UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. S Luiz Faria

    Mário, você sabe que o conjunto probatório não deixa margem a dúvidas. No Mensalão ele sequer foi citado e deu uma entrevista em Paris dizendo que não tinha nada a ver com o PT. O Petrolão não teria sido efetivado sem o conhecimento dele. E aí deixou algumas provas. No fim todos os tesoureiros do PT foram presos, marketeiro, empresários. Você realmente acredita que são inocentes? Ai já é demais. Ele devia muito e foi inocentado para derrotar o Bolso que ameaçava o STF. É essa a história.

    Responda
    1. Alvaro Almeida

      Você não conhece nossa História . Não sabe nada de nossa elite, Política, Jurídica e a maior de todas, a Imprensa ( donos) claro. É o Brasil da Oligarquia. Quem estuda nossa História sabe. Não é o seu caso.

  2. S Luiz Faria

    João Carlos, compreendo e acredito na sua boa fé. Mas nesses tempos tem havido uma terrível politização, onde vale tudo se for contra meu adversário. Se ameaçar família, filha, não for coação, então não sei o que mais pode ser. Quem tem família sabe o que isso representa. Não gosto do Bolsonaro e tenho certeza de que deve ficar no passado, mas o desrespeito ao devido processo legal, conspurca tudo e poderá suscitar sua nulidade.

    Responda
    1. João Carlos Oliveira Marques

      Estou me esforçando para acreditar na sua boa fé, mas para isso, infelizmente tenho que concluir que você não acompanhou o processo. Nesse episódio que você cita, o senhor Alexandre de Moraes simplesmente relembra o Cid dos termos da delação, e relembra que se ele não cooperar o acordo está desfeito. Que termos eram esses? Mauro Cid se comprometeu a fazer a colaboração premiada, e em troca pediu imunidade para o pai (que estava envolvido no esquema também), para a filha e para a esposa.

  3. S Luiz Faria

    José Padilha, estudei muito os processos, tanto da lava jato, como do mensalão. A materialidade dos delitos foi fartamente comprovada e todos eles se safaram. Roubaram sem piedade esse miserável povo. Agora, temos um suposto plano, sustentado com delação forçada. Depois tudo fica no plano do possivelmente, pensaram...Parece-me pouco, mas que eles quiseram dar o golpe não resta dúvida. Desistiram pelo recado (USA). Mas querer ainda não é crime no Brasil.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Já q o sr supostamente estudou os dois processos, aonde por ex, o desmoronado diz sobre a culpa do pr atual. Aonde ele demonstra a culpa ? O sr estudou a Vaza a Jato ?

    2. João Carlos Oliveira Marques

      Se você estudou mesmo, sabe que não tem nada de delação forçada. Ou vai repetir a ladainha de que o Alexandre ameaçou o Mauro Cid?

  4. Dartagnan Santos

    Aras deveria estar entre os denunciados. É vergonho que fique impune.

    Responda
  5. Jesus Silvestre

    Augusto Aras é bolsonazista. Protegeu o genocida o tempo todo

    Responda
  6. Paulo Dos Santos

    Augusto Aras, ou Senhor "Prevaricação"!? O problema brasileiro evidencia ser muito mais complicado do que aparenta, a ponto de se perder a esperança em um país melhor. Como pode, um ser desprezível como bolsonaro cooptar tão eficazmente tantos adeptos ideológicos? Fácil resposta, são como ele. Em um único exemplo, de vários delitos do inominável, seria a concussão de jóias uma alucinação coletiva!?

    Responda
  7. Antonio Velloso Neto

    Senhor Frederico, o direito penal é do fato e não do autos, portanto desnecessário comentar conhecida biografia daquele que idolatra Ustra.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      No decorrer do processo haverá espaço de sobra para lembrar os julgadores do histórico do réu.

    2. Antonio Velloso Neto

      'autor' e não autos.

