UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alceu Natali

    Uma feminista é qualquer mulher que conta a verdade sobre sua vida (Virgínia Wolf). Um machista é qualquer animal que aprendeu a andar sobre duas patas (Alceu Natali).

    Responda
    1. Alceu Natali

      Correção: ....Woolf....

  2. barbara figueiredo

    O feministo é necessário enquanto perdurarem as i njusticas

    Responda
  3. Cesar Costa

    Filipe, me fale então sobre as 7 frentes que atacaram Is depois do 07/10. O povo palest não tem misseis e foguetes como o Ha, Hez, Houthis e Irã. Nos diga com quem Is deve negociar a criação do est palest, Ha ou AP. Qual comentário meu ou da Mariliz nós defendemos o exterm dos palest ou morte de negros? Você inventa coisas e acredita nelas, volte a realidade .

    Responda
  4. Felipe Araújo Braga

    César Costa, é terrível ter de ficar repetindo isso: a guerra não é contra nenhum grupo terrorista, a guerra é contra o povo palestino, é uma limpeza étnica. Estão com assentamentos na Cis jordânia, nunca deixaram o Estado palestino existir. Sabe o que me choca? É a seletividade de vocês: apoiam o massacre dos palestinos, as mortes do povo negro. Eu critiquei a Mariliz por isso. E também porque ela é extremamente classista. Para a direita certas pessoas valem mais que outras.

    Responda
    1. Cesar Costa

      Felipe, talvez você não saiba mas antes de 07/10 entravam diariamente em Is vindos de Gaz aproximadamente 20 mil trabalhadores que ganhavam em Is um salário 6x maior do que em Gaz. 7.500 crianças e idosos para tratamento de câncer nos hospitais de Is. Você acha que isso é política de extermínio? Pior, o massacre em 07/10 foi realizado basicamente nos kibutzin, formados por pessoas de esquerda que sempre lutram pela paz e ajuda aos palest.

  5. Felipe Araújo Braga

    Alexandre Strum, o povo palestino teve suas terras roubadas e seu Estado até hoje não foi reconhecido. E os assentamentos na Cis jordânia? O mundo está ao lado do povo palestino. O Brasil, a Espanha, a Irlanda, todos nós apoiamos e reconhecemos o Estado palestino e me sinto feliz em lhe dizer: a sua seleção foi vaiada nas Olimpíadas.

    Responda
  6. Felipe Araújo Braga

    Você foi pesquisar minha vida? Eu não moro em Caieiras. Educação é tudo o que você não tem. Sinceramente, não vou discutir com um tiozão bolsonarista pobre de direita. Eu sinto asco de você.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Você está absolutamente certo em sentir isso sobre mim...

  7. Felipe Araújo Braga

    Eu sinto horror ao fato de que a Folha de SP dê espaço para pessoas como alguns assinantes aqui e para colunistas como a Mariliz e a Lygia Maria. E não, Geraldo, eu não difamo a Lygia, eu critico as posições elitistas, classistas, preconceituosas e racistas. Onde há defesa matando setenta mil civis? Onde é defensável defender morte de civis, discriminar pessoas trans, dizer que gente negra não deve ter acesso à universidade? Geraldo, você deveria estar preso por defender essas monstruosidades.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Eu não sei qual é a educação que estão dando para as pessoas em Caieiras, mas eu sugiro, se você me permitir, não tentar fazer aqui o que você faz lá na Lygia...

  8. Felipe Araújo Braga

    Hernandez Piras, a colunista discorda da minha interpretação da guerra que está ocorrendo na Palestin? Qual interpretação você faz de um país assassinar setenta mil civis, muitos deles mulheres, crianças e idosos? Interpretação? São vidas! Que vergonha vocês! Seres humanos horríveis.

    Responda
    1. Cesar Costa

      A cada comentário aqui dos apoiadores dos terroris o número de mortos aumenta, chegou a 70 mil agora. E notem, são todos civis, mulheres, crianças e velhos, não morreu nenhum terroris A narrativa é guerra contra os palest quando na verdade é contra 35 mil Ha, 100 mil Hez, milícias Síria e Iraque, Houthis e Irã. A verdade passou longe de você rapaz.

    2. ALEXANDER STRUM

      Felipe, você foi informado quem, e como, esta guerra começou? Seu comentário não demonstra a mesma indignação com as vítimas do ataque inicial.

  9. Felipe Araújo Braga

    A máscara caiu Geraldo, você apoia a limpeza étnica do povo palestino, que é o que está ocorrendo. Por isso apoia tanto a colunista.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      ...Se não estiver ocupado...

    2. Geraldo Soares

      Quanto à colunista: Agora você poderia provar o apoio dela a uma limpeza étnica? Porque isso tá feio demais.

  10. Felipe Araújo Braga

    Geraldo Soares, quem apoio grupo terrorista é você que acha correto o genocidio de setenta mil civis palestinos, boa parte idosos, mulheres e crianças. Que relativiza a vida, assim como Mariliz. Você apoia limpeza étnica, não eu!

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Sob aplausos de muitos aqui.

    2. Geraldo Soares

      Limpeza étnica é o que aconteceria de verdade no Oriente Médio caso houvesse uma inversão de forças.

  11. Felipe Araújo Braga

    Responsável pelo que está ocorrendo com o povo palestino, Geraldo Soares, é o país de Netanyahu, que toma as terras que segundo a ONU pertence ao povo palestino e os deixa vivendo em um gueto a céu aberto. Além de praticar genocidio. Mas nós reconhecemos o Estado Palestino e o povo palestino terá seu Estado. Agora você disse o que realmente pensa né? Gostaria de ver uma palavra de Mariliz se solidarizando com o povo palestino.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Eu frequentemente digo o que realmente penso. A diferença está justamente aí. Um de nós dois apoia um grupo terrorista, em "segredo".

