UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Bola com Kauê ou será Kauã?

VER COMENTÁRIOS EM Ruy Castro

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCO ANTONIO ZANFRA

    Entre os 'Allans', faltou o do Palmeiras, camisa 40, cria da base e autor do gol contra o Mirassol que classificou o verdão para as quartas de final do campeonato paulista.

    Responda
  2. Teresa Cardoso

    Uma amiga que foi fazer um exame admissional pra trabalhar na área rural ouviu o médico chamar os seguintes nomes que estavam na fila: Benito de Paula, Waldik Soriano, Aldair José… Os nomes da moda dos anos 70.

    Responda
  3. Manoel Coutinho

    Que falta fazem nomes como Clodoaldo, Gérson e Pelé ou Falcão, Sócrates e Zico. Acho que ninguém copiava para não passar vergonha.

    Responda
  4. Peter Janos Wechsler

    É chato, mas não mais do que o Galvão que infelizmente está de volta.

    Responda
  5. Sergio Santos

    Sou professor, e claro, na sala de aula não é diferente, meu caro Ruy: Izabela, Isabela, Izabella, Isabella, Riana,Hiana, Ryani, Ryanni, esses 2 nomes da-se a ideia do que vem por aí. Quando vou escrever na lousa, ai de mim se erro uma letra, depois dizem que professor é vida boa. Quem me dera.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Caro Professor, acredito que essa enxurrada de nomes esdrúxulos é o resultado, entre tantos outros, do descaso para com o ensino público, gratuito, laico, universal e obrigatório promovido pelos sucessivos governos, a partir da ditadura militar. Esta iniciou os ataques ao ensino público, exacerbados pelo governo anterior. Toc, toc, toc. Vocês, professores, são a barreira contra a ignorância e o atraso, embora ganhem tão mal.

  6. Juliano Machado

    Pois é, e quando surgiu um goleiro que tinha o insinuante e alvissareiro nome de Neneca, logo o transformaram em Hugo Souza. Mas tudo bem, o futebol brasileiro têm muito tempo que não samba mais.

    Responda
    1. Alexandre Marcos Pereira

      Neneca era o goleiro do esquadrão bugrino que foi campeão brasileiro em setenta e oito: Neneca; Mauro, Gomes, Edson e Miranda; Zé Carlos, Zenon e Renato; Capitão, Careca e Bozó. Um colorado fanático, comentarista de rádio, fez troça do nome dos atacantes bugrinos (Capitão, Careca e Bozó) dizendo que estava mais para um trio de palhaços, do que linha de atacantes e que mudaria de nome se o Inter, de Falcão e Batista, perdesse o jogo. Resultado: Bugre venceu por três a zero, em pleno Beira Rio.

  7. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Felizmente um lugar para a gente reclamar de Galvão Bueno, o maior chato que a história da humanidade conheceu. Os artigos que mencionam seu nome são bloqueados para ninguém escrever sobre o pior: ele vai estragar as corridas de carros.

    Responda
  8. Leão Machado Neto

    Não sei, mas a minha TV Sansung coloca compulsoriamente uma tal tv casé. É uma encheção de saco porque os locutores são tão paranoicos que narram um gol do jogo Pirituba X Iporá como se fosse um gol da final da Copa do Mundo. Haja saco!

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Desliga o som. Muda o canal.

  9. Carlos Campos

    Mas hoje tem narrador e que passa mais tempo contando piadinha sem graça, gritando bordões, contando história sem pé nem cabeça, comentando tatuagem na perna de jogador, do que narrando o jogo.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Felizmente um lugar para a gente reclamar de Galvão Bueno, o maior chato que a história da humanidade conheceu. Os artigos que mencionam seu nome são bloqueados para ninguém escrever sobre o pior: ele vai estragar as corridas de carros.

  10. Luis Cosme de Miranda Pinto

    Savarino! Não tem erro.

    Responda
  11. Gilberto P Santos

    [... Aguardando estagiário para liberar comentário... ]

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Você deve ter falado de Galvão Bueno, já reparou que ele é Roberto Carlos são tão chatos que não tem como deixar comentários?

