UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RAULAND BORBA BATISTA

    O transporte de carga é efeito por diesel , mostre um substituto para diesel viável economicamente Não tem, a turma de como pior melhor, não perde a chance de ficar calado. Tem outras maneira de compensar carbono (efeito estufa )

    Responda
  2. Tadêu Santos

    Antes de questionarmos quais impactos (q são muitos, desde recursos naturais e a saúde...) EXISTIU ALGO INCOMENSURÁVEL Q FOI A IDEIA DE USAR OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NA GERAÇÃO DE ENERGIA (máquinas e veiculos e etc), desde o início da Revolução Industrial... Não fosse esta brilhante, mas insustentável invenção, a Humanidade ñ estaria nesta angústia, com o Aquecimento Global ameaçando com as mudanças climáticas q trazem a violência das águas e dos ventos, das estiagens e das queimadas.

    Responda
    1. Tadêu Santos

      Não existe forma nenhuma de extração e exploração dos combustíveis fósseis sem causar impacto nos ecossistemas, sejam no fundo do mar seja na superfície terrestre. Talvez o erro causou toda degradação atual no bioma planetário. Outras fontes sempre existiram, como a luz solar, a eólica dos ventos, os recursos hidricos entre tantos outros. O radicalismo cientifico adotado pode não ter sido o mais adequado, pois o mundo não está se entendendo com guerras, fome, direitos humanos e as trágicas cata

  3. Jorge Alberto Wolpert

    É ridículo esse papo de que vai prejudicar o meio ambiente, com a Tecnologia que a Petrobrás têm para pesquisar e explorar em águas profundas ou não. Se acontecer um acidente, um derrame de óleo nos vizinhos aí não seremos afetados, é isso? Aí teremos as águas sujas pelos outros, e os parabéns por não perfurar e "preservar" nossa foz. Falta lógica nesse raciocínio.

    Responda
  4. noel neves

    Assim como os garimpos ilegais deitam e rolam porque, o Brasil não consegue explorar a riqueza do solo com propriedade, o nosso petróleo é chupando por "canudinhos" por nossos vizinhos. Vamos assumir o que é nosso! Agora!

    Responda
  5. Gildasio Fernandes Dantas

    A exploração nas guianas não afetam a foZ do Amazonas?

    Responda
  6. MAURO WOSNIK

    Já temos a mineradora Taboca em Manaus. Viajei a 40 anos de São Bernardo para Manaus e Roraima. Já tinha esta mineradora até hoje tem podem pesquisar. Garimpos no Rio Madeira. Sempre teve. Carregava madeira Mogno e Cerejeira. Pagava guia para rês florestamento nunca. Plantaram nada. Tempo dos militares

    Responda
  7. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    A exploração de petróleo na Amazônia é um mal projeto de futuro. Não enriquece a população, muito pelo contrário gera incêndios e secas, acentua os desastres climáticos e nos impede de sair da dependência de combustíveis fósseis. Brasil tem tanto potencial para energia renovável mas o presidente ficou no século passado. É um governo sem erudição científica que nos leva para a destruição de recursos naturais, o maior deles o clima. É criminoso fingir que o aquecimento global não existe.

    Responda
  8. Severo Pacelli

    Se o Brasil não apossar da Amazônia e seus campos petrolíferos, EUA o farão. Na literatura deles, Amazônia é terra de ninguém. Ademais outros países já exploram a menos de 60 km da costa. O mundo tem pressa para se acabar e não há nada a se fazer, a não ser viver o agora.

    Responda