UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Para onde o Bolsonarismo vai?

VER COMENTÁRIOS EM Mariliz Pereira Jorge

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Geraldo Soares

    O "Bolsonarismo" não foi criado por Bolsonaro. O "Trumpismo" não foi criado por Trump. O "Orbanismo" não foi criado por Orbán. São uma coisa só. Internacional. De criação coletiva -- Aliás "Coletivo" é a melhor palavra para designar seu criador. E como tal, até que as coisas se assentem em algum ponto, independentemente da nomenclatura: Não vai a lugar nenhum.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Doravante chamarei de: Novodireitismo. Obrigado pela inspiração... Musa!

  2. Alceu Natali

    És minha árvore mais altiva, E, Enquanto caminho, Minha sombra cobre todos os frutos que você esparrama pelo chão, És um canto de ave que me leva mais alguns anos ao futuro, Para o Forte de Loh, Onde um rio, Feito canal, Corta a cidade, E meu coração, Suas águas plácidas correm ao nível do gramado, Quase a transbordar, E nelas meu barquinho de papel poderia navegar, Como os fenícios nas suas esguias trirremes, Procurando a pálida estrela polar.

    Responda
  3. Tadêu Santos

    A PM por orientação do gov Castro cravou 400 mil —acabou o Carnaval, mas não a palhaçada e deu 18 . Da mesma forma o bolzonazismo está dando sinais de que não tinha como se sustentar com a ''classe política partidária brasileira'', que em vez de lutar por projetos socioeconômicos para o bem da população, deu uma guinada para proteger seus interesses pessoais com gordos ganhos salariais e blindagem dos cargos que ocupam. O pífio cometeu dois deslizes, que o colocaram na cadeira... CONT

    Responda
  4. Rai Giovanni

    Lendo os comentários dos(funcionários públicos e professores que são 90% aqui da fsp) percebe-se a distância em termos de postura e educação que estão dos conservadores. Não conseguem um argumento valido que não seja baseado em palavrão contra quem pensa diferente ou contra o jornal ou contra os jornalistas. Pagam assinatura para demonstrar toda a falta de educação que não teria eco em outros lugares. Aqui se sentem acolhidos na bolha da sua ignorância junto seus pares. São minoria e sabem.

    Responda
  5. Orasil coelho pina

    Seria interessante uma pesquisa com os processados pela invasão dos três poderes, o que acham hoje de seus heróis, iniciando pelo deputado Bolsonaro, agora mudando para os EUA, onde vai desfrutar vida de marajá! OrasilPreguntador!

    Responda
  6. Rai Giovanni

    Calma militante... Bolsonaro esta mais vivo que nunca. E a esquerda não leva nunca 200 pessoas de livre e espontânea vontade as ruas. O que os conservadores perceberam é que é mais efetivo trabalhar no silencio.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Um dos patriotas já está indo morar nos EUA e vocês Rai Giovanni, vão continuar aplaudindo?

    2. Joao Cellos

      Conservadores? Esses aí que pedem "intervenção militar" e que idolatram torturadores?

  7. Paulo Silva Barbosa

    O Brasil precisa se livrar destes salvadores da Pátria, mais interessados em seus desejos pessoais e menos preocupados com as demandas que afetam os cidadãos comuns como todo..

    Responda
  8. Miro Costa

    Esta é a pessoa que defende acabar com os comentários na FSP. Não quer chamada de tolinha. Ma é só isso.

    Responda
  9. José Cardoso

    Como disse o juiz (por definição isento) da mais alta instância eleitoral, após a eleição entre Lula e Bolsonaro: "derrotamos o bolsonarismo".

    Responda
  10. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Mariliz.... genial sua observação: Os ratos correram para o porão. Um dos ratos agora correu, como bom covarde e traidor, para os USA, deixando seus simpatizantes ao relento, como usual para o seu pai.

    Responda
  11. jose prado

    Pro brejo!

    Responda
  12. Nerisvaldo José Santos

    Pode ir para Poo Taki Parew. Lugar mais que ideal. E todos seus simpatizantes, igualmente, podem ir para lá.

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Aprende a se expressar sem usar palavrões petista.

    2. Rai Giovanni

      Assinante usa palavrão para se expressar o que contraria as regras do fórum.

  13. José Roberto Ferreira

    Essa doença deveria ir pro inferno, de onde nunca deveria ter saído! Não volta, porque a mídia - inclusive a FSP - insiste em fazer propaganda diária desse câncer!