  12. Felipe Araújo Braga

    Neli disse o que pensa, fez cair sua máscara: que uma suposta democracia que não se pode dizer o nome está apenas se defendendo ao assassinar mais de quarenta mil civis palestinos, em sua maioria idosos, mulheres e crianças. Da mesma forma como Mariliz aqui, que fica indignada com um grupo terrorista, mas não diz uma palavra sobre o povo palestino.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Tem quem não fique indignado com esse grupo terrorista. Alguns por diversidade da vida, outros por conivência ideológica com ele. Grupo terrorista que, aliás, é responsável direto pela guerra que está vitimando o povo palestino. Mas tudo indica que nenhum dos dois tipos antes citados por mim, assim como o próprio grupo terrorista, se importe com eles (Palestinos) também.

  13. marco martins

    Seja feminista e morra solteirona!!!!

    Responda
    1. neli faria

      Ops. Sou solteira por opção...sou feminista! Não suporto misoginia nem do bolsonaro, nem do lula.

    2. Pedro Medeiros

      Exatamente !!! A maioria das feministas são de mal com a vida.

    3. Geraldo Soares

      Mas aí você está incentivando...

  14. Célia Vieira dos Santos

    Lendo certos comentários aqui. Nunca estivemos tão adoecidos. Já a misoginia não tem ideologia, nem classe social, nem etnia, nem nada. É geral. E estamos tão longe de algo minimamente saudável, que as próprias mulheres são misóginas. E o amor é tão longe....

    Responda
  15. adenor Dias

    Mariliz: Se todo pai de uma cria feminina fosse igual a seu pai, não precisava ser chamado de feminismo o movimento por igualdade de gênero. A igualdade viria por consciência masculina. Homens e mulheres ainda dependem uns dos outros para a existência humana na terra, A menos que os humanos abrace o admirável mundo novo de Aldous Huxley. onde machos e fêmeas não precisa viver juntos para procriar.

    Responda
  16. Felipe Araújo Braga

    É muito absurdo junto. Aqui juntou um pessoal - as viúvas do PSDB - para defenderem a autora. Eu não concordo que Mariliz fique se dizendo feminista e defensora das mulheres enquanto isso é um feminismo racista e classista. Assim como a Lygia ela defende as ações terríveis contra o povo palestino e outro dia fez um artigo dizendo que ama os pobres submissos que dizem sim senhora, como o porteiro do prédio dela, mas garanto que tal qual Guedes, não quer o filho dele na universidade. Absurdo total

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Me lembra aquelas crianças que se escondem atrás da cortina com os pés para fora e pensam que ninguém está vendo.

    2. Geraldo Soares

      Ele é escolado em fazer isso com a Lygia Maria -- Aliás, você vai adorar ela, Hernandez, mais que o JP Coutinho... Ele faz isso aqui, com a colunista e comentaristas. Ele faz isso com todo mundo. É modus operandi.

    3. Vera Queiroz

      Felipe se outorgando um lugar de fala que, claramente, se trata de usurpação - como soe acontecer com os machos folgadíssimos nesse quesito.

    4. Hernandez Piras

      Como você se deixa dominar pelo ressentimento, rapaz! É tão autoritário que passa imediatamente a difamar os colunistas de que discorda. O fato da colunista discordar da sua interpretação do conflito israelo-palestino não faz dela uma racista, da mesma forma como criricar Israel não faz de ninguém um antissemita. E, ah sim, qualquer defensor da colunista só pode ser uma viúva do PSDB. Um sectarismo deplorável!

    5. Geraldo Soares

      Que vergonha!

    6. Geraldo Soares

      Felipe Araújo Braga, está ocupado? Poderia provar agora sua acusação sobre a "defesa de ações terríveis contra o povo palestino"? Ou não poderia?

  17. maria Cristina medeiros

    Marília, gostei muito do seu texto! Quanto aos comentários dos homens, vejo que há muita luta pela frente. Sejamos feministas!!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Fale das mães, irmãs, filhas, esposas, cidadãs e mulheres palestinas mortas!

  18. Anete Araujo Guedes

    Seja feminina, procure alcançar essa feminilidade. A partir daí, comece a batalhar pelos mesmos direitos em relação aos homens, mas mantendo sempre essa diferenciação em relação a eles.

    Responda
    1. adenor Dias

      Qual diferenciação! Se for por ser mais fraca não faz sentido. Há mulheres que se bater o pé eu corro! Eu sou um homem pequeno, e consequentemente mais fraco do que a maioria. Devo criar um movimento para defender os baixinho? Devo consultar a Xuxa e a Branca de Neves...

    2. Felipe Araújo Braga

      Hoje tá difícil

    3. Anete Araujo Guedes

      Ser feminina é sentir dizer eu gosto de ser mulher.

    4. Anete Araujo Guedes

      Medeiros, eu não promulguei uma lei, a ser severamente cumprida, apenas falei de uma feminilidade a ser conquistada e considerada.

    5. maria Cristina medeiros

      Anete, vc pode ser feminina. Mas, cada uma pode escolher ser como se sente melhor. É só uma questão de respeito.

  19. Rodrigo Flexa

    Senhora, não existe feminismo sem luta de classes.

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Sua opinião, nesse momento, que parece irrelevante. Aguarde sua vez, quando for pago para escrever sobre feminismo.

    2. Hernandez Piras

      Sim, segundo Rodrigo Flexa e somente mundinho dele!

  20. Caio Carvalho

    Sejamos todos feministas!

    Responda
  21. Cesar Costa

    Mariliz, hoje saiu na FSP um pequeno texto sobre a Iraniana, ganhadora do prêmio Nobel da Paz, que foi presa pelo regime por defender as mulheres. Sabe quantos desses que escreveram sobre você aqui comentaram lá? Nenhum! Isso se chama solidariedade seletiva, afinal os persas combatem o ocidente malvado. É de sentir vergonha alheia!

    Responda
    1. Tacito Silva

      Além disso, vi que você considera quem critica o governo do povo escolhido como apoiador de terrorista, então só vejo duas opções pra você, ou tem críticas ao governo do povo escolhido e apoia terroristas, ou não tem críticas ao governo do povo escolhido. Qual opção melhor se encaixa em você? Eu apostaria em uma delas sem pestanejar. Não adianta, César, máscaras sempre caem.

    2. Tacito Silva

      César, você defende o extermínio de palestinos e justifica a guerra contra eles, pois "Vc consegue entender que a guerra para Is é uma questão de sobrevivência de um povo, se eles perderem, acabou. Não é como para os Árabes que perdem e voltam pra casa.". Ou não foi você?

