UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Kotscho na luta pelas Diretas

VER COMENTÁRIOS EM Elio Gaspari

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hernandez Piras

    A Campanha pelas Diretas representou os tempos heróicos da democracia brasileira. O tempo poesia. Com o governo Sarney começaram os tempos da prosa e ela não era nada boa.

    Responda
  2. Ivan Linares -- Recife - PE

    Eu era moleque naqueles tempos, e, do alto dos meus oito anos, fui contagiado pela emoção da minha mãe, tia e primos ao comentar as notícias da campanha, pela frustração pela derrota (porque aprovaram a votação secreta) e depois pela apreensão pela disputa de Tancredo contra Maluf. ----- Mas uma correção: Teresina tinha na época uns 390.000 habitantes. Pra 25.000 dar 30% da população, o comício teria que ter sido em 1944, 45 (quando o município tinha uns 75.000 habitantes). (CONTINUA)

    Responda
    1. neli faria

      Manifestações anteriores. A primeira que vi, participei indiretamente, foi em1968, numa folga do trabalho, fui, com minha irmã caçula, passear,caminhar, no centro da cidade. Morávamos na Rua Santa Rosa, Brás.Na avenida São João, estudantes se manifestando, uma viatura policial foi queimada. Nós acompanhando, República, São Luís.Na avenida Consolação chegou a Tropa de Choque e nós duas entramos na Igreja...! Quando contei em casa, a mãe me xingou. Direta não teve perseguição policial.

    2. Ivan Linares -- Recife - PE

      CONTINUAÇÃO) Mesmo assim, é uma quantia considerável pra um país que ainda estava reaprendendo a protestar.

  3. Ricardo Achilles

    Preparem-se para se frustrar ao tentar acessar a biblioteca do Senado. Burocracia digital em seu mais perfeito estado. Tenham paciência.

    Responda
  4. Aristides Silva

    Texto top! Agradecimento pela dica sobre a biblioteca do Senado. Quantos às músicas cantadas no período, acrescentaria "Coração de Estudante", do Milton Nascimento e Wagner Tiso. Um hino.

    Responda
  5. Marco Antônio M de Oliveira

    Bons tempos, nos quais vicejava a esperança narrada por grandes jornalistas. Em 40 anos chegamos aqui, expostos por alguns "comentários" (abaixo) que dispensam comentário - não por culpa da democracia, que demanda permanente construção, aperfeiçoamento e defesa. Alguma possibilidade de correção de rota depende de liberdade e democracia, ainda que imperfeitas.

    Responda
  6. José Tadeu Saraiva

    Grande Kotscho!!

    Responda
  7. José Leandro da Silva

    fui à primeira manifestação pelas "Diretas Já" que aconteceu na Pc da Sé! Eu morava no Jaçanã. Aliás, ainda ontem andei por lá! Qd teve a segunda, no Anhangabaú, vi pela tv. Sócrates, Casagrande e Rita Lee estiveram presentes! Não sabia que na Alemanha o corpo que compõe a Esquerda (políticos, jornalistas, intelectuais, adeptos) também se alimenta do nazismo!

    Responda
  8. José Ricardo Braga

    É por isso que quem viveu aquilo, a gente, é feliz e não fica destilando rancor como abaixo...

    Responda
  9. neli faria

    Hoje,deixei de crer em Cegonha, digo: o que adiantou eleger os lulas,bolsonaro,para Presidente que o Brasil continua o Eterno Subdesenvolvimento?Foi concretizado o odioso princípio: o Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos.Na hora de se beneficiar, não existem esquerda, direita,todos se unem como irmãos para nunca construir a Nação.V.G.Fundos eleitoral e partidário,Anistia aos partidos políticos,arquivamento Rachadinha:todos iguais, basta ler os votos no Congresso.

    Responda
    1. neli faria

      Respondi e a Folha mandou para moderação, senhor Gilmar,os inclui nos lulaS.

