UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

O erro do jornal Washington Post

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Robson J Oliveira

    Creio que um bom boicote a amzon poderia ajudar, afinal o dinheiro é que vale

    Responda
  2. JOSE FRANCISCO DE PAULA SALLES

    O jornalismo tradicional (jornais/revistas como o Post, Folha, Estadão, etc.) divulga dois tipos de assunto: 1-fatos (e sua interpretação) e 2-opiniões (comentaristas, editoriais). Todos esses veículos tem sua linha de pensamento. Mas tem que cuidar para que isso não influa na divulgação dos fatos (e sua interpretação), e que veiculem, mesmo que moderadamente, opiniões contrárias.

    Responda
  3. Luis Ferreira

    E quando essa onda acabar? Sairá o Bezzos e seu jornal do cercadinho fanático trumpista?

    Responda
  4. Nasemar Hipólito

    É isso! Parabéns ao editorial da Folha!

    Responda
  5. Marcelo Ribeiro

    É o sujo falando do mal lavado. Folha fez o mesmo alinhamento ideológico quando demitiu Jânio de Freitas e o substituiu pela viuva da lava-jato Dora Kramer.

    Responda
    1. Guilherme Menezes

      É exatamente isso. A Folha publica dez colunas e colunistas conservadores, de direita, para cada um que fuja dessa lógica. Depois, faz pose de plural. No espaço reservado às notícias, é uma avalanche de pautas escolhidas a dedo para favorecer a visão de mundo neoliberal. Depois se diz aberta a diferentes opiniões. Ora, é muioto diferente do Washington Post do Bezos?

  6. Robson J Oliveira

    Caminhmos rapidamente para 1984. onde a liberdade de expressao e ditada por poderosos que compram jornais ou governos autocratas

    Responda
  7. Joao Cantarelli

    Opiniões alinhadas com liberdades individuais e liberdades econômicas estão de bom tamanho. Bezos deve ter avaliado que o seu público se satisfaz com esse tipo de opinião e não quer perder tempo e as vezes a sanidade com ideias fora daquele escopo. Quem é contra liberdades individuais pode procurar um equivalente americano ao cubano Granma ou ao russo Prava, por exemplo.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Não entendeu que as liberdades individuais têm de ser alinhadas com a extrema direita no atual governo? Só podem opinar os que não vão irritar o alaranjado tres lou ca do? Bezos esteve na posse de Trump junto com outros bilionários alinhadíssimos ao discurso gro tes co do incumbente atual, que só beneficiará eles mesmos e a classe média alta. O grupo dos bi não quer ninguém contrariando suas opiniões que só pre ju dicam a população como as do pr sem no ção. O povo será muito prejudicado.

    2. Joao Cantarelli

      * ou ao russo Pravda, por exemplo.

  8. Karina Kanazawa Rienzo

    Só quem viveu em Marte nos últimos tempos poderia ficar indignado com a posição do empresário e dublê de publisher. Jornais servem, na maioria das vezes, para defender a opinião dos seus donos, geralmente pouco afeitos à democracia ou à pluralidade de opiniões.

    Responda
  9. Humberto Cal

    Qual jornal ?a folha de saopaulo

    Responda
  10. Ettore Fellini

    Sim Folha de |SP Leiam em voz alta este artigo e vejam que ele fala de vocês também A Folha que já foi mais plural está estreitando cada vez mais .Com a descuilpa da pluraridade trocou vários colunistas por outros mais afeitos ao estabilishment . Pluralidade á direita ? ? É isto o que acontece na FSP

    Responda
  11. Frederico de Souza Cruz

    A manchete está equivocada. Não é um erro do jornal Washington Post é o fim do jornal e da pretensa democracia que dizia defender. Começam dizendo que é a questao liberdade de opinião, para a seguir negar esta liberdade para os outros. E isto não é polarização é imposição.

    Responda
  12. Frederico de Souza Cruz

    Bezos entrou definitivamente na missão de construção de uma narrativa, neoliberal e na defesa da lei do mais forte. Ele pega uma concessão pública e afirma que vai propagar apenas uma visão de mundo. Impressionante é se falara sobre isto como se fosse apenas mais uma notícia, a divulgação de uma opinião bizarra , e autoritária, de um oligarca moderno, que até ontem criticava Russia e China exatamente por isto. Trump, Musk Bezos, apenas reafirmam que fazem o querem simplesmente porque podem.

