-
Geraldo Soares
Esses, e lastimosos outros, são os problemas de quando Legislar vira um fim em si mesmo. O Brasil é, pela própria natureza, talvez no mundo, o maior cemitério de oportunidades que há. Bons alertas!
-
Felipe Vasconcelos
Já deixamos de ser "o país do futuro" há tempos, meu caro.
-
Geraldo Soares
...O porquê da sugestão, no caso. Talvez também o porquê de ser meu favorito, mas isso só se tiver BOM gosto...
-
Geraldo Soares
Mudando de assunto, mas não muito: Sugiro, caso já não tenha visto, o filme "Uma Mente Brilhante". Dentre todos meu favorito. No decorrer dele, ou mesmo logo antes, vai perceber o porquê!
-
-
Julio Louzada
E se a IA se alimenta de textos e informações de segunda ou terceira geração, gerados por IA's? Como ficariam os direitos autorais? Sua rastreabilidade, e consequente remuneração, seria algo surreal.
-
Fabiana Menezes
Seu texto é visionário e toca em assuntos incômodos. Os modelos de linguagem usam o conhecimento disponível q circula em versão eletrônica/ e ou legível por máquina faz anos, de forma espontânea. Queremos uma LLM que faça sentido para o Brasil ou vamos ficar à reboque de contextos outros importando visões de mundo? O uso para defesa nesse país de fronteiras porosas é pra ontem, vejam o que acontece na Amazônia. A ordem mundial descomprometida c valores civilizatórios exige defesa inteligente.
-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
OU seja, o Brasil deve fazer como os EUA, a China e a Inglaterra e praticar o maior roubo intelectual da história porque não é importante que quem criou o conteúdo possa viver dele, desde que os modelos sejam alimentados e gerem rios de dinheiro (o que até agora não aconteceu) para quem investiu na tecnologia. Sugestão mais "ética" já publicada neste jornal.
-
Geraldo Soares
Futuro da Humanidade X Corporativismo -- Sobretudo uma vez que quem criou os conteúdos JÁ VIVEU E JÁ VIVE deles. Me desculpe, é o que é.
-
Alvaro Machado Dias
Olá Roberto! Bom ponto, mas o que está escrito no artigo é que deveríamos colar na Europa ("seria recomendável aumentar a aderência aos atuais campeões em regulação") e não no bloco dos prisioneiros que criaram o 'equilíbrio de Nash subótimo', ou seja, EUA, China e Inglaterra. Obrigado pela atenção! Abraços.
-
-
Felipe Vasconcelos
Não há uma IA brasileira pujante. Mas há uma classe artística e intelectual no Brasil, que luta pelos seus interesses. Logo, essa classe ganha por W.O., numa confronto assimétrico. A lei em pauta irá refletir essa correlação de forças em nossa sociedade.
-
Geraldo Soares
Praticamente repeti seus comentários há pouco -- A autorização da Folha ainda está por vir --, sem tê-los lido aqui...
-
Felipe Vasconcelos
Um corporativismo mesquinho por direitos autorais que atravanca uma nascente indústria disruptiva e bilionária. Estamos asfixiando o nosso futuro. Se bobear, chineses e americanos estão à favor dessa lei, pois assim não faremos concorrência a eles.
-
-
DANIEL BRANDAO
Os legisladores brasileiros entendem apenas de cana, soja, gado e milho, e se depender deles o Brasil será uma eterna colônia extrativista
-
Guilherme Werlich
Esse é um dos artigos mais simpinhos do Alvaro mas também dos mais importantes. O brilho está em ver o que os outros não viram. Vale minha assinatura.
-
Geraldo Soares
Agora sim. Tudo bem novamente.
-
Geraldo Soares
Detesto ter que explicar, mas me pego tendo de fazer muito isso, aqui, por dúbias que ficam algumas das minhas colocações neste espaço: A piada é (não) ser uma questão de bênção. Não o "abençoado" autor.
-
Geraldo Soares
É um abençoado, com o perdão da piada!
-
-
Rai Giovanni
A Ptzada esta trabalhando firme rumo ao ponto de acabar com tudo no Brasil;;; São iguais formigas saúvas.
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Brasil, rumo a ser o prisioneiro solidário.
-
Guilherme Werlich
Hahaha, é isso
-
-
Giovani Ferreira Vargas
International Petezada a favor do obscurantismo... Como sempre.
-
Valeria Moraes Lopes
Um erro que se consagra há tempos. Copiar normativas sem aderência à realidade nacional. No caso do PL da IA, um elemento nefasto a mais: a trava na inovação e tecnologia, deixando o Brasil atrás no cenário mundial.
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Seremos campões mundiais em alguma coisa -
-
-
Nilson Martins
Até que enfim apareceu alguém com a disposição para pensar e a coragem para dizer o óbvio: essa lei é um desastre nacional, o fim da linha que nem começou a ser esticada. O problema da industria bélica é o mais grave. Meus parabéns, Alvaro sempre em alto nível.
