UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dartagnan Santos

    Filme magnífico e consagrado, com as extrema-direita acuada e com o prazo para defesa se esgotando. O ano não poderia estar começando melhor!

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Ah, não posso deixar de complementar: os Torres, criaram duas crianças deliciosas e brilhantes. São a antítese do Bozo, que, com três esposas distintas (diferentes, entenda-se bem, não há "distinção" alguma dessas senhoras) pariu quatro estrupícios, um pior que o outro. Ensinou-os com esmero a fazer poliTitica, a política de Herda; nessa capacitação para a vida bandida, inclui-se fraudes ao salário de funcionários e outras picaretices. Torço sinceramente pela Laurinha, mas sei não. A conferir.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Ah, Mano Rodrigues, mai cê enfiou o indicador num ponto essencial: o tesão de ver a Fernandinha Fernandoca Fernanduda virar febre lá na gringoland. Muito melhor, como espetáculo, do que ver o filme ganhar Oscar, porque foram várias boas Sodas, em contraposição a um único Oscargasmo. Tal como na família Paiva há uma nobreza nesses Torres que é devida, no mínimo, à dona Fernanda e ao seu Fernando: Zorra, Cersão, família da nobiliarquia dramatúrgica Brazuca, criaram lady e lorde, sem amadorismo.

    Responda
  4. FLAVIO CALICHMAN

    Salta aos olhos a omissão do turishta forashteiro, não sei se por covardia de afrontar a ordem do capitão suserano ou, pior, porque no fundo concorda com ele. E ainda se acha capacitado a concorrer à Presidência, com o apoio muita gente do centro para a direita. Em um país minimamente decente este tecnocrata apagado, esta cria de Bolsonaro sem vida própria não seria cogitado nem para síndico do seu condomínio.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Orra, Flávio, hoje tá soda: "suserano", que coisa linda! O Ruy, usou "lorpa", igualmente belo, e "esbirro", também muito bom. Cáspite, que dia grão-vocabular! Hahahahah!

  5. José Cardoso

    Concordo totalmente. A grandeza do filme é mostrar a história como tragédia. A revolução enfrentava dissidentes, também revolucionários, e o consenso pela democracia só surgiria alguns anos mais tarde, depois do país pacificado, culminando com o fim do AI-5 e a anistia. O engenheiro e sua família foram engolfados por uma labareda quente da guerra fria.

    Responda
    1. José Cardoso

      Nossa revolução não contava com os choques do petróleo em 73 e 80, e nem dos juros logo a seguir. Foi quase como o colapso da URSS para os revolucionários de Cuba. Mas conseguimos nos reinventar mais tarde com a democracia e o agro. Os cubanos nunca se recuperaram.

    2. Nelson de Paula

      O militares perderam a mão do governo. Contraíram uma enorme dívida externa e quando a inflação veio cobrar a conta, entenderam de devolver o abacaxi . O país "pacificado" foi devolvido envolto numa tempestade econômica chamada hiperinflação. E fique bem claro que muitos dos militares não se mostraram merecedores da anistia.

    3. Marcos Benassi

      Zé, com licença: foram engolfados por um jorro de piriri de uns milicos eixcrotos, que não tinham o mínimo pudor em perseguir, torturar, assassinar e sumir com os despojos. Guerra fria oo capacete, eram um bando lllaazarento de déspotas golpistas.

  6. João Leite Leite

    O Brasil ainda está aqui mas. Não é nem a sombra do que era na década de 70.

    Responda
  7. Paulo César de Oliveira

    Filme desonesto. Há uma cena em que o pet da família eh atropelado intencionalmente por agentes da ditadura. Havia de fato um cão mas na vida real ele nunca foi atropelado. Filme desonesto, portanto.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Correção: segundo do site da Veja, a família Paiva nem sequer tinha um cachorro.

  8. João A Silva

    Só para registrar outro filme maravilhoso, o argentino "1985". No nosso país vizinho, entre 1976 e 1983, foram cerca de trinta mil desaparecidos, cujas mães, esposas e filhas insistiram em lembrar por todo aquele período na Praça de Maio, em um marco comovente da história da humanidade. Registre-se também que a grande maioria não tinha qualquer relação com a luta armada. Foram trucidados apenas por serem críticos ao regime brutal que lá foi instalado.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Excelentes lembrança e Registro João. Apenas complemento: esse número é a origem do maravilhoso pronunciamento do Bozo enquanto ainda era um herdinha deputado: "tinha que ter matado 3O mil na ditadura". Eu fico com o maior orgulho do Quadrúpede-ex-Chefe conhecer a história da barbárie no país vizinho.

    2. Edvanio Ceccon

      Sensacional esse filme. Os hermanos fizeram o que devíamos ter feito aqui: punir os verdadeiros terroristas, os militares, que em nome da pátria cometeram crimes brutais e devastaram famílias. O filme de Walter Salles conversa muito bem com Argentina 1985.

  9. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Maravilha ter alguem6como Sales, milionário, que mostra o nossos pais, ao invés de ficar especulando como muitos outros na sua condição. Parabéns!!!