  8. S Luiz Faria

    Por muito menos Moro foi defenestrado. Suas investigações, provas, devolução de dinheiro roubado, foram canceladas e aqueles condenados estão a rir da cara dos brasileiros, como se dissessem: O crime compensa e logo, aqueles que investigaram serão punidos exemplarmente.

    Responda
    1. Alvaro Almeida

      A maior Farsa Jurídica do Brasil. Você não sabe nada.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Muito menos? Está de brincadeira? Um juizeco de primeira instância, mancomunado com procuradores e ministros de um tribunal, esqueceu do TRF4?, agiu para afastar o principal candidato às eleições presidenciais, por motivação político ideológica, influindo diretamente no resultado do pleito, e após foi fazer parte do governo vencedor diretamente beneficiado em troca de uma promessa de emprego futuro, ministro do STF. Acha isso pouco? Equivale a um golpe de estado!

  9. S Luiz Faria

    Pode-se investigar e julgar o que investigou no estado de direito? Não. Mas se é contra ELE, tudo bem.

    Responda
  10. S Luiz Faria

    Então a investigação foi comandada pelo Alexandre? Mas juiz pode investigar e depois julgar o que investigou? Por muito menos o Moro foi defenestrado e todas as investigações, confissões e devolução de dinheiro roubado, jogadas na lata do lixo.

    Responda
  11. jose camargo

    O colunista, parece-me,não está sabendo como desembarcar dessa barca furada que é apoiar as ações do ministro AM. Ainda está duvidoso, não sabe se desce ou não desce; e por isso ainda se apega a fantasias como a radicalização do bolsonarismo e crimes cometidos pelo ex presidente que só existem na cabeça do colunista. Aguarde o desfecho do caso Filipe Martins e aí não terá mais dúvida.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tem cego que se recusa a enxergar, né mané?

  12. ANTONIO F CARVALHO

    Há tempos atrás, em obras doutrinárias de juristas, deparamos com a assertiva de que a Justiça parece se fazer com efetividade para “pretos, pobres e putas”. Essa máxima não é tão vulgar e tem sua razão de ser, podendo ser comprovada por prisões e condenações por furtos famélicos. Bolsonaro é filho da insensatez, da irresponsabilidade e de hilariante decisão do STM que o absolveu nos anos 80 de gravíssimos crimes, tendo passado sua paupérrima vida parlamentar cometendo crimes. À Papuda!

    Responda
  13. S Luiz Faria

    O sócio do Gilmar assumiu a PGR com uma encomenda, isso está claro. Força-se tanto a mão, manobrando aqui e ali para justificar uma condenação exemplar, deixando no ar uma forte sensação de que as Leis são usadas para proteger o sistema que Ele tanto ameaçou. Eles são os atuais donos do Brasil e a CF deve ser manipulada aos seus interesses. Há provas, que sejam condenados. Mas antes das provas, os ministros já declararam seu voto. Como disse o delator, já está tudo montado.

    Responda
  14. Acacio J K Caldeira

    Ótimo artigo. Se Augusto Aras tivesse denunciado Bolsonaro ao longo do seu mandato, não teria ocorrido a tentativa de golpe de 2022. Se o Congresso anistiar Bolsonaro em 2025, a criminalidade no Brasil se sentirá fortalecida. Hoje Bolsonaro ridiculariza a denúncia feita pela PGR. Imagine o que fará quando for anistiado. Surgirá o super Bozo. Como o super Trump no segundo mandato.

    Responda
  15. S Luiz Faria

    "A investigação sobre a tentativa de golpe foi realizada pela PF sob o comando de Moraes". (?) Em tempos de normalidade jurídica isso seria incabível. Se ele comandou a investigação, como pode julgar? Isso é básico no estado de direito, qualquer coisa fora disso é perseguição, vingança. Um país sem segurança jurídica, onde se muda a interpretação da CF ao sabor dos interesses e dos acordos, está condenado ao terceiro mundismo.