  12. Gilberto P Santos

    O reino animal também tem seus avatares em campo. Se não nomes, ao menos cognomes. Bahia, Botafogo, Corinthians, Fluminense, Grêmio, São Paulo e Vasco tem (ou tiveram) seus exemplares: Ratão, Gatito, Mosquito, Ganso, Pavón, Rato, Piton.

    Responda
  13. paul constantinides

    Ruy com ipsilon tbm muito chique :-)

    Responda
  14. neli faria

    Tem Ruan...os caras, menoscabo, da globo, para dizerem que sabem falar espanhol, narram: Ruan. E Deivid? No Santos tem um atleta que se chama Deivid Washington.Por isso que admiro Portugal: lá se o nome não estiver no livro, não pode registrar. Não têm os absurdos de: Daiana, Dayana,Leide Day, Ruan etc.Tudo por causa da globo...

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Ótimo! Neli Faria. Mas não temos mais como consertar essas asneiras. O ensino público está por baixo. E tome Deivid Severino...

  15. raul neto

    E os Riquelmy, riquelmir, Rickelme e afins. O imperialismo futebolístico de los hermanos chegou brabo ao Brasil.

    Responda
  16. José Cardoso

    O nome estrangeiro é um upgrade, como uma emigração sem precisar enfrentar a selva de Darien e o deserto do norte do México. Eu conheci um operário metalúrgico chamado Davi, e que deu ao filho o nome de David. Ele me disse que sempre gostou mais desse som (dêividi).

    Responda
  17. Alexandre Marcos Pereira

    Ruy, esse fato já havia me ocorrido assistindo um jogo do Arsenal, na Premier League, entre uma garfada e outra de uma feijoada requentada. Os gunners do Norte de Londres contam em seu elenco com três brasileiros e os três chamam-se Gabriel: Gabriel Magalhães, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli. Depois vendo alguns jogos do Paulistinha, constatei o fenômeno que você tão bem descreveu: toda equipe conta com um ou mais Mateus, Lucas e Tiago, com suas variantes. Discípulos de Cristo? Nem todos!

    Responda
  18. Alexandre Marcos Pereira

    Caro Ruy, não esqueça os Gabriéis. Exportamos três para o time do Arsenal: o zagueiro Gabriel Magalhães e os atacantes Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli. Os londrinos devem pensar que é o nome mais popular do Brasil.

    Responda
  19. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Talvez coubesse até um estudo sóciopsicoantropologico para tentar entender a fixação pelas letra k, y e consoantes dobradas, além do viralatismo exacerbado dos nomes estrangeiros aportuguesados por critérios muitas vezes obscuros.

    Responda
  20. Galdino Formiga

    Crônica abobrinha é melhor do que crônica política.

    Responda
  21. PAULO DIAS

    Que falta de assunto meu deus !

    Responda
  22. josé almeida

    Não sei como ainda não pululam os Jair, os Trump, os Milei...

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Felizmente um lugar para a gente reclamar de Galvão Bueno, o maior chato que a história da humanidade conheceu.

  23. Marcus Acquaviva

    Logo mais, será a vez dos Davi Lucca.

    Responda
  24. Vital Romaneli Penha

    Muito melhor era quando os jogadores tinham apelidos: Pelé,Garrincha,Luiz Chevrolet,Zeca, Paraná,Kaká,Pepe(Santos),Tostão,Peixinho,Lambari,César Maluco,Vavá, e o inacreditável meio campista do CSA,nos anos 60,que tinha muita precisão nos passes,Mário Matemático,e outro beque ,estilo se livrar da bola,Paulo Raquete.

    Responda
    1. Jose Bueno Franco

      Hahaha! Paulo Raquete é o melhor!

  25. jose prado

    Pode ser K uai sô!

    Responda
  26. Alessandra Alvim Teixeira

    Tem que se levar em conta o país de origem do jogador, que influencia na pronúncia dos nomes.

    Responda
    1. marcelo cunha

      É a breguice dos pais mesmo ...

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Como assim, são todos brasileiros. O que precisa é adivinhar a que línguas os pais se referiam quando os nomearam.