UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Juliano Machado

    Texto bem escrito, estudos que tem certo tempo de estrada. Mas como muito bem lembrou o colega abaixo, o CRM não tem qualquer credibilidade depois do que fez -- e ninguém pode esquecer -- durante a pandemia. Toda sorte de negação científica e posicionamento político.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Anna, caríssima grato pelo excelente texto. A dona Rosylane, segundo a qual o cfm não "compra a ideia de que orar é sempre o melhor remédio", terá de lidar com a generalizada desconfiança que este conselho angariou durante a Bozo-pandemia: naquela oportunidade, contra-cientificamente, assumiu que a cloroquina era a salvação da lavoura. Por conseguinte, não boto a menor fé em qualquer iniciativa do cfm, não sem antes suspeitar de que tem Bozolices no meio da coisa.

    Responda
  3. neli faria

    Tive Câncer em2007e foi um milagre:ouvia vozes para eu ir a uma ginecologista. Vai na ginecologista. E eu nem te ligo, menos de um ano havia ido. Uma amiga: vamos na ... eu: não! Faz menos de um ano que fui. As vozes cessaram. Vendo tv, senti uma dor aguda no seio: nossa, parece que tô com câncer,. Nem te ligo. Na véspera do dia de Assunção de Nossa Senhora, de madrugada, silêncio ,uma voz disse: você nunca fez autoexame,por que não faz? Fiz! E senti o nódulo.

    Responda
    1. neli faria

      Fui à médica, fiz us, mamografia e o câncer estava em grau quatro. Pedi a Deus para que me mandasse bons médicos. Cirurgia, quimioterapia, radioterapia,remédio cinco anos. Gratidão aos médicos, enfermeiros, técnicos, escriturários, faxineiros e cientistas. Autoexame sempre!Dois anos depois quebrei o tornozelo,mais dois anos depois outro procedimento,simples.Nas rezas,nunca pedi a Deus pela cura, pedia para que enviasse bons profissionais. Atendeu! Rezar sem ajuda dos Profissionais?Nada adianta!

  4. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Depois de apoiarem a cloroquina, o que esperar de ciência deste CFM.

    Responda
  5. Tersio Gorrasi

    Independente de religiões, o universo contém formas de energia que podem ser captadas por nossa ainda pouco conhecida consciência e influenciar tanto positivamente quanto negativamente nossa saúde ou nosso destino. Uma comparação grosseira disso é a luz solar que alimenta a vida em nosso planeta, mas emite radiações que podem acabar com ela atravessando buracos criados na camada de ozonio

    Responda
  6. Samuel Gueiros Jr

    Uma coisa é acreditar que a fé de fato influencia na recuperação das doenças, como agora defendida pela medicina . Outra coisa é acreditar que a doença é fruto de forças sobrenaturais ou possessão demoníaca como querem algumas crenças. Até mesmo pacientes que estão em franca recuperação retrocedem no seu estado de saúde por acreditarem ou serem influenciadas que a sua doença, principalmente doenças mentais, é coisa do demônio, e abandonarem o tratamento.

    Responda
    1. Samuel Gueiros Jr

      Além disso os delírios místicos e alucinações de fenômenos sobrenaturais fazem parte dos sintomas de doenças psicóticas, inclusive pelo uso abusivo de substancias psicoativas. E sem o tratamento adequado ou pelo abandono do tratamento algumas dessas pessoas podem ser levadas ao suicídio.

  7. carlos couto

    Após a prescrição de cloroquina e ivermectina o próximo passo e mandar a moçada para o culto.

    Responda
  8. José Tarcísio Aguilar

    Ótima iniciativa. Poderia ter vindo antes essa adesão ao critério de saúde da oms, que há mais de vinte anos já contempla em primeiro plano o bem estar geral do paciente, citado na matéria mas sem as devidas datas. Na verdade outras recomendações da organização mundial da saúde devem ser acompanhadas pelo cfm, em lugar de ficar se pautando por crendices a serviço de políticas estranhas ao interesse da saúde.

    Responda
  9. José Leandro da Silva

    se o conselho federal de medicina não nascer da "água e do espírito" nunca entenderá a razão do impacto da fé na saúde! O que é fé? é a confiança em Deus mesmo sem evidência visíveis e tangíveis! Ela é como um fio invisível que liga o homem a Deus, sustentado não pelo o quê os olhos vêem, mas o quê o coração sente!

    Responda
    1. José Leandro da Silva

      somente os que nasceram de novo, desta vez não mais gerados biologicamente, pois o corpo já está vivo, mas gerados espiritualmente é que podem compreender o impacto da fé na saúde! E olha que interessante: Se o espírito é sadio mesmo o corpo doente não tira a alegria de viver deste ser nascido da água e do espírito!

    2. José Tarcísio Aguilar

      Certo José, mas pode-se avançar bastante no como, mesmo sem se chegar aos porquês, que você ressalta. Seria um avanço na direção da humanização do tratamento. Respostas virão de análises estatísticas de resultados, mais que das explicações.

  10. Rafael Moraes

    CFM já proibiu receitar cloroquina e azitromicina para "prevenir" covid?

    Responda
    1. José Tarcísio Aguilar

      Isso mesmo Rafael. Mesma questão para a liberação ao critério pessoal do médico, e sua crença particular, para decidir se cumpre ou não a ciência e mesmo a lei, ao tratar das pessoas.