UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCIA CRISTINA POLON

    sim, pode funcionar da forma que desejar Nos EUA, aqui no Brasil é obrigado a seguir a legislação brasileira e ter representante no Brasil e seguir as ordens judiciais de juizes brasileiros. Ou seja, quer funcionar no Brasil precisa seguir as Ordens dos juízes brasileiros, simples assim. Ou seja, o juiz manda retirar o fulano "A" da rede social "Beta", ela não o faz, não segue determinação brasileira, fica impedida de operar no Brasil se não seguir as leis brasileiras.

    Responda
  2. Jove Bernardes

    Mas dona Folha não vai fazer uma reportagem mostrando o absurdo, de um lado, de uma ordem judicial que não tem como ser cumprida fora do território nacional e, de outro, do descabimento de uma ação judicial que busca desobrigar-se de cumprir ordem judicial dada juiz de outro país? Dar curso a essa conversa de loucos a troco de quê?

    Responda
    1. MARCIA CRISTINA POLON

      verdade. Judicialmente é mesmo conversa de loucos. a firma americana não precisa cumprir decisão da justiça brasileira nos EUA, mas precisa cumprir no Brasil.

  3. José Cardoso

    Nosso censor-mór tem força. É a dona Solange do século 21.

    Responda
  4. MARIO DE PAULA

    Sem pé, nem cabeça. É claro que as decisões do nosso judiciário são válidas dentro de nossa soberania, ou seja, dentro do Brasil. E o Ministro Alexandre de Moraes não determinou que a plataforma removesse perfis nos EUA. A ação é id.o.t@.

    Responda
  5. Marcos Loureiro

    Pela liminar da juíza percebe-se que nem todos os cérebros do Estados Unidos foram contaminados pelo agente laranja.

    Responda
    1. Klaus Reimann

      Perfeito comentario! Confirma ainda que nem todos os juizes e juizas estao (compradas?) pelo movimento MAGA!

  6. Andre Vitorio Mengual

    Até Elon Musk acatou e obedeceu a ordem do Ministro Alexandre de Moraes de dar bloqueio a rede social Rumble aquí no Brasil através de sua empresa de satélites e provedora de internet Starlink . E sim, a Juíza Federal americana não atendeu ao pedido da Rumble e da empresa de Trump pois está claro que a ordem de Alexandre de Moraes foi para dar bloqueio apenas no Brasil. Não houve nenhuma afronta a leis americanas. O Brasil tem suas próprias leis. Uma derrota para a narrativa da extrema direita.

    Responda
  7. Antônio Augusto Soares

    Se entendi, Moraes tomou caminho burocrático equivocado, conforme decisão da juíza. Porém não houve ação ilegal do ministro.

    Responda
  8. Paulo Batista

    Parece conversa de doido para doido... Como acreditar que um juiz possa determinar que se cumpra ordem judicial em outro país, outra jurisdição...logo se vê que era só para fazer fumaça...e a FSP abanando...FOLHICES DA FSP...

    Responda
  9. Marcelo Magalhães

    Desde o dia que saiu a primeira reportagem, eu entendi exatamente o que a juíza disse. Escrevi alguns comentários nesse sentido, que não foram rebatidos. Disse que era especulação para desgastar o ministro. Não deu outra. Cria vergonha na cara Folha!

    Responda
    1. Marco A Moreira

      O processo não foi encerrado.

  10. Rômulo Moura

    Verdade, ela inclusive elogiou as decisões do colega brasileiro. Jornalismo de primeira, só que não, do “colunista”.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Ela elogiou as decisões do ministro?

  11. expedito ferreira

    Residente nos USA são protegidos pela 1a emenda (A Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos garante a liberdade de expressão, de imprensa ). Sendo assim, não tem com AM ordenar daqui que uma empresa americana bloqueie as contas de quem reside nos Estados Unidos. Já pra quem reside aqui, o papo é outro.

    Responda
    1. Klaus Reimann

      Sem querer tomar partido: os dois estao certos! O Jose só comentou o que diz a primeira Emenda dos EUA. Desarmem!

