aqui vivemos na Fantasia e a Corrupção da esquerda no poder é um simples Bloco de Carnaval.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiiiii, o célebro lesou de vez...

    2. Ronaldo Martins

      Fantástica narrativa foi a do Mauro Cid não deixou dúvidas nenhuma.

    3. Marcos Assis

      Se Bolsonaro provar que a denúncia é fantasiosa ele será inocentado, confio na política do Brasil, como diz o Lula, " só precisa de anistia aquele que sabe que é culpado" .

    4. Jose Nepomuceno

      Jose poderia vc me esclarecer a fantasia do gen Freire Gomes, e do Brig Baptista Júnior ?

    5. Jose Nepomuceno

      Jose poderia vc me esclarecer a fantasia do gen Freire Gomes, e do Brig Baptista Júnior não dá para acr

    6. Marcos valerio André da silva

      Rssss, se vc estiver certo, Bolsonaro não precisa perder o sono. Mas acredito que esteja errado.

  18. Gilberto Rosa

    Luiz Frias, o bilionário banqueiro dono da Folha, parasita de juros, manipula notícias públicas com fins privados, é contra os interesses do povo brasileiro.

    Responda
  19. Fabio Almeida

    O mesmo estado de defesa que a atual situação pediu ao Comandante do Exército antes do impeachment de 2016

    Responda
    1. Fabio Almeida

      Também não

    2. Marcos Assis

      E foi implementado???

  20. Henrique Monteiro

    Sem anistia para golpistas!

    Responda
  21. Maria Lopes

    Parece que o Ranier tenta limpar um pouco da vergonha de assinar o artigo anterior mas não teve coragem suficiente para negá-lo como deveria e ir até o fim. Boletos tem grande poder na luta com a ética profissional, mas no caso pesa demais, né mesmo? O brio, os ideias juvenis, etc. Com o Frias que está no poder, difícil. Só faz lembrar que o falecido Otávio era o melhor dos hermanos.

    Responda
  22. vanusa Maria Delage Feliciano

    Sem anistia!

    Responda
  23. Marcos Benassi

    Poi Zé, Ranier, Poi Zé. Ocorre que, felizmente, parece que o "conjunto da obra", observado em sua integridade, será aquilo que levará o Bozo às chamas infernais. Nada de nada haveria ocorrido se não fosse o Quadrúpede-ex-Chefe; constata-se isso apenas com a simples observação de todos os governos anteriores, inclusive do Temer, que foi uma Herda lambona de Faria Lima: uma conspiração deste porte e densidade nem por sombra ocorreu. No caso da Dilma, foi uma rasteira legislativa direta e simples.

    Responda
  24. Paulo Augusto

    Todas as provas inquestionavelmente impressas e auditáveis. Sem anistia para golpistas e ladrões de joias.

    Responda
  25. Luciano Napoleão de Souza

    A Foice tem que se decidir. Um dia posta que as acusações contra Bolsonaro são frágeis. No outro, como se tivesse levado um puxão de orelhas do regime, muda de opinião. Ainda tem a pachorra de dizer que críticas às urnas são evidências fortes de crime. É de lascar!

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Luciano. Este fato mais pareceu um "balão de ensaio". Se colar, muito bom, caso contrário corrigimos. Como mostra a própria matéria, as evidências são inúmeras e incontestáveis. Como disse Jesus Cristo, há mais de dois mil anos: "O pior cego é aquele que não quer ver"!

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      De lascar é querer convencer que o bozo seja inocente e que possua algum valor sob qualquer aspecto.

  26. Valéria Murad

    Hoje o artigo é um pouco mais inteligentinho do que vem sendo publicado nos últimos dias, com manchetes escritas pelos escritórios de defesa dos implicados. Só que, embora haja uma tentativa de disfarce, os últimos dois parágrafos mantêm a insistente perspectiva de apontar falhas, tentando aliviar para o denunciado mor. Só que a discussão, admitida por bolsonaro, sobre estado de sítio ou de defesa pressupõem grave comoção social. A isso se alia a manutenção daqueles abonados na porta dos quarté

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Processos jurisdicionais se resumem a provas. Tudo que não for provado não pode amparar decisões. Embora saiba-se que bozo fomentou, participou e conspirou, de ponta a ponta, provas cabais são necessárias. Será condenado, sim. Mas apenas em relação àquilo que reste provado.

    2. Valéria Murad

      Tentando completar, mas a moderação não quis ainda. Nenhuma palavra mais dura ou de baixo calão, mas não agradou os moderadores. Por que será?

    3. Valéria Murad

      Quartéis, o que é atribuído, com farta prova, aos denunciados, principalmente o então minúsculo presidente e que desembocaram numa ação coordenada ( respeitem a inteligencia alheia, por favor e nao venham com "espontânea") de ataque aos três poderes. Esse seria o mote para decretação da glo ou algo do tipo. Não ligar o denunciado mor a essa última tentativa de golpe seria se afastar de vez da realidade e de todas as provas. Enfim, continue tentando folha, os honorários devem compensar...