    Responda
  14. Alan Vieira

    Os embates políticos tem ficado menos intensos. Os bolsonaristas aparentemente estão fazendo um recuo. Não digo estratégico porque seria superestimá-los demais. Percebo sempre a presença de um quando ouço em alguma roda alguém bradar de forma imperativa uma solução simples e tosca para questões complexas. O bolsonarismo tem por base a política do boteco. E espero que as próximas gerações consigam superar isso.

    Responda
  15. joão moreira

    fsp pagando por platitudes de missivistas

    Responda
  16. Fernando Jose da Costa Brito

    Marilinz tentando salvar o Mito

    Responda
    1. antonio brito

      Releia quem sabe entenderás

  17. Igor Cornelsen

    Bolsonaro não será candidato em 2026 e seu substituto não fará propaganda do regime militar com AI-5 nem terá um coronel torturador como herói. Lula está velho e não deve se candidatar. Seu discurso dos anos 70 do século passado já não convence as novas gerações. Se levarmos sorte teremos candidatos mais sensatos na próxima eleição. O Brasil é muito viável uma pena ter candidatos tão ruins como em 2022.

    Responda
  18. José Eduardo de Oliveira

    o bolsonarismo não sei para onde irá, mas se o bozal for realmente preso, ou alojado em algum quartel de segurança mínima, certamente alguns de seus aficionados irão para a porta do local, fazer orações, gritar mito-deus-me-livre, enfim, perturbarem a ordem pública e do bom senso, como fizeram outras pessoas com outro cara. afinal é a tradição de desocupados serem desocupados, não importa como quem ou porque. não existe lei contra bípede pastar e ruminar, só não pode obrar em logradouro público

    Responda
  19. José Eduardo de Oliveira

    o bolsonarismo não sei para onde irá, mas se o bozal for realmente preso, ou alojado em algum quartel de segurança mínima, certamente alguns de seus aficionados irão para a porta do local, fazer orações, gritar mito-deus-me-livre, enfim, perturbarem a ordem pública e do bom senso, como fizeram outras pessoas com outro cara. afinal é a tradição de desocupados serem desocupados, não importa como quem ou porque. não existe lei contra bípede pastar e ruminar, só não pode obrar em logradouro público

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Zorra, Zé Eduardo, minha gargalhada noturna já tá dada, pelo que agradeço pacaramba.

  20. João Vergílio

    O bolsonarismo expressa a percepção de que a democracia se tornou um regime político disfuncional no Brasil. O bolsonarista não acredita que a democracia brasileira possa ser reformada democraticamente. Qualquer tentativa de melhorar o sistema tenderia a torná-lo ainda pior. Bolsonaro é visto, então, como uma etapa necessária para a volta dos militares ao poder. O bolsonarista não tem nada de irracional. Ele aposta numa ruptura.

    Responda
  21. Marcos Benassi

    Uai, Mariliz, o café, bebida psicoativa que seu colega schwartzmann abordou dia desses em sua coluna, volta e meia mindá umas visões de futuro - tô ficando velho, porque, antes, nem o ácido fazia isso. Antevejo um direitoide menos tosco, mas bastante ruim, que preserve aspectos essenciais à síndrome Bozofrênica: autoritarismo uma certa misoginia - que inclua um horror lgbt - pouquíssimo apreço por uma educação consistente e libertadora, esse tipo de detalhe. Cê vê algum segredo na coisa? Café!

    Responda
  22. Emilio Bazzani

    Por que se fala tanto do Bolsonarismo? A Mariliz tem um fixação sobre o cara e familia. Vamos falar do governo atual e suas ações e resultados. Do Lule, da inflação, do custo de vida, dos indigenas morrendo, da bagunça institucional que o Stf gerou..... mudem o disco.

    Responda
  23. adenor Dias

    O bolsonarismo ainda está aqui, e é um perigo. Bolsonaro chegou a presidência do Brasil, chutando a porta, o meu medo é aparecer em 2026, um outro mais sutil, um lobo na pele de cordeiro! Um Bolsonaro mais moderado, pode conquistar os votos do capitão e de qualquer ant-petista.

    Responda
  24. Hernandez Piras

    "A única dúvida é o quão perto do extremismo do seu criador cairá o fruto escolhido para substituí-lo na próxima eleição." Muito perto, certamente. Não tenho ilusões a respeito do assunto. Talvez, seja menos preguiçoso e fale menos palavrão, mas só isto.

