UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Candido Borges

    O Celso tem o direito de se alinhar com a mídia ocidental, proferir a "verdade oficial" que a guerra se deve única e exclusivamente à "sede de poder do Putin", ao "expansionismo atávico da Rússia" etc, ignorando todo o processo que levou à invasão da Ucrânia, mas a sua contribuição à "grande verdade", o parágrafo "Putin dá um grande passo no processo de palestinização da Ucrânia...", é demais! É melhor que ele contenha sua "criatividade" para manter alguma credibilidade!

    Responda
  2. José Bernardo

    Excelente, como sempre! É impressionante e lamentável a miopia ou cegueira autoimposta com que tantos na esquerda, e não só jovens universitários mas também analistas experientes, olham para putin. Ao que parece, um antiamericanismo juvenil os leva a comprar por inteiro e sair papagueando a propaganda russa...

    Responda
  3. neli faria

    Errei de profissão na vida!Deveria ter sido cientista política.No segundo mês de Trump na presidência disse que era o mais latino-americano de todos os Presidentes em duzentos e tantos anos de Democracia. Tinha razão! Até golpe quis dar. O ocorrido foi a coroação. Pobre EUA!

    Responda
  4. Fernando Palhares

    Trump sabe de que mato ele tira cipó. É um covarde na sua essência.

    Responda
  5. Valter Luiz Peluque

    Caro Celso! Você foi um dos poucos mais à esquerda que sobraram na Folha. Não pertenço a um group de esquerda radical universitário, mas acho que Zelensky é um pulha que jogou a Ucrania nesse beco Sem saída. Acho que Trump o humilhou propositalmente, visando diversos objetivos. Quem perdeu mesmo e foi humilhado de verdade foi o povo ucraniano. ET . O corretor de texto está uma mer…

    Responda
  6. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Parabéns Celso! Um esquerdista e estou te elogiando, também sou, que não tenho saudade da madrinha. Não é viúva da URSS.

    Responda
  7. José Cardoso

    A Ucrania tem algo da Espanha na epoca da guerra civil. Onde a forca bruta vai acabar prevalecendo sobre a liberdade, depois de muito sangue. E onde a vitoria da direita e' estranhamente complementada pela divisao da esquerda.

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Rapá, mas que "energia masculina", hein? É esse o cheiro de Homi? Eu não cafungo esse tipo de gente, não me agrada essa "energia", mas o aroma é inequívoco: é de estrebaria. Sei não, Cersão, mas isso é coisa de bofe histérico, do tipo que desce da caminhonete e dá um paw na velhinha do carro de trás, porque ela encostou em seu para-choque no semáforo. E que, quem assiste, torce pra velhota tirar um tresoitão do porta-luvas e fazer o DumBão mijar nas calças. No caso do TrAmp, será pelo alzheimer.

    Responda
  9. Anete Araujo Guedes

    Trata-se de lei do mais forte, dos que possuem armas nucleares. O preocupante nessa história é o avanço da extrema direita neofascista no Brasil e no mundo.

    Responda
  10. Marcelo Mesquita

    No que toca os direitistas brasileiros não se preocupe. A Brasil paralelo já produziu material difamando Zelenski. Logo aprenderão a defender o presidente russo. Não é complicado mudar a direção do cardume.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Asssisti ontem o Paulo henqique Araujo. É um bolsonarista roxo, mas antiputin e criticou pesado a atitude de Trump.

  11. Marina Gutierrez

    A " palestinização" mencionada no artigo começou antes da criação do estado artificial na Palstina e desde então, todos os govenos dos States, Democratas ou Republicanos, vem financiando e dando apoio moral ao projeto colonialista.

    Responda
  12. Fábio Nogueira

    O Putin queria a Alemanha Oriental de volta e reerguer o Muro de Berlim, mas os europeus não gostaram da ideia. Mas eu ouvi dizer que o Trump vai devolver o Alaska para seus antigos donos, a Rússia...

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Do jeito que rola um climinha entre eles se Putin pedir com afeto Trump devolve.

    2. Marina Gutierrez

      Onde está escrito isso!

  13. Cesar Costa

    FSP, não é possível meu comentário ir para moderação! O que foi escrito de diferente de todos os outros comentários?

    Responda
    1. Flávio Taylor

      A Folha é como Putin e Trump: lei do mais forte, fascista e autoritária . É nada me tira da cabeça que os mediadores são estagiários de cursos de jornalismo . Aqueles com brinco em todo lugar do corpo, unhas pintadas, corpo coberto de tatuagem e sexo indefinido.