    Responda
    1. JAQUES BRAND

      Primeiro, marcham as legiões fascistas. Atrás delas, segue o time dos positivistas da escola de Kelsen. A réplica já está contida na tese.. "Em tempos de normalidade jurídica..." Com as ameaças diárias ao Supremo e a prevaricação do Aras, o "desembargador" AS Faria queria uma resposta perfeitamente ortodoxa. O STF emparedado conferiu poderes extraordinários de autodefesa da própria Corte ao ministro Moraes. Aras, digo, oras!

    2. JAQUES BRAND

      Primeiro, marcham as legiões fascistas. Atrás delas, segue o time dos positivistas da escola de Kelsen. A réplica já está contida na tese.. "Em tempos de normalidade jurídica..." Com as ameaças diárias ao Supremo e a prevaricação do Aras, o "desembargador" AS Faria queria uma resposta perfeitamente ortodoxa. O STF emparedado conferiu poderes extraordinários de autodefesa da própria Corte ao ministro Moraes. Aras, digo, oras!

  16. jose prado

    Prá mim o que interessa é, que todos os oecadores ,sejam mandados para o inferno!

    Responda
  17. edson vieira nunes

    Inobstante aos esforços da PGR no sentido de punir Bolsonaro e sua trupe, temos o legislativo imundo articulando anistia . Não punir exemplarmente Bolsonaro e sua gangue significa ferir mortalmente a democracia

    Responda
  18. Joaquim Rocha

    Simples: Aras é parte integrante da quadr ilha cujo chefe é o bozo.

    Responda
  19. Tadêu Santos

    A PERGUNTA QUE Ñ QUER CALAR é se o ex engavetador Augusto ARAS do MPF, continuará ileso das crimino sas irregularidades, cometidas no quatro anos do mandato do presidente JMB, o pífio mais cor rupto e cana lha da História do Brasil, que o Aras covar demente engavetou (arquivou na PGR), mesmo participando ao vivo das plenárias do STF. (Omissão Imperdoável) OBS. Esta proteção é uma forma de corporativismo!?

    Responda
  20. FLAVIO CALICHMAN

    Aquece o coração quando alguém põe o dedo em uma ferida deste tamanho e diz verdades que precisam ser ditas e que ninguém tem coragem de proclamar. Não é bastante, mas é um começo; a enorme gravidade da omissão dolosa daquele PGR e de suas terriveis consequências para todos infelizmente não será julgada por tribunais de justiça, mas por certo o será no tribunal da História.

    Responda
  21. paulo cesar cruz

    Alguém aí tem boa memória ? Afinal, não faz tanto tempo assim. Bolsonaro, o rei da sutileza, oferecia abertamente cargos públicos em troca de apoio. Bolsonaro conseguiu banalizar o absurdo, o mesmo que Trump está fazendo agora.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Lula está fazendo diferente?

  22. Jorge Viana Da silva

    O Sr Augusto Aras não cometeu prevaricação? Como deixar uma ação que poderia deixar o Brasil num estado de exceção e sair impune? Se o golpe estivesse consuma ele estaria na cúpula do poder.

    Responda
    1. Paulo Lima

      Ele foi omisso todo o tempo. Ele não cuidou dos interesses da " res publica " ( coisa do povo) mas de quem o pós lá. Só isso.

  23. paulo cesar cruz

    Aras blindou,batizou ,saravou e abençoou Bolsonaro. Achou que chegaria ao STF mas faltou implante capilar suficiente.

    Responda
  24. Helio Marcengo

    Augusto Aras salvou a pele dos bolsonaros e de todos os alvos da Lava Jato. Inclusive dos condenados. Bolsonaro escolheu seu PGR a dedo, fora da lista triplice. Porque?

