UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Um tribunal na berlinda

VER COMENTÁRIOS EM Dora Kramer

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lucas Costa Gomes

    Metade do Brasil apoia Bolsonaro e as decisões do STF afetam/afetaram Bolsonaro, porque ele desejou/deseja agir fora da constituição, logo, metade do Brasil não "confia" no STF. Simples assim.

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    Passou da hora de o STF e demais órgãos do judiciário, procuradorias e de controle de contas, deixarem de ser nomeados por políticos e sim aprovados por concurso público e comprovarem experiência e correção no trato da coisa pública! OrasilDemociaRepublicana!

    Responda
  3. Gildasio Fernandes Dantas

    A jornalista não questionou na lava jato os procedimentos ilegais e maliciosos da turma daquela turma e que fazia tudo em equipe e no entanto fica criticando o STF no julgamento de pessoas que queriam fazer atentados, matar presidente, ministro etc.

    Responda
  4. João Alberto Portella

    E o que tem de mais em o presidente da República convidar ministros do Supremo para um jantar? Não podem ser civilizados e agirem de forma idônea? Arre! Esta jornalista implica com tudo em se tratando do Lula!

    Responda
  5. Gildasio Fernandes Dantas

    Esses 49% que questiona a imparcialidade do STF é a mesma que segue Brasil Paralelo e outros divulgadores de fake news. É estranho essa jornalista apoiar essa turma que nem lê o jornal que paga o salário dela.

    Responda
  6. Gilberto Rosa

    É muito pirado ver jagunço da Folha, jornaleco a serviço do bilionário Luiz Frias, banqueiro parasita de juros, questionando o supremo, depois de apoiar o golpe que levou bolsoguedes ao poder e justo quando o golppista bolsoguedes esteja completamente cercado.

    Responda
  7. José Cardoso

    Um problema, que também ocorre nos EUA, é a partidarização. Hoje todo mundo sabe que há na corte 2 bolsonaristas e pelo menos 4 lulistas.

    Responda
  8. Sebastião Aluizio Solyno Sobrinho

    Bolsonarou de vez! Adotou até o jargão bolsonarista: "cada qual no seu quadrado".

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Dona Dora, a senhora não tem qualquer estranhamento em relação ao discurso dos leitores que expressam concordância com seus artigos? É cada tosqueira, pasteurizada e desancorada em fatos concretos, que assusta.

    Responda
  10. Marcos Benassi

    Óia, dona Dora, não há como não enxergar os múltiplos deslizes comportamentais de juízes, da Alta e baixas cortes. Pessoalmente, incomoda-me muito mais o hábito de jantar com o pessoal do esfera ou do engomaDória do que com o Executivo Federal. Ou a prática de paradoxos como decidir, colegiadamente, pelo direito de indígenas às suas terras e, monocraticamente, abster-se de decidir e instituir "negociação". É nesses momentos tão ilustrativos que o STF abre suas perninhas...

    Responda
  11. Arnaldo Facciotti

    O STF está sem moral pois na se aplica a lei vigente

    Responda
  12. TIAGO SILVA

    Deixe refletir aqui comigo: o STF era bom quando condenava o Lula e o PT; agora, que faz o mesmo com protogolpista do Bolsonaro não presta mais? Está na berlina? Quem quis destruir as instituições por dentro? Usando todas as artimanhas?

    Responda
  13. Daniel Nunes

    Há algo pior no Supremo, Dora: rasgaram a Constituição. Preceitos legais que qualquer cidadão entende não vale nada quando eles querem que não valham. Mais grave ainda: todas as forças deles confluem para ajudar o PT, cujo líder retiraram de detrás das grades, após julgamentos autorizados e referendados por eles próprios, e o ajudaram a subir a rampa. Hoje, mancomunam. Esse Supremo é o pior da história.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Daniel, prezado, estou com sérias dúvidas acerca da compreensão daqueles que você bota no balaio do "qualquer cidadão entende"...

  14. Paula Stroh

    Um grande problema, ao meu ver, é que o descrédito da Justiça brasileira fertiliza o chão para aventureiros políticos se afirmarem.

    Responda
  15. Samuel Gueiros Jr

    A decadencia do STF começou na nomeação de ministros incompetentes ao cargo, mas sob a conivência do Senado. Dias Toffoli, um medíocre advogado do PT, que nunca passou em concurso público. Lewandowski, amigo da sogra do Lula. Zanin, advogado do presidente, a maioria sem experiência como Juiz. Perpetraram vários absurdos jurídicos principalmente a anulação das condenações de Lula, acelerando as anomalias e permitindo que um deles se apropriasse do poder.

