-
JOSE FRANCISCO DE PAULA SALLES
Artigo lúcido e oportuno, em tom irônico mas realista. O ponto alto, a meu ver, foi o comentário ao "Oblomov brasileiro".
-
alex carvalho
Parabéns pelo texto! Límpido.
-
Mozart Cabral
O caso deste deficiente cognitivo que é o de sua famiglia também, é que como eles não conseguem nem aprenderem as mais elementares regras da gramática portuguesa, só poderão trabalhar nos USA como chapeiros, lixeiros, serviçais domésticos, serventes de pedreiros, motoristas de Uber e seguranças no máximo.
-
ROBERTO de lima cruz
Que beleza de texto estilo " jogar na cara de fujão" que é um estúpido!!! Parabéns Lucia.
-
Paula CMiranda
Para ler numa biblioteca americana o fujão vai precisar primeiro aprender um inglês que não seja o de rua.
-
LUTHERO MAYNARD
O Bananinha não pode seguir o conselho de procurar uma biblioteca para melhorar o vocabulário (em qualquer idioma). A leitura de um livro, seja qual for, certamente produziria nele um AVC fatal. Para terminar, anistia, jamais! Papuda já!
-
Gerson Marciel de Oliveira
Quer queiramos ou não, todos somos subservientes ao status quo..
-
José Freitas
> Lula sempre soube que a "Justiça" tambem tem seus interesses. Não é a "justiça" que tem seus proprios interesses mas sim aqueles que são escolhidos para administrá-la . Desde então passou a atender esses interesses e por conta dessa disposição mantem um ótimo relacionamento com o STF que o mantem na segurança de que jamais voltará à ser incomodado por qualquer membro do MPF. Para reforçar essa segurança escolheu à dedo tambem o PGR, que provavelmente tambem lhe será eternamente agradecido.
-
Amaury Kuklinski
Igual ao ARAS seria impossível escolher. Só existe um. Graças a Deus!
-
Dalton Matzenbacher Chicon
O que tem essa sua ilação a ver com a temática da coluna ?
-
José Freitas
Eu nem deveria responder ao sr. Julio porque ele não tem um nivel educacional e moral suficiente para fazer qualquer argumentação lógica neste espaço de ideias e opiniões. Ele vive na esgotosfera politica da esquerda e deve ser semi-analfabeto. Se pensar demais pode ter um colapso mental por tanto esfôrço. Sugiro que ele continue adorando calado seu ídolo para esconder do público a sua ignorância.
-
José Freitas
Leonilda o presidente anterior não nomeou seus advogados para o STF como forma de pagamento de seus honorários advocaticios. Será que a OAB não fiscaliza o exercicio ilegal da profissão de forma gratuita por conta de sua afinidade ideologica ou promessa de recompensa futura? Me parece que seu estatuto não permite essa pratica. Vc tem informação de quanto cobrou e como foi pago o advogado do Lula nos 5 anos em que o defendeu da corrupção comprovada pela Operação Lava-Jato?
-
Leonilda Pereira Simoes
E o suposto PR anterior não escolheu "a" dedo os que quis para o STF, inclusive forçando a entrada da religião, já que um dos indicados dele é terrivelmente evangélico, que não é qualidade para juiz, é para pastor, não? Não separa igreja, se lhe convêm, do Estado, quer votos evangélicos, o resto é o de menos. Não é indecente buscar votos pela religião, como faz Malafeia? Enganam incautos por votos. O PGR anterior obedecia ao pr, alguma crítica?
-
Júlio Azi Campos
Esse Zé de Freitas deve ser bostonarista, digo, bolsonarista. Cultura, zero; lógica, zero; força argumentativa, zero. Calado mostrará ser aluno de alguma academia militar...
-
Amaury Kuklinski
Nunca será tão agradecido quanto o Aras.
-
Amaury Kuklinski
Nunca será tão agradecido quanto o Aras.