    Responda
  25. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Vamos passar pano pra criminosos

    Responda
  26. Ivo Broeing

    A matéria toca em um ponto real, ao condenar figuras de baixo escalão com penas altíssimas, o STF pode acabar criando a pressão social e política pela anistia, como já aconteceu na história do Brasil . Condenar com justiça é uma coisa, mas usar o Judiciário para "dar o troco" pode, sim, abrir caminho para reações futuras, inclusive anistias indesejadas. Apos exessos , vem a impunidade como a historia nos mostra!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Foram crimes gravíssimos, não importa o escalão. Atentar contra a ordem constitucional, o estado de direito e a democracia, afrontando a vontade popular expressa no seu mais legítimo instrumento, é um crime da mais alta gravidade, e foram vários os crimes, não “apenas” esses. Não há como passar pano.

  27. Ivo Broeing

    Fala-se muito do "perigo bolsonarista", mas nada sobre como o governo Lula e o PT instrumentalizam o STF para blindar seus próprios interesses. Nada sobre a proteção de figuras como Gleisi, Dirceu, e outros envolvidos em escândalos passados. Nada sobre o uso do STF para barrar CPIs que possam investigar o governo. Nada sobre a aliança prática entre STF, Planalto e setores do Congresso para manter o "sistema" funcionando em favor da elite política.

    Responda
    1. JOSE ANGELO OHNO

      Vc esta tomando muita cloroquina, ivermectina ou submetendo-se a excesso de ozono-terapia?? Cuidado: Nao tem tanto efeito assim contra vírus, mas tem diversos efeitos colaterais (alguns, ainda pouco estudados).

    2. Wilson Luiz Antonio

      Houston, perdemos Ivo

    3. Paulo Lima

      Fantasias... para dizer o mínimo.

    4. Leonardo Trindade

      Se o PT tivesse feito o que as vozes na sua cabeça dizem, Dilma jamais teria sofrido impeachment. um pouquinho de coerência na hora de pagar de maluco faz bem também.

    5. paulo cesar cruz

      Tira a fantasia ,boeing teco-teco ! Não enganas mais ninguém. Se bobear ,ajudou Dona Fátima a se limpar .

  28. Ivo Broeing

    Se aceitarmos que um ministro do STF pode centralizar tudo (investigação, denúncia, julgamento, prisão) "porque o inimigo é perigoso", abrimos a porta para esse mesmo poder ser usado contra qualquer um no futuro — inclusive a esquerda. Hoje o alvo pode ser Bolsonaro, mas amanhã pode ser qualquer outro político, inclusive os "protegidos" de hoje. A defesa de Moraes como herói é um erro grave, pois normaliza a quebra do equilíbrio de Poderes e do devido processo legal.

    Responda
  29. Ivo Broeing

    A omissão da PGR forçou o STF a agir? Sim, mas isso não legitima o excesso de poder concentrado nas mãos de um único ministro, o que também cria riscos institucionais sérios para o Estado Democrático de Direito.

    Responda
  30. Ivo Broeing

    A comparação com Joaquim Barbosa na época do Mensalão é tendenciosa, Joaquim atuou como relator dentro das regras normais do processo penal e do STF, em casos julgados em plenário. Moraes acumula o papel de juiz, investigador e acusador (o que rompe o devido processo legal), sobretudo nas investigações do 8 de janeiro e contra Bolsonaro. No Mensalão, o (PGR) conduziu as investigações, com a PF subordinada à PGR. Já no caso de Bolsonaro, a PF age sob comando direto deMoraes, sem PGR liderando!

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Tentar colocar Moraes no mesmo patamar de Joaquim Barbosa é ignorar o abuso e a concentração de poderes que temos hoje, diferente do processo regular do Mensalão

  31. Claudio Luiz da Cunha

    Os discípulos do Inelegível estão em polvorosa

    Responda
    1. Paulo Lima

      Estão defendendo interesses , muitas vezes ocultos.

  32. Arnaldo Facciotti

    Fiscal da lei ? Que lei , aquela que Moraes faz de momento , acredito que vc estava embriagado quando escreveu o texto

    Responda
    1. alex carvalho

      Acredito que você está ainda ao ler o texto!

    2. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Ahhh, Fa(l)çço...pq não te calas?! Ler passador de pano, já de manhã, é muito indigesto.