UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Trump alimenta o ímpeto expansionista de Putin

VER COMENTÁRIOS EM Lygia Maria

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cesar Costa

    Mais um comentário que foi para moderação. Quase nunca volta e quando retorna a discussão já passou. Sinceramente, só queria saber o que escrevi que merece moderação. E tem gente que pede regulação nas redes sociais. A regulação seria sempre alinhada ideologicamente com o governo de plantão. Triste isso.

    Responda
  2. Cesar Costa

    Esse agente laranja é realmente distópico, arrumou tanta confusão que conseguiu unir o gado de direita e de esquerda, todos comendo no mesmo lugar, no pasto da insanidade e truculência. Se a Europa se acovardar mais uma vez o ditador russo não irá parar.

    Responda
  3. Renato Cardoso

    Se o México ameaçasse entrar numa aliança militar anti-americana, seria atacado no dia seguinte. A Rússia não atacou a Ucrânia para anexá-la. Estude mais antes de escrever

    Responda
  4. Renato Cardoso

    Se você quer informar, informe-se. Os EUA tem mais de 800 bases militares no mundo e 11 porta-aviões. A Rússia tem 58 e 1 porta-aviões "sucata". A Rússia não atacou a Ucrânia para anexá-la, mas porque, pela terceira vez, os EUA tentaram colocar na OTAN um país vizinho a ela (Geórgia em 2008, Ucrânia em 2014 e 2021). Quem é expansionista e se mete nos assuntos de 100% dos países do mundo?

    Responda
    1. Cesar Costa

      Renato a tese de que a Rússia invadiu a Ucrânia por conta de sua tentativa de entrar na OTAN não para em pé. No rastro dessa invasão 2 países, com legítimo receio, entraram na OTAN, um deles com 1.500 km de fronteira com a Rússia. Algo deu errafo, né? A realidade é bem mais complexa do que essa tese.

  5. José Cardoso

    É preciso lembrar que o povo americano está dividido ao meio sobre a continuidade do apoio militar à Ucrânia. Meu palpite é que o Vietnã e o Iraque criaram uma ojeriza a grandes envolvimentos em guerras. A atitude do Trump é sem dúvida covarde, mas ele não a tomaria se a opinião pública fosse diferente.

    Responda
  6. Delzimar Irineu Silva

    É por isso que eu respondo com o nome da pessoa Marcos, não sei se você percebeu, mas não há tréplica, e se não diz respeito a você, não leia. Simples não é?

    Responda
  7. juvencio cavalcante braga

    Sobre o artigo, sugiro a autora que veja os artigos e entrevistas do Prof. Jefrey Sachs da Universidade de Columbia! Vale a pena ainda ouvir os audios de Vitoria Noland sobre os eventos que levaram a mudança de governo na Ucrania.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Não existe justificativa para o Imperialismo Militar em 2025. Não para a parcela do mundo que se civilizou.

    2. Geraldo Soares

      Dando de barato que houve determinante influência externa, restam duas perguntas: Foi utilizado algum expediente que a própria Rússia não utiliza em outros países? Foi utilizada força militar?

  8. Rodrigo Jofré de Camargo

    Tratar geopolítica como briga de heróis contra vilões é reducionismo demais. É mais fácil ignorar que Eua e Rússia utilizaram e utilizam a Ucrania para defender seus interesses ora legítimos, ora inconfessáveis, às custas do sofrimento das populações e que o Zelensky sempre foi um laranja sem ter muito o que fazer além do que fez, do que tecer uma análise distante e isenta e, por isso mesmo, com mais chance se se aproximar da realidade.

    Responda
  9. Alexandre Marcos Pereira

    Seguimos um teatro de espelhos rachados, onde cada trinca reflete um moralismo conveniente, um indignado de aluguel, um humanista que dorme ao primeiro ronco do mercado. Ontem, o discurso pacifista de Lula era chamado de covarde, submisso, comunista. Hoje, quando Trump diz ao europeus que não ajudará a OTAN se não pagarem a conta e, pior, encoraja a Rússia a fazer o que quiser com quem deve, os mesmos inflamados moralistas batem palmas. Não pela paz, não pelos corpos espalhados no barro.

