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  1. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Botão de reclinar. Parece um item de conforto, mas na verdade o que pode ser confortável para quem o aciona resulta em incômodo para o passageiro do banco de trás. Ainda bem que algumas companhias, como a Spirit, acabaram com ele.

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  2. Vera Maria da Costa Dias

    Por que ainda voam pela AA? Eu fora.

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  3. wilson paulo schmeiske

    Duvido que eles fariam isto com uma mulher americana. Processo neles Ingrid

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  4. Alexandre Marcos Pereira

    Gostava do tempo em que as passagens, impressas em papel firme, carregavam um certo peso, um convite tangível à travessia dos ares. Lembro-me do tilintar dos talheres metálicos quando o almoço era servido em louça de verdade, acompanha de um vinho que vinha em taça - e não em copo plástico. O café era passado na hora, sem aquela amargura pré-fabricada dos sachês solúveis. As refeições, por mais modestas que fossem, vinham embaladas em uma estética de cuidado e respeito pelo viajante.

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  5. DANIELA FRANCO

    Texto perfeito, principalmente pq só ouvimos uma versão da história.

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  6. EDMUNDO NASCIMENTO

    problema simples de resolver, processo CIVEL e CRIMINAL contra a American Airlines no Brasil e em USA, arranca pelo menos uns 20 mil dólares em cada um dos paises ! dai vão pensar alguns segundos em mudar algo, depois o preconceito volta ao normal !

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  7. Felipe Araújo Braga

    Cléveston, minha sugestão: troque de nome, para quem se acha tão distinto, está muito vulgar. E sua ironia revela sua total falta de bons modos.

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  8. Beno Roffe

    A sociedade tem que dar um jeito neste pequeno poder que nos deixa revoltado.

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    1. Jair Pereira

      Caro Beno, o pior de tudo é que esta síndrome está nas empresas, na sociedade, na igreja , na associação de moradores do bairro, no STF, é uma característica peculiar ao ser humano. Trabalhei por 38 anos em uma empresa privada, primeiro e único emprego, e este tipo de comportamento era sistemático, tinha um com esta síndrome em cada setor: Na contabilidade, na área Fiscal, no financeiro, na logística, na Recepção, na área de RH então nem se fala, era alastrado e cabia a gente driblar este povo .

  9. José Cardoso

    Ela recebeu de volta pelo menos a diferença de preço entre a premium economy e a econômica?

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  10. Felipe Araújo Braga

    E sim, gente, eu sei que a solução tem de partir de mim: estou estudando para melhorar de vida e com isso viajar só de carro (não sei se nesta década conseguiria viajar de primeira classe em avião ainda). Porque sinceramente, o jeito que o povão é tratado em ônibus de viagem e rodoviária é triste. Pior é o nível das pessoas que usa o transporte: nossa realidade social tem produzido gente tão gentil quanto um crocodilo, tão cortesa quanto um porco. Este país não é pra amadores!

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    1. Cléveston Lapa

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  11. Felipe Araújo Braga

    Pegar transporte com desconhecidos é uma tortura. Quando viajamos para a casa dos meus pais de ônibus de viagem (Viação Vale do Tietê para o interior de São Paulo, muito pior do que a Cometa, com a qual fomos para BH), é o help: é uma fubazada que viaja junto, da última vez me vi envolvido em um barraco porque o mal educado da frente resolveu deitar o banco em cima dos meus joelhos. Foi parar no Procon e terminou a que a empresa me deu uma carteirinha para pagar sempre metade do preço.

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  12. Celia Moura

    "Para conhecer o vilão, dê-lhe o bastão."

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  13. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Viajar de avião realmente mudou muito nos últimos dez anos e se tornou um bocado cansativo, especialmente se o passeio é de curta duração. Isso acaba empurrando o turista para maiores permanências no destino, algumas vezes.

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  14. Tiago Cunha

    Texto leve e divertido. Parabéns para a colunista.

