UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Europa contempla a corrida armamentista

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson Acar Filho

    A análise da Folha está perfeita mas apresenta uma única omissão. Ela deixa de lado a principal causa da submissão de países importantes como a Alemanha a Moscou : o acesso ao gás natural russo. Neste realinhamento de forças o qual objetiva um uso do conhecimento das forças nucleares para fins bélicos e de defesa, deveria ter também uma retomada do seu uso para fins energéticos. O erro de Angela Merkel na Alemanha no passado, tem uma boa oportunidade de ser corrigido no presente.

    Responda
  2. Rocia Oliveira

    Texto impecável.

    Responda
  3. Valter Luiz Peluque

    É bom lembrar ao editorialista que a “infame agressão da Rússia “ se originou da infame tentativa da OTAN chegar às fronteiras daquele país com seus mísseis americanos. De resto, historicamente é o lado ocidental que sempre tentou invadir o lado oriental, não havendo motivos claros para o medo da Europa ser invadida. Nem mesmo a Polônia, que foi invadida pela Alemanha há pouco menos de 100 anos.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      A Rússia tem a sua fiel aliada, Bielorrússia, bem na fronteira.

  4. João Vergílio

    Essa análise está ligada à ideia de que países com regimes autoritários, como o da Rússia, não podem fazer parte da União Europeia. Sem essa premissa, a óbvia solução para a paz seria a integração da Rússia. Não interessa aos EUA que isso aconteça. Temos que acabar com o liberalismo apostólico. Cada país tem seu modo próprio de organizar o estado. Quantos milhões morreram nas "cruzadas democráticas" desde os anos 90? Deixem a Rússia e a China em paz.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Sobre a Rús sia não respondo. Óbvio demais.Pergunte aos ex-membros da antiga União Sovi ética. Expansionismo puro do que Put in tem saudade e gostaria de restaurar. Quanto à China não sei se os tibetanos concordariam com você. Nem Hong Kong ou Taiwan.

    2. João Vergílio

      Que absurdo, Peter. Quando foi que a China ameaçou alguém? Compare com os EUA. Eles têm um regime autoritário, mas não é disfuncional nem belicista. Nem a Rússia seria, não fosse a absurda agressividade dos americanos e europeus. Eles querem a saída para o Mar Negro garantida e não querem (como ninguém quer) bases militares hostis instaladas na sua fronteira. Só isso. O regime deles é problema deles.

    3. Peter Janos Wechsler

      O problema é que os. países não democráticos não deixam viver. Nem aos outros, nem a si mesmos.

    4. João Vergílio

      O ponto é exatamente parar de exigir que outros países virem democracias para que acordos sejam feitos. Isso não tem sentido. É cruzada em nome de uma ideia inocente da história e da política. Cada país tem sua história, seus valores, suas aspirações, suas possibilidades. Vivamos e deixemos viver. Esse é o caminho da paz. Temos que acordar do sonho do "fim da história". A história não acabou, e continua tão diversa e complicada quanto antes. Por que antagonizar a Rússia e a China?

    5. Peter Janos Wechsler

      Este foi um comentário bem intencionado, mas de absoluta e total ingenuidade Desde a sua existência, a Rússia teve zero dias de regime democrático.

    6. Igor Cornelsen

      A Rússia poderia sim fazer parte da UE, desde que viesse a aceitar as cláusulas do clube. A democracia é uma delas e jamais seria aceita por Putin.

  5. Cláudio Grande Júnior

    Não dá pra ficar confiando nos EUA e este está avisando que caiará fora.

    Responda
  6. Peter Janos Wechsler

    Os Estados Unidos nunca foram confiáveis para a Europa. Na primeira guerra se abstiveram e só entraram no final. Durante a segunda guerra deixaram a Europa sangrar por dois anos e só entraram quando foram atacados. Durante a vigência da cortina de ferro incitaram à rebelião, mas deixaram a Hungria e a Tchecoslováquia serem esmasgadas. A UE tem que se precaver .

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Pearl Harbor. Foi um bom motivo..

    2. Eduardo Antonio Pereira de Freitas

      Por que os eua deveriam se meter na primeira guerra? Conflito entre potências econômicas imperialistas europeias? Aliás a 2a também, só que os nazistas criaram uma teoria particularmente cruel.

  7. Anete Araujo Guedes

    O Brasil, durante 04 anos do inelegível, realizou uma corrida armamentista. Armou o crime organizado, os milicianos e os muitos que se diziam atiradores profissionais.

    Responda
  8. Maria Aparecida

    "nós somos da pátria guardas, fiéis soldados, por ela amados, Nas cores de nossa farda rebrilha a glória fulge a Vitória, Em nosso valor se encerra toda a esperança que um povo alcança, Quando altiva for a terra rebrilha a glória fulge a Vitória"

    Responda
    1. Ana Maria Vaz

      A canção do Exército brasileiro não deve ser desmerecida. Menos.

    2. Maria Aparecida

      " como é sublime, saber amar, Com a alma adorar, a terra onde se nasce, Amor febril, pelo Brasil, no coração, aonde nasce".

    3. Maria Aparecida

      A paz queremos com fervor, A guerra só nos causa dor, Porém se a pátria amada por um dia ultrajada Lutaremos sem temor.

    4. FLAVIO ZOLETTI

      Pelamor de Deus. Quando obrigarem teu filho a ir tomar tiro e participar dos horrores de uma guerra quero ver a senhora cantando esses versinhos.