    Responda
    1. Ivan Linares -- Recife - PE

      Concordo contigo, mas só uma correção: embora rádio e tevê sejam concessões públicas, jornal impresso não é —muito embora costumem receber descontos dos governos em tarifas de importação para adquirir equipamentos e insumos (papel, tinta...) para a impressão.

  13. Josue Oliveira

    E sobre o genocidio paIestlnos? E sobre o roubo de terras na Cisjordânia? Continuam os crimes, explodindo casas, desalojando moradores que não têm para onde ir. E nada se mostra nas mídias brasileiras. Falar mal do jornal americano é fácil, quero ver praticar.

    Responda
  14. Valter Luiz Peluque

    Para dificular comentarios, o teclado atrapalha o texto misturando idiomas e alterando todas as palavras escritas em português para o Inglês , francês , etc . A que ponto chegamos.

    Responda
    1. Ivan Linares -- Recife - PE

      Se estiver escrevendo de um telefone, talvez ajude desligar a autossugestão e a autocorreção do teclado de toque?

  15. Valter Luiz Peluque

    É o que tem acontecido com a Imprensa brasileira. Vejam a Globo, maior midia do país. Só comentários identificados aos interesses da emissora. A Folha de São Paulo dispensou colunistas de esquerda na area politica e economica.

    Responda
  16. José Davi

    O Post virou um veículo de propaganda então? Essa Folha se diz um veículo liberal, mas a maioria dos jornalistas ou articulistas tem um viés que passa longe do liberalismo clássico, Pondé e Mariliz Jorge com uma fixação no bibi e suas atrocidades, VTF e Lygia Maria com um antiesquerdismo tolo, a bizarra que precisa anunciar que é evangélica, que não faz a menor diferença.

    Responda
  17. Marco Antonio Carvalho

    folha criticando postura de jornal americano? - QUEM LÊ OS EDITORIAIS DA FOLHA - JÁ DEDUZIU: O FURADO FALANDO DO RASGADO

    Responda
  18. jose carlos toledo junior

    Como se a fsp publicasse editoriais que não fossem panfletos do neoliberalismo tosco e fracassado em teoria, prática e história econômica. Aquela ordem que produziu estagnação concentradora de renda e riqueza, salpicada de crises periódicas, que corroeu a esperança e a confiança do povo em politica, e abriu as portas para a extrema direita -inghororanrhi- e violenta. Tenha dó.

    Responda
    1. Josue Oliveira

      E que empobreceu o povo brasileiro.

  19. Jorge Alberto Wolpert

    Já não compro mais nada na Amazon, há concorrentes melhores, e com visão apenas em atender bem. Seleção natural.

    Responda
    1. Robson J Oliveira

      perfeito

  20. Antonio Carlos Farias

    Desde os tempos de universidade que sou alinhado com as teses progressistas. Mas ultimamente, já tive saudade de Maluf, de ACM, e agora descubro que a Globo está ainda estagiando em manipulação das massas. Cruz credo!!!

    Responda
    1. Marco Antonio Carvalho

      meu deus, saudedes de maluf e acm ?????? - baluartes do autoritarismo e apoiadores do golpe de 64 ´onde é que esses foram progressistas ?

  21. Jose Mauricio Medici

    Já sei onde não comprar mais, Amazon e já estou cancelando minha assinatura na Prime vídeo. Essa é a linguagem que eles entendem. A maioria dos liberais são assim, livre expressão desde que seja igual a minha.

    Responda
    1. José Cardoso

      Tem o mercado livre. A concorrência é ampla

  22. THADEU DE ALMEIDA CASCELLI

    Igual a turma do bozo. Vendem até a mãe!

    Responda
  23. Fernando Palhares

    Curioso. Pois o exercício do contraditório é difícil de ver na FSP. Pelo menos Bezus não é mentiroso.

    Responda
  24. Nelson Oliveira

    É a p(l)utocracia.

    Responda
  25. José Cardoso

    Tambem acho uma furada do Bezos. Jornal diario nao e' publicacao cientifica, onde so' uma linha devidamente aceita pela comunidade e' admitida. Deve haver espaco para pseudo-ciencias como astrologia, keynesianismo, psicanalise e marxismo.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Não existe aquela máxima? É melhor ficar calado e deixar todos pensando que somos -esthupiduals- do que falar e dar a certeza? Vale o mesmo para escrever. Olha o naipe desse pobre coitado.

    2. Regina Tavares

      Complementando, sequer seriam pseudociências, pesquise sobre o assunto, gica a dica.

    3. Regina Tavares

      Eita, astrologia é ciência? Keynesianismo é ciência? Marxismo é ciência? No mais, não tem ideia de como funciona uma publicação científica, é lamentável...