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  15. Marina Gutierrez

    Qual a razão da autora do artigo em omitir que tal companhia é a "American Airlines"? Recentemente abusaram de dois clientes brasileiros,tiveram pior tratamento e foram presos. Na última vez que viajei pela AA, presenciei o abuso de um senhor idoso,ele pagou dinheiro extra para um assento com mais espaço, tinha o recibo e número do assento e esse lhe foi negado, reclamou educadamente e a atendente de voo ameaçou colocá-lo fora do avião.

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    1. Paulo Roberto Silva Umpierre

      Os atendentes de vôo da AA são extremamente agressivos. Já vivi isso!

  16. Acacio J K Caldeira

    Adorei o artigo. Morri de rir. Apesar do título da coluna que trata de coisa séria. Toda relação interpessoal estabelece uma relação de poder. É o que se dá no caso do comissário de bordo e o passageiro de avião. Se queres conhecer uma pessoa, dê poder a ela. Ditado popular.

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  17. JOYCE STOLZ DA SILVEIRA

    Becky suas colunas são maravilhosas. O que dizer de seus textos!!! Sobre esse tema, saudades eternas da Vários, seus copos e taças, seus talheres. Mas é um tempo que ficou. Passou. Quem voou, viu e aproveitou, agora, os tempos são outros.

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  18. Fabiana Menezes

    Rindo aqui mesmo me sentindo representada. Só acrescentaria a corrida maluca para sair l quando as gentes educadas trancam o acesso do seu vizinho de frente, fingindo ser só o direito de ir e vir. Ou mesmo as malas fora do padrão. Saudade do data show da Azul que organizava o embarque.

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  19. Marenildes Pacheco da Silva

    Não conheço a Ingrid pessoalmente, só de algumas de suas atuações, das quais gosto da maioria, mas será que ela não era Inácio num palácio? Não li nada a respeito do episódio até agora, a não ser nessa coluna, que desvendou o submundo de um voo, com calcinha na grade do ar condicionado.

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    1. SUZANA ARGOLLO

      Oi Marenildes. Pelo contrário, os inácios foram os comissários de bordo que coagiram Ingrid e tentaram colocar todo um avião contra ela. É assim que eles costumam agit com todos nós, só que Ingrid é conhecida e, após o voo, desabafou nas redes sociais e viralizou. Um caso de injustiça e extremo abuso.

  20. João Melo

    Crônica impecável. Muito obrigado, Becky. Não conhecia "Quer conhecer Inácio, coloque-o num palácio".

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  21. Cleber eduardo Torres

    Sensacional a capacidade de nos fazer rir e pensar! Crônica deliciosa

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  22. Eleide Goncalves

    Perfeita reflexão, Korich! Sugiro a leitura do conto "Pamonha", de Tchekhov.

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  23. Jesus Silvestre

    O mundo cada vez mais desigual. Seres humanos ? Não são .

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    1. Armindo Kolbe

      Mundo desigual graças aos, ditos, seres humanos.

  24. RAULAND BORBA BATISTA

    Viajar é bom , mais Viajar de avião ficou a pior parte. Melhor é você viajar de navio , resolver tudo home office, marcar presença só nas festas de feixamento contrato. O presencial ficou coisa prá quem anda de avião. No futuro a maioria das viagem vão ter o conforto dos transatlântico e a rapidez do mundo digital.

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  25. Fernando Alves

    Pequeno poder é uma ova. Isso que dá comprar passagem em avião de pobre. Avião que tem três classes é de terceira classe. Fala pra Ingrid na próxima ir de jatinho, nave da Xuxa, tapete do Aladin. Só pobre usa voo comercial. Pobreza pega.