-
-
José Freitas
> Lula teria errado ao escolher o primeiro colocado da Lista porque teria acabado sendo vitima da "independência politica" desse magistrado. Corrigiu seu erro indicando apenas advogados amigos e fiéis que, agindo contra os interesses da sociedade, o colocaram de volta na cadeira de presidente, ignorando todas as provas e delações premiadas que o condenaram na Operação Lava-Jato. Ele não foi "absolvido" porque nem mesmo os ministros amigos tiveram coragem de afrontar a verdade dos fatos. >
-
José Freitas
> Voce alega ser melhor que os interesses "particulares" ou "politicos" de cada juiz do colegiado sejam conhecidos durante o julgamento porque todos tem interesses e seria viver da ilusão fingir que eles não existem. É fato que existem mas colocá-los acima dos interesses da sociedade e da justiça não é a causa do atual descrédito na Justiça ? >
-
José Freitas
> Nos tribunais colegiados - os de segunda, terceira e última instância - sempre foi permitida a manifestação de advogados "acusadores" - papel do Ministério Público - e de advogados "defensores" perante os juizes. No entanto, as decisões são tomadas apenas pelos juizes, que decidem, por maioria, ouvidas todas as partes, chegando-se aos "melhores" resultados possiveis. Se essa maioria fosse de 2/3 e não de metade + 1 ja seria um progresso na direção da efetiva aplicação da Lei, >
-
José Freitas
Jose Ricardo Braga, alem de ja ter exposto as razões de minha preferência pela nomeação apenas de juizes de carreira para a Suprema Côrte, permita-me alguns comentários sobre as suas ponderações: Não conheço a proposta de Platão que não deu certo na Grécia antiga - A sociedade ser governada por "intelectuais" - e que Monstesquieu propôs que seria melhor o compartilhamento do processo decisório porque este evitaria excessos e introduziria um antidoto - o controle concorrente de decisões. >
-
José Freitas
> Poderia me estender na apresentação de muitos outros argumentos mas eles não cabem neste espaço. Sugiro aos interessados a leitura de dois livros que li recentemente e que ajudaram a formar minha opinião: "O discreto charme da magistocracia" - Conrado Hubner Mendes - e "Censura por toda parte" - André Marsiglia.
-
José Freitas
> acima de interesses pessoais. Não vejo com bons olhos a escolha de advogados para compor o colegiado da Suprema Côrte, principalmente dos advogados com ligações familiares de amizade com os seus padrinhos ou que ja atuaram "profissionalmente" em sua defesa perante o mesmo tribunal. Fica a desconfiança de que os "honorários advocaticios" teriam sido prometidos ou que foram pagos não em dinheiro mas sim com a nomeação para um cargo publico vitalicio e muito bem remunerado .
-
José Freitas
Por que restringir as escolhas ao juizes de carreira ? Não que eles sejam pessoas acima de quaisquer suspeitas mas sim pela possibilidade de se avaliar previamente a sua conduta moral e a qualidade de suas decisões . Juizes experientes, com pelo menos 20 anos de exercicio da magistratura , que tivessem pelo menos 80% de suas decisões referendadas pelas instâncias superiores, criariam na sociedade a expectativa de que seriam justos e imparciais, colocando os interesses da sociedade acima >
-
José Freitas
> a qualidade do serviço que esses "servidores publicos" prestam à sociedade. Não é bom para a democracia que haja desconfiança sobre uma interferência da "amizade" ou "simpatia" nas decisões judiciais contra ou à favor de qualquer pessoa, em especial daquelas que exercem função pública por conta de terem sido eleitas pelo voto popular.
-
José Freitas
> mais atrapalha do que ajuda - a gratidão e a fidelidade ao padrinho. Ela é otima na vida privada mas pode ser prejudicial na vida pública. Lula foi padrinho da indicação da maioria dos ministros do STF, o que segundo minha visão, poderia comprometer a "neutralidade politica" nas dificeis decisões que esse ministro terá que tomar no exercicio de sua função. A excessiva "intimidade" entre gestores publicos - presidente - e magistrados - ministros do STF, gera uma desconfiança quanto à >
-
Marcos Loureiro
Lucia, para que ele possa fazer isso ( ler ) primeiro ele tem que aprender a ler.
-
José Ricardo Braga
+
-
José Ricardo Braga
(tit) Interesses Corporativos não produzem Juízes Petistas...