  27. Eder Marcos

    Incrivel as continuadas mentiras sobre o processo eleitoral serem aceitas pelo gado, sem provas, sem evidencias! O mundo fascista distorce a realidade usando odio, preconceito, mentiras, intolerancia! Podre, corrupto, negacionista e sociopata por dentro e com verniz patriotico por fora... Sem anistia!!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Depois das joias, meio milhão a mais de vidas do que a média mundial na covid, gasolina, golpe e tudo mais, ainda tem tolomusk que acredita que é tudo igual.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      É verdade. No entanto, o mundo socialista empedernido faz exatamente a mesma coisa.

    3. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Bom dia Eder. Não é incrível. Mentir, ser covarde e perverso, manipulador é uma necessidade do boldonarismo. Sem essas práticas a corrente política não constrói espaço político de atuação.

  28. Jorge Severo

    Impressionante a quantidade de cérebros galináceos no país, negando as mais claras evidências. Cuidem-se da febre aviária...

    Responda
  29. Ivan Bastos

    Se estivéssemos numa monarquia, evidências assim levariam todos para a guilhotina. Na República, irão para a cadeia.

    Responda
  30. Paulo César de Oliveira

    Atacar voto não impresso não é crime. Planejar golpe também não, e só passa a ser crime quando passa da fase de planejamento e preparação para a de execução e consumação do crime. Quais são as evidências de que houve início de execução do golpe? Colocaram algum bomba e ela não explodiu? Deram um tiro e erraram o alvo? Colocaram veneno na comida mas o alvo não comeu?

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Essa sua paixão irrefletida pelo Bolsonaro ainda vai lhe render problemas.

    2. Gilberto Rosa

      Oliveira defende o genocídio em Gaza, se bobear tava rindo quando Bolsonaro fez piada de índios, negros e mulheres.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Crime tentado julga-se e condena-se tal qual crime consumado. Instrua-se, minimamente.

    4. Luiz Segantini

      O caminhão tanque no aeroporto? O ataque a sede da PF? Esqueceu? Tudo isso estimulado por discursos mentirosos.

    5. Ivan Bastos

      Planejar golpe é golpe. Cadeia para todos e perda da função pública.

    6. Marcelo Pires Santana

      Espero que você não seja advogado.

    7. Nelson de Paula

      Criar falsas suspeitas de fraude nas urnas eletrôniocas para incitar seus seguidores a sair às ruas, acampar diante de quarteis e finalmente depredar as sedes dos poderes da República não é só atacar voto impresso.

    8. Marcus Machado

      Atacar voto impresso como foo feitp é crime, sim! Não foi feito por meras pessoas, mas pelo presidente da repíblica, utilizando dados falsificados e manipilados, com uso de agentes públicos. Planejar golpe também é crime, principalmente se feito por generais, usando dinheiro públco, computadores púnlicos, prédios píblicps, apoio a grupos com os quarteis, desfile de tanques inexplicável na frente do STF, roubo de joias,

  31. Wil Leon

    Se todo projeto de Lei valesse, não precisaria de votação. Falam de uma minuta apocrifa em todos os seus sentidos. Teve um deputado que fez um projeteo para fazer castração quimica, não passou.

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      O senhor não cansa de passar vergonha. Apreenda e reflita sobre as observações do comentarista logo abaixo.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Apócrifa depositada nos computadores e nas instalações de quem ? alheio a isso, desconheço registro de crime com assinatura do criminoso. Por fim, proposição legislativa, por mais absurda que seja, aloja-se em legalidade. Logo, não se presta à sandice dessa sua tentativa de elaborar um sofisma.

  32. Antonio Silva

    A jornal no seu estilo, continua com seu jornalismo de divergências, mais um caminhão de dúvidas ao incauto leitor diante de reportagens conflitantes do último fim semana sobre o tema., o produto disso conhecemos bem.

    Responda
  33. Gaya Becker

    Falando em urnas eu nunca ouvi falar que o mil ici ano colocou em dúvida a legitimidade das urnas durante todas as eleições em que ele e seus filhos foram eleitos por essas mesmas urnas. Ou as urnas são legítimas em todos os casos ou em nenhum. Até porque nunca aconteceu qualquer caso de adulteração de urnas. Eles querem distorcer o óbvio. É surreal a insistência de ma ni pu lar a verdade visando van ta gem na base da tra pa ça.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Dedo no'zóio! Inda por cima, houve uma tentativa do Vardemá, lembra-se, minha cara? Que foi abortada porque, se fraude houvesse, todos os eleitos naquela mesma oportunidade (primeiro turno), com farta eleição de pppiicaretas do PL, estariam fora de seus tronos. E custou uma multa de, salvo engano, vintemilhão ao partido. É muita cara de Paw, extraído ilegalmente da Amazônia e exportado com anuência do ministro.