UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ivonete Liberato da Silva

    Adorei pastor na Sapicai, será que tinha algum Padre?

    Responda
  2. leonardo oliveira

    Nada a ver com racismo .Praticamente a Sapucaí ficou monotemática, num país diverso , o Paulo Barros tem toda razão.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      É, para vc falta um grande desfile de alemães vestidos a caráter nas carroças com tiaras no estilo nazista para louvar os europeus na avenida, não é? Como os alemães sofreram muito na época da colonização, eles deve ser louvados, não é? Irritante demais ter de ponderar com pessoas insensíveis e que odeiam a história da colonização no Brasil, como os negros foram tratados, como o Barros etc.

  3. leonardo oliveira

    Praticamente a Sapucaí ficou monotemática, num país diverso o Paulo Barros tem toda razão.Está monótono o desfile.

    Responda
  4. Ivonete Liberato da Silva

    O pastou quer se promover, realmente ta muito repetitivo, tenho certeza que muita gente näo sabe o que significa aqueles nomes. Outra coisa chata è profanar os símbolos sagrados dá Igreja Católica. Vamos trocar os discos.

    Responda
    1. leonardo oliveira

      .Está monótono o desfile , muito chato.

  5. MD Moreira Paula

    O obscurantismo atual é capaz de cegar a ponto de fazer com que um carnavalesco não reconheça a vinculação do samba e do carnaval com a cultura e história afro. Além de não compreender que somos um país de maioria formada com negros e pardos. O desprezo à relevância da população afrodescendente é a explicitude do preconceito etinico e do desprezo e preconceito em relação a população negra,

    Responda
  6. Rocia Oliveira

    Ele apenas se mostrou ignorante.

    Responda
  7. Diva Negri

    Nós não conhecemos a verdadeira história do Brasil. Que bom que temos Carnaval, filmes, teatro, etc. que nos ajudam a conhecer. Quem não gosta paciência!

    Responda
  8. filipe moura lima

    Carnaval é festa dos pretos; brancos somos ou convidados ou penetras.

    Responda
  9. RICARDO Guimarães

    Nada contra as temáticas afro, sempre muito coloridas, criativas e que narram parte da história do nosso país. Mas as pessoas estão alienadas a modismos e ao politicamente correto. Tá tudo repetitivo e chato mesmo. O Paulo Barros disse uma verdade, mas a moda e o politicamente correto detonam quem pensa diferente. Afinal, vivemos ou não numa democracia?? Ou só vale para algumas coisas?? Pensemos.

    Responda
  10. Jose Walter Da Mota Matos

    Quem é Paulo Barros?

    Responda
    1. cicero adalmir furtado de moraes

      Se você não tem ligação nenhuma, interesse, ou nunca assistiu um desfile de escola de samba do Rio de Janeiro , não saberá jamais

    2. Reuben Asuo

      Seria mais fácil e óbvio você olhar no espelho e perguntar: quem é José Walter?

  11. Josue Oliveira

    Ele quis dizer que os outros temas da historia do Brasil, ou do mundo, merecem uma chance. O outro diz que está certo o tema afro o tempo todo. Vixi.

    Responda
    1. Paulino Fernandez

      Mas outros temas nunca estiveram proibidos. Os temas são opção e consenso das Comunidades, cuja população, em quase sua totalidade, é composta por pretos e pardos. Se as Escolas de Samba tivessem seu berço entre as elites ou no sul do país, certamente nem se cogitaria temas afros. De mais a mais, isso sempre fez parte do Carnaval, meio no qual o Paulo Barros sempre viveu e ao qual ele sempre se dedicou.

  12. Arno Costa

    Todo ano, tudo igual. Entra escola, são escola na avenida, tudo igual. Chato!

    Responda
  13. Arno Costa

    Aff

    Responda
  14. Luiz Ferretti

    Falta de assunto ? Desfiles cansativos e repetitivos, são mais do mesmo. Até o óbvio e a verdade, hoje são questionados. Que povo chato.

    Responda
  15. Paulino Fernandez

    Olha só aonde chegamos. Um pastor explicando a um carnavalesco a importância e a grandeza da presença afro no Carnaval. Que bom que "ainda estamos aqui", inclusive pra viver o processo de revisão da anistia aos crimes militares. Agora somos um país que voltou a pensar, a conversar, e a se indignar diante do absurdo.

    Responda
  16. Antonio Pinto

    Correto! A fala é racistas e impregnada d ignorância. O Carnaval brasileiro, bem como o samba tem no seu núcleo a forte presença negra.

