-
José da Silva
"abateram todas as suas árvores" ? Árvores são animais? Que eu saiba árvores são derrubadas e animais são abatidos... Achei que o jornalismo não era só para escrever melhor, mas também para escrever direito. Desserviço, hein?
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Realmente, a diferenciação abater/derrubar é importantíssima. Acho que, na verdade, as árvores estão todas lá, florescendo e frutificando.
-
José da Silva
nossa quanta fã
-
filipe moura lima
José, peço perdão pelos meus comentários tão deselegantes. Prometo que serei mais cuidadoso. Aceite meu abraço.
-
filipe moura lima
Agora que vi. Recebeu umas aulinhas de graça, né, sortudo.
-
filipe moura lima
Não conhece o autor desse artigo e quer dar pitaco. Acho que você está tentando ler o jornal errado.
-
Adolfo Santos
Um dos significados do verbo abater é de fazer cair, lançar por terra, derrubar. Em Portugal é assim que se referem ao ato de cortar árvores. Aliás, o ato de abater uma árvore é bem mais preciso que o de cortá-la, já que pode-se cortar uma árvore, e não derrubá-la, ou mesmo cortar uma árvore já derrubada. É bom lembrar que o autor da matéria é português.
-
EDUARDO DA SILVA
1. transitivo direto fazer cair, lançar por terra; derrubar. "o caça abateu três aviões inimigos" 2. transitivo direto fazer descer; abaixar. "assim que a viu, abateu o olhar"
-
Marcos Benassi
José, além da excelente sugestão do Raymundo, porque divertidíssima, um excelente dicionário é o Priberam (de verdade, é o melhor que conheço), português, que inclusive traz essas diferenciações entre o português lusitano e o brasileiro. Um primor gratuito.
-
Raymundo de Lima Lima
Rui Tavares é d Portugal. Lá também se fala 'chumbar' para derrubar 1.ministro. Sugiro consultar o livro-dicionário d Português, d Mario Prata "Shifaizfavoire". Sim, 'abareram todas as árvores' lá na Groelândia e está em curso o mesmo ato no Brasil.
-
-
José Ricardo Braga
+
-
José Cardoso
Um dos livros da minha coleção do Júlio Verne quando criança chamava-se Capitão Hatteras, que era obcecado com a passagem do noroeste. Volta agora à pauta com o aquecimento global.
-
José Eduardo de Oliveira
Entendi. A Groelândia agora é a verdadeira cabeça do bacalhau. O rabo é o Trump.
-
Marcos Benassi
Aliás, tô comichando de vontade de conhecer a Groenlândia e a vida inuíte. Devia, antes disso, ir à Amazônia, aqui "pertinho" e tão desconhecida quanto esta terra antípoda; desconfio, contudo, que o custo da brincadeira assemelha-se. Sinceramente, fico em dúvida profunda: o mercado público de Belém do Pará é pra mim um lugar tão mitológico quanto o Ártico - com a vantagem de que eu não preciso comprar roupa e lá se fala português.
-
filipe moura lima
Marcão ia marcar um café na minha casa, mas desistiu. Também, ficou famoso no rádio Novelo... Olha que não moro no ártico nem no norte brazuca.
-
-
Marcos Benassi
Ah, Seu Rui, caríssimo, mais um delicioso e precioso texto seu, que alegria. O senhor toca num ponto que passa a ser cada dia mais essencial à civilização, embora seja tão velho quanto à exploração de Nansen: a coordenação entre Estados para fazer frente aos desafios cada vez maiores que se põem à humanidade. São desafios ecológicos, humanitários, sanitários e políticos, tudo muito diretamente relacionado à nossa sobrevivência. Oxalá saibamos fazê-lo - demos exemplo agora na OEA! Viva Brasil!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.