    2. Wilson Luiz Antonio

      Ninguém é obrigado a nada, mas a falta de cooperação pode e irá gerar consequências aqui, uma vez que a rede acessa e lucra com o mercado brasileiro. Por isso deve respeito às nossas leis e determinações judiciais. Se não seguir, vai arcar com as consequências, não lá nos EUA, mas aqui no Brasil. E a consequência é o bloqueio da rede, não lá, mas no nosso território. Chama-se soberania. A justiça americana não é instância revisora do Judiciário brasileiro. Entendeu, ou quer que desenhe?

  12. PAULO PETRASKI

    Enquanto Moraes só ri, a ulcera nervosa do Musk só aumenta ha ha ha

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Não foi o que li no hoje a tarde. Seus amigos do STF estavam cobrando do Itamara ty uma manifestação do governo Brasileiro. Ou seja, a situação do juiz não é tão simples.

  13. Marcos Araujo

    O Dudu Bananinha deve ter ficado desolado. Assim ele não consegue a tão sonhada intervenção estrangeira no pais

    Responda
  14. Jorge Severo

    Afinal, quem jurisdiciona no Brasil, nós ou os EUA? Xandão neles!

    Responda
  15. Cipriano Silva

    Pô, não tem condições FSP esse cara que escreveu essa matéria é muito bocó, ele coloca um título totalmente errado, com a esperança que muitas pessoas leiam somente o título, como se fosse esconder o conteúdo, isso é falta de caráter do autor da matéria. Muitas pessoas realmente só lêem o título e nesse caso explícito o título é dúbio, sem coerência e sem coesão com o conteúdo, uma vergonha, um jornalista tendencioso fazer isso. Custa colocar o título da matéria condizente com o conteúdo?

    Responda
  16. Joao Quadros

    Sei que o mundo juridico é confuso, mas o que aconteceu foi o seguinte. O sr M não entrou com uma carta rogatória (CR), que lhe daria direito de tentar processar o Rumble lá nos USA, no que diz respeito a retirada de conteudo produzida pelo sr AS (que foi produzido lá nos USA). Mas os lawers de lá entraram com uma ação preventiva. Claro que o juiz negou, porque ainda não há a manifestação via CR. Contudo, se vcs sairem daqui da FS e olharem em outros sites, vão ver que ela negou provisoriamente,

    Responda
    1. Chico Neto

      Tranquilo, João, também peço desculpas, vi que, apesar de nossas divergências, você também deve atuar na área do direito.

    2. Joao Quadros

      Mas só vale CR ou qualquer instrumento entre paises signatarios de um tratado de dupla jurisdição. E me perdoe por te-lo ofendido, não devia ter feito isso. Ad hominem não é um recusrso inteligente e lamento por te-lo feito.

    3. Joao Quadros

      Verdade, direito internacional publico, e sim há n exemplos de Cr para abrir processos no exterior. Um das motivações é permitir que o processado, caso seja condenado, seja punido com a pena mais branda, a do pais que emitiu a CR, ou do pais de origem. Por exemplo, se um assassino brasileiro fosse pros states e fosse solicitado seu processo lá (por alguma das n razões possvies), condenado, ele não poderia pegar perpetua nem morte, porque tais penas não existem no pais

    4. Chico Neto

      Direito Internacional Privado? G-suis, se existisse direito internacional de abrir processo por carta rogatória, o que não existe, já que se trata de instrumento para cumprimento de diligências, seria Direito Internacional Público e não privado, que trata da relação entre particulares.

    5. Joao Quadros

      Só para deixar mais claro: Carta rogatória é um instrumento jurídico que permite a comunicação entre juízos de países diferentes. É usada para realizar atos processuais em outro país. Atos processuais, inclusive processo. Ok? Tudo bem.

    6. Joao Quadros

      sr CN: Carta rogatória sim, se vc vai processar alguem lá defora segundo a lei do pais, a CR é uma forma de fazer isso. Lamento muito se o sr descheça de Direito Internacional Privado, mas se é para passar vergonha, por favor, continue com suas "interpretações", adoro ver como o povo que pensa que sabe se manifesta.

