UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Rubens Paiva continua aqui

VER COMENTÁRIOS EM Elio Gaspari

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Loureiro

    Como todo e qualquer brasileiro NORMAL, eu estou feliz pelo Oscar. Mas está faltando lembrar que Rubens Paiva é mais que uma pessoa é um símbolo, ele representa muitos outros Rubens massacrados daquela época triste.

    Responda
  2. LUIZ MENDES

    A folha deve uma autocrítica quanto a sua.particopação na ditadura, já que costuma pedir autocrítica para muitos.

    Responda
  3. Raimundo Alvaro Campos de lima

    Ainda tenho esperança de ver estes assassinos na cadeia, há muito mais mortos e desaparecidos do que oficialmente se fala,pessoas pobres como os camponeses do Araguaia, Rubens Paiva era de classe média alta,por isso, desperta mais interesse da mídia hoje ,está mesma mídia que deu apoio ao golpe militar, Sem Anistia para assassinos torturadores.

    Responda
  4. Ronaldo Guilherme Benvenga

    Sem anistia e sem anestesia, porque vai doer e muito.

    Responda
  5. Ronaldo Guilherme Benvenga

    Na votação do impeachment da Presidente Dilma, Bolsonaro, ao votar, fez um elogio ao torturador Coronel Brilhante Ustra, demonstrando cabalmente que, é e sempre foi a favor dessa monstruosidade.

    Responda
  6. Ronaldo Guilherme Benvenga

    No planeta terra, somente os seres humanos torturam seus semelhantes. Os animais irracionais, matam somente para comer...

    Responda
  7. wilson paulo schmeiske

    E os bozosnazifacistas e os iliteratos, querendo a volta da ditadura,…haja

    Responda
  8. Juan Vera

    Não eram tigrada, eram gorilas mesmo, como a América Latina livre os chamava em 1964.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Hoje, nem tigrada nem gorilas, são a rataiada. Nomear-se rataiada com naturalidade mostra o nível destas pessoas. Rataiada, agora veja.

  9. Florentino Fernandes Junior

    Em mil novecentos e setenta? E adendo, tortura e ditadura sao abominaveis

    Responda
  10. Florentino Fernandes Junior

    A filha mais velha tinha 17 anos, uma menina, ela ligou e foi atendida por um diplomata americano?

    Responda
    1. ANTONIO MARQUES R FILHO

      Rubens Paiva era um deputado federal cassado. Um político muito conhecido na época. Natural que sua filha tenha sido atendida.

    2. Jove Bernardes

      É do próprio diplomata que atendeu ao telefone esta informação, criatura. Por vezes é melhor calar-se do que reagir como quem não tem o que dizer para defender a si ou aos que bajula.

    3. Anete Araujo Guedes

      A extrema direita neo ffascista está se debatendo, quebrando a cabeça, com os cotovelos ardendo. Como vão distorcer esses fatos, como poderão negar essa realidade, confirmada, premiada aqui e lá fora? A arte fica por conta da esquerda.

    4. Ney Fernando

      Se ele conhecia a menina e/ou seus pais, atender à ligação seria a conduta normal do diplomata.

    5. Hernandez Piras

      Antes de colocar em dúvida o relato do jornalista, que tal ler mais sobre o assunto? Há tantas hipóteses a explicar o ocorrido, mas o "democrata", que "detesta a tortura e a ditadura", está empenhado ainda hoje em defender os crimes do regime militar, não? Hipocrisia!

  11. Alberto Melis Bianconi

    O colunista, que ontem negou a tentativa de golp(autocensura) do 8 de janeiro, agora vem fazer pose de defensor da democracia... hipocrisia pouca é bobagem.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Isso, Jove, o 8/1 não foi golp(autocensura) né? Então tá! É o que você e o colunista estão dizendo e estão errados... Vocês querem normalizar Bolsonaro o quanto lhes for possível, tudo bem, problema de vocês. Eu sou transparente, não tenho rabo preso para esconder.

    2. Jove Bernardes

      Não deixe tão clara sua limitada compreensão, Bianconi. Trama golpista foi antes do 8/I. O que houve em 8/I foi baderna, invasão, quebra-quebra, vandalismo. Uma e outra coisas relacionam-se como causa e consequência, mas são coisas diversas. Chamar de "girafa" a sugestão de juntar ambas num processo só não significa "negar tentativa de golpe". Tente ler as colunas antigas a respeito, vai ajudar.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Sei! A ingenuidade tem o uso liberado, quem quiser que te compre.