    Responda
  10. Wil Leon

    Lyginha.. politica, geopolitica, certo ou errado, é o que há. Expansão yankee para os lados da Groelandia e da Russia, não será questionada. Recursos da Ucrania, as famosas terras raras, serão divididas. Ucrania não entra na OTAN. Entra na EU e vai só dar despesas para a Belgica!

    Responda
  11. Helano Timbó

    Artigo ponderado e sensato.

    Responda
  12. Delzimar Irineu Silva

    Vanderlei!!! Do que vc está falando cara? Papo de estuprador? Que negócio mais sem sentindo, vai se tratar cara, depois você comenta aqui. É um favor que você faz a você mesmo.

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Tá falando sozinho?

    2. Marcos Benassi

      Meu, porque não responde no contexto? Esta é uma mania que não é só sua, evidente, e que atrapalha quem quer acompanhar as discussões. Agora, tenho que procurar seu interlocutor e ao que você está respondendo, um saco e um desrespeito aos colegas leitores.

    3. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Sua capacidade de compreensão é bem reduzida, não, Deuzimar?

  13. Ronaldo Guilherme Benvenga

    Lula "pisou na bola" ao declarar que, Zelensky deveria entrar em acôrdo com Putin.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O ex-presidente, que morou na Flórida, estigmatizou Zelenski taxando-o de comediante e foi beijar Putin os primeiros dias da invasão. O ex-presidente, que morou na Flórida gostaria de ser o estuprador de pátrias, mas precisa de muitas encarnações para atingir aquele nível de psicopatia.

  14. sergio tamer

    A posição de Trump em relação à Putim e a guerra da Ucrânia é a mesmissima de Lula. A diferença é que o primeiro aporta recursos bélicos e financeiros e o segundo só dá pitaco...

    Responda
  15. Jorge Severo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  16. Paulo César de Oliveira

    Para Putin, a guerra começou há dez anos, quando a revolta da praça Maidan derrubou um presidente eleito pro-russo. Putin não tem nenhuma intencao de invadir outros países europeus ou,mesmo, tomar o oeste da Ucrânia, pois isso colocaria uma insurgência em suas mãos. A imprensa muitas vezes se esquece de lembrar que o leste da Ucrânia eh russofilo, e que são esses is territórios que Putin quer dominar.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O estuprador já ameaçou a Polônia onde não há russófilos, mas russofobia. O polonês nédio, sabe que eles vão cruzar o Vístula. Por isso minha pátria ancestral deu todo apoio à Ucrânia.

  17. Paulo César de Oliveira

    Para Putin, a guerra começou há mais de dez anos, quando a revolta da praça Maidan derrubou um presidente eleito pro-russo. Putin não tem nenhuma intencao de invadir outros países europeus ou,mesmo, tomar o oeste da Ucrânia, pois isso colocaria uma insurgência em suas mãos. A imprensa muitas vezes se esquece de lembrar que o leste da Ucrânia eh russofilo, e que são esses is territórios que Putin quer dominar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Paulo, valeu: essas suas "garantias" eram justamente o que o Zelenski tava esperando. Agora, tudo será paz.

  18. Geilson Silva

    Essa expparrela de ‘expansionismo russo’ ou ‘Putin não vai parar na Ucrânia’ é de um primarismo que não resiste uma análise séria.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O estuprador de nações já disse que a Polônia só existe graças à URSS.

  19. Marcos Benassi

    Xiiiiii, Lygia, prezada, toma cuidado com a Bozoléia: atacando o TrAmp, pode vir a ser chamada de comunista; se bem que isso pode ser rebatido com a crítica ao "comunista" Putin; não obstante, dará em confusão, porque o Bozo foi lá na Rússia lamber o saco do Pudin. Ah, mas peralá, o Zelenski não era nazista, "nacional-socialista", e, portanto, "de esquerda", como Hhhiitler? Olha, realmente não sei como ajudá-la. Torço pra que só reparem que você falou mal do Lula e pronto, "tá perdoada".