-
José Ricardo Braga
(i) Vi de um colega comentarista daqui a proposta de que Ministros do Supremo deveriam ser "juizes de carreira, sem vinculos partidários ou padrinhos politicos". Parece a proposta de Platão que não deu certo na Grécia antiga - Os 'intelectuais' governarem a sociedade.
-
José Ricardo Braga
(ii) A democracia evoluiu deste erro de Platão e Montesquieu, em seu tempo, já propôs algo bem diferente e não foi à toa - O compartilhamento de processos decisórios se mostrou muito mais eficaz no decorrer da historia do que essa confiança na infalibilidade humana, pois evita excessos e vem com um antídoto - o controle concorrente das decisões.
-
José Ricardo Braga
(iii) Na Justiça a presença de advogados acusadores e defensores, mediados pelos juízes sempre produziu melhores resultados que apenas um ponto de vista presente, o do juiz (ou do Rei), nos julgamentos. Por isso que hoje os Tribunais são formados com proporções desses atores - juízes de carreira, ministério público e advogados de defesa, pois assim cria-se a concorrência de pontos de vista e a tendência é de se chegar a melhores resultados.
-
José Ricardo Braga
(iv) Ainda, propor que Ministros sejam 'sem vínculos partidários ou padrinhos politicos' é de uma inocência risível. É uma condição tão fácil de burlar que, se funcionasse, seria apenas na primeira leva (nas outras esses vínculos seriam dissimulados). Isso não se controla, todos têm interesse! É melhor que esses interesses sejam conhecidos, explicitados e aferidos, do que se viver da ilusão que não existem.
-
José Ricardo Braga
(v) Este foi um claro erro de Lula em suas nomeações do primeiro ciclo. Ele foi platônico também - julgou que como a Justiça era a 'especialista' do assunto, bastava a ele nomear o primeiro colocado das listas que lhe eram apresentadas. Pegou cadeia! E que "advogados do PT" são esses que permitem que seu "cliente" pegue cadeia? Incompetentes? O único nomeado em que Lula se permitiu alguma discricionaridade, Toffoli, ainda o traiu, completando a obra ruim no assunto.
-
José Ricardo Braga
(vi - fim) Lula não percebeu que a Justiça também tem seus interesses e que entre aqueles de quem os nomeou e os próprios escolheram os deles mesmos. Afinal, condenar um juiz por mau procedimento além de colocar em perigo seus 'colegas' da corporação criaria efeito dominó que redundaria em impeachment deles próprios.
-
José Ricardo Braga
P.S: Freitas, não fui bonzinho contigo, critiquei, mas sempre que posso agradeço o tema que me inspiram, nesse caso não seria diferente. Obrigado! Quanto à opinião da Neli, mantenho o que disse - ela exagera e acrescento que ainda minimiza seu papel na influência na escolha de Ministros do Supremo. Uma advogada emitindo suas opiniões na Folha de São Paulo obviamente as tem consideradas (não necessariamente acatadas). Negar isso transparece um tanto de niilismo e ela não precisa desse mal...
-
-
Antonio Catigero Oliveira
Essa foi ótima!
-
Marina Gutierrez
Um parasita que cresceu sugando e suga o sistema e gerou quatro parasitas que sugam o sistema.
-
Dionisio DeBarros
Incrivel como a familia bosonaro so produz coisas ruins. O pais foi preso e escapou de ser expulso do exercito por fomentar ataques terroristas contra o pais. Os filhos sao abertamente traidores da patria. So fico a pensar sobre que tipo de gente eh capaz de votar nessa escoria para nos governar.
-
CARLOS ALBERTO CERETTA
Essa coisa é um covarde, covarde, covarde e traidor, como seu pai.
-
Carlos Alves Junior Carlos
Que cara abjeto. Parasita pesado.....
-
ROGERIO AFONSO
Interessante é que a expressão "fechar o congresso com um cabo e dois soldados foi dada por Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, repetida em entrevistas posteriores. Mas o Jânio, apesar de louco como o bananinha, não era burro, e sabia usar bem o vernáculo.
-
EZIQUEL D VILA
Não sabia dessa expressão era de Janio, ninguém me informou, agora sei. Obrigado, pq se depender da mídia é só pau em quem usou a expressão dele que na verdade era de outro.