    4. Ivan Linares -- Recife - PE

      O colunista quis dizer que a trama golpista de 2022 e a do 08/01/23 tiveram planejamentos distintos, feitos por pessoas diferentes, e não deveriam estar no mesmo processo. Fazer isso, na opinião dele, dilui a autoria, enfraquece cada acusação indivudualmente e pode levar até a um veredicto de "inocente" para os réus.

    5. neli faria

      Tentativa de golpe? Existiu! Só que vigora o princípio: o Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos:não dará em nada, como não deu a Lava Jato.

    6. Alberto Melis Bianconi

      O título do artigo a que me refiro é "Trama golpista e 8/1 no mesmo processo é uma girafa no Supremo". Deve de ser feiquenêuse, seja lá isso o que for.

    7. Ney Fernando

      Isso tem cara de feiquenêuse. Em suas colunas ele sempre trata a tentativa de golpe como uma tentativa de golpe.

  12. Marcos Benassi

    Ôôô, sêo Elio, mais um de seus textos "daqueles", hein? Beira literatura (belas-letras, digo). Queria apenas lembrar ao senhor e aos colegas leitor@s que a lava-jato reeditou métodos milicais dessa época ardida, recebendo procuradores do departamento de estado e agentes do FBI, "secretamente", sem comunicação oficial e completamente fora dos trâmites regulamentares, pra lamber saco e receber instruções sobre como agir - por óbvio, de modo pouco interessante ao país, conquanto do interesse póprio

    Responda
    1. neli faria

      Jove : não me fiz entender. O Maior erro foi processar político e poderoso. Veja, senhor, a esquerda se uniu com a Direita, e: descaracterização da lei da improbidade, até Juiz de Garantia foi criado. Ou seja, essa lei beneficia apenas os Políticos e Poderosos. E o senhor alude ao Moro, esquecendo que sua sentença foi Ratificada, isto é, confirmada pelos TRF e STJ? Esqueceu que o feito foi anulado porque o STF entendeu que deveria ser processado em Brasília?

    2. Jove Bernardes

      Neli, não, o maior erro da Lava Jato NÃO foi querer processar políticos e poderosos. O maior erro foi ter à frente um marreco vaidoso e corrupto que desrespeitou reiteradas vezes o devido processo legal. Era pra todo mundo estar condenado e preso. Você se esquece disso porque não te explicaram a gravidade da situação. Não tivesse ele e sua vaidade se corrompido e manchado para sempre a imagem do Judiciário, a lava-jato teria sobrevivido, lépida, fagueira, pimpona, gordacha e luzidia.

    3. neli faria

      O maior erro da Lava Jato foi ter Ousado Processar Políticos e Poderosos. Deveria saber que vigora o princípio: o Brasil existe apenas para sustentar Políticos e Poderosos. Tanto que houve a união da Esquerda, direita, para: descaracterizar a lei da Improbidade. Enquanto a Justiça atingia os 3Ps, perfeita: bastou atingir os Políticos e Poderosos, para criar o Juiz de Garantia.Tramita a descaracterização da Delação Premiada. São Iguais: esquerda e direita, não querem construir uma Nação.

    4. Anete Araujo Guedes

      Piras, tudo foi muito bem arquitetado para que as empresas brasileiras, que estavam bem posicionadas nas concorrências internacionais, fossem destruídas. Os eua não podem perder a supremacia sobre os países da AL. Empresas não cometem crimes, portanto não são elas que devem pagar o pato. Onde foram parar essas mult@s bilionárias da Petrobbras? Voltamos a ser 01 país agropecuário e extrativista, sem empregos qualificados, com perdas drásticas de ICMS.

    5. Anete Araujo Guedes

      Piras, os crimes da Lava Jato necessitam urgentemente serem julgados e condenados. As multas da Petrobras iam ser depositadas em contas das fundações de Dallagnol.

    6. Hernandez Piras

      Alimentando teorias conspiratórias, Benassi. Então os juízes e procuradores da Lava Jato recebiam "instruções" do Departamento de Estado norte-americano? A versão mais sofisticada dessa teoria conspiratória falava no Departamento de Justiça! Na verdade, justificar os próprios erros com teorias destas era típico dos militares e vocês da extrema-esquerda sabem imita-los muito bem!

    7. Anete Araujo Guedes

      José Roberto.

