UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Karina Kanazawa Rienzo

    Duas colunas sobre praticamente o mesmo assunto no mesmo dia. A do Vinicius e a do Demetrio. Esta lúcida e clara, a outra confusa e nebulosa.

    Responda
  2. José Augusto Bernabé

    O Zelensky é o Tiririca da Ucrânia e u Trump é o Bolsonaro dos Satates, e agora Vinícius vc vai chamar o Xandão pra mediar esse dilema? Cuida do seu Quintal e da sua Calçada Vinícius, aqui está muito, mas muito pior, vá até a Lapa no Rio ou na Pça da Sé aqui em sp comer um Sanduíche pra vc ter alguma noção.

    Responda
  3. José Cardoso

    Segundo o Darcy Ribeiro, os EUA são uma Europa transplantada nas Américas. Nesse raciocínio, o confronto latente com a Rússia não é exatamente uma divisão entre EUA e Europa. Ele espelha uma divisão entre internacionalistas, como a maioria dos líderes atuais europeus e o partido democrata americano, e nacionalistas como Trump, LePen, AfD, Orban e o próprio Putin.

    Responda
    1. Itamar Perenha

      O nazismo refluiu depois da 2a. Guerra Mundial. Apenas isso. Ideologias não morrem. Fecha-se um ciclo, abre-se outro. Absorve-se um pouco daqui e pouco de lá, no modelo miscelânea. Depois, juntam-se forças. E o confronto é inevitável. Quem está por baixo fica por cima e quem está por cima experimenta como é ficar por baixo. É da vida. Achei que fosse passar de uns 100 anos o que é um átimo na história humana. Foi menos.

    2. José Augusto Bernabé

      Já que vc lembrou o Darcy Ribeiro, que aliás foi um dos meus professores, ele também dizia em alto e bom tom que o Brasil só se tornaria uma Nação somente em cinco gerações, com ele morreu na década de noventa ainda estamos na primeira geração, ou seja, ainda somos ninguém perante o Mundo.

  4. Wil Leon

    Calma lá.. eles pensavam.. pensavam.. muito.. na Otan bancada pelos Eua.. o maior exer cito americano fora dos Eua esta na Alemanha...para defender a Europa.. Trump deu um bas ta. Tem de investir. America First.

    Responda
    1. Joao Junior

      Kkkkkk só o gado ainda acredita nisso ...

    2. Itamar Perenha

      Vamos lá, um pouco de inteligência nessa vasta cabeleira. É todo modo conveniente para os EUA que um teatro de operações se desenvolva na Europa. Há um oceano de distância, ou, ainda melhor, 2 oceanos se considerarmos a geografia melhor compreendida. Então, ter um Exército na Europa era bom os para os EUA que não admitem mais esse custo, embora, com a esperteza trumpiana, queiram os benefícios. Bom para a Alemanha, 3a. economia mundial. Bom para a Europa capaz de se defender. Então...

  5. Valter Luiz Peluque

    A Europa Ocidental sempre foi ao ataque ao lado oriental, historicamente. Não sabemos o que tanto apavora os dirigentes europeus em relação à Rússia . Ainda que Polônia e Ucrânia tenham preocupações pela vizinhança, não resta dúvida que a Rússia estava quieta até a OTAN forçar a barra para se aproximar. Agora a Europa vai em busca da militarização esquecida com gastos bélicos e aumento das despesas em condições improváveis, correndo o risco de ver a volta da extrema direita. Errou feio!

    Responda
  6. José Ricardo Braga

    A indústria da Guerra é muito lucrativa. Pode ser essa uma forma de interpretar a Alemanha pré IIa. Guerra transformar-se de país em hiperinflação a potência invasora. Ou mais recentemente explicar a transformação da periclitante situação econômica da Rússia pré Guerra da Ucrânia à relativa estabilidade de que desfruta hoje em dia...

    Responda
  7. Alexandre Marcos Pereira

    Tudo começa quando acordamos e, sem ao menos bocejar, destravamos o celular. Lá estão elas, as perguntas americanas: Trump vai tarifar os produtos estrangeiros? Quantos tiros foram disparados no último massacre escolar? Silicon Valley criará mesmo a inteligência artificial que nos substituirá? E o Superbowl, já começou? Vivemos como quem espreita por uma janela alheia, admirados com a sala do vizinho, esquecendo o próprio quintal. Preocupemos mais com a inflação brasileira, companheiros.

    Responda
  8. NACIB HETTI

    A Otan fazia sentido quando a Rússia era comunista e isolacionista. Hoje é mais capitalista do que os países "socialistas" da Europa ocidental, que tem a Ursula Gertrud von der Leyen a garota propaganda da indústria bélica. São 800 bilhões de dólares para serem torrados com armas.

