UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jane Medeiros

    Uma verdadeira catarse! Numa festa americana para premiar, sobretudo, atores e atrizes americanos, o cinema nacional se impôs no Oscar, apresentando um filme excepcional com uma excelente atriz, que fez um trabalho admirável de divulgação do filme participando de inúmeros programas de TV americanos como forma de divulgação. Parabéns à Fernanda pelo Globo de Ouro e pela indicação ao Oscar. Parabéns ao Walter Salles pelo Oscar a demais atores e equipe.

    Responda
  2. Leonilda Pereira Simoes

    Significa muito mesmo, em particular porque os envolvidos na tentativa de golpe contra a sociedade acham que podem sair ilesos, anistiados, como se nada fosse. Não será assim, claro, ainda mais porque foi tudo muito claro, com generais envolvidos confirmando que o g e no ci da queria apoio para o golpe e o do Exército se negou, dizendo a todos que não embarcaria no golpe. E quem quebrou tudo em Brasília fez porque escolheu seguir um tres lou cado que men te como res pira.

    Responda
  3. Jesus Silvestre

    Q a folha nunca mais apoie qualquer ditadura . Mais filmes com este enredo pra não esquecer esta pagina infeliz da nossa história . Ditadura Nunca Mais e sem anistia pra golpistas

    Responda
  4. Ricardo Knudsen

    A FSP ajudaria a combater as ameaças à democracia se simplesmente fizesse jornalismo sério e começasse a chamar as coisas pelo nome. Bolsonaro e seus seguidores não são de direita, são de extrema-direita. Neofascistas q buscam hipocritamente chegar ao poder pelos mecanismos democráticos, para depois implantar uma ditadura. Falharam uma vez, mas se zemas, ratinhos e tarcísios não forem mostrados como são, defensores da mesma ideologia do Bozo, poderão conseguir na próxima vez.

    Responda
  5. PAULO PETRASKI

    Alguém acredita na sinceridade desse editorial?

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Não.

  6. ANIBAL CARRION

    A d. Folha que apoia o fascismo e fala mal do Lula dia sim e outro também agora metendo o louco. Oxalá!

    Responda
  7. Orasil coelho pina

    Parabéns, só resta aplaudir o filme e a folha, todo regime autoritário tanto de esquerda como de direita, têm de ser repudiados! Tortura, nunca mais! OrasilDemocraciaRepublicana!

    Responda
  8. Paolo Valerio Caporuscio

    E por acaso o Oscar vai alavancar o Brasil subdesenvolvido??? Vão sonhando e se iludindo.

    Responda
    1. José Tarcísio Aguilar

      O progressismo alardeado no golpe de 64 foi um imenso retrocesso humano e cultural. Então sim, Paolo, o filme é marco e prova de resiliência do desenvolvimento humano brasileiro.

  9. Marcos Arrais

    Só faltou o jornal dizer que vivemos em um mundo mais perigoso em função de seres abjetos como Trump, Putin, Maduro, Milei, Netanyahu e Bozo. Gente que esse jornal tem dificuldades de criticar com as letras apropriadas. Elementos pouco afeitos à democracia e ao bem estar social. É Folha, ainda falta muito para que se redima do apoio dado por esse jornal a ditadura de 64.

    Responda
  10. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Bem pensado, Folha. Muito especial. Salve a democracia. É o pior regime, tirando todos os outros.

    Responda
  11. Carlos Eduardo Cunha

    A importância deste filme é que ele é uma lição de respeito institucional tanto para a direita que vangloria o Cel Ustra como Bolsonaro ou Pinochet, como para a esquerda que apoia os fuzilamentos de Castro , a tomada do poder por Maduro com prisão de opositores como os que ainda defendem o comunismo de Stalin e Mao com milhões de mortos . Serve para todo mundo .

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Quem é de esquerda não apoia fu zi lamentos de nenhum lado, nem ditadores como Maduro, Ortega, o norte-coreano, Putin, Xi Jin Ping e assemelhados de direita. Ninguém defende Mao e Stalin. A direita apoiou todas as ditaduras de extrema direita e acha que pode julgar os outros. Acabaram de tentar derrubar o pr eleito e julgam os outros, sem o menor pudor. Quem não estuda história, relações internacionais acusa todo mundo e não se lembra do apoio a Pinochet, Strossner, agora Putin.