    Responda
    1. Rodrigo Jofré de Camargo

      Perfeito, Marcos!

    2. josé SOARES

      Perfeito Benassi, sua inteligente ironia desmonta a hipocrisia da articulista.

  20. Armando Moura

    Putin e trump jogam no mesmo time, o meu primeiro. Putin não quer bases da nato dentro da Ucrânia e trump quer minerais de terras raras. O povo ucraniano que se exploda, aliás isto também pensou zen lento ao provocar o czarzinho, agora segue semi abandonado. Os EUA vao instalar cassinos para trumpistas sexagenarios verem as coisas rosas das ucranianas.

    Responda
    1. Anibal Nunes

      O mesmo com Gaza. O povo que se exploda. Importa lucrar, no caso, construindo um resort para ricos como ele (Trump).

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Zelenski errou, mas isso não justifia o estupro.

  21. Wil Leon

    Assim como Portugal e Espanha, parecem estar dividindo areas de influencia no mundo. Groelandia de um lado, Ucrania do outro.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A Espanha invadiu sim. Tanto que chamaram incas e astecas de impérios.

    2. Anibal Nunes

      Portugal e Espanha não invadiram países. No máximo, invadiram terras com povos que já as habitavam. É diferente. Países foi o que a partir daí surgiram, goste-se ou não do resultado que disso adveio.

    3. jose fior neto fior

      Tá mais prá Hitler e Stalin, que em 1939 primeiro combinaram depois Hitler invadiu a Polonia de um lado e Stalin de outro lado. Dividiram irmãmente o território polonês. A história se repete, ontem a Polônia, hoje a Ucrânia, amanhã....

  22. Felipe Araújo Braga

    Essa é a extrema-direita que você tanto defende Lygia. No mais surgem algumas lições: a Ucrânia não deveria jamais ter confiado nos EUA. De resto Lygia, suas posições são lamentáveis: você disse que um país que matou dezenas de milhares de civis, inclusive crianças estava apenas se defendendo, que fake news são importantes, que pessoas trans não devem ser aceitas e que é besteira para pessoas não brancas lutarem para entrar na universidade pois para elas existe curso técnico. Lamentável é pouco

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Paulo César de Oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  23. Helio Cardoso

    O Trumqueira espinafrou o Zelensky afirmando que ele odeia Putin (deveria adorar?). Um ex-agente russo afirma que o presidente Donald Trump teria sido recrutado pela KGB. Fechando o elo: Putin, Trump, Musk, todos milionários, querem explorar minérios na Ucrânia!

    Responda
  24. José Ricardo Braga

    Dessa vez foi mesmo o ChatGPT que fez a coluna. Uma salada cheia de clichês com revisão ortográfica...

    Responda
  25. Roberto Freire

    Trump e Putin. Dois ba ba cas.

    Responda
  26. Delzimar Irineu Silva

    Biden investiu na Ucrânia por que seu filho tinha negócios nebulosos na Ucrânia corrupta, por que depois de tanto dinheiro e armamentos doados o mal agradecido zelenski ainda está de pires na mão? Para onde foi tanto dinheiro?Só não vê quem não quer a Otan cerca a Rússia , provavelmente em pouco tempo iria admitir a Ucrânia também, então antes de ter a Otan em sua fronteira enorme, ele invade.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Argumento de estuprador. Olha a roupa curtinha que ela estava usando. Não resisti.

  27. Geraldo Soares

    Ferradura, sim. E outra para Lula, para quem o "lado errado" -- Notoriamente desestabilizador -- da Economia não bastou, também quis o da História. Infelizmente o contexto indica que está triplamente correta: Ao que tudo aponta parece que estamos só no início da movimentação.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Viúva do PSDB

  28. Valdir Teixeira da Silva

    A autora revela total desconhecimento de geopolítica, a Ucrânia não vai ganhar nunca essa guerra, um Pinscher não consegue vencer um Pit bull. Não sou fã do Trump, mas ele tem razão, se a guerra continuar, mais ucranianos morreram e perderão tudo. Deveriam ter negociado antes do confronto e evitado a guerra.