    Responda
    1. Gildasio Fernandes Dantas

      Quem cometeu o maior deslize na área jurídica foi o Sr moro e sua turma. Para fazer aquilo nem precisa ser juiz é só chamar o povo e mandar o povo julgar. Quando o STF estava calado com essas injustiças para vocês era um STF bom. Agora é um STF ruim. Hoje o bozó e seus asseclas deviam sofrer corte marcial.

  16. sandoval abreu sader

    O STF e os Príncipes da Toga estão completamente desmoralizados. Com o Toffoli puxando a charanga aí é que nao vai mesmo.

    Responda
  17. Djan Zanchi da Silva

    Te acalma, Ivo. Tu vai enfartar de tanto ódio ao PT.

    Responda
  18. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    A fsp, através de alguns dos seus articulistas, parece estar contra o julgamento do ex-presidente.

    Responda
  19. EZIQUEL D VILA

    Uma delação torturada por 11 vezes.

    Responda
  20. Max Morel

    Eu sou um dos muitos brasileiros que não confia na maioria dos ministros do STF, e por conseguinte, não confia no próprio STF. Uma lástima, e a culpa é dos próprios ministros que a cada dia violentam a Lei Maior, como faz esse , por assim dizer, ministro Toffoli, aquele que não passou duas vezes para simples juíz e foi escolhido pelo atual mandatário para ser ministro, e que desonra a toga que veste.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Toffoli não foi escolhido pelo atual mandatário. O extremista de direita sempre mentindo e espalhando desinformação. Por acaso os dois capachos de miliciano que lá estão honram a sua toga?

  21. marcos fernando dauner

    há um elemento de floripa ai embaixo que deveria aproveitar o dia bonito e ir passear na beira mar norte com o netinho ou com o cachorro em vez de ficar escrevendo besteira por aqui .

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Penso que ele não escreveu besteiras, são fatos! Estão nos autos. O que ele espertamente não publica, é de como essas confissões e delações foram obtidas. Malandro é o gato!

    2. Regina Tavares

      Com certeza ele deveria curtir esse tempo lindo nesta cidade maravilhosa que é Floripa ao invés de ficar buscando ajuda da IA e ficar no control C control V, trabalho mais chato. Ou, se quiser mesmo dar uma de divulgador, que seja imparcial, pois para atacar somente o PT já temos a FSP, cuja maioria dos articulistas cursou, ao menos, a faculdade de Jornalismo.

  22. marcos fernando dauner

    esse jornalistas chapa branca do bolsonarismo ...

    Responda
  23. Fernando Alves

    Credibilidade do judiciário foi total quando o Gilmar Mendes, no TSE, pediu a cassação da chapa Dilma-Temer e quando o relatório ficou pronto com provas suficientes para corroborar a cassação, ele votou contra, porque o criminoso amigo dele tinha assumido a presidência. Mas a Dora achou bom, porque naquela época se tivesse uma nova eleição, o Lula ganhava fácil. Direitista quer uma justiça que proteja direitista criminoso.

    Responda
  24. Gilmar Maghenzani

    é cirúrgica a coisa de que a imprensa está derrubando o governo, não tem nenhum comentarista de esquerda perceberam?

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      Não brigue com os fatos

  25. Marcus Büneker

    A urgência é cortar os penduricalhos; e por um impeachment de um ser "SUPREMO" em votação, e aqui não importa se for impichado ao não... mas a mensagem do Senado ao Judiciário, de que eles não podem TUDO.

    Responda
  26. Marcus Büneker

    Realmente vc foi contida/comedida em falar "berlinda", o que já está mais para vergonhoso e parcial. A questão do Moraes com o Musk/Trump só está começando. E ai tbm pergunto: se o tal Pedro Vaca apresentar um parecer não-favorável ao Moraes na OEA? E convenhamos, isso é bem capaz de acontecer, e o STF vai mergulhar ainda mais.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      enquanto o STF não for contra a nossa constituição mané, não vai acontec3r nada pq está dentro das quatrolinhas como vcs dizem

  27. Maria Lima

    No tempo em que Lula era a bola da vez, assim como o é agora o ex-presidente, a neutralidade jurídica dos membros do STF não era contestada. Também provas de vídeo e áudio como as existentes agora contra o ex-presidente, não existiam. Apenas delaçoes. Estranho.