    Responda
  9. Angelo Batista Goulart

    A Europa , a UE atual e em especial a Alemanha que é e continua sendo um, pais ocupado desde a segunda guerra mundial , com bases militares do império (EUA) chegaram a uma dura realidade, ou recuperam enquanto bloco a sua hegemonia econômica e sua soberania ,ou em breve estarão como um Porto rico, ou uma Ucrânia , ou o estado artificial de Israel , reféns e subjugados pelos interesses do Império(EUA). Trump 2 é agora um imperador já deu o recado (manda quem pode ,obedece que tem juizo!

    Responda
  10. maria eloisa montero miguez

    Acordar para a guerra, para matar. Essa é a contribuição de trump para o mundo.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Se acontecer uma guerra o Trump vai declarar os EUA como país neutro. Pode anotar.

  11. Sérgio Souza Lima

    Deram a maior potência nuclear do mundo na mão de um oportunista, mentiroso e lunático. O mundo corre perigo.

    Responda
    1. Carlos Santos

      O maior arsenal nuclear do planeta infelizmente é o da Rússia. Se não fosse por isso ninguém lembraria que Moscou e seu valentão de plantão existem.

  12. Felipe Araújo Braga

    Eu não consigo imaginar como Trump acha isso bom. O papel de hegemonia que os EUA exercem sobre o resto do mundo se enfraquecerá. A Rússia e a China irão se fortalecer. E uma Europa Poderosa e Armada poderá reagir se Trump tentar tomar a Groelândia. Ainda bem que não temos mais Bolsonaro no poder: o dito cujo ofereceria até a Micheque a Trump!

    Responda
  13. Javert Lacerda

    Eis o Brutalista verdadeiro.

    Responda
  14. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    E os nossos fundamentos econômicos são tão ruins assim para os 80,7% de dívida pública previstos para 2025 prenunciarem um desastre?

    Responda
  15. Nilton Silva

    A União Europeia, que tanto crítica o consumismo dos EUA, vai precisar estimular o consumo também. Nem que seja de bala.

    Responda
  16. Jorge Severo

    Povo assustado concorda com gastos militares e com isso alguém enche os bolsos.

    Responda
    1. alex carvalho

      Assustado e com razão do susto!

    2. Marcus Machado

      Normal, né. Armas não dão em árvore.

  17. Jorge Severo

    Parem de ameaçar a Rússia (vide Ucrânia entrar para a OTAN) e não precisarão gastar com exércitos. A Rússia não irá invadir a Europa ocidental, ela não precisa disso. Ameaça russa só é uma invenção dos fabricantes de armas e dos políticos seus asseclas para assustar a populaçã

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Severo, percebo que fazem a mesma coisa com a China ao dizer que ela invadirá Taiwan. Lançam mão da falsa equivalência para justificar as atitudes que tomam...

    2. Gregorio Amarante

      Faltou chamar de "mãe Russia". A propaganda russa não brinca em serviço.

    3. Hernandez Piras

      Os vizinhos da Rússia querem entrar para a Otan exatamente porque a Rússia de Putin é uma ditadura belicista e expansionista.

    4. MARCIO OLIVEIRA

      Isso é piada, né Jorge?

  18. Cláudio Grande Júnior

    Não faz mais sentido a Alemanha não ter arsenal nuclear. Ela precisa ter para se somar aos da França e do Reino Unido.

    Responda
  19. Marcos Araujo

    O mundo realmente dá voltas. O Merz foi eleito numa plataforma liberal, mas o louco do Trump está obrigando ele dar uma guinada pra esquerda, com aumento dos gastos públicos. Quanta ironia

    Responda
  20. Wil Leon

    No fundo, no fundo. o Laranja tem razão. Se acomodaram, 3a maior economia, sem tanto investimento em defesa, vivendo bem, se desenvolvendo. Agora vão correr atrás e cuidar da segurança na EU depois do America First.

    Responda
    1. Carlos Santos

      E vem aí armas atômicas, armas químicas, armas biológicas, armas moleculares, armas cibernéticas e o escambau. O mundo tá uma beleza. O que será que o gordinho doido da Coréia do Norte está preparando para sua participação nesse hospício chamado Terra?

    2. rodrigo herman da silva

      Se tem algo que Trump não tem é razão. É um poço de vaidade e arrogância. Agora o mundo vai se rearmar, voltar à Guerra Fria, não há boa notícia nisso.

  21. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Tramp se acha espertíssimo e que pode sacudir o relativo equilíbrio dessa globalização conseguida pela perseverante liderança norte-americana, de modo impune. Acha que controla o caos que provoca. Na melhor da hipóteses, vai precipitar a perda da relevância dos EUA no mundo.