    3. Cesar Costa

      Tácito, você está me acusando e a Mariliz dessas coisas que escreveu? De onde você tirou isso? Qual comentário meu ou dela essas atrocidades foram defendidas? Vocês criam coisas nas suas cabeças e imputam à quem discorda de vocês. Volte para a realidade, ela é dura e complexa mas a única que vale a pena.

    4. Cesar Costa

      Felipe, eu sou absolutamente contra qualquer regime autoritário de qualquer matiz ideológico. Não faço seletividade para o sofrimento alheio. De onde você tirou esse dado de 70 mil mortes? Da forma que você escreve parece que a guerra é contra os civis palest, não é, eles são bucha de canhão para os terroristas que você defende. São 35 mil do Ha, 100 mil Hez, milícias na Síria e Iraque, Houthis e Irã.

    5. adenor Dias

      Eu não vi o texto da iraniana, mas digo que esta é feminina de verdade, pois sua vida em risco, por uma causa. Aqui no Brasil homens e mulheres que se levantou contra a tirania, é esculhambado por muita gente nas ruas. Basta lembrar de um cara que se tornou presidente do Brasil, só por enaltecer um homem valentão que torturou Dilma Rousseff.

    6. Felipe Araújo Braga

      Por que não menciona a Arábia Saudita, os Emirados e todos os países muito piores que o Irã em termos de direitos civis e igualdade de gênero? Mas claro, eles são amigos dos EUA né!

    7. Tacito Silva

      César, a matéria defendia o extermínio de mulheres iranianas pq quem estava exterminando era o exército do povo escolhido? Foi escrita por alguém que defende a teocracia iraniana quando prendem e/ou reprimem as mulheres? Foi escrita por alguém que culpa as vítimas pelo extermínio sofrido? Não! Acho que é um forte indicativo de que se alguém não age como você e a colonista não receberá inúmeras críticas.

  22. Eliana Atihe

    Bravissima Mariliz!!! Enfim uma posição feminista original e autêntica, corajosa e “não ideológica” no melhor sentido, ou seja, ponderada pela sua história. Vc advoga por um feminismo pessoal, baseado na experiência vivida, não o mero eco de teorias e palavras de ordem ecoadas de bocas alheias! Lindo texto! Muito obrigada por me representar neste dia.

    Responda
  23. SileneMaria de Sousa

    Ótimo texto, Mariliz. E vc tem razão, o feminismo precisa ser uma luta constante, pra não perder força na luta pelos direitos e iguais oportunidades pra tdas as mulheres. Embora já tenhamos alcançado importantes conquistas ao longo desse caminho, mas ainda poderemos avançar mais e td depende de nós, da nossa união e do nosso esforço para esse objetivo maior, que é podermos mostrar a nossa capacidade e competência de construirmos uma realidade que nos permita viver livres e felizes.

    Responda
  24. Joao Cellos

    Que legal ter um texto de uma feminista que não se preocupa com a matança de mulheres pal estinas pelo estado genocida de Is rael. Quando aborda o tema mulheres pal estinas é pra atacar o isl amismo, mas fecha os olhos para o tratamento que as jud ias recebem do jud aísmo ortodoxo. Tudo no afã de diminuir os pal estinos e justificar para si e para outros as atrocidades que eles, e elas, sofrem.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Mariliz, o mais interessante é que isso aí que você faz tem um nome técnico: hipocrisia.

  25. Pedro Medeiros

    Cansa ler tanta M !!! Feminismo é exatamente a mesma coisa que machismo.

    Responda
    1. Vera Queiroz

      É porque você não entendeu ainda o que ela escreveu: senta e pede a alguma mulher esclarecida, caso você conheça, pra te explicar linha por linha. Vai dar certo, confia.

    2. Natalia Torres

      Não, porque feminismo busca a igualdade entre gêneros e o machismo perpetua a opressão do gênero feminino. São diferentes.

    3. Pedro Medeiros

      Não é não. É a mesma narrativa, seletiva, cheia de desvios, ignorância e lacração. Mulheres feministas são a mesma coisa que homens machistas.

    4. maria Cristina medeiros

      Caro Pedro, não é a mesma coisa. Abra mão de suas certezas e se permita entender pelo que luta o feminismo.

  26. Felipe Araújo Braga

    Vejo que falta ocupação ao Geraldo Soares. Outra surpresa: a colunista está entre nós!

    Responda
    1. Geraldo Soares

      De você não escapa nada!

  27. Klaus Serra

    Machismo e feminismo são duas faces da mesma moeda, nossa sociedade tá adoecida, onde mulheres e homens estão em guerra, os valores e papéis minimamente que se esperam de ambos estão trocados, homem paga a conta do jantar, troca pneu de carro e pode, assim como uma mulher, fazer jantar e lavar a louça, vamos parar de besteira, gente.

    Responda
  28. PAULA FARIA

    J K Rowling foi e é apedrejada, inclusive por feministas, por defender direitos das mulheres. A luta feminista acaba sendo, também, contra quem se posiciona contra as mulheres por ideologia.

    Responda
  29. Maria Aparecida Saraiva Magalhães de Sousa

    Que assim seja! O feminismo é para tds.

    Responda
  30. Jesus Silvestre

    Torço pela união de todas as mulheres . Só assim serão livres deste machismo q está voltando com a extrema direita .

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Jesus Silvestre é um nome tão bonitinho.

  31. Abílio Gonçalves Junior

    Pelo seu texto percebe que vc não sabe nada da história das lutas das mulheres! Volte várias casas atrás e entenda quem começou e os motivos das lutas das mulhere. Alexandra Kollontai e Clara Zetkin as primeiras e verdadeiras feministas. ªþdñÿ òý

    Responda
    1. Geraldo Soares

      (Mesmo em a coluna não sendo sobre tal gente.)

    2. Geraldo Soares

      Te vejo daqui a 2 ou 3 dias, para conversarmos mais sobre o "povo escolhido"...

