UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ARTHUR GOLGO LUCAS

    O ser humano é uma espécie que não deu certo. Não deveria ser necessário discutir figuras como Trump, Musk, Putin, Stálin, Hitler, Mao, McArthur, Franco, Stroessner, Maduro, os Castro, Kadafi, os Le Pen, Médici, Idi Amin Dada, Saddam, Videla, Pol Pot, Mussolini, Papa Doc, Kim Jon-Un, a lista ocuparia uma edição completa da Folha. Cada um deles têm fãs e é venerado para eterna vergonha da humanidade e prova cabal de nosso abismal fracasso ético, moral e existencial.

    Responda
  2. Jove Bernardes

    Trump espanta zero pessoas. Como o inelegível, nunca enganou sobre quem é.

    Responda
  3. Robson J Oliveira

    Trump quer unicamente se aliar a Putin para poder espremer a China e figurar com importante lider internacional e ditar regras fascistas em todo planeta.

    Responda
  4. Robson J Oliveira

    temos que entender claramente que Trump com grande ego e clomplexo de inferioridade frente a Putin e Xi jin pin quer unicamente se aliara Putin para poder espremer a china e figuarar com importante lider intenacional editar regras fascistas em todo planeta.Putin é o aliado perfeito apenas pelas ogivas nucleares que tem!!!1 qualquer outra coisa é bobagem

    Responda
  5. Antônio João da da Silva

    O contraditório nacional-liberalismo de trump deixa os liberais brasileiros, a Folha é um de seus porta-vozes, sem argumentos, sem direção, sem pai, sem mãe e se metem a falar besteira porque não sabe aonde essa joça vai parar.

    Responda
  6. João Vergílio

    Não existe diplomacia possível na qual a China e a Rússia não sejam "atores respeitáveis". Trump pelo menos compreende isso com muita clareza. É uma lufada de ar puro. O editorial é um bom exemplo do discurso que nos sufoca. Ele se contorce para encontrar um lugar para os valores na geopolítica e, quando percebe que esse lugar não existe, muda de assunto. Os EUA estão acossando a Rússia desde os anos 90. É compreensível. Mas, aí, não tem essa de "a Rússia atacou primeiro".

    Responda
  7. Antônio João da da Silva

    Os homens têm sempre argumentos convincentes para si matarem, uns aos outros, a civilização trouxe uma capacidade de matar um número maior de pessoas, se o homem continuar se civilizando, como fez até agora, pode ser que ele se extingue a si mesmo da face da terra.

    Responda
  8. Orasil coelho pina

    Covarde e grosseira a cena teatral do presidente americano, isto vai custar caro à América e queira Deus que não afete mortalmente a civilização ocidental! OrasilSertanejo!

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Pela primeira vez concordo com a Anete... Bidem e os democratas Americanos arrumaram essa confusão e Trump parece ser o único que quer parar esse morticínio.

    2. Rai Giovanni

      Irresponsável e bobalhona a conduta do bufão de kiev. Com a cabeça na boca do Leão e exigindo coisas. Deveria agradecer por ainda estar vivo, sem os EUA esse conflito tinha durado uma semana..

    3. Anete Araujo Guedes

      Uma uma contenda armada dos EUA, através da OTAN, contra Rússia. Com a evidente e única intenção de atingir a China, que vem subtraindo, dia a dia, o sonho imperialista da grande potência. Zelensky entrou nessa parada como 01 marionete, 01 comediante que sempre foi. Putin só resolveu invadir após não aceitarem suas razões. Todos os cachorros grandes lucraram, de 01 jeito ou de outro. Quem perdeu foram apenas os ucranianos. Uma perda dolorosa, desumana e cruel.

  9. Alexandre Cruz

    A nave mãe já está taxiando e não há lugar pra todos.

    Responda
  10. Enrique Castro

    Meu Deus do céu... Tem gente que pensa que seria bom o Zé ter armas nucleares à disposição? Mas o pessoal que pensa isso vive em Marte ou na Terra? Inacreditável a falta de senso comum, de limites e de conhecimento sobre as causas do conflito. Absurdo.

    Responda
    1. Enrique Castro

      Prezado, você não entende: o que move a Ucrânia é o odio, não uma visão estrategica. O Zè não teria algum pudor no uso de armas nucleares se as tivesse. O odio da Polônia, Ucrânia e os bálticos não tem nada de racional. Absurdo pensar que teriam algum freio em usar armas nucleares contra a Russia se pudessem. Não se confunda, eles não pensam como você ou eu, eles odeiam.

    2. Anibal Nunes

      Se as tivesse talvez os Russos não se atrevessem e sua utilização não fosse necessária. Afinal, as armas atômicas são mais para dissuadir do que para utilizar, efetivamente.

  11. José Cardoso

    É uma reviravolta que lembra um pouco o que aconteceu durante a guerra dos sete anos, quando a Prússia estava numa situação difícil contra os russos. A morte inesperada da czarina Isabel levou ao poder seu filho Pedro III, admirador dos prussianos! Tirou a pressão e livrou a barra deles. Agora o Trump é admirador do Putin e livra a barra dos russos, atolados no pântano ucraniano.

    Responda
  12. Paulo Silva Barbosa

    Triste ver esta repetição histórica, onde no passado Hitler e Stalin praticaram as maiores atrocidades com o povo ucraniano e agora Putin com sua ambição desmedida de ressuscitar a URSS e apoiado por Trump querendo anexar o país por suas riquezas agrícolas e minerais.