  14. Roberto Odier Masteck Correia

    Vc já ouviu falar em criptocomunista? Pois é um agente infiltrado nas fileiras inimigas que se comporta como se fosse um fiel soldado daquele País. Porém é controlado pela KGB. E É espião e toma posições orientadas por Moscou. Se vc pensa que estou delirando, saiba que o MI6, o Serviço Secreto inglês, durante a Guerra Fria a brigou um meia duzia de espiões russos como Kim Philby, George Blake, Donald McLean e outro, chegando até exercer cargos de direção do MI6. Não será o Trump um criptorusso?

    Responda
    1. marilza abrahão

      Você me fez lembrar do qto tínhamos que prestar atenção para identificar esses criptos, da época da “gloriosa” , nas salas de aula, nas organiza coes do trabalho, nas igrejas! Tal coisa levou muitos às “selas” e aos “túmalos” daquele período! (Sic)

    2. Marina Gutierrez

      O Trump um espião? O sujeito fala uma coisa de manhã e a tarde esqueceu o que falou, alem disso falta inteligência.

  15. Hernandez Piras

    Artigo brilhante, salvo pela defesa de Lula, que foi bastante forçada. Celso de Barros, é preciso escolher entre ser intelectual público e ser militante.

    Responda
    1. marilza abrahão

      Isso é dialeticamente impossível, a não ser para os dissonantes cognitivos, enrijecidos por sua cosmovisão cartesiana.

  16. Galdino Formiga

    Em política o mais fácil é apoiar o mais forte. O mais fraco sempre perde.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      E quem sai tarde, chega atrasado. E o afobado come cru.

  17. neli faria

    O trump é o mais latino-americano de todos os presidentes dos EUA. Ele se acha mais importante do que o próprio país.Caudilho! O outro? Invadiu a Ucrânia. O Zelensky errou! Deveria ter falado em ucraniano e não em inglês. No mais: que Deus acuda do mundo!

    Responda
    1. neli faria

      Marilza :quando o trump e o seu capataz começaram a humilhar Zelensky ele deveria ter respondido em ucraniano.

    2. marilza abrahão

      O abandono da língua pátria é o primeiro sinal da dobra da coluna ao soberano de plantão!

  18. Marina Gutierrez

    Os EUA fomentaram e apoiaram o golpe de dois mil e catorze, que derrubou o presidente ucraniano democraticamente eleito e foi o governo Obama que deu luz verde ao governo golpista, iniciando a guerra que perdura, quando atacando a região de língua russa do Donbass, que defendeu os seus direitos democráticos e reagiu contra o golpe.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Cesar Costa, vc está correto, escrevi o texto pela primeira vez e foi para a moderação, aí resolvi escrever de novo e bingo, foi publicado! E depois tambem publicaram o primeiro texto!!! Que coisa não? Vá entender...

    2. Cesar Costa

      Dna Marina a sra escreveu esse texto que é exatamente igual a outro seu em uma resposta à outro comentário. Como a sra conseguiu isso? Respondi ao seu comentário e meu texto foi enviado para moderação faz algumas horas e pelo padrão da FSP não vão colocar aqui. Que coisa, não?

    3. Cesar Costa

      Será que nao existe nada que podemos jogar na conta do Putin? O antigo presidente da Ucrânia traiu os eleitores quando jogou no lixo sua proposta de ingressar na UE, além de se alinhar ao Putin. Esses foram os motivos. Pare de ver o mundo de um só ângulo. Que antiamericanismo juvenil.

    4. Telma Saraiva

      Isso é uma anomalia que só serve pra alimentar conflitos. O Brasil tem alguma região onde se fala outra língua em que o povo se recusa a falar português? Todos sabem que o Kremlim despejou muitos russos no leste da Ucrânia. Ele é conhecido por fomentar conflitos nas fronteiras por interesses geopolíticos, vide a Georgia.

    5. Hernandez Piras

      O próprio Putin, em discurso efetuado pouco antes da invasão, negou a existência da Ucrânia como nação e afirmou que o país sempre pertencera a Rússia. Seu objetivo declarado no início do conflito era marchar sobre Kiev e impor um novo governo à Ucrânia. Negar isso agora chega a ser ridículo!