    2. Wilson Luiz Antonio

      Deveria servir também para diminuir o cinismo de quem banca o falso-isentão, quando bem se presume o que fizeram no escurinho das urnas eletrônicas em dois mil e dezoito, e que agora tremulam bandeiras de falsas e convenientes simetrias. Fingem não ter nada a ver com a origem do déficit civilizatório que se seguiu, mas certamente a consciência os acusa.

  12. Marcelo Semiatzh

    Os representantes da folha que escrevem esse editorial flertam com o fascismo e depois vem pousar de bacana.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Exatamente. Uma forma amadora e rasteira de tentar se recolocar como imprensa equilibrada e isenta. Todo santo dia uma matéria tentando reunir a extrema direita em torno de uma candidatura e passando pano para os atos anti democráticos de 8/01 como se a prisão desses vandalos fosse ataque e liberdade de expressão.

  13. Anete Araujo Guedes

    01 filme brasileiro sendo aplaudido aqui e mundo afora, ganhando o Oscar. Logo onde? nos EUA. Isso é imperdoável! 01 País amado, admirado, idolatrado por eles. Ao Make America Great Again, respondemos, o Brasil é dos brasileiros!

    Responda
  14. Denilto Carlos de Carvalho

    Está opinião=hipocrisia

    Responda
  15. josé SOARES

    Assim como na “Diretas Já”, o jor nal só entra no jogo quando a vitória é certa ou consumada.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Perfeito! Sempre assim

  16. Luís Bustamante

    Ué Folha, mas eu me lembro de ler um editorial há alguns meses aqui mesmo, neste prestigioso espaço, dizendo que os prognósticos sobre a crise das democracias se revelaram "exagerados". Será que sou eu que não estou lembrando direito?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Justamente!

  17. Sergio Moraes

    Ainda estamos aqui esperando a Folha assumir o papel que teve durante a ditadura. E pedir desculpas por isso.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Perfeito Sérgio! Aguardamos pelo mea culpa desse jornal que tenta se passar por imprensa isenta. A mancha em seu passado ainda não foi apagada. Apoiou a ditadura sim. Sem muita moral para discorrer sobre o assunto. Aguardamos pelo reconhecimento da culpa e pedidos de desculpa para a população brasileira.

    2. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      As kombis da Folha ainda carregam o cheiro dos torturados.

  18. sidnei esbizera

    Um tapa na cara da Bozolãndia.

    Responda
  19. Mario Donizete Pelissaro

    Temo que esse filme seja mais uma daquelas obras que vem para nos faz lembrar das atrocidades cometidas por governos autoritarios e antidemocraticos e que depois de um curto tempo são esquecidos. Tantos filmes importantes tivemos, artistas da musica e teatro protestando contra a tirania e de nada adiantou. De que valeram todas as perseguições e agressoes sofridas por Vandré, Chico e Cesar Sampaio. Não aprendemos nada! Recentemente ascendemos um arruaceiro golspista e tirania ainda grassa por aí

    Responda
    1. José Tarcísio Aguilar

      Mário, não é q grassa por aí: grassa por aqui mesmo, nesse jornaleco, e ironicamente clamando por democracia. Hipo critas.

    2. josé SOARES

      Concordo.E a grande imprensa é que deveria contribuir para que a tirania não volte, mas nada faz para contê-la e até a estimula.

  20. José Cardoso

    Quando foi lançado o filme "O Que é Isso Companheiro" eu me decepcionei por considerar equivocada a escolha do Pedro Cardoso e Luiz Fernando Guimarães, famosos comediantes, para papéis principais. Esvaziou o caráter trágico da luta armada na minha opinião. "Eu Estou Aqui" acertou a mão no roteiro e escolha dos atores. Curiosamente, a Fernanda Torres participou de ambos.

    Responda
  21. Lucia Helena Hubie

    A esquerda esta festejando o que será, o Brasil vive hj um período de muita preocupação, dificuldades fiscais, divida interna absurda, por consequência um nível juros num patamar elevadíssimo. Onde está o "projeto de Brasil", que até agora não apareceu. Um país que lota as ruas das cidades brasileiras com o carnaval e o advento do filme, mas de novo temos o que pra comemorar, desse jeito nunca iremos sair da mesmice, atraso, subdesenvolvimento e povo buscando saídas pra sobreviver.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Minha senhora, aqui se trata de apreço à democracia, não ataque as urnas, reconhecimento de derrota em pleito eleitoral, reconhecimento de ditadura e suas atrocidades. Percebe ou não? Sabe aquele seu mito que vivia dizendo que jogava nas quatro linhas da democracia? Então, ele é mentiroso, compreende? Ou acredita que todos os elementos identificados pela PF são fantasiosos, fruto de uma conspiração maligna para prejudicar o Bozo? Meio complexo para vc né?