    8. Anete Araujo Guedes

      AAqui as empresas foram penalizadas. Empresas não cometem crimes, quem comete são os diretores. Voltamos a ser um país agropecuário e extrativista, com as bençãos dos eu@, e o submetimento de M$oro.

    9. José Roberto Pereira

      Nunca li neste jornal a denúncia de que o pai da juíza Gabriel Hardt vendeu segredos industriais e patentes da Petrobras para os americanos. Nem lerei.

    10. Anete Araujo Guedes

      #Bravo, Marcos! Boa lembrança! Quando será que esses crimes lesa-pátria serão julgados? Daí a necessidade de trazer sempre esses episódios macabros, em que a sociedade, por se chafurdar no ódio, se viu completamente cega, deixando de atentar para as brutais irregularidades cometidas por M$oro e Dall@gnol durante todo o processo.

  13. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

    Belíssimo artigo.

    Responda
  14. José Eduardo de Oliveira

    e os torturadores e golpistas também, só que vivos e soltos. e preparando novas vítimas e instrumentos de tortura.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Mas esses o colunista acredita que são inocentes...

  15. Jorge Cavalcanti

    Assisti ao filme, sensacional, comovente, merecedor do premio que ganhou. Mas vincular uma coisa a outra, isto é, o que ocorreu à época, com agora e pedir "SEM ANISTIA", é no mínimo hipocrisia. Os tempos são outros. Anistia só serve se for para meu lado??? Lembrar que a história se repete. Quiseram implantar uma ditadura à moda União Soviética, à cubana e teve apelo popular para os militares irem às ruas. Idem agora. Agora com um agravante, dúvidas sobre as eleições, o comportamento do TSE.

    Responda
    1. Jorge Cavalcanti

      Jove Bernardes, eu sei muito bem disso. A anistia só para os meus, os seus não, sempre foi assim.

    2. Jove Bernardes

      O mote "sem anistia" não nasceu ontem, Cavalcanti.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Neli quer anistia mas não quer impunidade. O querer é livre!

    4. neli faria

      A Anistia foi ampla, geral e irrestrita: nós pedíamos nas manifestações. Só que foi um gravíssimo erro. Os assassinos , exs. de Mario Kozel Filho e de dona Lyda Monteiro de Carvalho, saíram impunes. Os torturadores saíram impunes. Ou seja, foi para os dois lados. Agora o stf quer punir quem escondeu cadáver, ou seja, o acessório virar principal. Um contrassenso digno de republiqueta. Apaga o principal e pune o acessório! Sou contra a Anistia.O TSE foi perfeito. O Mau militar reclamou sem razão!

    5. Alberto Melis Bianconi

      A anistia de 79 serviu para os dois lados, e estamos vendo no que é que deu. Hoje, só serviria mesmo para um lado, por que só um lado é delinquente. Esse mesmo lado que já foi anistiado numerosas vezes porque nunca resistem a tentação de tomar o poder no tapetão. Então sim, é vital que agora se repita sempre que posssível: sem anistia.

    6. Anete Araujo Guedes

      Oito de Janeiro. As provas estão aí, são evidentes, robustas e irrefutáveis, foram gravadas, auditadas e impressas.

    7. Anete Araujo Guedes

      Ao pedir anistia, eles se consideram de antemão culpados.

    8. Anete Araujo Guedes

      O que Cuba e Rússia tem a ver com o nosso país? Quantos países de regimes autoritários existem mundo afora! O comunismo sempre foi uma senha infalível para o rompimento dos preceitos constitucionais/democráticos, para derrubadas de governos. E a Arábia Saudita com seus presentes milionários, não conta?

    9. Anete Araujo Guedes

      Jorge! Por favor, leia o texto bem escrito, bem fundamentado de Gonet, acolhendo e aprovando as investigações realizadas pela PF, que resultou na inevitável denúncia do in né legítimo vel e toda a sua c0r já. Trata-se de algo inédito que entrará para a história do judiciário e do país, milit@res de alta patente, políticos, apoiadores e financiadores do golpe de Estado serão jul = gados e condenados. Fato que não aconteceu no final da dita-dura.

    10. Dimas Floriani

      Quem implantou ditadura foram os militares apoiados por setores dominantes da sociedade brasileira e não quem resistiu de várias formas ao vil regime, hoje celebrado pelo bolsonarismo e os oficiais golpistas das "inglórias" forças armadas que arrotavam patriotismo e rastejavam para os gringos, como hoje, aliás, fazem os vende-pátrias bolsonarista. Não venha com essa balela de comunismo. Aliás, a revanche da História vem com o Oscar e 8 de janeiro ficará como a Intentona neofascista. Sem ANISTIA!