-
Pedro Luis S C Rodrigues
Em tese é isso mesmo, mais uma legislação hor ror osa que vai atravancar o desenvolvimento de um setor. Pioramos a já ruim legislação europeia. Uma classe politica corpo rativista e ob tusa, capitaneada por um governo pior ainda, garante o nosso eterno atraso. Na pratica não vai fazer diferença, não sairia nem uma inovação relevante daqui mesmo. É a mesma história desde a lei de informatica nos anos 80. é um duelo entre China e eua, os que se li xam para as restrições.
-
Nilson Martins
Com certeza!
-
-
Henrique de Freitas Lima
De acordo com os comentários anteriores. Artigo descaradamente pró pirataria. O Direito de Remuneração dos titulares de direitos autorais, ainda que com exceções, é um dos pilares do texto aprovado no Senado e ora em discussão na Câmara Federal.
-
Albert Niches
Digo que sempre perdemos as revoluções tecnológicas e, assim, estamos fadados ao atraso e irrelevância, diante de um mundo competitivo.
-
Alvaro Machado Dias
Exatamente, esse é um dos pilares. A discussão que segue é em relação às exceções. OpenSource deve obedecer às mesmas regras que os modelos fechados? Qualquer conteúdo da internet precisa ser comprado (na prática, é isso) para que seja possível treinar IAs com ele? Na Europa, onde vige a lei mais draconiana do mundo, a resposta é "não" e, mesmo assim, a perda de competitividade tecnológica avança a galope. Ser 100x mais rígidos que os Europeus irá impossibilitar a indústria. É uma opção.
-
-
Odalci José Pustai
Primeiro texto do Álvaro que não gostei. Melhor dizendo me assustou por defender uma ética utilitarista. Se não reconsiderar, deixarei de ser seu leitor.
-
Geraldo Soares
Se dependesse de alguns a Humanidade não iria mais desenvolver ferramenta nenhuma. Felizmente: A realidade da NECESSIDADE pelo progresso, que tanto nos beneficiou e beneficia, A TODOS, se impõe.
-
Nilson Martins
O cara viu o que os outros não viram e você não gostou? Não entendo.
-
Odalci José Pustai
Álvaro, entendo, mas discordo com veemência. Entrar numa guerra suja equivale ao enterro dos últimos resquícios iluministas e o engate definitivo da marcha ré no processo civilizatório. A humanidade precisa desenvolver ferramentas para resgatar a própria humanidade e, na minha modesta opinião, seu entendimento não aponta nesta direção. Lamento.
-
Alvaro Machado Dias
Sinto por você não ter gostado. Eu não estou defendendo uma lógica utilitarista per se, mas partindo do pressuposto (ou fato) de que se configurou um "equilíbrio de Nash subótimo", em que todos avançaram o farol, exceto os retardatários que ainda não chegaram nele. Na prática, as Big Techs já treinam suas IAs usando a internet inteira e certamente não vão pagar nada por isso aqui, sob o argumento de que seguem a lei americana (e a realidade tácita de que não podemos ficar sem acesso aos LLMs).
-
-
Marcelo Magalhães
"o agente de IA que utilizar conteúdos protegidos por direitos de autores deve remunerar os titulares desses conteúdos". Usou, pagou, não importando a notoriedade da obra, ou sua relevância comercial: qualquer blog obscuro conta... por que a desconsideração ao blog obscuro? Ele não vai promover o lucro da big tech do mesmo jeito? Por que essa discriminação? Herança da escra vidão? Os serviços que foram realizados por escra vizados sempre foram mal remunerados.
-
Marcelo Magalhães
Entendi Álvaro, mas aí caímos no utilitarismo que subsidia o capitalismo com lógica de mercado, carente de reflexão crítica. Tudo bem, pois não acho que a derrocada da IA virá de resistência a ela, mas da exaustão pela suas limitações intrínsecas, decorrentes de sua genealogia exclusivamente dicotômica, que é a mesma do neurótico, ou seja ela é neurotizaste.
-
Alvaro Machado Dias
Olá Marcelo, as Big Techs já fazem uso desse material todo (posto que treinam IAs usando a internet inteira) e certamente não vão pagar nada, já que o utilizam sob a lei americana (não creio que todos os LLMs de mercado serão bloqueados no Brasil, posto que têm função estratégica). O único efeito prático será a inexistência de concorrentes locais, o que o Google e a OpenAI vão achar ótimo. A discriminação baseada em potenciais prejuízos serve para racionalizar o mercado.
-
-
Carlos Bomfim
Faltou falar o que de fato propõe. Abandonar completamente a ética? Piratear a propriedade intelectual alheia? Aliás as bigtecs defendem a própria "propriedade" enquanto defendem o uso livre da terceiros. Opinião limitada e defendendo um dos lados da equação.
-
Geraldo Soares
Onde está a ética das corporações para com o futuro da Humanidade? Ou só querem saber de seus honorários? (Vamos de argumentos morais, então...)
-
Alvaro Machado Dias
Olá Carlos! A proposta está lá: "seria recomendável aumentar a aderência aos atuais campeões em regulação", ou seja, a Europa. Importante notar que as Big Techs já treinam os seus LLMs usando todo o conteúdo disponível na internet. Para as Big Techs, uma regulação draconiana para criar IAs aqui é muito positiva pois mata a concorrência sem lhes afetar, já que seus modelos são construídos nos EUA onde vale o princípio do fair use.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.