    Responda
  25. Helio Cardoso

    Ora, vai para os 'esteites' pedir asilo, fritar hamburgueres e vender Rolex!

    Responda
  26. cassio farkuh

    Dúvida rápida: Como a respeitosa colunista consegue ao mesmo tempo ser anti fascista e apoiar um massacre no oriente próximo???

    Responda
  27. Marina Gutierrez

    Bolsonaro com a bandeira do estado genocida.

    Responda
  28. Felipe Araújo Braga

    O que eu me questiono não é como o Joel, pois não existe Bolsonarismo moderado. Mas sim: pode haver uma direita civilizada no Brasil? Uma direita conservadora e liberal que respeite as minorias, o meio ambiente e os direitos sociais? Que veja a desigualdade social como problema? Quero crer que sim!

    Responda
    1. antonio brito

      Correto. O Bolsonaro conseguiu desmoralizar o liberalismo.

    2. Marcos Benassi

      Felipe, meu caro, já houve, parece-me que você tá falando dos falecidos sócio-democratas. Esses espécimes, especificamente, entraram em extinção; todavia, a evolução é matreira, e alguma nova espécie pode ocupar esse locus vivendi, sei lá. Tal como você, quero crer, mas não sei se creio.

    3. adenor Dias

      Um dia o direitista dono da padaria , entenderá que precisa de cliente de qualquer classe social, uma madame, direitista entenderá que precisa de babá e de cortador de grama, se não quiser fazer o serviço. É só os pobres entender que não deve fazer filhos para lhes substituir como escravos.

  29. Maria Lúcia Bergami

    Não vejo mais discursos inflamados em defesa de Bolsonaro, ou melhor, os mais fervorosos que conheci ainda têm discurso antipetista, mas n tem mais discurso bolsonarista. Agora se dizem do centro. Uma coisa é certeza, o ardor passou.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiiiii, minha cara, gente fervorosa por Bozo, que depois se diz de centro, sei não, entrou de novo no armário, mas deixou as portas abertas: interage com o mundo dali, mas se pintar outro lóki como o Quadrúpede-ex-Chefe, pula fora rapidinho, bate asas e adere. Alegrim. A tomada de consciência não é um processo tão simples e natural como seria bom que fosse... (Cê vê que eu não sou um otimista, né? Ao menos, não de carteirinha)

    2. adenor Dias

      Ou a praga se camuflou!

  30. Luciano Napoleão de Souza

    Apenas lendo o primeiro parágrafo se nota a intensidade da parcialidade "jornalística" e o grau de ideologia com que escreve a militante de redação. Não entendo como a FSP mantém uma sujeita desta a atacar uma linha política brasileira. Que a Folha assuma de uma vez que é um Pravda e que não tem compromisso com os fatos jornalísticos.

    Responda
    1. adenor Dias

      Mariliz é uma das colunistas que eu mais gosto ler. Nem sempre está de acordo com o que eu penso, mas é uma das que me instigar a ler o jornal.

    2. Helio Cardoso

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Geilson Silva

      Que é isso, primeira vez que eu gosto da coluna da Mariliz e você me vem com essa? Por que, homem?

  31. Ettore Fellini

    No Brasil tem faz tempo um grande numero de cidadãos que tem este lado rançoso e conservador que votava em Janio , deoois Maluf e agora no bolsonarismo. A boa noticia é que é fato o esvaziamento deste nucleo.Por que .. Porque pra manter este contingente mobilizado precisa de money ( sim money -dolares) e parece que a torneira está secando .Mas ainda podem fazer muito estrago .Com estão fazendo em SP , em Minas e outros locais.Pela primeria vez gostei de um artigo desta colunista.

    Responda
  32. Laudgilson Fernandes

    Mariliz foi você mesma que escreveu este texto? O bolsonarismo, para não dizer o nazi-fascismo brasileiro com certeza vai se dividir com a prisão do Bozo. Tem muitos caciques que, apesar de dizerem que estão com o genocida, rezam para que ele caia nas garras e nas caminhas aquecidas do presídio. O cupador de banana om casca, o dr. ruralisa de Goias e o entreguista de São Paulo já tem os seus representantes desta gente chamada extrema-direita.

    Responda
  33. Luiz Antônio I

    Infelizmente, o novo que desponta no cenário político é do tipo peruquinha das minas gerais. Tipo quinta série fundo de sala.