    11. Marcos Benassi

      Jorge, prezado, creio que essa argumentação remete ao seu "parente", Flávio Cavalcanti: é profundamente datada; ademais, ele não teria as informações que temos hoje em dia acerca da barbárie continuamente interpretada pela Alta Bozoléia golpista. Fosse ele a dizê-lo, não haveria problema; contudo, com conhecimento histórico e com as evidências coletadas na boa investigação policial, fazê-lo é um tanto "duvidoso", para ser delicado.

    12. Jorge Cavalcanti

      Mauricio Soares, kkkkkkkkkkkkkkkkk hipócrita....

    13. Mauricio Soares

      Sem anistia!

  16. Anete Araujo Guedes

    Militares que golpearam a Constituição por longos, sangrentos e terríveis 21 anos. Uma população silenciada, amordaçada, enquanto eles eram liberados para, em nome do Estado, praticar sequestros, invasões de resistências, prisões, torturas, estupros, execuções, sumiços de corpos. No final, impuseram uma anestesia. Foram vergonhosamente anistiados. Entraram para história como covardes, que utilizaram de práticas condenáveis, repudiadas, contrárias do que é permitido pelos regimes democráticos.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Mili ttares não podem ocupar o poder!

    2. Anete Araujo Guedes

      Não se negocia com armas!

    3. Anete Araujo Guedes

      Alberto, Rubens Paiva não perdeu a dignidade, a honra e seu lugar na história. O filme trouxe de volta um recorte de um período onde reinou a força bruta, a violência e as armas, quem sabe para que essa tragédia não retorne nunca mais. Agora podemos bradar em alto e bom tom, sem medo, sem mais tentativas de golpes, Sem Anistia!

    4. Alberto Melis Bianconi

      Se alguém, de que lado for, tiver capacidade de se impor e o fizer, então, por definição, não há negociação. E os militares de então, armados e no comando do Estado, evitaram se impor. Ou seja, negociaram. Hoje podemos nos impor, e devemos fazê-lo: sem anistia. A propósito, eu vinha aqui corrigir uma conta de comentário anterior, a anistia de 79 ainda não fez meio século...

    5. Anete Araujo Guedes

      Quem perdeu com essa história macabra foram os brasileiros, a economia, o país.

    6. Anete Araujo Guedes

      Você é capaz de se impor frente a 01 homem ar mado? Daí que milit@res deveriam ser proibidos de participar da política.

    7. Alberto Melis Bianconi

      Há negociação sim Anete, inclusive na guerra. Foi uma negociação tácita, mas aconteceu. Não é para fazer festinha ou chá de coluna social... Rubens Paiva está presente, mais de meio século depois, significa que, no frigir dos ovos, ele perdeu. Oba oba de colunista de jornal não o faz vitorioso, não muda o passado. O filme, a memória, o reconhecimento pela luta, são outros 500.

    8. Anete Araujo Guedes

      Alberto. Frente a brut a montes, far dados e ar a dos, não há diálogo, negociações e tratados possíveis, mas imposições E submetimento.

    9. Anete Araujo Guedes

      Ao se verem caindo de podre, em meio a tanta po + dridão e corr *upção, mesmo assim os milit@res devolveram a democracia ao país como se fosse 1 presente, impondo suas condições. Frente a uma população sofrida, amordaçada, com familiares mortos, desaparecidos, exilados, não era possível dizer nada, aceitamos de bom grado todas as condições. Houve lutas, em situação de uma brutal desigualdade, antes e durante o regime mil litar. Alberto, Não há negociação possível com os que possuem armas!

    10. Alberto Melis Bianconi

      Não Anete, a democracia não foi um presente da ditadura. Isso seria desmerecer toda luta pela democracia travada sob o regime militar. A anistia foi, evidente, uma iniciativa do governo autoritário de então, mas seria um absurdo dizer que ela foi imposta. Ela foi comemorada na época. Foi por ter sido antecipada pelos militares, ainda no poder, que conseguiu barrar as tentativas de processar os crimes da repressão. Não foi imposta, foi negociada.

    11. Anete Araujo Guedes

      Alberto.

    12. Anete Araujo Guedes

      Não Alberto, a anistia foi imposta. A democracia foi dada como um presente da dita-dura aos civis, porém com algumas restrições, com anistia e sem eleições diretas para o próximo presidente. Tancredo foi aprovado via consenso. Os lideres políticos relevantes foram todos ssuici=dados.