  26. Carlos Eduardo Cunha

    Muito bom editorial. Um bom jornal deve ouvir todos os lados ainda mais numa sociedade bem dividida e mais de oposição a quem está no governo, querendo mudar as coisas no país.

    Responda
  27. ILSON ALVES RAMOS

    Qual novidade? Aqui o império da mídia prática a " opinião única" há mais de 150 anos.

    Responda
  28. Raymundo de Lima Lima

    Passamos por totalitarismo nazista, totalitarismo stalinista, agora temo totalitarismo d Oligarcas: Musk com X, Bezzos com Washington Post. Trump proibe jornalistas independentes ou não-engajado na sua politica-extremista incivilizada. Não é ditadura d capital, mas quase. É democradura, dizia aquele humorista. Ou democracia-narcisista.

    Responda
  29. RICARDO HELLMUTH SCHRAPPE

    Problema daqueles que, a exemplo dos que leem apenas a Gazeta do Povo, refugiam suas fragilidades intelectuais nos conteúdos da fonte que lhes é mais confortável.

    Responda
  30. jose camargo

    A FSP promove a pluralidade de ideias em sua página de opinião? Eu tenho visto algumas opiniões divergentes, mas na proporção de 3/10,ou seja: em cada 10 artigos,apenas 3 divergem e ainda de maneira sutil,amendrontada,repleta de mas, porém e todavia. Mas eu concordo que a pluralidade de ideias é a razão de ser do jornalismo, porém com paridade de armas.

    Responda
  31. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Barnabé a sua direita não mente?

    Responda
  32. José Augusto Bernabé

    Ora, o que o Bezos está fazendo é extirpar todo jornalista aparelhado politicamente, qualquer Jornal inteligente estaria fazendo o mesmo, o mundo mudou sim, o futuro é o agora e não há mais espaço para as mentiras das Esquerdas.

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      Delírios de um adorador do genoc

  33. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    O velho Washington Rodrigues, explicava: "Se o dono da rádio disser que não posso falar abacate eu só tenho duas alternativas: ou saio da rádio ou não falo abacate." Jornal é voz do dono, (inclusive esta Folha) e estamos conversados.

    Responda
    1. Pedro Luís de Godoy Machado

      Só que a voz do dono pode ser sectária ou pode acolher a diversidade. Eu entendo que, hoje no Brasil, dos grandes jornais a Folha é quem tem a maior diversidade de colunistas. É por isso que assino esse jornal e faço questão de ler inclusive aqueles colunistas que pensam diferente de mim.

  34. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Este jornal tem jornalistas com estudo consistente, mas sugiro que façam um treinamento e com todo respeito, promovem seminários e estudos entre os censores e para quem faz tais regras. Por exemplo, sobre as bich techs, sugiro basicamente ler: os livros de Naomi Klein (Não basta dizer não, Sem logo, A teoria do choque, Doppelganger) e também o livro de Evgeny Morozov. Big Tech.

    Responda
  35. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Quero fazer uma crítica ao moderador desse debate: além de concorda com o editorial sobre o Washington Post, fiz uma análise que tal posição de Jeff Bezons, neste instante, talvez até sem ele mesmo perceber, tem relaçao com ele ser tb proprietária de uma Big Tech. Tais empresas, neste intante, ao permitirem fake news, subscrevem um pensamento único autoritário. Todo pensamento único, seja da dita esquerda ou da direita, precisa ser criticado. Qual é o problema desse censor?

    Responda
  36. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    (1) Sim, concordo: à medida que defende só uma visão (seja ela só de extremo liberalismo ou só de esquerda etc.), agora, o "Post" opta pelo pensamento único. (2) Bezos e outros proprietários das Big Techs tb são antidemocráticos aqui: nenhuma democracia de verdade concordará que essas empresas permitam divulgar Fake News. (3) afora isso, tais big techs desrespeitando à constituição de estados soberanos, subscrevem atualmente uma tendência autoritária mundial. Lamentável!.

    Responda
  37. José Eduardo de Oliveira

    a amazon financia o nazi-fascismo?

    Responda
  38. José Eduardo de Oliveira

    a amazon financia o fasicismo?

    Responda
  39. José Eduardo de Oliveira

    sombras cobrem não sós EUA, mas imprensa. não será o fim da História, será o fim da democracia americana. joseph goebbels vive. heil, trump!

