Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José da Silva

    "abateram todas as suas árvores" ? Árvores são animais? Que eu saiba árvores são derrubadas e animais são abatidos... Achei que o jornalismo não era só para escrever melhor, mas também para escrever direito. Desserviço, hein?

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Realmente, a diferenciação abater/derrubar é importantíssima. Acho que, na verdade, as árvores estão todas lá, florescendo e frutificando.

    2. José da Silva

      nossa quanta fã

    3. filipe moura lima

      José, peço perdão pelos meus comentários tão deselegantes. Prometo que serei mais cuidadoso. Aceite meu abraço.

    4. filipe moura lima

      Agora que vi. Recebeu umas aulinhas de graça, né, sortudo.

    5. filipe moura lima

      Não conhece o autor desse artigo e quer dar pitaco. Acho que você está tentando ler o jornal errado.

    6. Adolfo Santos

      Um dos significados do verbo abater é de fazer cair, lançar por terra, derrubar. Em Portugal é assim que se referem ao ato de cortar árvores. Aliás, o ato de abater uma árvore é bem mais preciso que o de cortá-la, já que pode-se cortar uma árvore, e não derrubá-la, ou mesmo cortar uma árvore já derrubada. É bom lembrar que o autor da matéria é português.

    7. EDUARDO DA SILVA

      1. transitivo direto fazer cair, lançar por terra; derrubar. "o caça abateu três aviões inimigos" 2. transitivo direto fazer descer; abaixar. "assim que a viu, abateu o olhar"

    8. Marcos Benassi

      José, além da excelente sugestão do Raymundo, porque divertidíssima, um excelente dicionário é o Priberam (de verdade, é o melhor que conheço), português, que inclusive traz essas diferenciações entre o português lusitano e o brasileiro. Um primor gratuito.

    9. Raymundo de Lima Lima

      Rui Tavares é d Portugal. Lá também se fala 'chumbar' para derrubar 1.ministro. Sugiro consultar o livro-dicionário d Português, d Mario Prata "Shifaizfavoire". Sim, 'abareram todas as árvores' lá na Groelândia e está em curso o mesmo ato no Brasil.

  2. José Ricardo Braga

    +

    Responda
  3. José Cardoso

    Um dos livros da minha coleção do Júlio Verne quando criança chamava-se Capitão Hatteras, que era obcecado com a passagem do noroeste. Volta agora à pauta com o aquecimento global.

    Responda
  4. José Eduardo de Oliveira

    Entendi. A Groelândia agora é a verdadeira cabeça do bacalhau. O rabo é o Trump.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Aliás, tô comichando de vontade de conhecer a Groenlândia e a vida inuíte. Devia, antes disso, ir à Amazônia, aqui "pertinho" e tão desconhecida quanto esta terra antípoda; desconfio, contudo, que o custo da brincadeira assemelha-se. Sinceramente, fico em dúvida profunda: o mercado público de Belém do Pará é pra mim um lugar tão mitológico quanto o Ártico - com a vantagem de que eu não preciso comprar roupa e lá se fala português.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Marcão ia marcar um café na minha casa, mas desistiu. Também, ficou famoso no rádio Novelo... Olha que não moro no ártico nem no norte brazuca.

  6. Marcos Benassi

    Ah, Seu Rui, caríssimo, mais um delicioso e precioso texto seu, que alegria. O senhor toca num ponto que passa a ser cada dia mais essencial à civilização, embora seja tão velho quanto à exploração de Nansen: a coordenação entre Estados para fazer frente aos desafios cada vez maiores que se põem à humanidade. São desafios ecológicos, humanitários, sanitários e políticos, tudo muito diretamente relacionado à nossa sobrevivência. Oxalá saibamos fazê-lo - demos exemplo agora na OEA! Viva Brasil!

    Responda