    2. neli faria

      Hercílio: desgraçadamente votei em lula: pelo Meio ambiente e por menor razão pelo vice Alckmin e lula é igualzinho a bolsonaro: deu um pito nos empregados do Ibama, sigilo de cem anos e quanto ao Vice?Perdeu a função para a janja. Foi o pior voto que dei na vida. O lula está no Poder há mais de dezesseis anos e o Dinheiro que torrou e torra em propagandas autopromocional, para iludir os Incautos e pseudos intelectuais, daria para ter Educado o povo,via propaganda.Igual a bolsonaro até no Gado.

    3. neli faria

      Gilmar: collor está incluso nos lulas. Menos Itamar ! FHC? Eu me esqueci! No primeiro mandato votei para ele,e está incluso também nos lulas...oportunista. O FHC colocou reeleição, criou as Agências, Ministério da defesa, cartões corporativos: bem incluso nos lulas.Oportunista igual. No segundo mandato votei em Zé Maria o pstu e o fhc ganhou no primeiro turno. Possivelmente , se tivesse segundo turno, daria a nota que ele e lula mereciam: zerozero.Mas, o Se não existe no mundo real.

    4. Gilmar Maghenzani

      Pq não falou em Color e FHC? e inclui bolsonaro para disfarçar. Esse seu ódio do PT que se entranhou nas suas vísceras tem de sair pq não é uma pessoa sem cognição, veja que o assunto é sobre um excelente jornalista um dos melhores que temos e vc enfia o Lula no meio

    5. Hercilio Silva

      Nada é fácil, mas parece fácil a muita gente justificar apoio aos que defendem a ditadura de volta. O discurso ninguém presta, presta um grande serviço aos que menos prestam.

  10. João Leite Leite

    Já fazem 40 anos que lutamos para conquistar um Brasil melhor para todos mas. Fomos traídos. O que se vê agora é um povo empobrecido. Políticos corruptos dominam o país. Acreditamos num falso Messias que se apresentava como um salvador da Pátria e fizemos dele presidente do Brasil mas. A decepção foi cruel. O primeiro ato dele no poder foi abraçar toda a podridão da politica que nós petista combatíamos. Logo no começo criou o mensalão que desviava milhões para comprar apoio......

    Responda
    1. neli faria

      Faz quarenta anos que foi criado o aforismo odioso: o Brasil existe apenas para sustentar Políticos e poderosos. Na hora de se beneficiar não existem esquerda, direita, todos se unem como irmãos para Nunca construir uma Nação. O Gilmar ainda se ilude com lula: mais de dezesseis anos no Poder e quase cinquenta milhões são beneficiárias do bolsa família . Oras, se tivesse tirado da pobreza, efetivamente, o número de beneficiários diminuiriam, pois não?

    2. Gilmar Maghenzani

      Empobrecido?, não pq o rendimento das pessoas subiu se informa, vc não é petista não venha com esse papinho pq o mensalão existiu sim para comprar apoio o mesmo de agora não foi diferente, e se vc acreditou no messias então vc deu um tiro no pé e entrou em contradição

  11. Ramiro Batista

    Parece que, como Gaspari incorpora, Kotscho caiu na engabelação de que as multidões chegavam a 1 milhão, número a cada comício mais inflado pela narração futebolística de Osmar Santos. Também não deve ter dado importância a uma das grandes inovações da época, o DataFolha, que usava pela primeira vez métodos estatísticos para calcular multidões e nunca achou mais que 187 mil no maior deles.

    Responda
    1. neli faria

      Era sim! Uma enorme multidão. Uma delas encheu o Vale do Anhangabaú. A Praça da Sé. Na Paulista não teve. À época não infernizava os moradores da Região com manifestação.

  12. Kiko Mazziotti

    Francamente, tenho dificuldade em acreditar na integridade moral de quem, sendo jornalista ou não, acompanhou e apoiou toda a carreira criminosa de Lula, já lá se vão 40 e tantos anos.

    Responda
    1. neli faria

      Gilmar: havia um quadro probatório sólido, tanto que a sentença foi Ratificada, confirmada, pela segunda instância que ampliou a dosimetria da pena e pela terceira instância que reduziu a pena imposta. O gado do lula fala do moro, mas, deveria destilar sua ira também aos doutos Julgadores superiores. O erro da lava jato foi um só: processar políticos e poderosos.

