UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

A nova privada da escola

VER COMENTÁRIOS EM Tati Bernardi

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. guto duncan

    Excelente como sempre! Amo você

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Eita, querida cronista, fiquei Tatônito total com a tal da Lupercália: diz-que imolavam cabras e açoitavam mulheres! Tatildes, dentro de mim não vive um Sherlock, mas essa Muié da escola esconde alguma coisa fescenina e perversa atrás do baço e da erudição. E acho capaz de esconder também nessa privada. Eu, essa alma pura, escondi! Na adolescência, uma paranga de marofa, e, claro, dancei: minha mãe era muito mais esperta que eu. Ao invés de ajudar a Muié, desmascare-a! Ou troca pela mensalidade.

    Responda
  3. SAMARA SANTANA

    Muito bom, Tati! Só um detalhe. Qualquer que seja a forma escolhida pela escola, para comunicar qualquer coisa para a família, será sempre contestada. Qualquer! Por experiência própria. Vamos seguindo. Trabalhar na área da educação, é isso aí. Fazendo uma analogia boba, é tipo a roupa que nós mulheres decidimos usar. Sempre será contestada. Adorei seu "bilhete".

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Samara, aí na sua terra cê ouvia "pé de pato mangalô treis veiz"? T'esconjuro, vade retro Sete-peles! Cê tinha toda razão. Menina...

    2. Marcos Benassi

      Agora fiquei com medo, Samara: que será que disseram que valeu o seu cruz-credo? Vou torcer para o meu comentário não ofender a educadora. De jeito maneira, como ceis dizem aí em Minas, tão poeticamente. Hahahahah!

    3. SAMARA SANTANA

      Escrevi sem ler os outros comentários. Como se diz aqui em Minas. Cruz credo, gente.

  4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    E?!

    Responda
  5. Fernando José Nicoli

    Carinhosamente: procure outra profissão e se esmere na maternidade.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      (Cruz)Credo, Fernando, ela já tem outra profissão: não é coordenadora pedagógica, é cronista e entrevistadora. Graças a Zeus por isso! Quanto à maternidade, depois a Ritinha conta - mas adolescente quase sempre fala mal de mãe, é parte do percurso...

  6. Marco Rúbia

    Melhor ainda que o artigo são os comentários. Dizem muito sobre a audiência dessa coluna (e dos tempos atuais no Brasil). Haja terapia.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Marco Rúbia, prezado, tô desconfiado que você é a antítese do quase-homônimo servidor do Laranjão. Três vivas! E, Daniela, cara colega de ignorância ortográfica: não aprendi quase nada da Nova Ortografia, pelo contrário, agora tenho dúvida em um monte de coisas em que eu nunca tive. À tôa tem circunflexo? E bênção? Cumé que uma idéia pode ser luminosa sem acento agudo? E coco, eu lá vou confiar no contexto? Vai que eu tento "purgar" um côco na privada da escola da Ritinha? Eu, hein? Hahahahah!

    2. DANIELA Krause

      A Tati é para raio desse tipo de comentarios mesmo. E se eu nao sei escrever para raio é pq as professoras da minha escola nao eram desse tipo aí, kkkk

  7. André Simões

    Que difícil deve ser pagar 7 mil por mês no Ca****os pra ler e-mails como esses

    Responda
  8. Marcus Acquaviva

    Estamos educando perfeitos idiotas passivos para o futuro, que será algo parecido com o filme "O Demolidor", de 1993, com Sylvester Stallone e Wesley Snipes.

    Responda
    1. Marcus Acquaviva

      Antes fosse, caríssimo sr. Benassi. E ganhei o dia com sua resposta.

    2. Marcos Benassi

      Marcus, se o carnaval da escolinha for a tal da Lupercália, com sacrifícios e chicotadas, sei não, a criançada perigas é ser ativa pacaramba no futuro. Mó trabaiêra pra mamã e papá...

  9. Iza T Gonçalves Quelhas

    Imagino o tédio na origem dessa crônica. Criticar a escola que tenta instruir, além do limite do Twitter/X, é tão negativo? Não vi motivos para tanta crônica desperdiçar a oportunidade de trazer questões mais interessantes, elas existem, referentes à escola particular (evitei privada por óbvio).

    Responda
  10. PAULA FARIA

    Não precisa esfregar na cara de todo mundo que sua filha tem condição de estudar numa escola melhor do que noventa por cento das crianças brasileiras. Porque em escola pública nem e-mail usam. No máximo, um aviso em post-it grampeado no uniforme.

    Responda
  11. Maria Lopes

    Tati, muito engraçada. E gostei de vc ter lembrado de dizer que a pessoa que redige esses informativos emails é maravilhosa. Porque professores de alma têm a tendência de estar sempre a informar e educar. Boa escola. PS: comento porque os comentários mal humorados me deram vontade de compensar um tiquinho.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eu dei umas boas risadas no começo, minha cara, mas tem uns muito, muito azedos. Bile assim tão densa, não flui e adoece. Inda tem mais malária daqui pra baixo? Jesus da Goiabeira que nos acuda.