    Responda
  17. José bello

    Pura verdade. Carnaval é uma festa brasileira que não pode ser festa de branco, de preto, de afro de brasileiro ou de quem quer que seja.

    Responda
  18. Jose Alexandre Barbosa

    Vivi pra ver carnavalesco explicando pra crente do que se trata o carnaval, crente defendendo aquilo que o outro explicou do que se trata, e carnavalesco descrevendo abertamente aquilo que o politicamente correto racial não permite dizer.

    Responda
  19. Alexandre Pereira

    PSOL? Esperar alguma racionalidade em relação a essas questões vinda de alguém desse partido é pedir demais. Carnaval é uma festa de todos, da democracia do bloco de rua, dos que não têm clubinho, camarote ou crachá e não de alguns, muito menos de partidos e políticos que monetizam a discórdia. Deixem as escolas e os blocos em paz que eles se entendem, vá pregar o ódio do bem pra lá.

    Responda
  20. Jorge Luiz

    Na torre de babel da política e das religiões este brilhante deputado tem papel crucial de sempre lançar luz onde há trevas...

    Responda
  21. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Henrique Vieira é também deputado muito conhecido no Rio de Janeiro. Procure conhecer seu trabalho. Tenho muito respeito pelo trabalho atuante na Câmara. Não é fundamentalista e se sente no direito departicipar do Carnaval.

    Responda
  22. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Henrique Vieira é também deputado muito conhecido no Rio de Janeiro. Procure conhecer seu trabalho. Tenho muito respeito pelo trabalho atuação na Câmara. Não é fundamentalista e se sente no direito participar do Carnaval.

    Responda
  23. Marcus Machado

    Um pastor em camarote de desfile de carnaval? E pode?

    Responda
  24. Maria Izabel Costa

    Certíssimo Paulo Barros. Todo ano é isso. Não se entende nada, mesmo quem se diz estudado fica na dúvida. Não há explicacao e quem apresenta o Carnaval (jornalistas) nem sempre esclarece. Está ficando chato.

    Responda
  25. Getulio Cunha

    Até que enfim caiu a ficha do carnavalesco. E outra, esse Henrique Vieira deveria ter vergonha em se apresentar como pastor. Pastor de que esse cara é ?

    Responda
    1. Edson Badra

      Quem deveria se envergonhar sao os pastores que usam o pupito para defender armas, odio, racismo e até um goll piis ta

  26. neli faria

    Jesus determinou a separação do profano do Divino! Ou seja, não se misturam politica e religião! Quanto ao Carnavalesco: a frase foi deveras infeliz. Escolas de Samba, ao longo da História, sempre apresentaram temáticas diversas. Se o tema for ruim, a Escola perde no quesito originalidade. Esquerda? Incoerente! Ambientalista desde que esteja na oposição. Pelos Direitos Humanos desde que quem necessita seja de sua simpatia. Feminista desde que o misógino não seja de seu agrado.

    Responda
    1. neli faria

      Marcelo: não reparei: estava a dormir.

    2. Marcelo Pires Santana

      Chorar pra que, dona Neli. Bora sorrir.

    3. neli faria

      Era para chorar, senhor Marcelo: ter alguém para apoiar a incoerente esquerda.

    4. Marcelo Pires Santana

      Zzzzzzzzx

  27. Marcos Longaresi Carvalhães

    A grande realidade é que maioria das pessoas que lá estão, realmente não acompanha história alguma, só entende que o desfile é bonito, o enredo é bonito e que tem harmonia de vocal e instrumental. Essa é a grande verdade em que aqueles que entendem da história do enredo acham que todos também são obrigados a entender, aí já é pedir muito.

    Responda
  28. cecilia cristina marques dos santos

    Pastor Henrique Vieira, sempre preciso.

    Responda
  29. Antonio Carlos Farias

    E o povo? Ainda aguenta tanto racismo?

    Responda
  30. Marcos Longaresi Carvalhães

    São enredos em que se tem que acompanhar a história. Porém, a maioria do público não tem nem conhecimento da história, somente entende que é carnaval que a música tem harmonia e é bonita, e infelizmente o resto é perfumaria para inglês ver.

    Responda
  31. Marco Antônio M de Oliveira

    Não aguento mais pastor. Até no PSOL???

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Conhece? Deveria.

  32. Edson Muniz de Araujo

    "não aguenta mais" na cabeça dele.

    Responda
  33. José bello

    Não estou nem ai.