-
-
Elisabet Moreira
Gostei da matéria, do título, da ironia... gente imoral, acha que ainda tem respaldo político para continuar traindo nosso país. Que tenham um final infeliz...
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Depois da continência do pai à bandeira americana , essa ação do zero três era pedra cantada
-
carlos campos
O dudu small banana é um ignorante político, q sabe q seus eleitores também o são e por isso vive de bravatas e mentiras, sob medidas pros tolos q o apoiam, tanto ele qto seus iguais, um bhan do de aproveitadores, q só querem se dar bem e, infelizmente conseguem seu intento. Sem anistia pra golpistas e apoiadores de bhan di dos.
-
LUTHERO MAYNARD
Anistia, jamais! Papuda já!
-
-
José Cardoso
Volta Eduardo, pegou mal demais a sua fuga!
-
Leonilda Pereira Simoes
Deixa ele lá, não faz falta aqui. Nunca fez nada pelo país, só bate continência para a bandeira americana.
-
-
José Marques Mendes
Perfeito. Difícil será ele conseguir apreender alguma cois.
-
emerson papa
Eu sempre disse que o garoto mimado não podia brincar de esconde-esconde quando criança, porque ele sempre se achou demais, agora, crescido, além de se achar ficou deslumbradinho, quando criança faltou educação paterna e materna dentro de casa e fora de casa, faltou apanhar.
-
Alexandre Pereira
Misturar situações e dar um tom emocional é assunto de terapia. As circunstâncias são diferentes, não cabe generalizar. Não sei dizer se o juiz americano está cometendo abusos, não conheço a lei americana, se ele está excedendo suas atribuições, e a colunista não fez questão de esclarecer. Em Pindorama, entre ativismo, abusos, conivência institucional e penduricalhos, sobram exemplos. No mais, direita e esquerda primam por buscar interferência internacional quando lhes apraz.
-
Alexandre Pereira
Sua perspectiva está errada, Luthero, é fora do quadradinho bolsolulístico! Mude seu ponto de vista argumentativo, pois de onde está só dá para olhar para cima, por isso a sua impressão. Hahahahahaha!
-
Alexandre Pereira
Hahahahaha! Melchsedic, essa obsessão freudiana pelo bolsonarismo deve ter explicações indeclaráveis para esse espaço, não? Aquele velho mote de quem desdenha quer comprar? Kkkk. Não se preocupem, pode poupar energia pois não estou competindo nessa área.
-
Melchisedc Felix
Caro Luthero, discordo! Trata-se de um caso raro de um bolsominion envergonhado.
-
LUTHERO MAYNARD
Em resumo, no conforto do muro.
-
-
JOAO MORENO
Primeiro, que os seus eleitores aprovam o trabalho do Eduardo Bolsonaro lá nos EUA. Segundo, que ele não quer ser tratado pelo Xandão como Roberto Jefferson e o Daniel Silveira foram; como Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio são perseguidos. Portanto, o adjetivo de fujão ou fujona cabe mais à senhora.
-
Guilherme Torres Godoy
Você já pensou na imprensa dos EE UU publicar a noticia do asilo politico ao chorão? "Donald da asilo politico a fritador de Hamburguer" Vai ter uma centena de fritadores pedindo asilo politico. Alguém já lançou a ideia de mudar o nome do Hamburguer pelo de chorão, assim agora vai ser assim, o pessoal que gosta do Hamburguer vai pedir "Oi me dá um chorão ai"..kkkkkkkkkkk
-
José Freitas
Emerson Papa não se finja de ingênuo. Vc conhece algum parlamentar eleito varias vezes que não tenha ficado rico ? Alguns enriquecem com apenas um mandato, inclusive os politicos eleitos para o Executivo e os advogados indicados para o STF. Vc sabia que alem dos salários eles recebem duzias de penduricalhos isentos de imposto de renda e que multimplicam sua renda por 3 ou 4? Vc se esquece das propinas que recebem e que não são declaradas? Comprar duzias de imoveis me parece uma boa aplicação.
-
emerson papa
José Freitas, pode me explicar como fritar hamburgueres, possuir uma fantástica fabrica de chocolates e uma honrosa carreira nas FA proporcionou tanta compra de imóveis em cédulas, já que ninguém questiona a integridade dos membros de tal familia em sua longa atuação no parlamento?
