UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tiago Almeida do Nascimento

    A ultra ou extrema direita deve ser combatida. Toda e qualquer aliança é melhor do que termos esses linfáticos novamente ao poder. A França já mostrou como se faz. No Brasil nem centro existe mais, já que os partidos ditos de centro flertam com a extrema direita sempre que isso os beneficiem. Espero realmente que a FSP tenha noção e combata essa extirpe politica em nome da Democracia.

    Responda
  2. João Vergílio

    Há espaço para o surgimento de uma direita nacionalista aliada ao agronegócio, mas que não tenha os vínculos com os EUA que os militares bolsonaristas e seus aliados têm. Uma direita antiwoke, mas neutra (ou até mesmo simpática) em relação à China. É preciso observar com cuidado a trajetória e as possibilidades de Ricardo Salles e Ronaldo Caiado. As contradições que o autor aponta na direita são reais e vão ficar cada vez mais aparentes se o governo Trump continuar agindo assim.

    Responda
  3. José Cardoso

    A coisa só azedaria no caso de um conflito mais aberto com a China com imposição de sanções por exemplo. Mas a quantidade de empresas americanas que produzem lá é tão grande (Apple, Tesla, entre milhares de outras menores), que isso seria um terremoto impensável para os EUA.

    Responda
  4. Valter Luiz Peluque

    Bom artigo, pena que a ultra ou extrema direita não leia e não considera argumentos. Não dá, portanto, para esperarmos alguma racionalidade político-econômica vinda deste grupo. Também não adianta a elegância de chamar o neo-fascismo de extrema direita. É preciso nomear com todas as letras o que são e o perigo que representam. O mundo tem memória curta, convêm lembrar aos jovens o terror do nazi-fascismo.

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      E será que ultra ou extrema esquerda, desculpe-me, esqueci que nunca existiu e não existe ultra ou extrema esquerda, mas somente uma esquerda normal e, será que ela lerá e entenderá ou, precisará desenhar.

  5. JAILSON DE BEZERRA

    A ultra direito é desequilibrada. Deveria estar em camisa de força, bem como o tal do bolsonarismo. Ontem Trump despejou um rio de mentiras no congresso de lá e mostrou o que um voto inconsequente produz. Foi só ódio e insanidade. Sem falar nas reações faciais patéticas do vice presidente.

    Responda
    1. Valter Luiz Peluque

      Não é desequilibrada, é tudo o que se pode reunir sob o manto da perversidade, do absurdo absoluto.

  6. Marcos Benassi

    Pô, Seu Jorge, excelente reflexão, das melhores que vi sobre o tema - que, aliás, são poucas. Tenho uma hipótese fundacional sobre isso: a ultradestra olha, exclusivamente, pro seu interesse pessoal, importando-se muito pouco com congruência ou interesse nacional. A diferença entre a nossa e a gringa assenta-se sobre o cérebro e uma capacidade humana essencial, que é a antecipação no tempo: a estadunidense faz planos de longoprazo; a Bozoléia mira o curto trajeto entre o crânio vazio e o umbigo.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Pô Bernazzi, um comentário pra lá de assertivo! Texto incrível, análise e ponderações essenciais. É de bom proveito (bem) escrever tais questões para elucidar o que é um tanto complicado para alguns. A lógica, o cálculo, o raciocínio, o pensamento, a reflexão, as palavras e uma boa dose de vontade, são necessárias pala elucidar questões políticas, sociais, religiosas, que incluam o país e o mundo.

  7. João Carlos G de Souza

    A direita conservadora brasileira sempre foi importante para a política. Mas a extrema direita com este personagem extremista e sem escrúpulos não é política. Como Trump não é política. Agora que iniciou uma guerra não militar e sim comercial com seus aliados , em pouco tempo vai derreter e tornar-se o presidente mais impopular dos EUA.

    Responda
  8. José Eduardo de Oliveira

    nenhuma novidade, a direita brasileira, antigamente, burguesia brasileira, sempre foi venal, entreguista e antipatriota. mas nunca ficaram vergonhosa e escancaradamente de quatro como agora.

    Responda
  9. Raymundo Itareru

    a extrema direita está calada com relação a taxação dos EUA, tem um que possível candidato a presidente que até usa o boné do maga, Deus acima de tudo e EUA acima de Deus

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Eles não têm o que dizer. Devem estar remoendo os acontecimentos. Ou como poderão distorcer os fatos, ou negar a realidade. Aos que colocaram o boné vermelho na cabeça, meus constrangidos parabéns!