    Responda
  28. Evando de Abreu

    Stf hoje não passa de uma facção política e criminosa. Não existe nenhum corrupto preso. Estão ficando bilionários com a liberação das multas das empresas que já haviam sido condenadas na lava jato. Soltam traficantes, lhes devolvem bens e mantém inocentes presos por motivos de perseguição política. Não houve tentativa de golpe.

    Responda
    1. Gildasio Fernandes Dantas

      O seu mito e os amigos dele deveriam ser julgados em uma corte marcial por tentativa de golpe.

    2. Jose Roberto de Souza

      Facção política e criminosa pertence o miliciano psicopata que apalermados de extrema direita como você idolatra. O seu lugar é na Papuda com o genocida golpista!

    3. SERGIO saraceni

      Evando, tome um pouquinho de cloroquina que passa.

    4. Regina Tavares

      Evandro, cobremos dos parlamentares, são eles os responsáveis por fazer e alterar as leis. No mais, sem anistia e cadeia longa para Bolsonaro, só aguardo a entrada dos filhos e esposa na próxima lista de citados.

    5. Gilmar Maghenzani

      exatamente o bozo ainda não está

  29. Wil Leon

    Até a Dora começou a amarelar. Ventos do Norte fazendo milagre.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      não inda não, pq ela está ajudando a direita a não ter confiança no STF pela imprensa

  30. Ivo Broeing

    Nao esquecamos de gilmar mendes , porRelembrar e viver! Discurso de Gilmar mendes para soltar a bandidagem petralha anulando toda a lava jato : as pessoas só eram soltas ministro Facchin e liberadas depois de confessarem e fazer acordo de leniência, vergonha! E nos não podemos ter esse tipo de ônus, coisa de pervertidos, claramente se tratava de prática de tortura! A hipocrisia e grande.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Realmente a hipocrisia é grande. A extrema direita mau caráter idolatra milicianos e ladrões de joias e vem com esses discursos toscos e mal escritos.

    2. Marcus Büneker

      Obviamente que o Lul adrão tinha uma carta na manga chamada Fachin. Que foi lá na cara dura, sem-vergonha, na canetada, e anulou todo o processo. Olha o que virou o STF: Fachin fazendo discurso em evento do MST, Tofoli e Zanin ex advogados do PT/Lula, Gilmar com negócios por fora, Dino (ex ministro da justiça do Lula), Carmen Lúcia (a excepcionalísssima da censura), o Fux que emplacou a filha como desembargadora no RJ, .... bem... a coisa tá muuuito feia mesmo.

    3. Ivo Broeing

      O presidente Lula drao não foi considerado inocente nos processos da Operação Lava Jato, muito menos a corja petralha ao seu redor. O que aconteceu foi que o STF, por meio de manobras jurídicas, garantiu a impunidade de todos. Nunca vi uma sentença que inocentasse essa quadrilha de corruptos.

    4. Gilmar Maghenzani

      como podemos esquecer de uma coisa que não aconteceu?, todos os processos do STF foram julgados dentro da Lei, e um juiz pode julgar culpado ou inocente se estiver correto acabou

  31. PATRICIA FERREIRA

    Recentemente, o julgamento de uma ADI sobre o processo legislativo que viabilizou a exigência de nível superior para o cargo de técnico do Poder Judiciário foi uma lindeza, teve até dois votos de um mesmo ministro, um em cada sentido, no sistema.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      coloca aí qual foi assim não tem clareza qual adi?

  32. Ivo Broeing

    O irmao do presidente Lula drao , o chico, tem o codinome mais legal de todos, Metralha, melhor impossivel rsrsrs!

    Responda
  33. Ivo Broeing

    Nomes de alguns defensores da democracia petistas e seus codinomes na planilha da Odebrecht, Aloizio Mercadante Mercador, Antonio Palocci Italiano, Arlindo Chinaglia Barba, Carlos Zarattini Esqueleto, Delcídio do Amaral Ferrari, Edinho Silva Lisboa, Fernando Pimentel Polo, Gleisi Hoffmann Amante, Guido Mantega Pós-Itália, Humberto Costa Drácula, Jaques Wagner Passivo, João Vaccari Neto Mochila, José Dirceu Guerrilheiro, José Eduardo Cardozo Justiça, José Genoíno Guerreiro

    Responda
    1. Ivo Broeing

      São mais de 600 nomes na planilha, calma amigo que amanhã tem mais relembrar é viver, estou só no aquecimento rsrsrs

    2. Marcus Büneker

      só faltou o "amigo do amigo do meu pai"...

