UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Mais diplomas de ensino superior não bastam

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Aparecida

    Universidades públicas e privadas dependem de um fator principal para ter sucesso, o empenho do aluno, isso independe se a mesma é federal, estadual ou gerida por um grupo de empresários.

    Responda
  2. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Muitas manchetes da FSP mostram claramente o problema levantado na matéria.

    Responda
  3. Felipe Vasconcelos

    Deve-se investir em STEM, acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática. E não esses cursos de Pedagogia e congêneres.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      É assim que estaremos qualificados para TI e Inteligência Artificial. Coreia do Sul e China formam um exército de engenheiros todos os anos.

  4. jose prado

    Mais medíocre que o ministério do Bos. Tanarioo não existe, Ze!

    Responda
  5. jose prado

    Com qualidade e empregabilidade!

    Responda
  6. José Augusto Bernabé

    Impossível isso nessa Nação de medíocres, basta analisarem o nível dos "acadêmicos" nos Ministérios criados por esse governo medíocre. Alguém contesta? Somos uma Nação de insignificantes perante o Mundo, salvo os Carnavais e os Oscars até o Futebol já era.

    Responda
  7. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

    No sistema político e econômico que vivemos - o Estado Minino -, deixou, também, a responsabilidade de educação de qualidade aos empresários. Onde está o equívoco? Nos empréstimos? No governo? Nos cidadãos que estudaram nessas faculdades?

    Responda
  8. Marcos Antônio

    São poucas as Faculdades privadas de qualidade.

    Responda
  9. JOSE RADA NETO

    Infelizmente, o ensino à distância que 90% das universidades privadas oferecem não passa de venda de diplomas por grandes grupos (afinal 5 grandes grupos de universidades respondem por 70% das vagas online). Qualidade é a última meta que essas universidades aspiram. E para o governo é bastante cômodo apresentar esses dados como se a formação de profissionais de alto nível estivesse resolvido..

    Responda
  10. Rodrigo Flexa

    Um jornal com o rabo preso à extrema direita, que apoia golpes de estados e toma dos pobres para dar aos ricos.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Além de grande besteira dessa afirmação, o que tem a ver com a matéria ?

    2. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Não entendi. O que tem uma coisa a ver com a outra. Quando a mente é fechada e a ideologia prevalece, costuma se misturar tudo.

  11. Rodrigo Flexa

    Como a Folha é hipócrita, o melhor ensino superior do Brasil é o das universidades públicas e vocês fazem campanha para acabar com tudo. Um jornal de banqueiros e inimigo do povo brasileiro.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Em média, a qualidade de ensino em universidades públicas é melhor do que nas privadas. Há exceções. No entanto, a abordagem da matéria aponta a má qualidade geral do ensino, o que é fato notório e inconteste. Aliás, o seu comentário descontextualizado demonstra a dificuldade que o país tem para interpretar e avaliar conteúdos em linguagem escrita.

  12. Raymundo de Lima Lima

    Foi ampliado acesso ao ensino supoerior p governantes d esquerda ou ddireita. Esta ampliação, sem dúvida,aconteceu com a construção de Faculdades Técnicas Federais(em qual governo?), ampliação de algumas estaduais(qual governo?). Mas a grande maioria deste novos cursos superiores d baixa qualidad foi p particulares, com grupos d empresários/famílias-oligarcas visando apenas lucrar dinheiro e poder. Qualidade da formação Nunca foi meta dparticulares, principal em Medicina,Direito,EaD.

    Responda
  13. José Cardoso

    Desse universo, quantas pessoas trabalham na área em que se formaram? Seria uma estatística interessante. Conheço uma família de 4 irmãs: uma dentista e uma enfermeira trabalham como tal, já a formada em artes plásticas aluga casa pelo AirBnb, e outra formada em jornalismo toca um restaurante.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Neste sentido, conheço um bom formado em administação q entrega pizza na Alemanha. E sua esposa, dentista, com longa experiência, q conseguiu emprego d operária no mesmo país, claro, pra não passarem fome. Conheço muitos ex-alunos, bem formados q seguem o mesmo caminho do sub-emprego ou 'precarizado' nos Estados Unidos, Canadá, talvez por serem latinos. Portanto, sub emprego está para além do território d Brasil.

