-
José Cardoso
Não acho que tenha tanto a ver com educação. Outro dia levei meu Strada velho a um lanterneiro para instalar um novo cabo que abre o capô, que tinha arrebentado. Ele teve que desmontar várias partes e levou umas 3 horas para ganhar 100 reais. Na montadora, isso naturalmente é feito em menos de 1 minuto por seguir a ordem de montagem. Lembrei dos mecânicos de Cuba, muito hábeis para manter rodando aquelas banheiras dos anos 50. O bom sistema escolar não adianta para aumentar sua produtividade.
-
Aderval Rossetto
Calma aí! Claro que estudo é fundamental para tudo no ser humano, mas no Brasil faltam empresas que agreguem preços aos manufaturados. Essa lógica de cálculo está errada, de comparar produtividade pelos faturamentos, Pibs do setor, divididos pelas horas da população trabalhadora. Todos trabalham 44 horas semanais mas ganham pouco porque temos empresas de subprodutos para o mercado mundial. Nos tornamos apenas mercado de consumo para as multinacionais, que acabaram com nossas empresas nacionais.
-
Aderval Rossetto
Acorda eleitor que defende os bilionários! Você está dando tiro no pé, no mínimo egoisticamente dos seus netos!
-
-
jose fior neto fior
Achei correto a diminuição da jornada de "trabalho" dos servidores do senado de 4 para 3 dias semanais, implantado por Alcolumbre, uma vez que a produtividade de zero em 4 dias continua sendo zero em 3 dias. A vantagem para o erário e´menos cafezinho, agua mineral, energia e outras bobagens que serão economizados.
-
Carlos Victor Muzzi Filho
Vamos criar mais cotas, agora em programas de pós-graduação, e reduziremos o problema da baixa qualificação do brasileiro
-
henrique gonzalez
Em lugar de aumentar a produtividade, com a redução das horas, o trabalhador vai buscar outra atividade pra complementar a renda.
-
Roberto Silveira
O trabalhador que cumpre a jornada 6x1 precisa de tempo pra estar com a família, amigos, lazer e descanso. Pegar essa redução pra colocar para estudo ou treinamento não vai resolver essas outras questões. Sim é preciso qualificar melhor quem trabalha, mas em treinamentos dentro da própria empresa e no horário de trabalho. Conscientizar as pessoas que a redução é para família, amigos, lazer e descanso é fundamental.
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Um cidadão sem a menor qualificação em outros países , ganha quanto por hora ?
-
Felipe Araújo Braga
Quando vamos investir em Educação Científica e tecnológica? É sempre mantendo o povo como Uber e explorando até o fim
-
Alexandre Tavares
90% das empresas do Brasil são de pequeno porte. Quem vai pagar os pequenos empresários pelo prejuízo? O colunista?
-
Felipe Araújo Braga
Eles que explorem os funcionários né? Quem vai pagar os funcionários para que tenham uma digna? Uma moça no mercadinho perto de casa - bem caro - trabalha direto domingo e feriado por um salário mínimo. O mesmo dono do mercado também contratou gente do Haiti e Vietnã pra pagar menos.
-
-
Rubens Vinicius Rocha
Apenas parte do problema da baixa produtividade foi apontado, sendo clara a baixa qualificação de grande parte dos trabalhadores . Faltou citar a crônica falta de investimento dos empresários em máquinas modernas , desenvolvimento tecnologico, boa gestão de pessoal e treinamento interno ... aí sim , teríamos bons resultados.
-
Márcio Marques Alves
Sem falar no Sistema S que desconta da folha de pagamento de todos os trabalhadores, para manter uma entidade que finge profissionalizar mão de obra. E se algum trabalhador quiser se qualificar no Sistema S, tem de pagar mensalidades e se virar para conseguir estágios.
-
-
Milton Nauata
Em qqr lugar do mundo, se vc não tem qualificação, educação e formação de qualidade vai ser pião e ganhar o mínimo estipulado em países q estiver. Ilusão achar q trabalhadores braçais vai ter bom padrão de vida, nem aqui e nem na cochinchina.
-
marcos fernando dauner
aqui em buracoville falta tudo - eletricistas, encanadores, marceneiros, pedreiros, jardineiros, empregadas domésticas, garçons, cozinheiros . dai a maciça "importação" de mão de obra estrangeira - venezuelanos e haitianos e migrantes de estados do N e NE .
-
Márcio Marques Alves
Tem ficado evidente que o setor empresarial usa a baixa produtividade para impor baixos salários a seus funcionários, alegados na baixa qualificação profissional. Contudo, a Administração científica de Frederick Winslow Taylor, diz que o treinamento de operários no local de trabalho, contribui mais para com o aumento da produtividade que a escolaridade ou a qualificação profissional em si. Ou seja, o empresariado não tem interesse em ganhos de produtividade dos trabalhadores por razões óbvias.
-
Márcio Marques Alves
Eu citei Frederick Winslow Taylor, sinta-se à vontade para usar o Google ou ChatGPT, se for o caso. Quanto ao Sistema S, descontar do salário dos trabalhadores para remeter recursos a uma entidade que cobra mensalidades daqueles que desejam se qualificar, para conseguir salários e funções melhores no mercado de trabalho, é algo conflituoso e contraditório, dentre o discurso que sempre visa vitimizar empresários e culpar trabalhadores por seus infortúnios profissionais.
-
Cesar Costa
Márcio, qual é a base dessa sua afirmação? Eu trabalhei muitos anos na indústria no nosso país e creio que a realialidade é exatamente o contrário. Os empresários sofrem com a falta de qualificação e tentam investir para a sua melhoria. O Sistema "S" é um dos exemplos.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.