-
José Freitas
Sr. Dirceu Gonzaga a forma de remuneração de qualquer trabalho digno, seja trabalhando com uma franquia de chocolates ou como dono de uma imobiliária, não é mais feita com "dinheiro vivo". Até os traficantes e os corruptos estão hoje preferindo o PIX para receber por suas mercadorias e seus serviços. Vender chocolates ou imoveis é uma opção profissional legalizada. Qualquer "desvio" deve ser investigado pelas autoridades competentes. Dificil mesmo vai ser taxar as propinas !
-
Dirceu Luiz Gonzaga
Vou te ajudar com seu raciocínio sobre profissões, José, tem a franquia de chocolates (um trabalho extremamente digno) e a corretagem de imóveis, outro trabalho digno, e preferencialmente se for com a grana em espécie ....
-
Marcelo de Souza
Esse tá de zé fritas é engraçado, fica falando dos filhos do Lula, enquanto os filhos do "minto", assim como o pai, nunca trabalharam na vida e vivem de dinheiro público desde o berço, mas explicar qualquer coisa pro zé fritas, que ora pra pneu, é perda de tempo.. Não vai entender
-
José Freitas
Piadinha sem graça tipica de um anencéfalo. Melhor ser fritador de hamburguer nos EUA - um trabalho digno como qualquer outro - do que limpador de jaulas no zoologico. - tambem um trabalho digno. A diferença entre eles é que o "bolsofilho" se elegeu deputado pelo voto popular. Os "lulafilhos" viraram "empresarios" por pressão do pai sobre os empresarios que tem negocios com o governo federal. Notou a diferença ?
-
-
neli faria
O trump: no segundo mês da primeira presidência, escrevi aqui e ali: o mais latino-americano de todos os presidentes dos EUA em duzentos e tantos anos de vida democrática. estava tão certa que até Golpe quis dar. Fanfarrão, sem noção da grandeza do Cargo , transitório que ocupa e se considera mais importante do que o País.Os estadunidenses agora sabem o que é ser governado por um similar latino-americano.
-
neli faria
O deputado é Servidor Público Federal, está afastado porque exerce o cargo eletivo. Oras, se ele pediu afastamento, licença, não deveria reassumir as suas Funções? E, passado mais trinta dias, de não reassumir, Processo Administrativo Disciplinar nele por abandono de função. O povo deveria dar uma resposta aos Bolsofilhos: não os eleger.
-
neli faria
José: grata pela explicação. Disse que o povo deveria das uma resposta aos Bolsofilhos: não os eleger. Mas, o fanatismo por político apaga o bom senso.
-
José Freitas
O tempo máximo de afastamento do cargo eletivo é de 4 meses. Findo esse prazo ele terá que retomar seu mandato ou renunciar. Não sei se ele é servidor público federal mas, se for, poderá sim retomar suas funções no õrgão em que trabalhava, se for concursado. Quanto a eleger ou não algum candidato, que tenha ou não renunciado ao seu mandato, é uma decisão exclusiva dos eleitores. Ser um "bolsofilho" eleito é sempre melhor que ser um "lulafilho" contratado por interesse politico do seu patrão.
-
-
José Freitas
Sra. Lucia Guimarães não conhecemos a biografia de cada ministro da suprema côrte americana mas conhecemos muito bem a folha corrida de cada advogado que o atual presidente escolheu para o "nosso" STF. Se fosse possivel fazer uma troca entre eles seria ótimo para o Brasil. Pena que os americanos jamais concordariam.
-
José Ricardo Braga
P.S: Pesquisa Clarence Thomas. Foi o Elio Gaspari que deu a dica. O Supremo dos EUA também é bastante problemático...
-
José Ricardo Braga
> kk. Não ajuda mesmo! Hahaha. Desisto por hoje. Depois a gente conversa mais. Tudo de bom pra você!