    3. Tacito Silva

      Geraldo, continuou sem rebater, mas independentemente disso, não esqueci do objetivo de te deixar orgulhoso, se eu falar que o governo do povo escolhido deveria fazer como o governo chinês e cobrar dos familiares dos assassinados os custos com as munições usadas, você ficaria orgulhoso? Só falar que os palestinos merecem o extermínio você já fez, eu só estaria te copiando.

    4. Hernandez Piras

      Kollontai e Zetkin representam uma das muitas vertentes do feminismo, só isto. Ele só é o "verdadeiro" feminismo para os sectários. Aliás, não honra muito a memória da camarada Kollontai ela terminar a carreira a serviço do stalinismo.

    5. Geraldo Soares

      ...A menos que você não se enxergue, embora tenha sido bastante enxergado...

    6. Geraldo Soares

      Toscito, eu não faço o que você espera, assim como a colunista -- E o tempo hei de ensinar o quão tolo foi tentar insistir... O que eu fiz foi dizer que, além do seu histórico neste fórum, não há moral aqui para se falar em Hipocrisia...

    7. Tacito Silva

      Geraldo, pensei que tentaria rebater o que escrevi, apontar que a colonista não é hipócrita, parece que não conseguiu, é isso mesmo?

    8. Geraldo Soares

      (...)traz... *

    9. Geraldo Soares

      Quanto ao Sr. Abílio, para além da sua ignorância a falha de raciocínio que ele nos trás não é novidade e tem até nome: É "Falácia do escocês de verdade". (Adaptada aqui para as "verdadeiras feministas".)

    10. Geraldo Soares

      Toscito, o cara que uma coluna atrás, além de colocar um tijolo a mais em sua campanha odiosa a qual está sendo assistida e acompanhada de perto, há poucos dias veio falar em "outras perspectivas da vida, diferentes" (Da própria) falando em Hipocrisia aqui. Deve estar tentando fazer piada para amenizar sua triste e lamentável situação.

    11. Tacito Silva

      Engraçado que a colonista, que se diz contra o identitarismo, usa uma das cartadas mais ridículas do identitarismo para desmerecer quaisquer críticas, só faltou usar o "lugar de fala". Ficaria surpreso, se não tivesse visto vários shows de hipocrisia vindo do mesmo lugar.

    12. Gildázio Garcia

      Sr Abílio, me desculpe, mas pelo seu comentário "percebe (sic) que vc não sabe nada" de interpretação de pequenos textos. A autora está escrevendo o nascimento do "Feminismo" dela, não o mundial. Além disso, deixe de ser pedante. Que coisa feia!

    13. Geraldo Soares

      E já que virou assunto de macho, deixa eu me meter aqui: Ignora que o Feminismo não é estático (Antes fosse). Ignora que o Feminismo não e monolítico (Embora, como tudo, seja majoritário). Ignora que o Feminismo não tem dono(a) Ignora..

    14. mariliz pereira jorge

      Ora ora um macho palestrinha tentando me ensinar o que é feminismo no dia internacional da mulher. Seria engraçado, se nao fosse so machismo mesmo.

    15. Marina Gutierrez

      Abilio Gonçalves Junior, bravo! Foi preciso um homem comentar sobre essas duas mulheres para educar algumas feministas do momento.

  32. neli faria

    Meus cumprimentos Mariliz. Sou Feminista sempre! Em todos os lugares em todas as situações. Graças às Feministas do passado as mulheres têm Direitos no presente. Até o Estatuto da Mulher Casada,1962,a mulher era relativamente incapaz.O Código Civil de dezesseis,E estudei pelo Código Penal , onde o casamento do ofensor com a vítima extinguia a punibilidade.Mas, ainda há uma contradição no Código Civil .Homenageio a primeira vereadora eleita em São Paulo: Elisa Kauffman Abramovich!

    Responda
    1. neli faria

      Sr. Tácito: finalmente, quando disse que era ditabranda, acho que nem era assinante. Assim sei por ouvir dizer. Embora conheça a Ásia Média:, passei meu aniversário de dois mil e dezessete, em vinte e nove de abril, quero presentes!, em Belém,vivo no Brasil! E a insegurança não é apenas em São Paulo, mas em todo o Brasil, e lula, o Oportunista, está no Poder há mais de dezesseis anos e se queda inerte como um dois de paus.E torra dinheiro em propagandas auto laudatórias...

    2. neli faria

      Sr. Tácito: à míngua de saber fundamentar, objetivamente ,apela para o subjetivo: você ,sou senhora,votou no psdb.Ledo engano: reeleição de FHC, votei,Zé Maria, Pstu, bem à esquerda. O FHC não precisou mendigar votos, como o lula em22, ganhou no primeiro. Entre votar para o Doria e votar em alguém do pt,quem?,o Doria era a solução. Veja, senhor, o pt governa a Bahia há quase vinte anos, é um dos mais inseguros do Brasil. Inteligência das pessoas?Desde quando Gado,red ou amarelo, é inteligente?

    3. neli faria

      Tacito: não finalizo! Quem deve vigiar as Fronteiras é o seu amado lula, minúsculo em homenagem a grandeza dele, bem minúscula. O Brasil,sr Tacito, não planta nem coca e nem marijuana, o lula deveria vigiar as fronteiras secas ou não. Existe insegurança pública por causa dessas drogas e o lula com cara de paisagem? E o seu rebanho que não pensa? Dessas mais de oitenta mil mortes, em dois anos, pode se atribuir as Dro gas. E por que o seu lula não aumenta a para receptação?

    4. Tacito Silva

      Finalizando, pode criticar o Lula e todos os governos estaduais pela crise de segurança aos governos há muito tempo, não vou dar chilique como você, só não entendo porque a fragilidade do governo Lula na que eu criticasse um extermínio realizado intencionalmente por um governo legalmente constituído. Aqui já há uma enorme diferença entre os dois casos, pois lá é o governo que provoca o extermínio.

    5. Tacito Silva

      Não vou pedir pra você tomar vergonha na cara para não ser indelicado, mas você poderia parar de mentir um pouco, então você menção votou na direita!? Seus recorrentes votos no PSDB eram o que? Ou será que na terra plana o PSDB não é direita? Dória virou comunista agora? Por favor, tenha respeito pela inteligência das pessoas.