    13. Alberto Melis Bianconi

      Mas não nos esqueçamos Anete que em 79 foram os democratas que pediram a anistia ampla geral e irrestrita, como aliás atesta uma foto de época, incluindo Eunice Paiva, que ilustra a coluna. Mas a situação era completamente outra, passávamos do arbítrio para a democracia. Hoje queremos à condenação de quem tentou derrubar a democracia e, para nossa sorte, falhou. Sem anistia.

    14. Marcos Benassi

      Excelente e sucinta circunscrição, cara Anete. A exata antítese do comentário de um colega acima.

  17. Nilton Silva

    Por essas e outras é que os envolvidos na tentativa do golpe militar urdido durante o governo Bolsonaro devem ser exemplarmente punidos.

    Responda
  18. Rogerio Silva

    A Verdade não cala a boca da tigrada, que insiste na tese mentirosa desmentida várias vezes da morte de Rubens Paiva (nem vou repetir aqui). É só abrir o seu Zap que se tiver um bolsonarista lá, ele vai estar repetindo a mentira. Aliás uma coisa que eu tenho curiosidade de saber porque é extrema direita tem necessidade de mentir e atacar tanto (inspirados por Goebels?). Para mim é porque traduz simplesmente a falta de conteúdo verdadeiro do que fazer para melhorar a vida das pessoas.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      A mentira ainda de braços dados com a covardia.

  19. Renato Vieira

    Sem anistia.

    Responda
  20. Murilo Belezia

    Um dos envolvidos na tortura e morte de Rubens Paiva é inimputável, pelo acordo de anistia ou alguma autoridade vai ter peito de obrigá-lo a revelar o destino do deputado? Da redemocratização para cá os militares e muitos civis levaram segredos da ditadura para o túmulo. Talvez, numa futura democracia mais consolidada, haja um Painel do Opróbio, com nomes e fotos desses animais fardados da ditadura, que ainda é o sonho de muitos...

    Responda
  21. Nelson Vidal Gomes

    Artigo memorável e comovente! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  22. Brivaldo Leão de Almeida Junior

    Será que eles realmente perderam, como quer o jornalista? Eu li em algum lugar nesta Folha que um dos suspeitos na morte do ex-deputado recebe uma aposentadoria de R$ 20.000,00, muito mais do que recebe a grande maioria dos trabalhadores brasileiros.

    Responda
  23. FABIO MARINO

    Mas vocês, folha e jornalista, estão brincando?? O Bozo falou que quando encontrasse o Marcelo Rubens Paiva iria lhe falar onde estaria o corpo do pai. Isso é a triste figura do nosso ex presidente e onde ele deveria estar todos já sabem

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiii, Fábio, prezado, o Bozo sabe tanto do Rubens Paiva quanto sabe da Dana de teffé, cujos ossos foram longa preocupação do Carlos Heitor Cony...

  24. André Costantin

    O colunista fez um salamaleque para aliviar a barra do único milico graduado vivo que pode ser responsabilizado pelo crime cometido?

    Responda
  25. André Costantin

    O colunista

    Responda
  26. Anete Araujo Guedes

    O1 tempo em que os fardados não eram contidos pela lei, tudo lhes era permitido, tinham licença para, em nome do Estado, prender, torturar e matar.

    Responda
  27. JO ALMEIDA

    Sem anistia, Gaspari escreva uma carta psicografada do ex deputado morto pela ditadura militar que quando a viúva foi em Brasília para a inauguração do busto em homenagem ao Rubens Paiva um ex pr varrido e abjeto cuspiu no busto em frente a viúva e os netos e isso ficou barato, perguntar não ofende mas agora vai enfrentar o processo sobre a tentativa de golpe e a família ver a vendeta, Rubens Paiva presente, sem anistia.

    Responda
  28. Anete Araujo Guedes

    Um tempo que os fardados podiam tudo, tinham licença para torturar e matar.

    Responda
  29. JO ALMEIDA

    Sem anistia, Gaspari Eremildo é um idi ota e quer saber sobre o filho três do ex pr varrido e abjeto que anda nos Estados Unidos pregando boicote ao país e ao supremo, Madame Natasha acredita que o filhinho ficará por lá preparando o terreno para a fuga do papai ex pr varrido e abjeto, a saber o supremo e o povo brasileiro que paga sua estadia nos Estados Unidos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, dedada nos trê'zóio!