-
José Ricardo Braga
> li tudo o que escreveu acima, leio as colunas do Conrado, gosto delas e agradeço a sugestão do livro. Nosso papo rendeu! Que legal! O formato da seção de comentários não aj
-
José Ricardo Braga
Freitas, fico feliz por gostar de minhas ponderações. Vou confessar algo que foge do assunto - Escrevi aqui na Folha, há muito, antes de qualquer movimento neste sentido, que era melhor Sérgio Moro se candidatar a Senador. Ele cogitava outros cargos... Quando vi realizado, perguntei "Será que fui eu?". Resgato assim o que disse à Neli - Não exagera! A gente pode influenciar muita coisa aqui. Se colocar à deriva de 'homens maus' é até confortável, mas menospreza esse poder que temos...
-
José Freitas
Jose Ricardo Braga gostei de suas ponderações sobre a forma atual de escolha de ministros para o STF mas mantenho minha opinião de que a suprema côrte teria maior credibilidade junto à sociedade se fosse composta apenas de juizes de carreira. Por algumas razões que entendo ser razoáveis : A harmonia e a independência entre os poderes prevista na constituição tenderia mais para a independência se as escolhas não fossem tão subjetivas. O ser humano, em geral, tem algumas qualidades que às vezes >
-
José Ricardo Braga
(tit) Juízes Petistas ?
-
José Ricardo Braga
(i) José Freitas, isto que você propõe - que "juizes de carreira, sem vinculos partidários ou padrinhos politicos" sejam a classe exclusiva para acesso ao Supremo parece a proposta de Platão, que não deu certo na Grécia antiga - Os 'intelectuais' governarem a sociedade.
-
José Ricardo Braga
(ii) A democracia evoluiu deste erro e Montesquieu já propôs algo bem diferente em seu tempo e não foi à toa - O compartilhamento de processos decisórios se mostrou muito mais eficaz no decorrer da historia do que essa confiança na infalibilidade humana, pois evita excessos e vem com um antídoto - o controle concorrente das decisões.
-
José Ricardo Braga
(iii) Na Justiça a presença de advogados acusadores e defensores, mediados pelos juízes sempre produziu melhores resultados que apenas um ponto de vista presente, o do juiz (ou do Rei), nos julgamentos. Por isso que hoje os Tribunais são formados com proporções desses atores - juízes de carreira, ministério público e advogados de defesa, pois assim cria-se a concorrência de pontos de vista e a tendência é de se chegar a melhores resultados.
-
José Ricardo Braga
(iv) Você propõe também que Ministros sejam 'sem vínculos partidários ou padrinhos politicos', o que é de uma inocência risível. É uma condição tão fácil de burlar que, se funcionasse, seria apenas na primeira leva (nas outras esses vínculos seriam dissimulados). Isso não se controla, todos têm interesse! É melhor que esses interesses sejam conhecidos, explicitados e aferidos do que se viver da ilusão que não existem.
-
José Ricardo Braga
(v) Este foi um claro erro de Lula em suas nomeações do primeiro ciclo. Ele foi platônico também - julgou que como a Justiça era a 'especialista' do assunto, bastava a ele nomear o primeiro colocado das listas que lhe eram apresentadas. Pegou cadeia! E que "advogados do PT" são esses que permitem que seu "cliente" pegue cadeia? Incompetentes?
-
José Ricardo Braga
(vi) Lula não percebeu que a Justiça também tem seus interesses e que entre aqueles de quem os nomeou e os próprios escolheram os deles mesmos. Afinal, condenar um juiz por mau procedimento além de colocar em perigo seus 'colegas' da corporação criaria efeito dominó que redundaria em impeachment deles próprios.
-
José Ricardo Braga
(vii - fim) Faz-se na nomeação de Ministros o rito que a Constituição preconiza e esse rito é baseado no conhecimento histórico que se tem. Se alguém enxerga alguma falha, que aponte soluções eficazes. Rito, é verdade, tem um tanto de encenação, mas a nomeação de Ministro anda mais pra Big Brother do que novela. Não se sabe, de antemão, quem vai ganhar o jogo!
-
José Freitas
Sra. Neli concordo com sua opinião de que as sabatinas que os senadores fazem com os indicados pelo presidente para o STF não passa de um teatro. A maioria dos "aprovados" não passariam na prova da OAB e muito menos em algum concurso publico para a Magistratura. A maioria sequer tem "reputação ilibada" e muito menos "notorio saber juridico". Para melhorar a qualidade da Suprema Côrte seria recomendavel restringir a escolha aos juizes de carreira, sem vinculos partidários ou padrinhos politicos.