    6. Tacito Silva

      Outro ponto, vou pedir para responder sem tergiversar, admitindo que toda animosidade começou com o ataque do grupo terrorista, isso dá o direito de o exército do povo escolhido exterminar a vida de dezenas de milhares de palestinos, incluindo mulheres e crianças? Dá o direito de expressar a vontade de expulsar os palestinos para construir resorts? Dá o código de bloquear ajuda humanitária? Estou muito ansioso pela sua resposta.

    7. Tacito Silva

      Neli, em nenhum momento falei que qualquer ditador não era ditador, diferentemente do que você fez aqui: "Em São Paulo a esquerda incoerente tirou o nome de Costa e Silva do Elevado e mantém do Ditador, esse sim!, Tito.". Vou até te explicar, quando você diz que esse sim é um ditador, você está explicitamente dizendo que o outro não é. Talvez tenha sisu essa a sua intenção mesmo, dizer que ditador, talvez porque compartilhe da opinião da Falha de que houve uma ditabranda.

    8. neli faria

      Senhor Tacito: mas considero Tito que governou, com mão de ferro, a Iugoslavia, por28 anos. Para o senhor, Costa e Silva era ditador e o Tito não? Ditador: governa um país sem prazo definido para sair.Sairá morto ou derrubado.Pinochet, Fidel Castro, Getúlio Vargas:até 45.,Somoza, Ortega.Simulam eleições. A Ditadura no Brasil, era Militar! Civil não entrava, não assumiu Pedro Aleixo. Aulinha de história de graça. Felipe: bem menos que o Brasil.Ou vidas brasileiras não importam?

    9. neli faria

      Não me fiz entender, senhor Tacito: o senhor vive lá ou aqui?O Quem começou foram os terroristas do Ramas, cobre dele. Se bem que aqui no Brasil, certas organizações deveriam ser reputadas como terroristas...!

    10. neli faria

      Senhor , mora Lá ou aqui? O senhor pode sair tranquilo aqui? Pode sacar o celular e fotografar em determinados locais? Pode entrar em certos lugares sem ser baleado? Faça as contas quantos pales tinos morreram lá de dois mil e dois, quando lula assumiu, até dois mil e dezesseis e de janeiro de vinte e três até hoje! O senhor mira Lá, porque não quer criticar lula cá? Ressalto que o Brasil não planta nem coca, nem marijuana. Vigiar as Fronteiras é atribuição dele .Esquerda incoerente.

    11. Tacito Silva

      Pra finalizar, gostaria de entender sua lógica, no Brasil houve 80.000 mortes violentas entre 2023 e 2024, isso torna o extermínio de dezenas de milhares de palestinos aceitável pra você? Só lembrando que você não respondeu: Qual seria a sua justificativa para apoiar o extermínio de palestinos: todos os mortos, inclusive crianças e mulheres, eram terroristas, ou a morte de dezenas de milhares de civis é um preço baixo a se pagar?

    12. Tacito Silva

      Além disso tem repetitivo algumas vezes que mau vota mais no PT, e que voto no Lula, sendo um dos motivos a decepção com a política ambiental, mas você vem desde muito tempo com essa conversa mole de ter votado no PT e não votar mais por conta da decepção, isso no mínimo desde a eleição do Dória pra prefeito, em que você não votaria mais no Haddad pq tirou o canteiro da Paulista. Como se ninguém soubesse que você é viúva do PSDB.

    13. Tacito Silva

      Neli, você deveria se tratar, esse vício em mentir não é bom, primeiro que você nem considera o Costa e Silva ditador, como você mesmo apontou "Em São Paulo a esquerda incoerente tirou o nome de Costa e Silva do Elevado e mantém do Ditador, esse sim!, Tito.".

    14. neli faria

      Repiso-me, Tacito: quantos brasileiros morreram em dois mil e vinte e três e dois mil e vinte e quatro? Mais de oitenta mil! A esquerda aponta para a Ásia Média para não criticar lula, o Oportunista. Existe insegurança pública por coca e marijuana e o Brasil não planta. Passam pelas fronteiras e o lula, o que faz na Presidências? É atribuição Dele, lula,o Oportunista! Pense, senhor!

    15. Felipe Araújo Braga

      Setenta mil mulheres, crianças, idosos mortos, todos civis palestinos. E você diz que Israel está apenas se defendendo? Onde está sua humanidade?

    16. neli faria

      Se na ditadura, era contra terroristas,da direita ou da esquerda, agora serei a favor? O senhor apoia o ramas? Eu não!Também não apoio nenhum grupo terrorista , como nunca apoiei. Seja aqui, seja lá. Veja quantos morreram Lá, desde sete de outubro e quantos morreram , por insegurança pública, aqui. O brasileiro vê o outro lado do Mundo e não percebe que aqui é bem pior do que lá. Em dois anos,23e24 morreram80milbrasileiros. E lá?

    17. Tacito Silva

      Neli, então é direito do povo escolhido exterminar dezenas de milhares de pessoas pra se "defender"? Qual seria a justificativa: todos os mortos, inclusive crianças e mulheres, eram terroristas, ou a morte de dezenas de milhares de civis é um peço baixo a se pagar? Duvido que vá responder, mas tá aí o questionamento.

    18. neli faria

      Gratidão, Geraldo.Votei em lula, mas, ao digitar treze não deletei meu senso crítico e o que minha defunta mãe, então viva, nos ensinou: político é para ser cobrado e não idolatrado. E ela tinha apenas o terceiro ano de grupo. Imagino o gênio que seria se tivesse tido mais estudos. Também dizia: o que vale Estudo para quem não pensa.

    19. neli faria

      Marina e Felipe: não apoio ditaduras! Lá, na Ásia Média, é uma democracia e se defendeu e defende. Conheço alguns países da Região. Na capital,Tel Aviv , tem até boates gls, aborto é livre, em suma, uma Democracia! Mais de quarenta mil brasileiros morreram por insegurança pública em 2023, e 2024 quase quarenta mil. A esquerda, para não apontar a ineficiência do lula, mira indignada para a Ásia Média. Os senhores devem se indignar com a Insegurança Pública aqui no País.