    Responda
  34. Gabo Franca

    Os dois estão errados, na minha opinião. As temáticas afro nao sao nem mesmice nem "reparação histórica ". Sao a base cultural do samba, das escolas que são fruto da cultura afro brasileira.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      São reparação histórica no sentido de que são afirmação e expressão da identidade cultural de um povo por tantos séculos oprimido e já há algum tempo celebrada por muitos, inclusive aqueles que ainda os discrimina. Esse mané vai ter que engolir, não será ele a ditar o que fazem, fizeram ou farão.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      O sr assistiu o enredo sobre Malunguinho ? Assista !

    3. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Com certeza

  35. Antonio Catigero Oliveira

    O Carnaval ainda é uma festa popular que mostra a História da nossa origem, nossa cultura. Se o camarote não gosta da História do seu Povo, é necessário escutar os enredos para aprender sobre o sofrimento que a desigualdade desumana causa.

    Responda
  36. Mara C F Silva

    Nada demais o que ele falou. Caiu numa mesmice. Isso é racismo?

    Responda
    1. Gabo Franca

      No minimo, é ignorância sobre o que é o mundo do samba, o que parece estranho vindo de alguém de dentro

  37. MARIA F LUPORINI

    O povo "dele". Deve ser daquela minoria política que se acha "o povo".

    Responda
    1. Albert Niches

      Certo, quis dizer.

    2. Albert Niches

      Ele está cerro.

  38. Cleomar Ribeiro

    Parte04 de meu ensaio:... O Dictador G. Vargas Seria enforcado em Nutemberguer, por traição, por monetizar os nazistss e os fascista da Europa e a rataria daqui, os proto-nazis-fascis! E agora os identitârios se empenham em fortalecer as vozes internas dos AFRO-dictadores, igual! Enclave aqui é inaceitável! Não existe as sagradas e mágicas autorizações dos sagrados e mágicis núcleis do planeta para tal chaos! Se Liga, vacilão, identitário! Vá Fazer alguma coisa útil! Vá logo, vá!Deixe disto!!

    Responda
  39. Cleomar Ribeiro

    ...parte03 de meu ensaio:... é quase uma opera de Wagner! O vantonera contínuo nos sonhos , com instruções detalhadss de como e quando Fazer! ' Vrianças, Tomem o Estado de assalto, criem uma Dictadura para nos enviar ouro para fortalecer nossos Reichs arianos além mar! Getúlio Vargas será o puppet Dictador por anos e anos e termos um exército de guerra para destruir nossos inimigos impuros ! Amém!' As vrianças de despertaram e capturam o Estado, o BB, as plantations!Eles caíram!

    Responda
  40. adenor Dias

    E se um dia não existir mais negros no Brasil, será que o carnaval continua como é?

    Responda
  41. Enos Mendes

    Errado não está...

    Responda
    1. RENATA ALVES SILVA

      Está sim.

    2. Ronaldo Almeida

      Mente menos, certo está você.

    3. ERMELINDA SANTANA MATOS

      O povo não aguenta é pensamento e gente como Paulo Barros

  42. Cleomar Ribeiro

    ...parte02 de meu ensaio:... Entre as últimas duas décadas Talvez trê do séc. XIX e as Duas/três do séc. XX, os descendentrs dos proto-nazis-fsscis que chegaram aqui, há quase de duzentos anos, começara a sonhar em colectivo! Eram os fantasmas dos proto-nazis-fsscis! As vozes internas cantavam ' Acordem Crianças! Enviem-nos ouro para nos fortalecer, precisamos de energia para reconstruirmos nossas legiões de guerra-total!Construam os enclaves Brasil-Germanico-Italiani! Sede de ouro e escravos!.

    Responda
  43. Cleomar Ribeiro

    ... os identitários desejam mudar a Bandeira Nacional?... Eles estão querendo colocar alguns símbolos de enclaves de dictador da África do Meio lá na bandeira, né?... Eles cantando as canções de vhamamento, estão chamando seus antigos operadores e abusadores daquele tempo lá atrás de quando estavam na África do Meio! As vozes internas dss lideranças que os venderam lá estão cantando dentro deles, estão se despertando á maneira das vozes internas dos proto-nazis-fascis que chegaram da Europa.

    Responda
  44. Armando Moura

    O carnaval brasileiro eh uma festa afro brasileira. O que está fora de lugar eh o uso excessivamente comercial, sambas de pessima qualidade e as bun das das destaques de bateria.

    Responda
    1. Albert Niches

      Bela $hit.

    2. Rodrigo à vora

      Recalque detectado. Deixe as bundas em paz. Pare de querer mandar no corpo dos outros e cortar o barato alheio com esse moralismo de guela.