    Responda
  40. Sergio Saraiva

    O banqueiro bilionário dono do PagSeguro e da Folha de São Paulo, crítica o bilionário dono da Amazon e do Washington Post, por fazer em seu jornal mesmo que faz no dele? Bezos não lê a Folha, por certo; caso lesse, estaria agora a gargalhadas. Quanto ao bilionário brasileiro dono deste jornal, tudo que podemos dizer dele é que a hipocrisia é uma homenagem que o vício presta à virtude.

    Responda
    1. Guilherme Menezes

      Caramba, li muitos comentários com sentido semelhante a este, mas nenhum foi tão na jugular! Perfeito. Irretocável!

  41. ADONAY ANTHONY EVANS

    O maior valor considerado da Constituição Americana é sua Segunda Emenda que garante a Liberdade de Expressão, motivo do ataque da Rumble a Moraes. Qual liberdade de expressão, a da Publisher do Posto que enfrentou a ira de Nixon em Watergate, ou a liberdade de expressão de Randolph Hearst que chantageou, fomentou guerras de anexação e poluiu a Sociedade Americana, como retrata Cidadão Kane? O interesse de banqueiros, especuladores e políticos em dominar jornais, não são os valores da Democracia

    Responda
    1. Sergio Saraiva

      A primeira emenda da constituição americana é a que trata da liberdade de expressão, a segunda emenda é a que dá aos cidadãos o direito de portar armas de fogo. Ambas são de 1791. Considerando que a abolição da escravidão nos EEUU é de 1865; fica claro que ambas, desde sua origem, tratavam de direitos das pessoas brancas americanas. E ainda hoje é assim; caso você não acredite, saia por qualquer rua de lá com um revólver na cintura e acenando uma bandeira da Palestina, verá o que lhe acontece.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Trump com as Bigtechs, na linha de frente em sua posse, as elegeu como os novos Marines, na Política do Porrete de Theodorus Roosevelt. Mais baratos e lucrativos, já dominam mais de 60% da verba publicitária do Mundo, ágeis à velocidade da luz, invadindo praias, corações e mentes, simultaneamente, em mais de 190 países em milésimos de segundos. Daí o desvio cínico da Segunda Emenda na proibição ao Tik Tok. Nada mais a dizer.

  42. Antonio Silva

    Somente mais uma nova versão piorada de O Fim da História, aguarde os próximos capítulos

    Responda
  43. Luiz Eduardo Cantarelli

    Está repondo na história a aristocracia" : Deus me livre", com muitíssimo poder político e financeiro. É o gozo da direita. Ainda bem que essa fazer também será passageira, isso é, se a democracia perdurar.

    Responda
  44. Eduarda Mendes

    Postura do WP é mais transparente e realista. A hipocrisia da promoção do multipluralismo de opiniões por parte do neoliberalismo enviesado na redação das matérias da FSP me incomoda muito mais .

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      Nunca li um comentário mais insano Essa extre mis tá representa o q.a de pior na sociedade gente ru im

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Quem lê Gaseta do Povo de Curitiba e eu sou leitor diário, sabe que encontra pensamento bolsonarista. Tiveram um minibarata voa por causa do diálogo Trump x Zelenski, mas logo a paz volta.

    3. Fernando Fleury cecchi

      Nunca li um comentário mais insano Essa extre mis tá representa o q.a de pior na sociedade gente ru im

  45. Hermogenes Moussallem

    Espero que a folha não siga o mesmo caminho. Faz um tempo que está clara sua guinada a direita. Gasta-se energia excessiva para minar o atual governo sem se dar conta que assim impulsiona a cavernosa direita que está a espreita. Não existe moderação atualmente. Atacar a situação é fazer o jogo da família Bolsonaro. Preocupante o tom do jornal...

    Responda
  46. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Há muitos anos atrás, li que uma notícia boa contamos em média para uma pessoa e uma notícia ruim para sete pessoas. A Folha leva isso a sério e todas as suas notícias, começando (irritantemente) pelo título, carregam o viés de notícia ruim. É seu modelo de negócio, mas acho que fora isso, é plural. Tem todas as opiniões.

    Responda
  47. Carlos Oliveira

    "Os veículos que, como esta Folha, encampam o ideário liberal nos costumes e na economia adotam, como decorrência lógica disso, a promoção do pluralismo em suas páginas de opinião." É SÉRIO ESSE BILHETE??

    Responda
  48. Roberto Gomes Pereira

    Esse jornal faz o que a FSP sempre fez. O mérito daquele é ter admitido.

    Responda
  49. Carlos Oliveira

    E da Folha também! (Faltou esse adendo na chamada da matéria).

    Responda
  50. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    É muito simples: quem paga mais?

    Responda