    20. neli faria

      Felipe: a Mariliz é linda! A beleza é apreciação subjetiva. O que é belo para um, não é para outro. Acho o Neymar lindíssimo, até me casaria com ele. Nunca defendi posição de Direita, até porque jamais votei para a Direita, embora ,. no passado remoto, tenha apreciado Carlos Lacerda. Os de agora? São oportunista iguaizinhos aos da Esquerda. O senhor não deve acompanhar as votações no Congresso. Acompanhe: não há diferença. O senhor sabe quantos Brasileiros morrem por ano aqui? Vivo aqui!

    21. neli faria

      Maria Aparecida: caíram dois ciscos em meus olhos. Não nasci para ser colunista. Tive um blog, no Santista Roxo, por muito tempo, até que a página saiu do ar, mas, só escrevia sobre futebol, ou melhor, sobre o Santos. E era bem lido.Meu lema quando trabalhava para o bem da Humanidade, mesmo que fosse apenas uma pessoa: é difícil ser humilde quando se é brilhante. Tudo porque fiz autoafirmação:sou brilhante, sou brilhante e outra sou linda,sou linda. E me convenci. Gratidão!

    22. Maria Aparecida

      Neli Faria, quero que você saiba que você tem uma fã oculta, na verdade você sabe disso, mas por ser uma pessoa humilde, disfarça e finge que não é uma colunista da Folha, parabéns por ser essa pessoa maravilhosa, uma rosa vermelha e um abraço bem apertado. Maria

    23. Marina Gutierrez

      Neli Faria, feministas de verdade não são seletivas, defendem todas as mulheres subjugadas, incluindo as pasltinas, vítimas do governo de Is. e sempre ignoradas pela colunista quando ela defende somente um grupo de vítimas.

    24. Geraldo Soares

      Ignore o comentário do Felipe, Neli! Aliás: Todos os dele. Ele não tem a vida ganha!!! É uma miragem!!!

    25. Felipe Araújo Braga

      Não, você não é feminista. Você está sempre aqui defendendo o que há de mais reacionário: sempre defendendo a direita, defendendo as ações militares contra os palestinos. Agora dizendo que as críticas contra Mariliz são porque ela é bonita, sério isso?!

  33. Fernando Alves

    Nessa época em que tudo virou narrativa, o "seja a feminista que você quiser" perdeu o sentido. Está cheio de homens que querem a volta dos tempos em que as mulheres eram propriedade primeiro do pai e depois do marido alegando ser a favor de um certo feminismo representado por mulheres totalmente submissas ao marido, que se consideram inferiores ao homem, e se declaram feministas, para avacalhar o conceito e consequentemente o movimento.

    Responda
  34. Felipe Araújo Braga

    Geraldo, olhe a coluna da Mariliz, há listas e listas de textos dela. Você acha que eu vou ficar procurando algo pra te provar alguma coisa? Se você tem a vida ganha eu não tenho e não perderei meu tempo mais com você: viúva do PSDB que despreza a vida do povo palestino e da população humilde deste país.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Quem tem a vida ganha para acusar deveria ter, no mínimo, a vida ganha para provar. Feio demais.

  35. Felipe Araújo Braga

    César Costa, ela é uma mulher branca, defensora das ações militares contra os palestinos e rica que desmereceu completamente pessoas pobres (a maior parte da população brasileira). Ela é uma mulher que se diz feminista alinhada ao que há de pior na direita.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      "(...) alinhada ao que há de pior na direita"!?!?! Sempre foi uma crítica severa de Bolsonaro e Cia! Ou sua memória é curta ou a honestidade intelectual entrou em colapso!

    2. Geraldo Soares

      No caso dos homens, principalmente nos EUA a coisa melhora, mas ainda não muito. Anderson Cooper, Sean Hannity -- Aqui tem o Bonner...

    3. Geraldo Soares

      O pior é que ela sequer defendeu ações contra os terroristas. Exclusivamente condenou o terrorismo (Pecado 1) e se solidarizou com as vítimas dele (Pecado 2). O Pecado 3 foi não ter falado das vítimas da guerra deflagrada em 07 de Outubro tanto quanto das vítimas do terror que a deflagrou. Uma herege.

    4. Tacito Silva

      César, as dezenas de milhares de palestinos mortos eram do grupo terrorista? Ou a morte de dezenas de milhares de civis é um porco aceitável a se pagar?

    5. Cesar Costa

      Felipe Braga, qual o problema dela ser uma mulher branca, não tem lugar de fala como vocês dizem? Essa conversinha interseccional é muito reducionista. Ela não defendeu ações contra o povo palest mas contra os terroris do Ha e Hez.

    6. Geraldo Soares

      Aqui no Brasil tinha a Fátima, mas ela deixou de ser jornalista (Em atividade -- Senão Ana Maria Braga também é jornalista).

    7. Geraldo Soares

      Excetue a Amanpour, e talvez mais uns dois...

    8. Geraldo Soares

      Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha. E lá existe jornalista rico, rapaz?! Mas rica da graça de Deus, sim!!!

  36. Felipe Araújo Braga

    Vocês direitistas são péssimos. Ninguém atacou Mariliz aqui, entretanto os textos dela defendendo as ações militares contra os palestinos e dizendo da forma como se relaciona com pessoas pobres são o horror da direita brasileira: mostra todo o classicismo, todo o racismo é hipocrisia. Mariliz se diz feminista mas ataca palestinos e pessoas pobres da mesma forma que a extrema direita. E Neli, venha dizer isso para mim, muito triste uma viúva do PSDB. Não acho Mariliz bonita e muito menos boa.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Tentar disfarçar é uma bobagem tão grande...

    2. Tacito Silva

      Em breve vai ver, vai até ter orgulho, já estou quase escrevendo que os palestinos exterminados mereceram, pois esse é o fim merecido de todo terrorista. Estou aprendendo com os melhores, você e o David.

    3. Geraldo Soares

      Não vi... Algumas coisas só o tempo ensina...