    7. Chico Neto

      Carta rogatória para processar a Rumble nos EUA? Vê-se que você não entende de direito, igual o Marcos Serra, carta rogatória não é para processar ninguém em outro país, mas sim para pedir que a justiça de outro país cumpra uma determinada diligência, como ouvir uma testemunha por exemplo. Carta rogatória pode ser usada também para pedir que um tribunal cumpra uma diligência de órgão inferior, como um juiz pedir à 2a. instância. De juiz para juiz é precatória.

    8. Joao Quadros

      A juiza deixou bem claro que, caso exista essa CR ou pedido formal de processo nos USA, ai sim a liminar vai ser analisada e provavelmente confirmada. Ninguém agiu burramente, foi só uma ação preventiva e para dar visbilidade ao caso. O sr M daqui do Brasil não fez a CR, mas se vier a fazer (e ele não vai fazer) ele já está avisado que vai perder, para que então ele vai partir para isso? Mas aqui no Brasil ele pode sim solicitar bloqueio formal ao site. Só isso. Não tem vitorias ou derrotas.

  17. maria Dias

    Matéria mal escrita ( leiam Estadao) e mal interpretada pelos bolsominion. Só pode ser problema cognitivo deles!!! Kkk

    Responda
  18. adilson pedroso

    A matéria é mal escrita! Mas o que vale é o conteúdo! O Moraes vai se lascar

    Responda
    1. Gilberto Vacelle

      HOOO!!!!

    2. Joao Quadros

      Na verdade o sr M não vai se lascar porque a ação dos lawer dos USa foi preventiva. CAso ele entrasse com um Carta Rogatória ou pedido formal, dai sim a liminar seria examinada e provavelmente aceita. Mas o sr M não vai entrar com nada lá nos USa, porque a ação preventiva já deixou claro que, mesmo a liminar sendo negada, por ausencia de materialidade, caso ela exista, ele perde. E ele não vai entrar. Logo não vai se lascar.

    3. maria Dias

      Pelo contrário...a juíza negou a alegação das empresas.

    4. Chico Neto

      Adilson, vocês não cansam de se dar mal? Tem uns 03 anos que vocês ficam "vai acontecer isso, "vai acontecer aquilo" e nada, passam 72 horas, mais 72 horas e nada de novo. Veja: jurisdição da justiça norte americana é nós EUA, jurisdição da justiça brasileira é no Brasil, pode passar 72 horas x 72 que não vai acontecer nada, podem até simbolicamente cassar o visto dele e só.

    5. José Gonçalves

      É Adilson tão mal escrita que voce não entendeu. A liminar foi negada porque inóqua. A determinação de Alexandre Moraes vale em princípio só no Brasil. Se a empresa não obedecer só pode sofrer sanções no BRASIL. Quer que desenha???

  19. Natalia Pacini Lycurgo Leite

    Que matéria mal escrita! A “chamada” diz uma coisa, o texto da a entender outra, mas não há esclarecimento algum! A liminar foi indeferida para que a ordem não sarja cumprida nos EUA, diz a manchete. Mas o texto diz que a ordem não precisa ser cumprida nos EUA. Quem não é advogado para supor que o que a juíza decidiu é que não há o que se impedir pois a decisão não repercutiu nos EUA fica completamente perdido

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Pois ê.

  20. Wil Leon

    Por ora.. vem ai Trump e Lei Magnitsky e Moraes vai pagar café com moeda.. sem cartão e conta bancária.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Kkk. Fantasioso. Assim como Moraes não tem jurisdição nos eua, as empresas estrangeiras não apitam por aqui.

    2. Chico Neto

      Mas só daqui a 72 horas, né?

  21. Marcos Serra

    Pesquisem o tema no Google. BBC e outros órgão sérios de mídia. Está tudo lá bem claro.

    Responda
    1. Chico Neto

      988.

  22. Wil Leon

    O ditador Moraes.. batata assando.. tem a lei Lei Magnitsky... bloqueio internacional de contas bancarias de quem abusa, usa Lawfare... persegue politicamente opositores, censura, tortura, detenção arbitraria.. algo a ver com o Xandão. Dózinho do cara...

    Responda
    1. Marcelo Ribeiro

      Esse jornal virou muro das lamentações de golpista.