  14. Rodolfo Coelho

    É inegável o efeito danoso que o EAD tem gerado ao Brasil, seja na economia seja no campo social. Instituições de Ensino Superior, muitas com aporte de capital estrangeiro, fazem fortuna ao enganar o público com algo completamente vazio. Educação não é mercado!

    Responda
  15. Marcelo Magalhães

    O que é realmente preocupante é ler um editorial exigindo produtividade escrito pelo jornal lobista da Faria Lima, que vive da financeirização da vida. Que transforma miséria em ativos e não trabalha, só exploração preço do dinheiro que eles retém. Inclusive seus fundos de investimentos são acionistas dessas próprias universidades privadas, mas se escondem no moderno estilo corporations. A produtividade sempre será baixa em países pobres e utilizada para justificar baixos salários.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A abordagem é a má qualidade do ensino. Isso se revela, inclusive, na incapacidade de análise e manifestação isenta daquilo que se lê. Um país no qual ranços ideológicos nutridos em paixões por ícones políticos à toda vista desonestos e insidiosos, de qualquer que seja o espectro, não vislumbra horizontes de melhorias.

  16. Angela Percz Pocol

    Este texto parece a formulação de um estudante de ensino medio: quer dizer que se o ensino fosse de qualidade (o que é ideal) haveriam mais empregos é o salário médio seria maior? Estamos a pleno emprego...artigo deste jornal destaca que faltam motoristas para transportar a safra agrícola. Vcs não leem o que escrevem? E quantas vezes este jornal teve coragem de estampar o tamanho da riqueza dos donos (famílias ou fundos) da empresas de educação em detrimento da péssima qualidade? Ideologia?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Analise as políticas públicas para a qualidade do ensino. Você consegue entender o porquê da proliferação de entidades privadas de ensino superior sem qualidade ? Lembre do FIES e dos critérios de concessão do crédito, bem como da inexistência de qualquer fiscalização dos resultados. Pela mão de que viés governamental esses grupos privados cresceram e se tornaram milionários sem proporcionar algo válido em troca ?

  17. Felipe Araújo Braga

    É preocupante a baixa qualidade da maior parte das escolas de ensino básico, e da maioria das faculdades e universidades. Esses cursos EaD são pessimos e não deveriam existir: você confiaria em um médico formado a distância? Então por que a maior parte dos professores pode se formar a distância? Por fim, muitos cursos sólidos, como os cursos de Humanidades de universidades públicas, não encontram mercado, uma realocação é importante, pois de nada adianta formar para o subemprego.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não há efetiva formação. Há diplomações literalmente dissociadas do padrão mínimo correspondente àquilo que se espera e necessita.

  18. Rafael Theodoro Silva

    Anos atrás havia a admissão para entrar no ginásio, ou seja a escola excluía na ponta, hoje você tem uma escola universal que em sua baixa qualidade exclui no final. Há de fato o diploma, mas o conhecimento em si em um país de poucos leitores, sem dúvida existem institutos de alto nível mas estes para poucos, o ensino a distância é uma fonte de lucro insaciável aos feudos universitários, mas a pergunta é se de fato o aluno aprende como deveria.

    Responda
  19. jose roberto prado

    A insanidade, a falta de perspectiva e horizontes de crescimento da atual administração petista, aliadas ao desprezo com a dívida pública e de uma política responsável e exequível de formação acadêmica, não abrem caminho para a conquista de um prêmio Nobel pelo nosso país.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Mas a direita sempre fez de tudo para manter-nos como o país do Uber.

    2. Gildázio Garcia

      Boa mesmo foi a do seu Minto Inelegível e Inviajável. Na Educação, então, foi um sucesso.

    3. jose eduardo serrao

      Se você não entendeu, vou explicar, a pesquisa acabou em 2022 e você sabe quem governou o Brasil de 2016 a 2022. Então, melhor fazer um comentário mais realista e sem viés ideológico, que não leva a lugar nenhum. Esse seu comentário não acrescenta nada ao debate.