    4. Tacito Silva

      Acho que estou entendendo, agora que falou no David, devo apoiar o extermínio que o governo do povo escolhido tem feito, se alguém criticar venho com o super trunfo: mimimi "anti-semita", mimimi "apoiador de terroristas". Viu como aprendo rápido?

    5. Geraldo Soares

      Seria inteligente demais, mas no seu famoso e conhecido caso não sei mais se isso é possível... Devia ter dado olhos ao David, em outras colunas, de outros colunistas... Se tornado uma pessoa melhor. Quem sabe até me levado em consideração, Toscito...

    6. Tacito Silva

      Só pra entender, seria o tipo de ódio que justifica o extermínio de dezenas de milhares de pessoas, Geraldo? A ameaça de expulsão de milhões de suas terras? Ou a proibição de entrada de ajuda humanitária para um povo em extrema vulnerabilidade? Pergunto pq quero sair dessa areia movediça o mais rápido possível.

    7. Geraldo Soares

      Seu maior problema é a areia movediça que seu ódio está construindo embaixo de você... Vai afundar, Toscito...

    8. Geraldo Soares

      (Spoiler: Não vai. Só vai tentar fazer malabarismos intelectuais manetas para tentar amparar irrealidades. Para não dizer falsidades deliberadas.)

    9. Tacito Silva

      Geraldo, qual seria meu maior problema, não concordar com ou justificar o extermínio perpetrado pelo exército do povo escolhido?

    10. Geraldo Soares

      Só não mostrou aqui, no que diz respeito à colunista, onde é que está a defesa do extermínio. Pode trazer! (Não a imaginada, a devaneada! A factual! A nominal.)

    11. Geraldo Soares

      ...Mas esse é o menor dos seus problemas, Toscito...

    12. Tacito Silva

      Como toda pessoa que não se nega a reconhecer a realidade sabe, não foram apenas terroristas que foram exterminados, na verdade, a gigantesca maioria foram civis, incluindo mulheres, crianças e idosos. Sendo assim, acho uma defesa extremamente insensível desse extermínio (se é que existe alguma que não seja).

    13. Geraldo Soares

      Como dito: Dá para ver claramente de onde vem os devaneios...

    14. Geraldo Soares

      Parece que não sou em quem não está entendendo... Por esse rascunho de qualquer coisa que queira fazer parecer com um "raciocínio", que foi miseravelmente apresentado e reapresentado: Se eu criticar Lula sem condenar Bolsonaro junto fica claro que eu sou eleitor do segundo. Não é pouco imbecilizado -- Esse arremedo de """pensamento""" viciado --, não.

    15. Tacito Silva

      Me perdoe, Geraldo, esqueci que para você entender é preciso desenhar. Se não for suficiente, eu tento desenhar mais uma vez. Meu argumento é que você responde várias críticas ao extermínio perpetrado pelo exército do povo escolhido dizendo que terroristas merecem esse fim, sem ressalva alguma. Desse modo, fica claro ator vive defende o extermínio e considera que os mortos fizeram por merecer, afinal eram todos terroristas.

    16. Geraldo Soares

      ...E dá para ver, essas sim reiteradamente, outras coisas mais, também...

    17. Geraldo Soares

      "Defendo que terroristas merecem esse fim, igualando (?) terroristas e civis.". Dá para ver claramente de onde vem os devaneios, e dá para ver o porquê quando cobrado algum respaldo na realidade não e apresentado nenhum. Vira fumaça. Enfia-se a cara debaixo da terra.

    18. Tacito Silva

      Geraldo, você reiteradamente em resposta a críticas à cegueira deliberada da colonista em relação às dezenas de milhares de mortes de palestinos pelo exército do povo escolhido defende que terroristas merecem esse fim, igualando insistentemente terroristas e civis. Isso não é apoiar as ações militares do exército do povo escolhido?

    19. Geraldo Soares

      (Nova e notadamente: Estou falando a respeito das ações militares de Israel.)

    20. Geraldo Soares

      Só não consegue mostrar UM (Texto desse), né, colega?! Que feio.

  37. Hercilio Silva

    Absolutamente correto, só não se pode ignorar o antifeminismo que vem da extrema direita em forma de machismo direto. E que está enganando muitas mulheres que não entendem que é um combo, elas não poderão ser independentes no mundo pregado pela extrema direita.

    Responda
  38. Felipe Araújo Braga

    César Costa, sem indiretas, fale para mim: a Mariliz não representa as mulheres deste país, mulheres pobres que acordam cedo pra trabalhar. Não representa as milhares de mulheres palestins que morreram o tiveram a família morta

    Responda
    1. Cesar Costa

      Felipe Braga, o que você não entende é que nenhuma pessoa representa o conjunto, muito menos você. Ela é uma mulher e deveríamos estar comemorando o dia dela, mas você mistura com ideologia política. Faz muito tempo que os movimentos sociais foram cooptados por essa ideologia divisionistas, pare com isso.

  39. Luciano Napoleão de Souza

    Seja feminina. Porque feminista não tem nada a ver com ser mulher. Feminismo é ação ideológica contra a ordem natural da humanidade. Não caiam nessa, Mulheres!

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      Volta para o hosp icio Napo

    2. Geraldo Soares

      Eu adoro o Gabo -- Embora às vezes considere que ele pega pesado --, porque ele, assim como eu, é FREESTYLE. Te ataca e te defende, na mesma linha, se bobear!

    3. Gabo Franca

      "Ordem natural da humanidade " Eis o machismo (e o fascismo) em todo o seu atraso intelectual, em estado bruto, sem amarras nem vergonha. Isso é a vida contemporânea, mas medieval que ainda nos cerca.

  40. Cesar Costa

    Que coisa mais estranha... Hoje é dia das mulheres e só homens falando aqui. Alguns atacando a articulista no dia dela por motivos políticos ideológicos!

    Responda
    1. Tacito Silva

      Não é que minha cara Neli (ela só vai falar sobre ter chamado de "cara", já que mau teria mais o que argumentar) mostra, mais uma vez sua cara. Quer dizer que a colonista só sofre preconceito (qualquer crítica é preconceito, quando não se tem argumento) porque é bonita, as mulheres desprovidas de beleza não sofrem? Além disso, Costa e Silva não é ditador? Interessante ver a real face dos viúvos do PSDB.