-
José Freitas
Jose Ricardo discordo que a Neli esteja distorcendo a realidade quando avalia de que forma os ministros do STF são aprovados. Poucos senadores tem o preparo moral, ético, juridico e intelectual para fazer uma verdadeira sabatina nos candidatos escolhidos pelo presidente. Na verdade essas aprovações são previamente negociadas nos bastidores, na peregrinação que os candidatos fazem aos seus gabinetes, onde seriam firmados acôrdos de reciprocidade para que não haja problemas futuros entre eles.
-
José Ricardo Braga
André Mendonça foi aprovado por um fio.
-
José Ricardo Braga
A Neli está distorcendo a realidade. Desde a nomeação de Fachin, a sabatina de Ministros candidatos ao Supremo tem sido dura, demorada e polêmica. Fachin ficou mais de dez horas sendo sabatinado, por exemplo e nenhum dos outros posteriores enfrentou moleza em seu processo de avaliação. O filtro do Senado pode melhorar, é certo, mais fases, mais análise técnica, mas o que tem sido utilizado é o rito conforme a Constituição preconiza.
-
Marcelo de Souza
Bem se vê que você também não lê, não estuda e não tem a menor ideia do que está falando. Não vale o tempo gasto nesta resposta. Vai estudar, gado
-
neli faria
Tem que cobrar do Senado que aprova todas as indicações do Presidente da República, seja quem for. O Senado faz um teatro e pronto: aprovado. Os senadores menoscabam a Função que exercem e a própria Instituição,aprovam todas as Indicações do Presidente da República. Ao longo da História teatral, digo do Senado, cinco rejeições. O erro é do Senado, senhor. Se o presidente indicar um primeiranista o Senado acolhe.
-
-
Marcelo Fernandes
Artigo histórico de Lúcia Guimarães. A escória golpista da extrema direita precisa ser parada. Já é tempo de começarem a responder por seus crimes, seja no Brasil, seja nos EUA.
-
José Freitas
Lucia Guimarães não vive no Brasil e não consegue traçar paralelos politicos entre o Brasil e os Estados Unidos. Onde ela vive a imprensa e o Judiciário são livres da tutela do poderes Executivo e Legislativo, uma caracterisitica das democracias. No Brasil a imprensa e o Judiciário são subordinados ao Poder Executivo, que tem a caneta para liberar verbas, uma caracteristica dos regimes autoritários. Nenhum brasileiro esta preocupado em defender nossa "soberania" mas sim nossa liberdade!
-
José Freitas
Leonilda vc acha realmente que as "emendas secretas" não são utilizadas tambem pelos parlamentares de esquerda? em que país vc vive? na Albânia ? E fato que tambem nos EUA os ministros da Suprema Côrte são indicados pelo presidente mas, um vez empossados, continuam politicamente independentes e por isso são respeitados pelo povo americano. No Brasil os "ministros" do STF continuam agindo politicamente transformando o tribunal em uma extensão de suas bancas privadas de advocacia.
-
Leonilda Pereira Simoes
Ela tem capacidade maior do que todos aqui para escrever sobre variados assuntos e políticos daqui e de lá. Você nem percebeu até agora que o PL, associados e o Malafaia dominam o Congresso e emparedam o governo com emendas secretas? Mora na Iugoslávia? Fora isso, o Supremo de lá é de direita, a maioria indicados por republicanos. Mesmo assim, o pr do STF contrariou o laranjão! O bilionário da Amazon dono do Washington Post pressionou o jornal a não criticar Trump, imprensa bem livre, não?
-
Humberto Rodriguez dos santos
É isso que deve ser dito. As pessoas tem liberdade de expressar suas ideias e não concordar com outras. Uma coisa simples, mas não para todos. Nós EUA criticar uma autoridade não é crime. Nem na Espanha que tem governo de extrema esquerda. Mas aqui é....crime de opinião.
-
Marcelo Fernandes
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
Joao Braga
Lucia Guimarães não tenho a menor simpatia nem pelo 03, ou quaisquer dos zeros. No entanto o que eram " pitadas de psicopatia ", talvez hoje se contam aos baldes... Pense um pouco nisso...