    Responda
  22. Ricardo Baumhardt

    Ainda não sabemos se Trump é um gênio ou um louco. Só estes dois tipos poderiam sacudir o planeta e acordá-lo. Para impressionar ainda mais o sujeito assina seus decretos usando um pincel atômico! E a assinatura é rebuscada! O articulista pode errar algum detalhe em sua análise, algo que não se confirme, mas acerta o rumo dos ventos.

    Responda
    1. Carlos Santos

      Ele é um louco, todo mundo sabe.

    2. Maria Lopes

      Uma coisa que se sabe com toda a certeza é que gênio, não. Há muitas dúvidas quanto à sanidade. O sujeito quebrou 6 vezes, faliu cassinos, aqueles lugares onde a banca sempre vence. E tem poder de destruição imenso. Fugir pra onde?

    3. rodrigo herman da silva

      É um poço de vaidade e arrogância. Nasceu rico e manteve sua posição porque segue as lições nada admiráveis de seu mentor Roy Cohn: atacar sempre, negar tudo, nunca admitir derrotas.

  23. adenor Dias

    Sobre a matéria. Pode até demorar um pouco, mas a terceira guerra vem aí! Lamento pelos meus netos, não por mim que a natureza já está incumbida de me matar em breve.

    Responda
  24. Bruno Sebastião Neto

    O Trump estar fazendo acordar os instintos mais selvagens do ser humano ,que é ma tar !

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Enfim um comentário de bom senso retratando a realidade.

  25. Sérgio Silva

    Há uma guerra na fronteira entre Letônia e os separatistas de Bolnétsia… deve-se falar disso

    Responda
    1. Cláudio Grande Júnior

      Mas a Rússia conseguiria atualmente invadir a Letônia?

    2. Alexandre Tavares

      Como há guerra se venceram uma categoria do Oscar?

  26. Marcos Antônio

    Primeira e segunda Guerra Mundial na Europa e Alemanha presente. Terceira Guerra Mundial será o mesmo teatro, atores e apenas mudança do Roteiro ?

    Responda
  27. Hugo Sotero

    Kkkkkkkkkk… Europa querer guerra ?? Kkkkkkkkk.. está falidos, não querem nem briga com pedra e pedaço da pau .. que jornalista tosco .. kkkkkk.. se tua intenção é criar factoide, mantém essa conversa mole de golpe aqui do Brasil …

    Responda
    1. rodrigo herman da silva

      O texto dele tem mais conteúdo que o seu comentário...

    2. WILHELM NORDMANN

      Eta, grande especialista em Europa! A Europa detesta a guerra porque ainda sabe o que significa, mas não se furtará para defender a liberdade, inclusive do Brasil.

    3. adenor Dias

      Eu ouço falar de guerra no continente africano que desde sempre é o mais miserável, por que não na Europa? Europeus é acostumado com guerras, mesmo que seja com nativos para chantagear o mundo. Trumpe talvez esteja acendendo o pavio da bomba.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      kkkkk .. que pueril.

    5. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Haterzinho, para que tratar assim?

    6. Leonilda Pereira Simoes

      Tão engraçado. Podia achar graça tb em escrever certo (está falidos? isso é tosco.). Não conhecer o poder da Europa nem de longe é tb passar vergonha pública. Acha que aqui tem factoide, não nas redes do ídolo ge no ci da, com o qual devia rir muito das piadas sobre mortos da Covid. Quem não admite a realidade da tentativa de golpe assumida pelo general Freire Gomes que ameaçou prender o ine le gí vel caso ele continuasse a falar em golpe. Quem não quer ver, fica na escuridão e gosta.

    7. Joaquim Rocha

      Seu comentário, sim, foi muito tosco. Se é pra escrever mrda, não escreva.

  28. Carlos Amorim

    Agora é aguardar o Japão fazer o mesmo investimento em armas. Os EUA garantiam alguma paz, mas se Trump vai ser só mais um império, os Chineses e os Russos não vão perder a chance de morder pedaços de países por aí. O Japão será o próximo a se mover.

    Responda
    1. Cláudio Grande Júnior

      Sim! A volta de Alemanha e Japão, mas agora como os mansinhos…

  29. André Silva de Oliveira

    Trump é um desastre político.

    Responda
    1. adenor Dias

      Trump não é culpado de metade dos americanos preferirem ele, assim como Bolsonaro não é culpado de metade dos brasileiro lhes venerar. Dizem que a voz do povo é a voz de Deus, um dos motivo de eu não acreditar mais nesta figura invisível.

    2. Luiz Candido Borges

      O Trump é um desastre político, econômico, social, de saúde pública, de direitos humanos, de preservação ambiental, de respeito ao próximo, de respeito ao distante etc. etc. Resumindo: o Trump é um desastre perigosíssimo para a humanidade.