UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Júnior Sá de Oliveira

    Vejo aqui nos comentários o nível de ignorância dos pseudosentendedores de política internacional que temos em nosso país, em achar que está ofensiva russa na Ucrânia não foi provocada. Desde o Acordo de Helsinki firmado entre EUA e URSS em 1975, o objetivo de Gorbachev, foi de promover uma arquitetura de segurança n9 reconhecimento mútuo de que a segurança na Europa não poderia ser dividida. A Rússia se propôs a entrar na Otan, mas o Ocidente não a quis. Será por quê?

    Responda
  2. José Eduardo de Oliveira

    esse novo Hi-tler conseguirá, a terceira gu-erra mundial já está batendo nas nossas portas. pelo menos ele mostrou a verdadeira face dos bonzinhos norte-americanos. morituri te salutant.

    Responda
  3. Cláudio Grande Júnior

    A União Europeia precisa se armar e ampliar seu arsenal nuclear para conseguir lidar com a Rússia sem ajuda dos EUA. Neste cenário o Brasil também precisa ter a bomba atômica!

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      É Cláudio, precisamos melhorar com urgência tudo aqui pra enfrentar uma situação semelhante a da Ucrânia, desde a qualidade da mão d obra às indústria e economia

  4. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Está mais do que na hora da União Europeia cuidar do próprio pedaço. Já não haviam pensado que o Biden não seria mais o interlocutor? Ficaram esperando o que? Gostaria de saber se a Rússia gostaria de ter os Estados Unidos como vizinho explorador dos minerais raros da Ucrânia. O saque ao território é garantia para qual apoio dos ditadores? A União Europeia que use das suas próprias pernas. Não é assim a recomendação aos demais países? Movam-se com a experiência diplomática que dispõem.

    Responda
  5. Giseli Salzani

    Depois do "mico" Trump sumiu?!

    Responda
  6. Celson Luiz

    Trump tá fechado com Putin, porque depois Putin vai dar pra família do Trump simplesmente Bilhões de dólares em ativos na Rússia.

    Responda
  7. Hugo Sotero

    “Frente de apoio” sem bilhões e armamento é só migué… só alimenta Instagram e essa mídia suja ..

    Responda
  8. Henrique Marinho

    Os europeus porteiros de museu estão mais perdidos que os wokes americanos. O mundo mudou e não avisaram a eles.

    Responda
  9. João Batista de Junior

    Não existe garantia, infelizmente.

    Responda
  10. Marco Medeiros

    Conta de mentiroso esta. Olhem a conversão de dólares pra reais na matéria.

    Responda
  11. Rodrigo Negrão

    Todos sabem que Puttin é aliado de Trummp desde 2016, inclusive o ajudando a se eleger com o esforço da inteligênncia russsa...

    Responda
  12. Márcio Marques Alves

    Quem aí, está preocupado com o meio ambiente, só com o desmatamento da Amazônia, enquanto financia guerras que podem acabar num conflito atômico de proporções globais? Os globalistas e suas hipocrisias! Querem "salvar" o planeta, travando o desenvolvimento de países como o Brasil, mas financia guerra na Ucrânia. É por isso que temos de expulsar esses ambientalistas do Ibama que nos impede o desenvolvimento em nome de pautas globalistas.

    Responda
    1. Márcio Marques Alves

      Ao quê você se refere, meu caro?!

    2. Reuben Asuo

      É de suma importância expulsá-lo de sua casa.

  13. MARCIO OLIVEIRA

    A UE precisa entender logo que precisa ser dona e responsável por seu próprio destino, não há alternativa viável que não seja pelas sua próprias armas, decisões e esforços. A Ucrânia é grande demais pra ser largada as hienas e prosseguir fora da UE.

    Responda
  14. Jose Renato Monteiro

    Trump está fazendo o que é melhor para os USA. O tempo do primo rico e bobão, acabou. Como americano, que me tornei, estou surpreso, porem agradecido. Finalmente um presidente que vai governar para nós.

    Responda
    1. vinicius VM

      E$ có r i@, i gn or@ nte !

    2. Reuben Asuo

      Para um norte-americano de ascendência anglo-saxã, você nunca será nada além de um simples latino, portanto, inferior.

    3. Thiago Henrique Santos

      "Como americano, que me tornei" Monteiro, JOSÉ (2025) rs

    4. Jose Renato Monteiro

      Vivo aqui ha 30 anos. Tenho 78 anos. Não tenho politico de estimação. Resolvo votar no melhor para mim. Assim como a maioria que elegeu o Trump. Esse pais é o mais rico e bem sucedido do mundo porque a democracia é pessoal, não obrigatória e de resultados. Tento votar sempre no menos pior, pela minha ótica. Respeito sua opinião.

    5. Joaquim Rocha

      Trump é populista. Sua hipocrisia não é percebida por seus cegos admiradores. Ele defende apenas os tubarões. Não a maioria da população dos EEUU.

  15. Humberto Giovine

    Que bom que agora a União Europeia queira a paz, e não a continuação da guerra, como antes. Por mais paradoxal que seja, Trump está cumprindo sua promessa de campanha: acabarei com a guerra Rússia-Ucrânia em pouco tempo.

    Responda
    1. Sérgio Pombo

      Mister, favor explicar como vê o conflito sendo solucionado? Aparentemente, o que ocorre é um forte encorajar do agressor russo e provável aprofundamento do conflito com possibilidade global mais eminente.