    Responda
    1. Anibal Nunes

      Pode até ser isso. Mas não se diz isso em público para o inimigo ouvir, e humilhando a vítima, ainda por cima. Ao agir da forma como agiu, o objetivo é outro, se é que o Trump não é simplesmente um louco irresponsável.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Se a guerra parar, também perderão tudo e morrerão mais ucranianos. Não se negociar com estuprador.

    3. Geraldo Soares

      O comentarista revela total conhecimento da geopolítica.

  29. Bruno Sebastião Neto

    Trump é um maf ioso ,ele estar usando o USA para expandir seus negócios, e só !

    Responda
    1. Anibal Nunes

      Um megalomaníaco e mercenário.

  30. Antonio Dias Macedo

    Tanto o outrora Império Russo quanto a extinta União Soviética em momento algum invadiu ou ameaçou a paz na Europa, exceto na Segunda Guerra Mundial na contraofensiva à invasão da Alemanha Nazista território russo. Portanto, a Europa pode ficar tranquila quanto a paz nesse continente desde que a segurança da Rússia não seja ameaçada, como no caso da OTAN avançando no leste da Europa em direção às fronteiras ocidentais russas.

    Responda
    1. Anibal Nunes

      Antônio, você acha que o avanço de OTAN tem o objetivo de invadir a Rússia, é isso? Pra mim é só pra evitar que a Rússia, isso sim, se meta em novos projetos de invasão, como com a Polônia, quando no início da segunda guerra mundial, que tentou dividi-la com os nazistas, mas que depois viu o tiro lhe sair pela culatra e se viu ela mesma (Rússia) invadida pelos nazistas.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O polonês médio sabe que serão os próximos a receberem a visita de Moscou, como já receberam tantas vezes desde o século XVIII. Por isso a pátria se prepara.

  31. Carlos Alexandre

    Interessante!

    Responda
  32. Benedito Claudio Pacifico

    O alvo de Trump é a China e no fundo acredito que as sanções com que ele ameaça a UE, Canadá , Mexico , etc é só para servir como acordo de bastidores para que estes também imponham sanções a China , a Ucrânia vai ser dada por qualquer coisa para Putin de forma a ele continuar no jogo de poder dentro da Europa, que no momento perde relevância frente a Asia , o resto mantendo o dolar já faz o dever se casa.

    Responda
  33. Felipe Vasconcelos

    Artigo irretocável. O isolacionismo trumpista é uma oportunidade para a Europa, comandada pelo trio de ferro (Alemanha, França e Reino Unido) se fortalecer. Também é oportunidade para forjar alianças, como o acordo entre Mercosul e União Europeia, que anda, ainda, estacionado.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      E que a realidade se imponha!

  34. Daniel Lourenço Rodrigues Viana

    Sabe de nada, inocente. Como os jornalistas conseguem ser rasos sobre qualquer assunto? Deve ser a correria ou pressão para publicar qualquer coisa a fim de receber seu ordenado ao final do mês, como qualquer trabalhador. Somado à pressão editorial deste jornal, deve ser um ambiente horrível para trabalhar. Desejo sorte e mais estudos aos colunistas e jornalistas deste e de outros jornais.

    Responda
    1. jose fior neto fior

      Mentalidade de leitor exclusivo da Biblia e folha universal dá nisso.

    2. Geraldo Soares

      Se era para escrever 5 linhas (Desktop) vazias: Era melhor só ter chamado a colunista de "Vagabunda" ou algo do tipo. Pouparia tempo a todos.