    3. Gilmar Maghenzani

      tens provas aí?, não né então alguns desse ai foram presos cumpriram suas penas de um sexto como a lei manda e saíram, outros nem foram indiciados por falta de provas e ainda vc continua com o disco quebrado, vai se tratar

  34. PATRICIA FERREIRA

    Eu diria que já foi e o julgamento foi de improcedência por unanimidade.

    Responda
  35. Gustavo Michelin

    O Bolsonaro vai contratar o escritório da mulher do Tofolli e vai ficar tudo bem.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Poderia contratar o Ivo, aqui dos comentários.

  36. Helene Medeiros

    Muito bom artigo de Dora Kramer. O leitor Ivo Broeing foi fantástico em seus comentários, não esqueceu de nada. Também tenho tudo que ele mencionou na memória.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      pior é isso que a mentira fica gravada a verdade não

    2. Ivo Broeing

      Helene, todos os dias vou postar o "Relembrar é Viver" nos comentários importantes da Folha. É nossa obrigação manter viva a memória do passado e estar atentos ao presente, para que nosso futuro não seja ainda pior do que a desgraça e corrupção que já enfrentamos.

  37. Gustavo Michelin

    Pára Ivo! A verdade é insuportável

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Gustavo mas é isso que ele está pedindo pra vc

    2. Gustavo Michelin

      Não brigue com os fatos, Marcelo.

    3. MARCELO Cunha de Souza

      Já que você não tem capacidade cognitiva para escrever algo que se entenda e só fez comentários rasos sobre o que o tal Ivo escreve sem provar nada, lembre-se que seu indiciado e inelegível predileto vendeu para os árabes uma refinaria que valia centenas de bilhões de dólares por 9 bilhões de dólares. E foi presenteado por eles com as joias e relógios que vendeu nos eua. Conte a verdade e não distorça a parte que lhe interessa

  38. ADONAY ANTHONY EVANS

    Dora, a única credibilidade em risco não é a sua, por que já foi faz tempo. Mas olha só o que você fez.. deixou o Ivo Broeing nervoso. Essa turma da Creche do Tio Benito, não pode ser provocada, por que começa a falar e não para mais.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Não sei Gustavo, por que não li. Já pensou, ler 10 postagens de cada leitor. Fofo é a senhora sua avó. Distinta senhora.

    2. Ivo Broeing

      De acordo com o Anuário 24 Cidades Mais Seguras do Brasil, que avaliou municípios com populações entre dusentos mil e quinhentos mil habitantes Indaiatuba (SP): 3 virgula quatro assassinatos por cem mil habitantes. Blumenau SC: 4 assassinatos por cem mil habitantes. E so o segundo municipio mais seguro do br

    3. Gilmar Maghenzani

      sim ele escreve muitas mentiras só precisa dizer que são todas

    4. Gustavo Michelin

      Ivo escreveu alguma mentira, fofo?

  39. MARCELO Cunha de Souza

    A colunista poderia lembrar em seu texto que grande parte dessa desconfiança do público em relação aos ministros do stf vem de jornais como a folha, que apoiaram o golpe contra Dilma e a lava jato, e das redes digitais da direita com suas mentiras fantasiadas de livre expressão. Poupem a inteligência de parte de seus leitores, folha

    Responda
    1. Marcus Büneker

      falar em Dilma, essa coitada infeliz imbe cilizada... cinco zeros a esquerda.... o impeachment foi um favor pra ela.... ai tem petista que vem defender aquilo... tenha paciência. Melhor para petista é esquecer aquela criatura.

    2. Gilmar Maghenzani

      a negociação foi a Petrobrás e lá tinha um conselho de trinta conselheiros e a Dilma era uma das pessoas que integravam e apenas um voto, e aí a culpa é dela né?, puro ódio que a imprensa insitou

    3. Gustavo Michelin

      Não esqueça da negociata de Pasadena, Ivo. O melhor negócio da história. Para os americanos.

