UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Custo de novo socorro a estados fica mais claro

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Uma falácia que tem estado bem administrado, todos sem exceção são perdulários, principalmente se for ver os supersalários da elite do funcionalismo público e os milhares de cargos comissionados indicados pelos políticos, não é só a nível federal, mas estadual, os municípios são menos, mas tem muita falta de gestão e acaba faltando em setores prioritários como saúde, educação e segurança pública. Ainda tem os inativos como alguns militares que ganham dezenas de milhares para ficar de pijama.

    Responda
  2. Ivo Broeing

    Aqui em SC, nós só socorremos. Ainda bem que aprendemos a nos virar sozinhos, porque o governo federal só atrapalha e nos rouba. O que retorna para o estado é uma micharia comparado ao que levam dos cofres de SC. Teve ano que não voltaram nem 10% do que arrecadaram aqui. Enquanto isso, seguimos produzindo, gerando empregos e carregando os corruptos federais nas costas – sem esperar nada de quem só sabe gastar e desperdiçar.

    Responda
  3. PAULO ROBERTO HASSE

    A tal União não perde nada porque não produz nada , vive da produção de bens e serviços dos Estados , onde está a atividade realmente produtiva . A Ilha da Fantasia Brasília só serve para gastar este dinheiro produzido nos Estados . Como o novo trem da alegria no Congresso , gastos eleitoreiros do L , gastança de privilégios no judiciário etc . E os Estados listados tem os maiores PIB’s do país , sustentam e pagam as contas dos estados deficitários que gastam mais do que produzem .

    Responda
    1. Jorge Watanabe

      Os quatro mais endividados com a união são governados por propagadores deste ponto de vista. Tirando RJ que é uma bagunça e que esse ponto de visto é válido nao seria esperado um ranking diferente?

    2. Rafaela Rodrigues Dinoz

      Pela sua lógica, na verdade estado não produz nada, quem produz é município. Já q a atividade produtiva está nos municípios e não no estado. Já q a delimitação estadual e federal é uma criação para organização. Fora a lógica do pib tbm, né. Afinal se tá sustentando tá dando calote na mesma proporção pelo visto. O Brasil é todo errado, incluindo sim a má gestão estadual e municipal. Pode reparar, o governador q cobra responsabilidade fiscal do presidente, mas não o faz na sua própria casa.

  4. José Cardoso

    Os estados inadimplentes deveriam ser transformados em territórios federais. Já mostraram que não tem condições de se auto administrar.

    Responda
  5. Marcelo Magalhães

    Se há realmente um estado leniente, que não controla com rigor seus investimentos sociais, este mesmo estado sustenta os super ricos, com igual falta de controle. A Folha, por exemplo, foi agraciada pela presidente Dilma com a desoneração da folha de pagamento. Essa iniciativa visava aumentar o número de empregos e a remuneração dos mesmos. Nada disso foi obtido, mas a Folha distribui dividendos com esse dinheiro e tem a cara de pau de vir criticar os estados. Que tempos são esses?

    Responda
  6. Antonio Lacerda

    Importante listar os governadores da gastança. Tarcísio SP, Cláudio Castro RJ, Zeca Mg e Eduardo Leite RS.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      Essa situação foi herdada por eles, e vem de vários governos de várias ideologias. Seu comentários desinforma.

  7. antonio brito

    Acorda Haddad. Pelo amor. A fsp faz um grande serviço em mostrar esse descalabro.

    Responda
    1. Fernando José Nicoli

      Olha só, um leitor apoiando a baboseira da fsp. Coisa rara, heimmmmm.