    Responda
  10. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    O artigo gostei muito, o filme amei!!! O.livro li logo.em seguida, sensacional. O que falta ao brasileiro é conhecer sua verdadeira história. Fico.pqsma quando governadores vibraram com a vitória de Trump e foram.incapazes de demonstrar qualquer sentimento com a vitória do filme brasileiro. Fico.mais.indignada ainda wuando6vrjo brasileiros, sarcasticamente, se referirem.ao Sales como milionário. Que ótimo que temos um milionário que usa tudo que possui para mostrar nosso país.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiiiii, Valdicilia, esses sarcásticos a quem você se refere são uns retardados inconformados com a grandeza alheia: duas famílias da nobiliarquia financeira Brazuca produziram uns descendentes (e instituições de "benemerência") que prestam, os Sales e os Setúbal. Estes últimos, têm a dona Neca Setúbal como expoente. O resto, somente se preocupou com o próprio Labo.

  11. Anete Araujo Guedes

    A todas as atrocidades, trapaças mentiras, a esquerda responde com arte! Com o Oscar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Curta e certeira.

  12. Vilma Inácio

    Como é bom ver a esquerda exaltando os bilionários (Walter Sales)

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uai, tanto a Vilma quanto o Inácio tão numa inveja... Aquele monte de empresário cheio de grana que botou o dinheiro na campanha do Bozo, e ganhou à beça, não faz mérdia alguma. Quem faz, ganha desprezo, e justamente dos desprezíveis. Ironia pré-pronta.

    2. Edvanio Ceccon

      Vilma, sua decepção é que Salles, milionário, não fez um filme louvando os torturadores. Não é porque ele tem grana. Pede pro Musk que ele faz um filme pra você.

    3. Flavio Camilo

      Lambe coturno vc? Ahhhh entendi!

    4. Anete Araujo Guedes

      EEÉ crime ter grana? Rico de esquerda não pode, já pobre de direita é permitido. Pela delicadeza, pela generosidade, pela generalidade de Salles, evidenciadas por seus atos e discursos, pelos seus belíssimos e emocionantes filmes, que nos tocam, e que voltam sempre a incomodar a extrema direita neofascista, o Ainda Estou Aqui, venceu, ao revisar de maneira leve e sútil os anos sombrios e sangrentos da ditadura civil-militar, que ainda nos ameaça.

    5. Raimundo Carvalho

      Vá, dia menos dia, aprender a respeitar o artista e sua obra.

  13. Claudio Carvalho

    O Brasil, que já não é o mesmo, ainda conta com a altivez e a alegria inteligente da Fernanda Torres, e com um dos melhores textos sobre esse momento de resgate sobre nós, os não-mesmos. Beleza pura! O Sérgio é um dos meus colunistas favoritos. Obrigado, por tanta elegância e gentileza no trato com nossa língua pátria.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Com a pátria, prezado Claudio, não somente a língua.

    2. Hélio Barbosa de MT

      Peço-lhe licença para fazer minhas as suas palavras. Comentário perfeito.

  14. paulo cesar cruz

    Hoje não acredito mais em religiões, fiquei mais cínico mas este filme me trouxe um rasgo de esperança. Quem sequestrou nosso Brasil inclusivo e amoroso ?

    Responda
  15. Robson J Oliveira

    Ainda estamos aqui ! E uma jaula espera aqueles que não acreditam nisto

    Responda
  16. paulo cesar cruz

    Saudades do Brasil de minha infância. Pipa,sorvete de limão, ao fundo o ainda Jorge Ben ,sua ne ga chamada Teresa e o Flamengo. Ainda tínhamos o estranho costume de ir a missa aos domingos e á ma cum ba no sábado. Tudo ficou esmaecido,apartado e quase esquecido.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      À missa dominical, minha casa sempre respeitou o meu desejo de não frequentá-la. Em compensação nunca me ofereceu a possibilidade da macumba sabática, o que pode ter sido uma pena.

  17. Luiz Gustavo Amorim

    Das melhores colunas que li nesses meses todos sobre o filme. Ver uma artista brasileira a minutos do Oscar se vestindo ao som de Noel Rosa foi um soco no queixo dos vira-latas do MAGA. Brilhante, Sérgio!

    Responda
  18. Fabrício Schweitzer

    Outro traço bem nítido a ser dado no chão da democracia é a prisão do golpista maior. E anistia não se aplica à amantes da ditadura militar.

    Responda
  19. Marenildes Pacheco da Silva

    Tomara passado o frisson do Oscar, não esqueçamos as atrocidades cometidas pela ditadura. Rubens e Eunice Paiva, presentes sempre!

    Responda
  20. frederico barbosa

    Manual Petista.. Fraco!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, que lamúria deliciosa de ver. Uvas verdes, verdíssimas, fluorescentes de tão verdes, hein? Hahahahah!

    2. Flavio Camilo

      Tenho convicçäo na tua limitaçäo idiotiza da e lambedora de coturno.

    3. Mauricio Soares

      "Bolsonaristas convictos e apoiadores da extrema direita em geral o odeiam, claro. Um discurso político-ideológico baseado na saudade da ditadura e no elogio a torturadores, além de denunciador de uma fictícia "ditadura do STF", nada pode fazer além de tratar o filme como o inimigo que ele de fato é."

    4. Luiz Gustavo Amorim

      Como é que é? É lambhedor de coturno que fala, rs?

  21. Mariana Cerqueira

    Sérgio sempre nos brinda com textos lúcidos e deliciosos de ler.

    Responda