    6. Hernandez Piras

      (1) O que ocorreu em 2014 não foi um golpe, mas um levante popular contra o Presidente Yanukovitch, que aceitara o veto russo a adesão da Ucrânia a União Europeia, (2) Foram os russos que logo em seguida atacaram o Dombass, uma região ucraniana e anexaram a Crimeia e (3) A guerra foi retomada há três anos por Putin para depor Zelensky e substituí-lo por um fantoche.

    7. Hernandez Piras

      A propaganda russa sem tirar nem por! Parabéns, Marina, você decorou direitinho!

  19. Vera Maria da Costa Dias

    Vai ver, até os minerais raros são para o Putin. Além do território, claro. Que humilhação para o povo americano. Comeram hambúrguer com batata frita demais, amoleceram os miolos e votaram no Trump, agora aguentem.

    Responda
  20. paulo cesar cruz

    " Trump arruina a credibilidade dos Estados Unidos ". Uma lástima que tenham votado nele esperando outra coisa. Mais cedo teve um outro "profeta" escrevendo que Trump era anarquista e iconoclasta. A fantasia que tanta gente tem com bilionários. No meu tempo ,anarquistas e iconoclastas eram roqueiros que morriam cedo demais de overdose ,hoje são bilionários...sinal dos tempos.

    Responda
  21. César A C Sanchez

    No Brasil, os lulopetistas têm ressentimento com Zelensky por ele ter ignorado o "estadista" que até pouco não sabia da existência da Ucrânia e que mimetiza a cartilha de Celso Amorin. Imaginem se fôssemos invadidos pelos EUA por estarmos nos alinhando à China ou promovendo o BRICs. Aí vem alguém do Tajiquistão, metido a especialista em América Latina, e diz que a "culpa" é do agressor e do agredido e que devemos ceder nossas terras por sermos parte do "quintal" dos estadounidenses.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Bom, de lulopetistas podemos esperar qualquer coisa.

  22. Nelson de Paula

    Trump arruina a credibilidade dos EUA.

    Responda
  23. Alberto Melis Bianconi

    Muito bom. Muitos parecem não perceber que a negociação de Trump é com Putin. Eu te ajudo a eliminar o Zelenski e nós repartimos os despojos da guerra. Você fica com território e eu com os minerais raros.

    Responda
    1. ingrid muller xavier

      Peter... leia e pesquise antes de se pronunciar! Vc sabe o que é erbio? lantânio? certamentte não. Só em litio a ucrania tem a fabulosa reserva de 500 mil toneladas. Como sempre os adoradores do capetão mugem tolices

    2. ingrid muller xavier

      Peter, seria bom que vc lesse, pesquisasse antes de abrir a torneirinha de asneiras. Vc já ouviu ou leu sobre cério, neodímio, érbio, ítrio e lantânio? Certamente não, do contrário não diria sandices.Só de litio a Ucrania tem uma reservaestimada em 500 mil toneladas. Lamento sua pretensão e arrogância de se pronunciar sobre o que desconhece. Aliás como todos da tropa do capetão

    3. Peter Janos Wechsler

      Alberto. Pelo seu raciocínio ferro é raro. Quanto à bobagem vc não fica atrás e ainda ofende. Os minerais que vc mencionou não são raros. Muito pelo contrário. Quanto ao Lula, tem a Gleisi para defendê-lo.

    4. Alberto Melis Bianconi

      Raros, frente a demanda que se espera para eles. Peter, mantenha-se falando mal do Lula, assim você fala menos bobagem.

    5. Peter Janos Wechsler

      Importantes, mas certamente não raros.

  24. Rodrigo Jacobauskas

    Quem não tiver no mínimo umas dez ogivas nucleares pode ficar preocupado o maluco da Lorena do Norte que estava certo.

    Responda
  25. raimundo campos

    Trump e Putin dois gangsters

    Responda
  26. Roberto Freire

    Trump vai tentar a troca da Ucrânia pela Venezuela. A Ucrânia é a Polônia de 1939. E a polarização tentará destruir o sonho da União Europeia.

    Responda
  27. Rafael Gallina Delatorre

    Trump queria se livrar dos gastos na Ucrânia, e a entregou a Putin. Que não vai parar aí, ja que viu que Trump não vai fazer nada. E acha que isso vai evitar a 3a guerra mundial. Acho mesmo que ele quer uma guerra na Europa, pra depois reconstruir e criar a Trump Europe.