    2. neli faria

      Homem ataca a Mariliz porque ela é linda, inteligente, sabe escrever, tem bom senso. O motivo é um só: esquerda incoerente. Feminista desde que a Mulher seja de grupo que apoia e o misógino não seja de esquerda. Ambientalista desde que esteja na Oposição. Pelos Direitos humanos desde que seja de sua corrente ideológica. Democrática desde que o ditador não seja de sua ideologia. Em São Paulo a esquerda incoerente tirou o nome de Costa e Silva do Elevado e mantém do Ditador, esse sim!, Tito.

    3. Felipe Araújo Braga

      Não adianta nada defender a igualdade entre homens e mulheres e discriminar muçulmanos, negros e pessoas pobres

    4. Luciano Napoleão de Souza

      Sim. Também percebo as mulheres se absterem de opinar politica. Isso as faz ficarem mal representadas nas carreiras políticas. E não há cota que resolva.

  41. Tacito Silva

    Por favor, sejam feministas que defendam todas as mulheres, que não ignore as dores de mulheres que tiveram seus filhos, maridos, pais, irmãos executados, que não ignore a dor das mulheres que tiveram seus lares destruídos, que sofrem ameaças de expulsão em massa de suas terras e que, nem têm o direito de receber ajuda humanitária em momentos de extrema vulnerabilidade. Eu diria, seja feminista em defesa principalmente dessas mulheres.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Tacito Silva, concordo, quem é feminista não precisa bradar aos quatro ventos e não tem lado, defende todas as mulheres injustiçadas, o que não é o caso da 'feminista" acima.

  42. Felipe Araújo Braga

    Geraldo, eu não tenho que te provar nada. Todo mundo que está aqui já viu os textos da Mariliz. E outra coisa: você não quer saber de funcionário de prédio nenhum porque para você e para a colunista, pessoas humildes, pessoas pobres que tocam este país para frente, não têm valor algum. Por isso vocês defendem gente como Bolsonaro e Netanyahu!

    Responda
    1. Geraldo Soares

      ...Se é que dá para chamar isso de "ponto"... (Na verdade: Não dá.)

    2. Geraldo Soares

      Fernando, pode ficar à vontade para fazer o mesmo comigo! E se eu já tiver comentado: A gente pode, juntos, repassar tudinho, para você conseguir provar o seu ponto (E o do Felipe)! Do contrário: O que te dizer?

    3. Fernando Alves

      Não adianta, Felipe, agora esse tipinho de bolsonarista é assim: eles fingem loucura. Teve um que eu citei uma coluna nos comentários, ele falou que a coluna não existia. Eu procurei a coluna e ele tinha comentado nela. Das duas uma: ou comenta sem ler, ou é mitômano mesmo.

    4. Geraldo Soares

      Na hora de acusar é "bom". Na hora de provar é essa vergonha aí...

  43. Felipe Araújo Braga

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marina Gutierrez

      Desculpem-me, abaixo quis dizer coluna e ignorem a segunda palavra: estupro. A pressa é a inimiga da perfeição.

    2. Marina Gutierrez

      Felipe Araujo Braga, a " feminista " acima publicou mais de uma coluno sobre o estupro estupro em massa de mulheres isreelenses, ela se "inspirou" em um artigo do NY TImes, de dezembro de dois mil e vinte e tres, logo depois esse artigo foi desacreditado por vários meios de comunicação honestos. Até empregados do NY TImes, duvidaram da veracidade do artigo e o jornal suspendeu um segundo artigo sobre o assunto, mas ela e outra colunista, continuaram a escrever sobre o mesmo assunto.

    3. Geraldo Soares

      (Observação: Não quero saber de funcionário de prédio nenhum.)

    4. Geraldo Soares

      Não conseguiu trazer a prova de sua acusação vazia, né?! Típico!

  44. Felipe Araújo Braga

    Geraldo Soares: a Mariliz defendeu diversas vezes as ações brutais de um país que não se pode dizer o nome e outro dia fez um texto super elitista sobre os funcionários do prédio dela. Mesmo que ela não tenha filhos, eu duvido que ela trate preto da perifa e pobre como iguais.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Me apresente UMA vez!

  45. Raymundo de Lima Lima

    Concordo com o texto. Porém, deveria conter um alerta: há mulheres, deputadas, q se dizem conservadoras, reacionárias, q votaram contra a igualdade salarial entre homens e mulheres, pela mesma função. Mas como vivemos numa época de paradoxos: seria feminista, feminina, homosex, a mulher q comanda o partido neonazi-alemão, AfD?

    Responda
  46. Carlos Amorim

    O problema com a tese que qualquer feminismo vale ser defendido da mesma forma, é que isso oculta as reais desigualdades de gênero. Depois das conclusões que renderam o Nobel para Claudia Goldin, fica evidente que o movimento feminista devia estar lutando muito mais para dar vantagens às mães do que para as mulheres em geral. A feminista mediana terá coragem de lutar por isso?

    Responda
  47. Alexandre Marcos Pereira

    Na data de hoje, flores e chocolates circulam pelas ruas, discursos bem-intencionados enchem redes sociais, e os parabéns são ditos como se fossem um título suficiente. Mas a história, essa que não aceita enfeites nem reduções açucaradas, nos lembra que a data nasceu do fogo, do grito e do sangue. Não foi um presente, foi uma conquista. Ser feminista não é um dogma, não é um uniforme, não é um clube com carteirinha. É um chamado, uma inquietação, uma resistência cotidiana. É a luta.

    Responda
  48. Guilherme Romeu Cassia

    Feminismo, como forma de humanismo, de socialismo, ou de engajamento democrático é importante. Mas seres humanos falam bobagens. Tenho críticas a feministas quando dizem bobagens mas é direito delas, e não invalida sua luta. Homens e opressores dizem mais bobagens. Agora esse paradoxo de “ojeriza” da autora é caso de psicanlise!

    Responda
  49. Wil Leon

    Mas seja feminina.

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      Pequeno robô Leo está de plantão no fds sempre falando as frases da cartilha do mal

  50. Vitor Augusto de Ramatis Torres

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.