    3. Felipe Vasconcelos

      Por que você não aproveita a oportunidade para refutar a autora e educar os assinantes a respeito de uma análise verdadeiramente aprofundada? Vamos, não nos negue seu conhecimento. Explique-nos, tim-tim por tim-tim. Paulo Freire iria querer que você nos colocasse em contato com esse conhecimento libertador que você possui.

    4. alex carvalho

      Você é que deve saber mais que o Trump com certeza! Emas saber mais que o Putin? Talvez. Você deveria ir pra Europa ensina sua sabedoria.

    5. Adolfo Santos

      Essa crítica é um típico caso de falácia ad hominem. Não contesta nenhum.argumento.

  35. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Sou Ucrânia futebol Clube, mas falar nos EUA como defensores de princípios democráticos é um pouquinho demais. A senhora já esqueceu do apoio a ditaduras de direita mundo a fora, da Indonésia ao Chile, de Uganda a Portugal, passando pelas petromonarquias árabes. A menos que prá senhora só existam ditaduras de esquerda. O erro de Zelenski foi acreditar nos EUA. Se tivesse assistido o Poderos Chefão na primeira cena...

    Responda
  36. Marco A Moreira

    Excelente artigo.

    Responda
  37. Luciano Ferreira Gabriel

    Um bom artigo sobre o assunto! Diferentemente de outro colega da FSP que acusa Trump de rendição (a Putin) e de agir sob efeito de energia masculina...Rá!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Ela está dizendo a mesma coisa com outras palavras.

  38. Marcus Guedes

    Alguém que falta com a verdade por ignorância de conhecimento da História, tem culpa? A Rússia barrou os alemães e pagou com 27 milhões de vidas. Respeito minha Senhora. Cresça.

    Responda
    1. Sérgio Sayeg

      Não confunda União Soviética que combatia o nazismo com o governo Putin que flerta com a extrema direita

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Quem não tem respeito é Putin. Manda assssinar seus opositores, invade o país dos outros. Agora o ex-presidente, que morou na Flórida o admira.

    3. Marco A Moreira

      E o que isso tem a ver com a invasão da Ucrânia? Muitas dessas vidas eram Ucranianas.

    4. Sílvio Luís Guimarães de Mello

      Difícil a esquerda festival que nada lê, entender que Putin é um ditador de extrema direita, é misógino e homofobico.

    5. MARCELO DAWALIBI

      E isso quer dizer o que exatamente? Que a Rússia pode anexar partes de um território de um país soberano porque em 1944 lutou contra os nazistas? Você quer regredir até quando? Até 1922, quando Stalin matou de fome mais de 3 milhões de ucranianos?

  39. Rubens Ventura

    Nada disso teria se não fosse o antiamericanismo disfarçado do Trump

    Responda
  40. Robson Lima

    "Autocrata" eleito e "democrata" não eleito. Bom tema pra reflexão conceitual. Por um lado a OTAN expansionista, porém com fins defensivos (como ocorreu na Bósnia e Hezergovínia ?) e por outro, um "autocrata" anexionista, mas, e o que dizer dos Acordos de Minsk?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Putim eleito? Sim, se você diz sim quer que ele continue, se diz não, quer que ele não saia.

    2. Alexandre Tavares

      A Ucrânia estava sob lei marcial. Como podem haver eleições se os russos tomaram por força bruta 20% do território?? Pare de ser tanso.

  41. Alceu Natali

    Lygia, eu posso estar completamente equivocado, mas creio que o camarão (vulgo trump) prefere ficar ao lado de Putin porque a Russia tem o maior arsenal nuclear do mundo, capaz de varrer os EUA do mapa em apenas 30 minutos.

    Responda
    1. Luiz Antônio I

      Concordo, o que os une não é o amor, é o medo que o amarelão yankee tem da Rússia. Ambos bebem na mesma fonte, a guerra.

  42. Lorenzo Frigerio

    Um bom artigo para os admiradores de Putin lerem antes de saírem fazendo comentários baseados em mentiras. Em tempo: se Putin invadiu a Ucrânia é porque ela NÃO fazia parte da OTAN.

    Responda