    Responda
  28. Paulo Raimundo

    Entregando a Europa de bandeja...

    Responda
  29. Elcio Simielli

    Apesar do show de horrores que foi o encontro, uma coisa percebi. A guerra vai acabar sem o apoio dos USA. O que será da Ucrania, não sabemos. E o Zelenski deve abrir mão do comando. Em prol do fim das mortes.

    Responda
  30. Marcelo Pires Santana

    Ler sua escrita vale a assinatura deste jornal. Obrigado.

    Responda
  31. jose camargo

    Um sociólogo italiano dizia que todo mundo tem direito aos seus 5 min diários de imbecilidade. No entanto, segundo ele, nesses momentos os sábios se calam. E Evelyn Beatrice Hall, confirmando Voltaire, arrematava: "Posso não concordar com nenhuma das palavras ditas por vc,mas defenderei até a morte o direito de dizê-las." E parodiando George Washington,concluo: Sem liberdade de expressão, abre-se a trilha por onde seremos levados,mudos e resignados,para o abate.

    Responda
  32. Homero Feijó

    O artigo é bom, o título não faz sentido...

    Responda
  33. André Mendes

    Celso, do jeito que está a situação, é melhor o Zelensky se render pro Putin direto. Pelo menos nesse caso só um país vai pilhar a Ucrânia.

    Responda
  34. Peter Janos Wechsler

    Antes da crise ucraniana Lula nem sabia que existe um lugar chamado Ucrânia. Virou especialista e palpiteiro-mor no assunto. Trump está no mesmo nível, mas é perigoso. Dois incultos monoglotas. Zelinsky fez muito bem em não assinar nada.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Anete. Lula ficou 20 anos no sindicato coçando sem se instruir. É um monoglotas inculto e ignorante. Bolsonaro sendo pior ainda, não o torna melhor. Dois desqualificados em geopolítica internacional.

    2. Anete Araujo Guedes

      Será mesmo? Será que você não está confundindo o presidente com o inelegível? Talvez seja a dose elevada de cloroquina.

    3. Peter Janos Wechsler

      Zelenski conhece melhor a história e a geopolítica da sua região do que o curioso Lula.

    4. Amaral Neto

      A essa altura o Zelenski deve estar arrependido por não ter ouvido Lula.

    5. Peter Janos Wechsler

      Edson. Procure ser mais original. Comentário repetitivo.

    6. Peter Janos Wechsler

      Homero. Começou com "quando um não quer dois não brigam" Continuou com a Ucrânia cedendo territórios. Concordo que o assunto não lhe diz respeito, mas ele é teimoso.

    7. Edson Badra

      O palpiteiro foi quem propôs a melhor saida. Rezador de pneu

    8. Homero Feijó

      O que tem o Lula a ver com isso?!

  35. André Silva de Oliveira

    Lula já havia se rendido antes de Trump. No caso, neutralidade significa apoiar uma autocracia que invadiu uma democracia - e Lula, assim como Trump, escolheu Putin, o autocrata invasor e criminoso de guerra.

    Responda
    1. Edson Badra

      Lul propôs a melhor alternativa seu alienado

    2. Homero Feijó

      O que tem o Lula a ver com isso?

  36. Antonio Eustaquio

    O plano de Lula e xi era melhor...

    Responda
  37. José Ricardo Braga

    Dizer que 'Trump se rende a Putin' é descrever a realidade de forma estranha - Os dois obtiveram vitória no caso. Quem 'teve' que se Render foi Zelensky. Ao desviar o assunto para este campeonato moral, Celso não trabalha o dado mais interessante na história - Trump e Lula concordam no desfecho para a guerra da Ucrânia, nisso não há polarização. Teria um caldo bom para se trabalhar aí, falar sobre, se Celso não estivesse comprometido com as anti-energia-masculina...

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Verdade que Trump não se rendeu a ninguém, mas os EUA que antes apoiavam Zelenski, sim. Agora, precisa viver no mundo da carochinha para não entender que a Ucrânia não sairia da guerra sem perder território, com o apoio americano ou não. O colunista também erra aqui. Mas a obsessão com Lula é uma piada, não basta ser gado precisa também usar viseiras.

    2. Jurema Nordeste

      ???????...