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Nos tempos da União Soviética o mundo tinha mais paz que hj.

  13. Anete Araujo Guedes

    NNo fundo, 0 intuito maior dessas guerras fabricadas e outras de outras tantas artimanhas, é atacar a China em diversas frentes, por todos os meios, em todos os sentidos. Trata-se da decadência lenta, gradual e implacável da hegemonia econômica dos eua sobre o mundo. Antes de tudo isso acontecer, os estadunidenses vão esbravejar com uma intensidade cada vez maior. Vão arrumar outros cachorros menores, outros vira-latas para executarem o serviço sujo, sangrento e cruel. Make America Great Again!

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      O que os EUA sempre ofereceram ao mundo? Armas e guerras. Devastação, mortes e saqueamento. Invasões e colonização. Make America Great Again!

    2. antonio brito

      Essa decadência começa na guerra do Vietnam, etc... o complexo econômico militar precisou da guerra fria e de guerras localizadas. Quantos bilhões de armas são vendidas, quantas pessoas trabalham no sistema? Só nessa semana quatro bilhões para o povo escolhido bombardear a trégua. Essa escolha MAGA, será uma tragédia como foi a guerra civil. Em quatro anos destruirá o que foi construído em duzentos.

  14. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Na cena internacional só há uma regra: quem pode mais chora menos. Putin está podendo mais. é o direito que o estuprador se concede.

    Responda
  15. Anete Araujo Guedes

    ZZelensky só entrou nessa tragédia impulsionado e financiado pelos interesses políticos e econômicos da OTAN/EUA. Como sempre, quem pagou o pato foi a população. Trump$ se alia a Putin, com o intuito de se apropriarem e saquearem o que resta da UUcrânia. Onde a China entrou nessa história? A não ser que ela vá colher os frutos desses rompimentos, traições, abusos e humilhações. O seu interesse não é bélico, mas de atrair países para uma outra interação econômica.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Ora, Brasil! Favor ler minha resposta acima.

    2. Orasil coelho pina

      Por favor Anete, o Putin é um ditador que está há vinte anos ganhando fraudulentas eleições, e é o grande responsável pela cruel agressão a Ucrânia! OrasilCaipira!

    3. antonio brito

      Oh. A UCRÂNIA só se defende. Quem invadiu foi o Putin. Achava que seria um passeio de tanques e encontrou uma chuva de drones além de faltar combustível. A China se beneficiou com a tragédia, aproveitou o boicote e comprou petróleo mais barato. Agora o topetudo só pensa em grana, quer uma parte do espólio de guerra e extrair o que for possível da Europa.

    4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Tentei te responder, mas fui censurado.

  16. Adenilson peneli

    Não podemos deixar de ver os acontecimentos com outra perspectiva, Trump sabe que cada vez mais a Rússia se alinham a China, dando ao inimigo americano envergadura e preciosas matéria preia, minerais, petróleo e gás, além do maior Arsenal atômico, também cria uma aliança perigosa com a Coréia do Norte, empoderando essa, sem esquecer o Ira, essa é talvez a perspectiva de Trump, que não pode ser despreocupada. Jay a Europa, provocou duas guerras mundiais e parece querer a Terceira

    Responda
  17. Igor Cornelsen

    Em Budapest 1994, Ucrânia , Rússia EUA e Reino Unido assinaram um tratado que transferia à Rússia 300 ogivas nucleares que estavam na Ucrânia. Em troca receberiam o reconhecimento de suas fronteiras com o fim da União Soviética. Passou o tempo e Yeltsin foi substituído por Putin, e Putin invadiu a Ucrânia, ficaram mudos e a Ucrânia está passando por dias terríveis. Se tivessem ainda as ogivas nucleares nenhum centímetro de seu território seria invadido.

    Responda
    1. Rai Giovanni

      No mesmo acordo a Otan se comprometeu a não avançar sobre as ex republicas soviéticas.

    2. Cláudio Grande Júnior

      A União Europeia precisa ampliar seu arsenal nuclear e o Brasil também precisa ter a bomba atômica!

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Isso é fato. Com um vizinho assim é necessário ter uns brinquedinhos para uma necessidade.

  18. Paulo César de Oliveira

    Não se discutem acordos na frente da imprensa, óbvio. Suponho que o combinado era apenas assinar o acordo num evento público mas Zekenski roeu a corda na última hora e deu no que deu.

    Responda
    1. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

      No que fez muito bem. O Acordo de Mar-a-Lago seria a versão 2.0 do Acordo de Versalhes. Deu água!

  19. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

    Tenho dúvida de quem humilhou quem. Trump armou o circo, chamou o vice , a imprensa, ameaçou, transformou o Salão Oval num picadeiro e saiu derrotado. Seu Acordo de Mar-a-Lago, versão 2.0 do Acordo de Versalhes, com e sem trocadilho, deu água. Derrota acachapante!

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Se os EUA sairem fora, os Russos marcham sobre kiev em um mês.

    2. Rai Giovanni

      vc esta brincando só pode....

  20. Telma Saraiva

    Afinal, quem sobrou de aliados dos EUA, senão Argentina, Rússia e Israel? Só estou conjecturando....

    Responda
  21. Lorenzo Frigerio

    Os líderes atuais do Ocidente são patéticos. Jamais Reagan e Thatcher deixariam Putin passar impune.

    Responda
    1. Cláudio Grande Júnior

      A URSS invadiu o Afeganistão!

    2. Anete Araujo Guedes

      Assim como os EUA e a OTAN não devem passar impunes.