    Responda
  34. NILVA MARIA DE JESUS

    Pois é, Mariliz Jorge, parece que Bolsonaro e Lula deixarão o cenário, a julgar pelos índices de aprovação. O Brasil precisa de coisa nova. Vamos torcer para tudo melhorar, minha cara; precisamos disso. E que junto com tudo isto, jornalistas e profissionais da mídia, que não sejam etaristas _ "eu já posso tomar café da manhã na padaria do bairro sem tropeçar em idosos gritando "mito"): muito preconceituoso, não?

    Responda
    1. adenor Dias

      Não é preconceito falar de velho bu-rr-o, eu sou velho, e já até discuti com velho i-di-o tas nas filas de lotéricas.

  35. Tacito Silva

    O povo eleito exterminou mais 400, vai ter Óscar para vocês também? Quantas crianças e mulheres precisam ser exterminadas para vocês ganharem algum Óscar?

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Essa conversinha fiada é para tentar se esquivar do que você faz?

    2. Tacito Silva

      Geraldo, como prometido, vou te deixar orgulhoso afirmando que "os palestinos mortos tiveram o ator mereceram, pois esse é o fim erros todo terrorista merece". Agora ficou orgulhoso, certo?

    3. Geraldo Soares

      (Coluna sobre: Para onde o Bolsonarismo vai?)

    4. Geraldo Soares

      Olá, Tacito... O "povo eleito" são os israelenses? No caso trazido aqui: Os israelenses estão exterminando pessoas?

  36. MARCIO OLIVEIRA

    Gostei do texto, excelente questionamento.

    Responda
  37. Luiz Antônio I

    Vai para o esgoto da história, que é o lugar mais adequado.

    Responda
  38. CARLOS TARDIVO

    Eu acho que morrerá aos poucos, devem por o bexiguento marqueteiro carioca para concorrer a presidência no lugar do Genocida Golpista, se for contra Lulla vai dançar, se Deus quiser, e ele vai querer!

    Responda
  39. PAULA FARIA

    Lucidez ímpar, Mariliz. Vai ao contrário da turba que diz que o bozo é um morto político. Parabéns. Tá vendo como não sou nenhuma hater?

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Só quando alguém não reza a tua cartilha...

  40. José Ingenieros Pinheiro Moura Ingenieros Pinheiro Moura

    E a família Bozo já começou a fugir. Quem será o próximo ???

    Responda
    1. CARLOS TARDIVO

      Carlucha e Zé Índio....

  41. Raymundo Itareru

    Mariliz, é verdade que os jornalistas da fsp não podem mencionar extrema direita na redação, e não podem escrever no jornal?

    Responda
  42. Raymundo Itareru

    Mariliz, é verdade que os jornalistas da fsp não podem mencionar extrema direita na redação, e não podem escrever no jornal?

    Responda
  43. SIMONS SILVA

    Tudo já foi explicado pelo grande Machado de Assis! O bolsonazifascismo e a Estrume Direita, assim como a tragédia de ignorância na pandemia e seus intelequitoais (assim mesmo), estão no conto O Segredo do Bonzo. Aliás, o Bozo tem o seu bonzo, que atende por Silas MauLacraia.

    Responda
  44. hernando josé rocha franco

    Ótimo texto! Para onde eles vão, eu não sei, mas eu irei no sentido contrário e p/ bem longe desses fanáticos .

    Responda
  45. Gisele Araujo

    Permanecem as condições que criaram o bolsonarismo e o fizeram ganhar fôlego: o inconformismo com o mal uso do dinheiro público, os impostos altos e os serviços públicos ruins, dentre outros.

    Responda
    1. Erica Luciana de Souza Silva

      Gisele, lendo o seu comentário só me ocorrem três cenas do gover o anterior. 1. Aquelas mulheres revirando o caminhão de lixo em busca de comida. 2. A fila para comprar ossos. 3. A frase dita pelo mito qdo interrogado sobre os mortos na covid: "e daí, eu não sou covei#ro".

    2. Marcos Benassi

      Gisele, prezada, isso é só a epiderme da coisa. As "condições que criaram a bozofrenia", se rasparmos essa primeira camada, são bem específicas: têm sangue de coroné, aroma de casa-grande, formato de autoritarismo armado, peso de séculos de dominação. E, devo concordar com você, permanecem. Daqui a pouco, essa peste salta de novo rumo ao populacho e o leite talha mais uma vez.

    3. Raymundo Itareru

      com o inelegível estava uma 'maravilha' não tem inflação alta pior do que perder a liberdade, ditadura