    2. Chico Neto

      Ele não disse em pouco tempo, ele disse em 24 horas.

  16. jose ferreira

    Enquanto isto , qualquer um que quiser invadir e tomar nossas terras o fará sem nenhum esforço . As nossas forças armadas estão sucateadas e ainda são odiadas pela esquerda. Estamos ferrados !

    Responda
    1. Bruno Miguel Avelar

      Quem fala uma asneira dessas não sabe o que o terror da guerra causa a qualquer um. Guerra não é um filme e se for travada dentro de casa aí que a situação é o mais crítica possível. Ainda vem que o Brasil não é um país voltado para essa estupidez humana.

    2. Joaquim Rocha

      O cara bebeu, fumou ou cheirou?

    3. jose ferreira

      Pois é , seria interessante que as nossas FAs fossem testadas numa situação real , o mais breve possível.

    4. Everton Cavalcante

      Deu até sono ler isso

    5. Chico Neto

      Larga de ser Mhané, ninguém odeia as Forças Armadas como instituição, odeia uma parte dos membros que quer usar a instituição, que é do país, em proveito de um grupo político

  17. jarbas cabral

    Ainda que eu seja inocente nesta questão, entendo que a união entre as duas potências nucleares é boa para o mundo. O contrário seria a reedição da guerra fria, ou, talvez, o nosso fim.

    Responda
    1. jarbas cabral

      Sim, mas se os EUA decidirem apoiar militarmente a Ucrânia ou mesmo entrar na guerra contra Rússia, provavelmente teríamos a continuidade da guerra ou mesmo a possibilidade de uma catástrofe nuclear. Veja, eu não gosto do Trump nem apoio a extrema direita, votei no Lula e defendo a paz, mas acho que essa mudança de posição dos EUA pode sim trazer mais tranquilidade ao mundo. Detalhe: muitos soldados russos e ucranianos têm 16/17 anos e estão morrendo dezenas por semana.

    2. Chico Neto

      Você é inocente mesmo, a união dificulta o combate ao abuso, retira o equilíbrio, é como os dois fortões da escola se unindo contra os fracos.

  18. Josue Oliveira

    Bem parecido com a situação do povo da PaIestlna. A Ucrânia queria expulsar a população ucraniana de origem russa, usou até o Btl Azov para cometer crimes no leste do seu território. A diferença é que a população de origem russa tem quem a defenda, e com armas atômicas. E os paIestlnos? Estão sozinhos, e o ocidente aprova o exter minio.

    Responda
    1. Lorenzo Frigerio

      Isso não existe. O próprio Zelensky tem cómo língua nativa o russo.

    2. César A C Sanchez

      Hum, os russos são vítimas, realmente, coitadinhos, falta a eles onde ficar, tem uma pequeníssima extensão territorial... KKK!

  19. César A C Sanchez

    Parabéns ao grande estadista Zelensky, que não pode parar de trabalhar. Bozo, Micheque, Lulão e Janja, curtindo o Carnaval!

    Responda
    1. Marco Medeiros

      O grande estadista foi aos EUA entregar seu país ao Trump numa bandeja, foi entregar os ricos recursos naturais pra exploração americana.

  20. jose prado

    Adianta apresentar plano para um Trumplodita? Pq não apresentam direto para o Pluto!

    Responda
  21. Luiz Antônio I

    A única contribuição consistente que os americanos poderiam dar para a Ucrânia seria em material bélico mas, se o objetivo é acabar com a guerra, os yankkees não têm nenhuma utilidade e por isso, têm que ser alijados das negociações, no caminho da paz os chineses têm mais para contribuir do que o amarelão oportunista.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Seria garantir a integridade territorial da Ucrânia e sua entrada na OTAN. A entrada na UE já está garantida.

  22. PEDRO TOMAZ ROCHA

    Senhora Ursula von der Leyen, a Europa devia ter começado a se reamar a 30 anos atrás. It's too late, mais com um esforço descumunal, talvez tenham exito. Desde já, lhe digo, sem um grande arsenal nuclear e os meios para lançar a longa distancia, não garante a soberania plena do seu continente. Falo o mesmo com o Brasil que continua dormindo em berço esplendido e quando acordar será tarde Uma caixa de diálogo mostrando um link permanente para o comentário

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Sandices.

    2. Peter Janos Wechsler

      A UE tem os meios, o Brasil não.

  23. Ricardo Fernandes

    Vocês estão atrasadis. O Zelensky voltou atrás e aceitou o acordo com USA. Façam jornalismo por favor

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Não é bem assim. Nova reunião sexta-feira e não se tem ainda detalhes do novo acordo em negociação. Concordo que isto poderia ter sido mencionado.

  24. Peter Janos Wechsler

    O berço da civilização ocidental não pode depender de um fascista alaranjado e de um ex-oficial da KGB. Vão ter que se mexer.

    Responda
  25. PAULO CURY

    Quem defende a russia defende a china invadir tawiuan, isreal invadir gaza e quem sabe nos invadirmos uruguai, porque nao, ja foi nosso un dia podemos reivindicar.

    Responda
  26. PAULO CURY

    Olha o tamanho do prejuízo que este putim causou e ainda tem gente que acha que ele esta cerro A industria de armamento esta amando esta decisão e o pobres , que dependiam de ajuda da CEE, vão se lascar mais. Ou seja os comunistas que teoricamente deveriam por ideologia proteger os mais fracos estão ferrando com eles Força Ucrânia. .

    Responda