  38. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    A humilhação de Zelensky foi a coisa mais horrível que eu já vi depois da decondenação de Lula e perdão de multas dos fanfarrões amigos. A terceira foi a cadeirada do Datena. As tosquices de Bolsonaro também são detestáveis. A política ocidental está um circo dos horrores. Europa e Japão ainda tem algum decoro, mas Américas estão de mal a pior.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Lula comprou várias mansões com dinheiro vivo. Praticou anos a fio crimes de peculato ou rachadinhas. Abriu uma loja de chocolates. Surrupiou e tentou vender joias valiosas. Falsificou cartões de vacina. Efetuo um rombo no orçamento público, na vã tentativa de se reeleger. Tentou instalar o caos no país e dar um golpe de estado. Etc.

    2. Edson Badra

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  39. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Muito bom o texto, como sempre, uns e outros dão suas opiniões dentro do pequeno mundo de maturidade

    Responda
  40. Cesar Costa

    A maioria da esquerda mundial apoiou Putin na invasão da Ucrânia pois a Europa e USA estavam do outro lado. Antiamericanismo juvenil. Como ficam agora que os USA apoiam Putin? Vão ficar ao lado da Ucrânia? Vejam como é contradito esse pensamento!

    Responda
  41. Lucio Flavio Pereira

    Fiquei consternado com decisão de constranger a vítima de Putin em rede mundial. Erro inaceitável diante da gravidade do assunto tratado com ligeireza. Amadorismo, truculência e arrogância dos covardes Trump e Vance. O Brasil, também poderá ser tratado assim; como lixo. Não babe ovos para Tio Sam.

    Responda
  42. Evandro Loes

    Eu não vejo essa questão pelo lado ideológico. Vejo pela legalidade, moralidade e liberdade da Ucrânia sobre o seu território. Mais que invadir a Ucrânia, Putin rasgou os acordos firmados no fim da URSS. Ucrânia livre e a palavra de ordem. Dentro da Ucrânia tem esquerda e direita, mas isso não tem nada a ver com a guerra.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Perfeito! Putin está se colocando contra a história da qual se mostra um saudosista, sobretudo quanto ao espírito imperialista da URSS. A consequência de Trump se colocar a seu lado, caminha para atrair a Europa unida a favor da Ucrânia contra os EUA, incluindo o Reino Unido seu aliado histórico, até ontem incondicional. Vivemos para ver isso e haveremos de viver para ver nosso país livre politicamente de Lula e Bolsonaro. Namastê!

  43. Nelson Vidal Gomes

    O erro de Lula não foi só o de admitir perdas territoriais da Ucrânia, como se isso já não fosse se colocar a favor de Putin, como corrupção para Dilma era "malfeito". Foi o de ter a presunção de se colocar como um líder mundial e Estadista sob a máscara da neutralidade, revelando ao mundo e ao Brasil, não ser nem uma coisa nem outra. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  44. PAULO DIAS

    Jair Bolsonaro. traidor da pátria ! Só mesmo na boca de um blogueiro ativista esquerdista

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Daltônico.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Bozo é um traidor de tudo. Tal qual lula.

    3. Wilson Luiz Antonio

      Mas é exatamente o que o Bozo é, pois, além de lustrar com a língua as botas do Tocha, ele está prometendo tirar o Brasil dos BRICs, romper relações com a China e ceder território para base militar americana em Foz do Iguaçu, caso volte ao poder. Já prometeu ao Al Gore entregar a Amazônia, também. E seu filho viaja para lá com nosso dinheiro para se unir a outros golpistas e pedir sanções econômicas dos EUA ao Brasil. Enfim, traidor da pátria é pouco para esse Nosferatu.

    4. Pedro Guerra

      Não só é traidor da pátria, como é o cachorrinho do Trump. Dá a patinha, Jair.

    5. Fernando Fleury cecchi

      O Bolsonarento é seus cúmplices são lesa patria,o filho que é banana vive viajando com nosso dinheiro para pedir sancoes contra o Brasil,já deveriam ter sido presos a muito tempo

  45. Rubens Ventura

    A Ucrânia confiou nos EUA, Inglaterra e Rússia quando entregou suas bombas atômicas, Trump traiu o compromisso americano e entrega de bandeja a Ucrânia à Russia/Putin, desmoronou a confiabilidade nos EUA

    Responda
    1. Maurício Cresóstomo

      Foi o maior erro daquele povo!!!