    2. Gilmar Maghenzani

      então vc deve ter familiares ou até irmãos que não conversa vc é ignorante, uma pessoa que não tolera o contraditório é golpista, e Neli esqueceu de dizer que não haviam provas e sim só convicção do marreco e ainda cumpriu um sexto da pena, é o seu ódio mesmo

    3. neli faria

      Pois é. A sentença foi ratificada pelas segunda e terceiras instâncias. E o stf anulou porque entendeu que deveria ser processado em Brasília. Não foi processado porque Maior de Setenta anos a prescrição é pela metade, ou seja, o processo estava prescrito. De lege ferenda: maior de setenta, menor de vinte e um e maior de dezoito: a prescrição deve ser igual para todos. No Direito civil o maior de dezoito tem capacidade plena. Há uma contradição.

    4. Leonardo Trindade

      Sim e foi por isso que um juiz se corrompeu junto ao MP e alguns generais resolveram dar um golpe no país novamente, né? Kkkkkkk

  13. Marcos Araujo

    Aquele sonho de um mundo melhor, passados 34 anos, descambou no bolsonarismo e o sonho acabou. Virou pesadelo.

    Responda
  14. Anete Araujo Guedes

    O0 0 amanhã será outro dia, apesar das sequelas e de perdas irreparáveis. Muitos pagaram com a vida, outros não resistiram após sofrerem torturas brutais, desumanas e cruéis. Marighella, Jango, Zuzu Angel, Juscelino, Lacerda, Rubens Paiva, Edson Luís, Frei Tito, Vladimir Herzog e tantos outros.

    Responda
  15. Sergio Moraes

    A campanha das Diretas começou um pouco antes, em 25 de janeiro de 1983, na Praça da Sé. Lula e o PT promoveram o ato. A Globo deu imagens sem áudio no JN, dizendo que os trabalhadores comemoravam o aniversário da cidade. A popularidade da causa atraiu o MDB depois. E, só a partir de então a coisa se tornou suprapartidaria. Apenas por respeito aos fatos. Porque o Diretas Já não nasceu sozinha, como sugere o texto.

    Responda
  16. Carla C Oliveira

    Que ótima dica! Obrigada. Eu estive nas manifestações. Com esperança, sem violência, sem ódio. Outros tempos...

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      pois é a globo institucionalizou o ódio do PT em 2013 por isso a violência aumentou

  17. Anete Araujo Guedes

    Foi um tempo em que a liberdade de escolha, de pensamento, de encontros e atos começavam a surgir, com uma alegria estrondosa, contagiante e esperançosa, que só podiam ser extravasadas nas ruas, uns com os outros e com os demais. Uma voz presa na garganta durante 21 anos. Como imaginar que agora, há uma força estranha no ar, ressentida, raivosa e fantasiosa pelos tempos em que eram jovens, ou de tempos que não presenciaram, que os fazem clamar por um retrocesso aos tempos obscuros e cruéis.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Era um tempo Bom mesmo mas foram dar manga para os militares eles quiseram assumir e quase deu certo

  18. Marcos Benassi

    Sêo Elio, que delícia de texto! Primeiro, porque trata de um pacote magnífico: um país lutando por democracia mas no momento em que não se matava nem torturava ninguém; na visão de um nego adorável que nem o Kotscho: sujeito lúcido, de boa alma, competente até dizer chega, sempre cercado de gente interessante. Eu, nascido em 7O, tive nesses momentos minha primeira leva de esperanças cívicas (a outra, em Lula1). A segunda coisa sensacional foi a dica da biblioteca do senado. Ganhei o dia. Grato!

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Um país lutando por uma boa luta.

  19. Sergio Moraes

    Factualmente a campanha pelas Diretas começou na Praça da Sé, em 25 de janeiro de 1983, com Lula liderando o PT. A Globo distorceu a notícia do evento no JN, dizendo que os trabalhadores comemoravam o aniversário da cidade de São Paulo. Diante da adesão popular, tornou-se uma campanha suprapartidaria mais adiante. Esses são os fatos. Mas Gaspari sempre dá um jeito de se desentender com eles.

    Responda