  23. Andre Vitorio Mengual

    Até Elon Musk acatou e obedeceu a ordem do Ministro Alexandre de Moraes de dar bloqueio a rede social Rumble aquí no Brasil através de sua empresa de satélites e provedora de internet Starlink . E sim, a Juíza Federal americana não atendeu ao pedido da Rumble e da empresa de Trump pois está claro que a ordem de Alexandre de Moraes foi para dar bloqueio apenas no Brasil. Não houve nenhuma afronta a leis americanas. O Brasil tem suas próprias leis. É uma derrota clara para os Minions.

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Você escreveu de forma mais clara que o jornalista.

    2. Joao Quadros

      Na verdade não foi uma "derrota" para ninguem, nem uma vitória, foi só um movimento tipicamente marketeiro, com o o bjetivo de mostrar "força(?)", e provocar o outro lado.

  24. Andre Vitorio Mengual

    Como foi noticiado por vários jornais no sábado, até Elon Musk acatou e obedeceu a ordem do Ministro Alexandre de Moraes de dar bloqueio a rede social Rumble aquí no Brasil através de sua empresa de satélites e provedora de internet Starlink . E sim, a Juíza Federal americana não atendeu ao pedido da Rumble e da empresa de Trump pois está claro que a ordem de Alexandre de Moraes foi para dar bloqueio apenas no Brasil. Não houve nenhuma afronta a leis americanas. O Brasil tem suas próprias leis.

    Responda
  25. Rives Passos

    O Dudu bananinha e o Neto não tem mesmo o que fazer, não, gente? Não, não tem!, é a resposta. Quem banca o Neto e o Constantino nos EUA? E o Alan dos Panos? O bananinha é o erário brasileiro. Terceira ou quarta vez nos EUA de classe executiva ...

    Responda
  26. Marcos Serra

    A BBC, empresa de mídia consagrada, deixou bem clara a situação (abaixo) do abuso do Xandy, se os canhotos querem continuar com seus delírios, tudo bem, a parede é dura e a cabeça não. Pensando em não machucar a careca, o Xandy, de tão tranquilo que está seu ego, fez uma limpa, hoje, em todo a grana que tinha em bancos e investimentos norte-americanos. Por que será? Irá doar para os índios? Comprará antidepressivos para formatados? Ou investirá na PF para realizar busca e apreensão sem motivo?

    Responda
    1. ROSMARI PRATES

      Marcos Serra nem sabe o que é comunismo . Existe uma diferença bem grande entre ditadores e comunistas. Aliás existe comunismo ainda ?

    2. Marcos Serra

      Chiquinho, podes errar nas contas, mas verdade é virtude que quem é racional e isento, que apega-se a fatos e não narrativas ou distorções. Por isso a esquerda e seu seguidores formatados vão sumindo, cada vez mais, à medica que o ser humano é educado e evolui. Como, lamentavelmente, somos subdesenvolvidos, essa praga ainda cola por aqui. A propósito, o ex- presidiário disse ter orgulho de ser comunista (esquerda). Podes citar-me apenas um país em que esse regime retrógrado tenha dado certo?

    3. Chico Neto

      989, faltam onze, mas já aviso, não se tornará verdade.

    4. Marcos Serra

      Chico, matemática elementar: mil menos um é igual a novecentos e noventa e nove. Difícil essa conta?

    5. Chico Neto

      Marcos, só faltam 990 vezes para completar mil.

    6. Chico Neto

      O Marcos Serra está repetindho toda hora o comentário, quem sabe na hora que co.pletar mhil vezes torna-se verdadhe.

  27. Wil Leon

    A batata do Moraes esta assando. Processo nos EUA.. lei financeira.. não vai ter nem cartão de crédito, nem visto para os EUA.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Por que ele não teria cartão de crédito? E você, deixaria de cumprir sua obrigação legal para ter direito a ir na Disney ver o Pateta?

    2. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Acho que ele pode se quiser visitar outros Países. Dizem até que no Brasil há lugares ótimos para se ver e viver.

    3. Joao Quadros

      Tenho certeza que ele e vc querem entrar lá, senão, proque ele tem ido lá frequentemente?

    4. Ernesto Pichler

      E para que alguém quer entrar em um país decadente?