  40. Ivo Broeing

    Relembrar é viver : Em maio de 17, durante um protesto que reuniu cerca de 45 mil pessoas organizadas pela esquerda atravez da CUT na Esplanada dos Ministérios, manifestantes invadiram e incendiaram as sedes de três ministérios. Além disso, houve depredação em outros oito prédios, incluindo a Catedral Metropolitana de Brasília. Não me lembro de uma unica condenação de vandalos neste caso

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Tinha o exército junto apoiando? os Kids pretos? não né então foi só um protesto

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Excelente lembrança! Entendido com arruaça, não havia a necessidade de vingança institucional por se tratar da esquerda. Lembrei dos mascarados em São Paulo queimando ônibus.

    3. Helene Medeiros

      Também lembro muito bem.

  41. Ivo Broeing

    Relembrar e viver : Sete Brasil: Criada em dois mil e dez para gerenciar a construção de sondas de perfuração para o pré-sal, a Sete Brasil esteve no centro de um esquema de corrupção. Executivos da empresa foram acusados de pagar propinas a diretores da Petrobras e a políticos para obter contratos. Em 16, a Sete Brasil entrou com pedido de recuperação judicial, acumulando uma dívida de 20 bilhoes de dolares

    Responda
    1. Max Morel

      Ivo, por causa disso e de outros investimentos horrosos, estou tendo que cobrir um rombo na fundação da estatal que tira mais de trinta por cento da minha renda de aposentado, coisa desses esquerdistas incompetentes e picaretas.

    2. Gilmar Maghenzani

      vc só coloca o que aconteceu, quem foi corrupto e quem foi preso?

    3. Helene Medeiros

      Lembro muito bem.

  42. Ivo Broeing

    Relembrar é viver: Contratos de Navios-Sonda: Investigações apontaram que contratos para a construção e afretamento de navios-sonda pela Petrobras foram marcados por irregularidades. Empresas como a Samsung Heavy Industries foram mencionadas em delações, indicando o pagamento de propinas a executivos da Petrobras e a políticos para garantir contratos vantajosos.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Ninguém esqueceu. Só que eles não usarão essa lembrança por conveniência.

  43. Ivo Broeing

    Relembrar é viver: Transpetro: Subsidiária da Petrobras responsável pelo transporte e logística, a Transpetro também foi alvo de investigações. Em 14, a empresa reconheceu um desvio de 256 milhões de dolares devido a esquemas de corrupção descobertos pela Operação Lava Jato. Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, foi uma figura central nas investigações e firmou acordo de delação premiada, revelando detalhes sobre o esquema

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      O Mecanismo, quer melhor narrativa do que foram os governos do PT? Estamos merecendo os episódios 3 e 4 ainda.

  44. Ivo Broeing

    Kkkkk, estes são os guardiões da democracia e defensores do devido processo legal

    Responda
  45. Ivo Broeing

    Em 19 para minha zero surpresa: Nas Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) o STF retornou ao entendimento de 09, estabelecendo que a execução da pena só pode ocorrer após o trânsito em julgado da condenação

    Responda
  46. Ivo Broeing

    Em 16 No julgamento do Habeas Corpus cento e vinde e seis duzentos e vinte e dois , o STF revisou sua posição, permitindo novamente a execução provisória da pena após condenação em segunda instância, argumentando que essa medida não violava a presunção de inocência.

    Responda
  47. Ivo Broeing

    Ai em dois mil e nove no julgamento do Habeas Corpus oitenta e quatro mil e setenta e oito , o STF mudou seu entendimento, decidindo que a execução da pena só poderia ocorrer após o trânsito em julgado da sentença condenatória, respeitando o princípio constitucional da presunção de inocência

    Responda
    1. Max Morel

      Isso porque o ministro Gilmar Mendes mudou o seu voto.

  48. Ivo Broeing

    Até dois mil e nove O STF permitia a execução provisória da pena após condenação em segunda instância, ou seja, o réu podia começar a cumprir a pena mesmo que ainda houvesse recursos pendentes em instâncias superiores.

    Responda
  49. Ivo Broeing

    Mudança de entendimento do STF sobre a prisão em segunda instância: em apenas 10 anos, quatro posicionamentos diferentes, sempre ajustados conforme o corrupto de estimação a ser protegido ou o desafeto a ser condenado. Segue a série histórica dessa incoerência jurídica.

    Responda
  50. Raymundo Itareru

    relembrar é o k raio, lula não pediu nem uma vez o fechamento do STF tanta as neira em poucas linhas

    Responda