UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luís Lopes

    Morte lenta e dolorosíssima ao maldito heinze!

    Responda
  2. José Hidasi Neto

    Acho que todo mundo deveria começar estudando Thomas Kuhn e sua estrutura das revoluções científicas. A partir daí, a pessoa deve saber que um estudo é só um teste em meio a vários outros. Achar que um só estudo vai explicar tudo é um baita empirismo reducionista quase que "religioso". Aliás, foi um empirismo antigo que nos fez aceitar o geocentrismo por muito tempo. Ciência é muito mais do que puro empirismo. É só a gente estudar a filosofia da ciência moderna (Popper e o pessoal...).

    Responda
  3. José Cardoso

    Como é impossível na prática entender diretamente tantos campos do conhecimento, é inevitável que nossas crenças se baseiem em confiança. Assim como o clero tinha crédito na idade média, é a "comunidade científica" que tem crédito hoje no que diz respeito à verdade. Se vozes dissonantes saem desse meio, é difícil evitar que levem muita gente.

    Responda
  4. sandoval abreu sader

    Especialistas e universitários do Silvio Santos. A mesma coisa.

    Responda
  5. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

    Os arautos da terra plana!

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      O mais lamentável é que esses arautos de multiplicam mais do que coelhos. Constituem uma praga que ataca o processo civilizatório.

  6. Arnaldo Simal

    Geralmente não leio artigos, na imprensa não especializada, que começam com "Especialistas afirmam que…" "Estudos de Harvard apontam que…". Sempre que possível, recorro à versão original das revistas científicas, se tiverem credibilidade. Caso contrário, melhor ignorar.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Recomendação sólida. Pena que a maioria dos artigos omitem (intencionalmente ou não) as fontes originais. Ter citações decentes nos pouparia o trabalho de busca. Alem de ser uma cortesia agradável da parte de quem publica.

  7. Paulo César de Oliveira

    Na dúvida, use o bom senso.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Muitas bobagens poderiam ser evitadas com o velho bom senso, que eh rápido e não custa nada. Metodo científico eh o padrão-ouro mas eh caro e demorado, bom para dar a palavra final até que surjam novas evidências.

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Na dúvida, use o método científico. Bom senso varia de pessoa para pessoa, portanto não é critério objetivo. Seu comentário é um desserviço e mostra que você não entendeu o artigo.