  28. Paulo Henrique

    O Xandão é o cara certo, no lugar certo. A ele devemos o privilégio de podermos continuar, livremente, a exercer nosso direito constitucional de expressar nossa opinião. Se o projeto de golpe do coiso fosse "bem" sucedido, somente cristãos, patriotas, héteros, do bem, de direita, etc, etc, etc, poderiam se manifestar neste local.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Segundo parecer da PGR o golpe não ocorreu devido ao Comando do EB e da Aeronáutica.

  29. paulo cesar cruz

    Em territo nacional quem manda é o judiciário brasileiro,não importa onde está a sede da empresa. O judiciário parando os ma lu cos extremistas.

    Responda
  30. Andre Vitorio Mengual

    Como foi noticiado por vários jornais no sábado, até Elon Musk acatou e obedeceu a ordem do Ministro Alexandre de Moraes de dar bloqueio a rede social Rumble aquí no Brasil através de sua empresa de satélites e provedora de internet Starlink . E sim, a Juíza Federal americana não atendeu ao pedido da Rumble e da empresa de Trump pois está claro que a ordem de Alexandre de Moraes foi para dar bloqueio apenas no Brasil. Não houve nenhuma afronta a leis americanas. O Brasil tem suas próprias leis.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Enfim, alguém com clareza e sem a cegueira ideológica de uma serra cega.

  31. JUAN LUIS TARDIO ROJAS

    Papo de maluco essa petição das empresas de Trump, os entendedores entenderão, sem pé nem cabeça. Digno de terraplanismo, nem mais nem menos.

    Responda
  32. Marcos Serra

    Aos canhotos, da BBC: ""O Rumble é uma empresa americana que opera de acordo com as leis dos Estados Unidos. A ideia de que um juiz estrangeiro possa ditar quais conteúdos uma plataforma americana deve remover e quem pode receber pagamentos dentro dos EUA representa um ataque direto à soberania digital dos Estados Unidos. Esse tipo de abuso judicial é exatamente o motivo pelo qual Rumble e Trump Media entraram com uma ação na Justiça Federal dos EUA"

    Responda
    1. Marcos Serra

      A BBC, empresa de mídia consagrada, deixou bem clara a situação (abaixo) do abuso do Xandy, se os canhotos querem continuar com seus delírios, tudo bem, a parede é dura e a cabeça não. Pensando em não machucar a careca, o Xandy, de tão tranquilo que está seu ego, fez uma limpa, hoje, em todo a grana que tinha em bancos e investimentos norte-americanos. Por que será? Irá doar para os índios? Comprará antidepressivos para formatados? Ou investirá na PF para realizar busca e apreensão sem motivo?

    2. Marcos Serra

      Ernesto, não passe pano e pesquisa. A abrangência da decisão incluiu sim os EUA. Leia antes de escrever bobagens. Esse negacionismo diante dos fatos é bem parecido com aquela lorota que o Lule não é corrupto e que ficou em cana injustamente. Não adianta esfregar na cara porque os olhos são surdos.

    3. Ernesto Pichler

      ..."negou liminar das empresas de Trump e Rumble contra Moraes." Entenda isso. Moraes não processou as empresas nos EUA, mas aqui. As empresas, lá, acionaram Moraes com uma liminar, e a Juíza negou essa liminar. Mas, realmente, o texto está confuso.

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Quem diz isso é o adevu gado do arramblao

  33. Fabio Almeida

    O texto diz uma coisa, o título diz outra coisa.

    Responda
  34. jose batista

    Batata do xandinho está quase assada!!

    Responda
    1. Marcelo Ribeiro

      Melhor vc plantar outra, por que essa nunca vai assar.

  35. José M Leal

    O título é no mínimo infeliz, sugerindo uma derrota para as plataformas. Na verdade, a juíza achou desnecessária a liminar, considerando as determinações de Chande uma baboseira sem qualquer efeito nos Estados Unidos, portanto as empresas não precisam cumpri-las. De Xerife do Brasil, Chande agora quer estender os seus poderes para o mundo.