    2. Luís Bustamante

      Não tomou a cloro quina de hoje, né?

    3. Anete Araujo Guedes

      Melhor seria preparar uma salada de frutas com bastante cloroquina.

    4. Anete Araujo Guedes

      Uma dose de Lucidez não lhe faria mal.

    5. Luiz Gustavo Amorim

      Misturou banana, laranja, maçã e abacaxi. Dívida interna absurda, rs. Quanto seria o ideal para você? Com base em quais parâmetros? Aguardo as suas considerações, rs. Você, como a maioria, não tem a menor ideia do que diz. Um aviso: eu sei o ChatGPT diz a respeito. Procure outra fonte.

    6. Marcelo Magalhães

      Prezada Lucia, o projeto do governo para o Brasil está em andamento com resultados evidentes, que são escondidos pela mídia corporativa e pelas bigtecs, todas inimigas da esquerda. Desemprego despencou, massa salarial aumentou, retirada de oito milhões da condição de miséria, reindustrialização, retorno àscpequisas científicas, incentivos à cultura e assim sucessivamente. Mas as pessoas estão repetindo o mantra dos endinheirados , que tentam de todas as formas retomar o poder para retorno à fome

    7. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Com os milicos na ditadura, a dívida externa era altíssima, a corrupção era grande, as desigualdades enormes com o Brasil no mapa da fome, além das violentas censuras, atraso cultural e educacional, enfim, ditadura nunca mais! #semanistia!

  22. Paulo César de Oliveira

    A maior ameaça à democracia são as injustiças que o STF cometeu no passado(penas de catorze a dezessete anos - mais altas do que para alguns casos de homicídios - para invasão e vandalismo) e as injustiças que o STF vai cometer no futuro, como o julgamento de cartas marcadas e a condenação de Bolsonaro e militares por tentativa de golpe que não houve visto que o Código Penal diz claramente que tentativa de golpe envolve o "emprego de violência ou de grave ameaça". Cogitar e planejar não é crime.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Quer dizer que na sua opinião medíocre só se deve investigar o ato consumado? A tentativa não deveria ser investigada? Deixa eu lhe falar uma coisa, ser limitado, se o Bozo tivesse de fato tido a coragem de aplicar o golpe que ele planejou, hoje não estaríamos aqui escrevendo nada. Cite algum excesso que o Ministro Alexandre de Moraes tenha aplicado sem base constitucional? Sabe qual o grande problema? Gente como vc se informa no WhatsUp, gente meio limitada que não lê livro de história.

    2. Anete Araujo Guedes

      Paulo, esse papo já tá qualquer coisa. Vc já está pra lá de Marrakesh. Que cantilena desa@ gradável, inútil e sem nexo!

    3. josé SOARES

      Vai marchar em frente dos quartéis, orar para pneu e invocar ets.

    4. Anete Araujo Guedes

      SSe a tentativa não logrou êxito, os golpistas devem ser severamente punidos, como reza as leis constitucionais. Se tivessem saído vitoriosos, não teria como pu-nir militares, Bolsonaro, financiadores, incentivadores e os bois de pir@nha. Ai, o p@u ia quebrar em cima dos opositores. A barbárie e a violência seriam liberadas. Ao tirano e aos seus aliados tudo é permitido. Já nas democracias nem tudo pode.

    5. Marcelo Magalhães

      Prezado Paulo, com toda cordialidade, esse tipo de comentário não cabe aqui na Folha. Embora seja alinhado com o editorial da mesma, desrespeita a grande maioria dos leitores, que são estudiosos, reflexivos e críticos. Sugiro que você comente na revista Oeste, ou na Jovem Pan. Por favor, poupe nos desses textos da ultradireita, sem noção e ofensiva à inteligência.

    6. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Se fosse na época da ditadura estariam sofrendo torturas ou até mortos ou "desaparecidos"! Claro que planejar é crime se o golpe se concretizasse eles assumiriam o poder e aí sim não seria crime! Vou desenhar pra você: se alguém dispara uma arma contra alguém e a pessoa não morre ou a arma falha, não é crime?