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  26. Alexandre Marcos Pereira

    Antigamente, voar tinha um certo glamour, uma promessa de aventura e elegância, um prenúncio de terras distantes e experiências inesquecíveis. Havia algo de cinematográfico em um aeroporto. Não era apenas um espaço funcional, abarrotado de malas e atrasos, mas um portal para o desconhecido. Os passageiros se vestiam com esmero: homens de terno bem cortado, mulheres de tailleur e luvas. O embarque era um ritual sem a frieza das filas automáticas e das instruções robóticas. As passagens, impressas

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    1. Paulo Araujo

      Faz muito tempo que não é assim! Quase todas essas empresas aéreas a que vc ser refere, não existem mais: Pan Am, TWA, Varig, Vasp, Swissair, Alitalia e tantas outras que tinham esse padrão, desapareceram. Além disso, todo mundo quer embarcar com mochilas-malas e todo tipo de tralha na cabine. Sem falar no que tinha de organizado, como o desembarque por fileiras da pandemia e voltou á zona de antes. Finalizando, virou uma rodoviária com ônibus de asas.

    2. Marco Antônio M de Oliveira

      Um cidadão de bem, patriota, acrescentaria: "Agora aeroporto parece rodoviária. Tá cheio de empregada indo pra Disney...".

  27. Delzimar Irineu Silva

    Pode ser a "Ingrid Guimarães" para os brasileiros viciados em celebridades, para os americanos é só mais uma latina qualquer que vive na selva, não foi a primeira que passou esse preconceito com americanos, nem vai ser a última, tem mais que enfiar um processo nessa turma, vão continuar preconceituosos, mas pelo menos vão pagar o preço.

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    1. Gisele Araujo

      Por muito tempo, viajei em diferentes companhias aéreas para acompanhar pessoa em tratamento de saúde, no Brasil e no exterior, e presenciei a arrogância, a falta de competencia e solidariedade em todas elas, com o agravante de que as empresas nacionais cancelam e atrasam voos com muito mais frequência. Não há como reclamar. A ANAC é uma excrescência que só defende as empresas e não facilita a resolução dos problemas.

  28. Marco Antônio Mourão

    Pelo jeito a colunista quer voltar o período anterior a expansão do transporte aéreo para as camadas mais populares, os pseudos ricos não gostam de ser tratados como o são. Realmente a classe média não gosta de viver como os pobres em rodoviárias do mundo afora. Parabéns Folha de São Paulo, o preconceito da maioria dos seus articulista é claro, querem um mundo para os "30% menos pobres", desde que não paguem o preço devido.

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    1. Maria Lopes

      Preconceito o seu: desde quando pobreza material implica em falta de respeito e boas maneiras? A julgar pelos que conhecemos aqui, a maioria dos abusos se dá por gente abonada e arrogante. O exemplo que vem de cima da pirâmide social não é nada positivo.

  29. natasha novak

    Sempre certeira! Becky Sarfati - meu motivo para continuar assinando a Folha.

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  30. Otacilio Sá teles

    Se fala tanto que Ingrid teve que ceder seu lugar, primeira classe, para uma outra pessoa, mas quem é a pessoa, um deficiente, um doente, ainda não sei quem assentou à sua poltrona.

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    1. João Melo

      Talvez fosse o caso de saber quem era o passageiro. Mas como o erro crasso foi da tripulação em conduzir um problema da companhia em que trabalham, entendo que não faria nem fez a menor diferença quem foi o beneficiado pelos equívocos em série da tripulação.

    2. Galdino Formiga

      Qualquer passageiro da primeira classe.

    3. Luiz Roberto silveira piloto

      Bem lembrado .. quero conhecer o (a) usurpador (a) .

    4. Sylvia Drago Cosentino

      A Ingrid estava sentada numa poltrona da Econômica Plus, qdo foi "gentilmente " convidada a ceder o lugar para uma pessoa da executiva, cuja poltrona quebrou

    5. Paulo Ribeiro

      Se fosse alguém com necessidades especiais ainda daria para entender mas era apenas um passageiro da executiva cuja cadeira estava quebrada, como não havia outra disponível acharam por bem desalojar uma mulher da classe premium, que nada tinha a ver com isso. Nessa empresa eu não voarei de novo jamais.

  31. Fabrício Schweitzer

    Pequeno e truculento poder da classe média ocidental - uma des-graça.

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  32. roberto foz filho

    Seria interessante nominar sempre a empresa aérea e o local de embarque.

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