    Responda
  36. Kilian Braga

    Quem não é advogado no deveria opinar. A verborréia chega a dar pena! EM didática simples: A jurisdiço (a área de atuaço da justiça brasileira) se restringe ao Brasil. Ponto. Da mesma forma que a justiça Americana no tem qualquer interferência sobre a justiça do Brasil. A juíza indeferiu de plano. como faria um juiz brasileiro na situaço inversa. A liminar foi frívola e juizes não gostam de acoes qinar est de parabéns. Principio de territorialidade da lei.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Por que não deveria opinar? Tem opiniões muito sensatas a respeito de ações jurídicas apresentadas por quem não é causídico. Basta pesquisar, ler , consultar quem é da área. Sem contar que contamos com a IA!

  37. JOAO MORENO

    Esquerdalha, não cantem vitória antes do tempo.

    Responda
  38. Mauro Cerdeira

    Matéria pessimamente redigida.

    Responda
  39. João Batista de Junior

    Precisa a Rumble sumir do Brasil.

    Responda
  40. Marcos Serra

    Será que os neurônios dos canhotos conseguem interpretar um texto básico, no caso a decisão da juíza? Ela julgou improcedente o pedido da liminar pelo simples fato que desconsiderou, totalmente, a fora da casinha decisão do Xandy e que a mesma poderia ser jogada no "licho" por não ter qualquer amparo ou seguido os trâmites legais dos EUA para que pudesse ser analisada. Como bem ficou claro, ignorou, solenemente, a baboseira do psicopata. O fanatismo impede o raciocínio, o entender da leitura?

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      .."negou liminar das empresas de Trump e Rumble contra Moraes." Entenda isso. Moraes não processou as empresas nos EUA, mas aqui. As empresas, lá, acionaram Moraes com uma liminar, e a Juíza negou essa liminar. Perderam as empresas. Mas, como o marquinhos não consegue entender isso, parte para a agressão, para os ataques fascistas contra Lula (que nem está em questão) cheios de mentiras. O fato é que Lula, como qualquer pessoa, é inocente até prova em contrário.

    2. Ernesto Pichler

      .."negou liminar das empresas de Trump e Rumble contra Moraes." Entenda isso. Moraes não processou as empresas nos EUA, mas aqui. As empresas, lá, acionaram Moraes com uma liminar, e a Juíza negou essa liminar. Perderam as empresas.

    3. Chico Neto

      O Marcos Serra não consegue forçar a barra, aí parte para as ofensas. Então vou ofender tambem: perdeu, Mané, não amola.

    4. Marcos Serra

      Aos canhotos, da BBC: "O Rumble é uma empresa americana que opera de acordo com as leis dos Estados Unidos. A ideia de que um juiz estrangeiro possa ditar quais conteúdos uma plataforma americana deve remover e quem pode receber pagamentos dentro dos EUA representa um ataque direto à soberania digital dos Estados Unidos. Esse tipo de abuso judicial é exatamente o motivo pelo qual Rumble e Trump Media entraram com uma ação na Justiça Federal dos EUA"

    5. Marcos Serra

      Chiquinho, iletrado é aquele que não sabe ler e entender o redigido.. Daí a tua defesa mentirosa ou interpretação enviesada (típica dos canhotos) da decisão do Moraes. Ele determinou sim medidas que alcançariam as leis norte-americanas, razão da ação das duas empresas. Não fosse isso, nada teria acontecido, ou você supõe que advogados experimentados e caríssimos cometeriam esse erro banal? Defenda o psicopata com argumentos verdadeiros e não com mentiras para a bolha em que fanáticos vivem.

    6. Marcos Serra

      Difícil a canhotada entender. O Xandy determinou que a Rumble compartilhasse os dados que Allan dos Santos tem na plataforma de lá e que sua página fosse (acreditem) desmonetizada em todo o site. Essa a razão da ação das duas empresas. O Xandinho está tão tranquilo que fez o certo e tão pouco importando-se com o julgamento que retirou, hoje, todo o dinheiro (que não deve ser pouco) que tinha em investimentos e bancos norte-americanos, Parece que vai gastar tudo com as gravatas e lenços do STF.

    7. Henrique Monteiro

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    8. Chico Neto

      Continuando, a determinação de suspensão da empresa foi NO Brasil, não NOS Estados Unidos, é nessa linha que a Juíza decidiu.