  46. paulo cesar cruz

    Antigamente, pensando bem nem tão antigamente assim, as mulheres vítimas de violência se xual não prestavam queixa em delegacias, pois sabiam da postura dos homens encarregados de fazer o registro. Era comum a inversão de papéis , será que você nâo o provocou ? É exatamente isso que acontece com a Ucrânia,um país invadido,pilhado e destruído sendo culpado por sua própria desgraça. Estranha energia masculina.

    Responda
  47. Luciano Ferreira Gabriel

    Péssima análise, autor! Assim como Chambers, Burnham e Buchanan, Trump aprecia a iconoclastia e a ruptura, detesta as elites liberais (principalmente as identitárias) e os especialistas (sic) em política externa. É um negociador (gambler). Ele se alinha com Putin, Xi, Modi e Erdogan, os quais compartilham uma apreciação dos limites da política externa. Portanto, são nacionalistas populistas autoritários, antiglobalistas. Não tem nada a ver com rendição, energia masculina ou outros baboseiras.

    Responda
    1. bernardo Phillips

      Vc efetivamente leu a coluna ou se limitou à manchete?

    2. César A C Sanchez

      Parece que você está atribuindo a Trump muito conhecimento de Ciência Política, Filosofia, Relações Internacionais. Trump é um autocrata, assim como Putin e Xi.

    3. paulo cesar cruz

      Misturar Rivotril com caipirinha dá nisso.

  48. Marcos Prado Masliaev

    O texto tem algum valor, mas está longe ainda de falar sobre o que são os EUA realmente, sob qualquer presidente, republicano ou democrata.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Os EUA fomentaram e apoiaram o golpe de dois mil e catorze, que derrubou o presidente ucraniano democraticamente eleito e foi o governo Obama que deu luz verde ao governo golpista, iniciando a guerra que perdura até hoje, quando atacando a região de língua russa do Donbass, que defendeu os seus direitos democráticos e reagiu contra o golpe.

    2. Marina Gutierrez

      Marcos Prado Masliaev, concordo,os EUA fomentaram e apoiaram o golpe de 2014 que derrubou o presidente ucraniano democraticamente eleito eo Obma que deu luz verde ao governo golpista, iniciando a guerra que perdura até hoje, quando atacando a região de língua russa do Donbass, que defendeu os seus direitos democráticos e rejeitou o golpe.

    3. Marcos Prado Masliaev

      Como o César gosta dos EUA, eu, se fosse ele, caso ele já não more lá, me mudaria pra lá. Pra que viver num país “subúrbio” do mundo como o Brasil? Infelizmente aquele país é um grande problema para o planeta. Mas, que assim seja!

    4. César A C Sanchez

      O que são os EUA na cabeça de gente com complexo anti estadounidense? Esse quadro indica que seja qual for o tema, tem que ser contra qualquer coisa que tenha a ver com endossar o lado do país da América do Norte.

  49. Ricardo Botto

    Aliado confiável? Pergunte aos vietnamitas do sul, aos afegãos e em breve aos cursos do norte da Síria. Ah sim, aos ucranianos.

    Responda
  50. Wil Leon

    Esse pessoal da sociologia viaja. Tudo na politica e geopolitica é pela capacidade economica e militar. Trump parece ser mais transparente que os outros que fazem acordo no escurinho do cinema. Lule e seu foro de SP. Visitas a portas fechadas.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Toda tentativa de defesa de alguém por meio de demérito a terceiros nasce viciada por paixão e/ou estupidez. Não que lula e foro de SP sejam corretos. Mas usar isso como argumento comparativo a transparência de trump, um sujeito absolutamente opaco e insidioso, contradiz, de antemão, o propósito. Se não lhe é possível ser coerente, tente ao menos ser mais esperto, caro leitor/comentarista.

    2. Fernando Fleury cecchi

      Lá vem o leão zinho defender o indefensável,

    3. JOSE ANGELO OHNO

      Nao se iluda, Fernando. Infelizmente, estupidez e fanatismo extremos nao têm cura, sendo que a primeira parte ja tinha sido constatada por Einstein no século retrasado.

    4. Claudio Carvalho

      Oh, Leon-zinho... já tirou a bandeira da Ucrânia da lapela? Se você estiver próximo dos 30 anos, ainda pode ter alguma chance. Se já dobrou o cabo da boa esperança, meu caro, aí é sem esperança. Sinal de que já nasceu póstumo...

    5. José Fernando Marques

      Seu comentário é de quem não assistiu ao vídeo do encontro. Se assistiu, então o problema deve ser de cognição. Tem cura, desde que se esforce bastante.