  12. FLAVIO CALICHMAN

    Tati, você precisa ler o clássico do Stanislaw Ponte Preta, alter ego do grande Sergio Porto, chamado Febeapá; tem dois volumes excelentes e atualissímos e em um deles há uma crônica imperdível sobre uma obra técnica de um autor português chamado José Emílio dos Santos Segurado, se não me falha a memória, relativa a instalações sanitárias; é uma das coisas mais hilariantes que já li nas minhas muitas décadas de vida, recomendo a leitura enfaticamente.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Cara, acho incrível cê não esquecer do smallpox tarcízo. Putz, cumé que chama o menino do Pix? Que tal Smallpix Ferreira? Hahahahah!

    2. FLAVIO CALICHMAN

      Correção: conferi o nome do português mencionado no Febeapá, é João Emílio dos Santos Segurado. Uma busca no Google leva ao arquivo PDF do texto, pelo que vi. PS: Benassi, uma honra e um privilégio ser comentado por você, na mosca como sempre! O criador dos melhores apodos do nosso governador, Tarcizão do Cadáver e Smallpox Tarcísio!

    3. Marcos Benassi

      Flávio, meu caro, se a coordenadora da escola fosse Tuga, a estimular a limpeza e ordem no banheiro, dizia fácil "Ó Pppuutos, carreguem no autoclismo!" (Crianças, dêem descarga). Tem cabimento um cataclismo desses por tão pouco? Hahahahah!

  13. Pedro Luis S C Rodrigues

    Esse marketing de quinta categoria que permeia tudo é lamentável. Muito mais em uma escola. Sugeriria que a trocasse de escola, mas desconfio que não há alternativas

    Responda
  14. Alessandra Capobianco

    Risos, risos e risos...de uma mãe e Professora de Ensino Fundamental. Que bela criatividade!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, cê fica dos dois lados da Coordenadora Giratória? Que vida, Alessandra! Hahahahah!

  15. Wilson Luiz Antonio

    Eu relutei um pouco para começar a ler. Mas, no final me arrependi de ter começado.

    Responda
  16. Léo Leoberto Guimarães Patricio

    Após ler este artigo, concluo que a autora está na profissão errada.

    Responda
  17. Sebastião Galinari

    Esqueceu se de inspirar se?

    Responda
  18. Cláudio José Marabesi

    Fernanda Young?Copia piorada!

    Responda
  19. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Fica cada vez mais difícil expressar opiniões na era do politicamente correto. Alguém para para ler mensagens do colégio da filha com o propósito de se instruir ?

    Responda
  20. RITA DE CÃ SSIA KOVALINKINAS FOLTRAM

    Achei muito deselegante com a escola, que deve ter princípios pedagógicos na forma de redigir os e-mails(bilhetes).

    Responda
    1. PAULA FARIA

      Mas uma coisa é certa: concisão é rara e preciosa, e precisa ser ensinada nas escolas.

  21. Marcos Alberto Menendez

    Imagino à Tati visitando uma escolinha rural pobríssima e perguntando onde fica o banheiro e a resposta da professorinha: "Daquela árvore em diante, tudo banheiro..."

    Responda
  22. Reinaldo Viotto

    A mamãe não gostou que a a escola ensine à filha a origem das celebrações. Que b* de artigo.

    Responda
    1. DANIELA Krause

      E o leitorzinho nao gostou de ler a origem da privada. Que b* de comentario.

    2. Ruth Brustolin

      Que falta lhe faz a interpretação de texto!

    3. ALDO DE ALCANTARA MACHADO

      Não se trata do que é ensinado à filha,mas de como informações simples são passadas aos pais.

  23. Henrique Marinho

    OMG.

    Responda
  24. J Guilherme Guimarães

    emojis (neologismo que descrece um pictograma; me faltam ideogramas para explanar que emoji vem do japonês, significando imagem e letra) de palmas para a colunista e o excelente texto. emojis de co cô para a nova privada.

    Responda
  25. Helio Cardoso

    Em se tratando de escola particular é normal agradar o cliente, a concorrência é alta. Dê-se por satisfeita que lá tem privada, no meu tempo era atrás das bananeiras!

    Responda
  26. Gabo Franca

    Ótimo! Mas não seria politicamente incorreto (do latin in - correctus) zoar tão aplicados educadores infantis?!

    Responda
  27. Daniel F O

    Perfeito, redundantemente perfeita a forma como nossa articulista transformou uma nova privada no passeio pela estultice daqueles que acham que complicar é melhor do que explicar e ser objetivo

    Responda
  28. Daisy Santos

    Kkkkk!! Quanta erudição para falar de.... merda!! Muito engraçado!! Tati transborda criatividade. Bravo!!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ai, que alívio, Daisy, terminar de ler com você bem-humorada e rindo! Grato! Hahahahah!