    9. Chico Neto

      Só concordei com a última frase, a de que o fanatismo impede o raciocínio, a reportagem é clara quando fala que a Juíza negou que as decisões de Moraes se apliquem NOS Estados Unidos e que as empresas não precisam cumprir as determinações NOS Estados Unidos (terceiro parágrafo, para facilitar), então é isso, o Moraes não determinou que a Rumple tivesse um representante NOS Estados Unidos, mas NO Brasil, e não determinou medidas NOS Estados Unidos, mas NO Brasil.

    10. Wilson Luiz Antonio

      Acorda, sr Serra Dor. A liminar foi negada porque as decisões de Moraes não afetam a soberania dos eua em seu território. Apenas homenageiam a nossa soberania e nossas leis no nosso território. Ou seja, empresas estrangeiras podem atuar livremente em qualquer lugar, mas devem obediência às leis e determinações judiciais de cada um dos países em que atuarem. Em suma, Xandão está certo, e o perdeu mané continua valendo.

  41. Joao Quadros

    A reportagem se equivoca nos dizeres, o que juíza fez foi afirmar: não precisa pedir liminar, nada foi afetado aqui nos USA. Ou seja,Moraes e o STF brasileiro não procederam conforme a nossa própria lei determina, em casos nos quais o Brasil tem tratados no exterior, logo a liminar eh totalmente desnecessária. Melhor dizendo, o que ele fez no Brasil não vale nada nos states.

    Responda
    1. Joao Quadros

      No Brasil, não há exatamente uma obrigação de se ter um representante local para sites (imagina se tudo que é site da Internet tem isso aqui), logo, ele meio que ultrapassou os limites, mas, como eu disse, isso é interpretativo. Devido a essa "interpretação" o acesso formal ao site e aplicativo pode ficar suspenso no Brasil. O formal, porque o informal ele não impede nem aqui, nem na China. Tudo não passa de uma grande misacene e o povo ficar torcendo por A ou B é meio triste de se ver.

    2. Joao Quadros

      Na verdade Wilson, e sem ofender ninguém porque o mundo jurídico nacional ( e muitas vezes o internacional) é muuuiiiittto confuso, e até quem aprendeu direito se confunde, O que está em jogo nesse ato (que foi apenas marketing) é o que a propria juiza confirmou: o que foi produzido nos USA é intocavel lá. O sr Moraes não entrou com uma carta rogatória para retirar o conteudo solicitado lá, logo, não há nada nos USA que faça o conteudo solicitado de ser retirado.

    3. Wilson Luiz Antonio

      É claro que não vale. Os EUA mandam nos EUA, o Brasil manda aqui. Isso quer dizer que o pedido de liminar em si, é absurdo, pois ninguém está obrigando a empresa a fazer nada lá. O que ela tem que fazer é aqui, nomeando representante legal e seguindo nossas leis, sob pena de não poderem mais atuar aqui. Isso se chama soberania. Ou seja, delicadamente a juíza chamou os advogados de bur ros. E isso vale para vários escrevedores daqui. rsrs

  42. eduardo silva

    Esprit de corps?

    Responda
  43. Geraldo Filho

    Muito bom ler isso, mesmo que aja uma mudança futura, mostra que ainda tem pessoas racionais no mundo.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      que haja...

  44. Tomeh Sapienza

    Essa galera da extrema direita vive em um mundo paralelo. Quando tentam misturar seus achismos com o que acontece no mundo real, só perdem!

    Responda
  45. Djalma de Almeida

    Toma trouxas!

    Responda
  46. Caio Cunha

    O português impossibilita compreender o texto.

    Responda
  47. Luciano Napoleão de Souza

    Que manchete é essa? Que coisa podre! A Foice está descendo ao esgoto para defender estes dita dores!

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Falou o Napoleão de hospício.

  48. Chico Neto

    Perderam, Manés, não amolem, como disse a Juíza, não há determinação do Xandão para empresas no EUA.

    Responda
  49. Ernesto Pichler

    É, ainda há juízes em Berlin e uma juíza nos EUA. E juízes no STF salvando a democracia no Brasil. Nem tudo está perdido.

    Responda
  50. José Araújo

    Xandão tá andando e andando pra estes manés!

    Responda