-
Joao Braga
Batista Beltrame vc realmente "gosta de ser enganado, concordo.". Acredita em palestras milionárias, filhos ronaldinhos, integridade das obras superfaturadas no exterior....Mais um bobinho estilo que sauda mandioca e estoca ventos...
-
João Batista Beltrame
... kkkk o João Braga, não tem a menor simpatia nem pelo 03, ou quaisquer dos zeros... Me engana que eu gosto Joãozinho! Você está mentindo , Joãozinho! É pecado! Peça perdão pro Pneu...
-
Joao Braga
Petistas supostamente pagos perambulam diariamente aqui. Democracia para eles é concordar com as bobagens do foro de SP. . Muitos provavelmente eternos alunos de "humanas" , outros talvez dependem de mesada do papai ou algum subsídio de dinheiro público. Discordar é ser "bozoloide" ou fascista, repetem com ares de sabedoria...bobinhos.....
-
Dagmar Zibas
Sim, os bozoloides piraram de vez. Baldes de psicopatia.
-
Edailson Monteiro Rodrigues
"não tenho a menor simpatia nem pelo 03, ou quaisquer dos zeros", mente que nem sente.
-
-
Alexandre Marcos Pereira
A piada, se estivesse pronta, talvez fosse sobre o destino dos deportados, que fizeram uma viagem com passagem só de ida e expectativas frustradas. Ou sobre um presidente que brada contra as instituições, mas descobre que a Constituição não se abala com berros. Ou, quem sabe, sobre um país que, acostumado a exportar democracia em caixotes de munição, agora tropeça na própria burocracia jurídica ao tentar mandar uns estrangeiros de volta para casa.
-
ARI VARGAS LEAL
Ótimo texto d. Lúcia. Bons tempos do Connection, afiada.
-
Dagmar Zibas
Connection era grotesco com Diogo. Lúcia está muito acima. Destoava.
-
-
Diego Rodrigues
Meu viés esquerdista e anti-americano me impede de ver isso com clareza, então pergunto honestamente aos conservadores: a postura desse rapaz parece razoável? A paixão pela pátria alheia e desejo de ser reconhecido por ela, inclusive conspirando para que essa nação atue para violar a soberania nacional lhes parece ok ou gera alguma decepção/repúdio? Me parece tão patético mas não sei se sou eu.
-
José Freitas
Sr. Dirceu vou tentar atender ao seu pedido : Primeiro: liberdade de informação e manifestação - impossivel com o "controle social da midia" pretendido pela esquerda. ; Segundo: Direito ao devido processo legal - julgamento na primeira instância para quem não tem "fôro privilegiado" e o direito ao duplo grau de jurisdição conforme previsto na Constituição Federal. Terceiro: Cumprimento do prazo legal para duração dos processos; e Quarto: : Fim das decisões monocraticas em tribunais colegiados.
-
Dirceu Luiz Gonzaga
Seu José, o senhor poderia enumerar ao menos 3 tipos de liberdade que diz defender e não as tem em solo brasileiro?
-
José Freitas
Voce foi preciso e honesto ao reconhecer que seu víes esquerdista o impede de ver com clareza. Vamos tentar trazer uma nova perspectiva ocular para o seu entendimento: Não vejo a atitude do deputado como uma "paixão pela pátria alheia". Ele sabe que nunca será considerado americano pelo povo de lá. No entanto quer para o Brasil a mesma liberdade de que eles desfrutam e isso não tem nada a ver com violar a soberania nacional. Cuba e Venezuela tambem defendem suas soberanias, mas são ditaduras.
-
-
João Vergílio
Não me parece que Eduardo Bolsonaro esteja fugindo. É mais provável que ele vá trabalhar junto ao grupo de Paulo Figueiredo, que mantém relações estreitas com Steve Bannon. Se a guerra comercial com a China se agravar, o Brasil será uma peça essencial no tabuleiro. Bolsonaro & Cia sabem que as coisas deram errado em 2003 porque os EUA não apoiaram. Bastaria um aceno e os militares adeririam em massa. Desta vez, será diferente. O 03 não está fugindo. Está conspirando.
-
José Freitas
Discordo em parte do seu comentário. A generosidade e a esperança do povo brasileiro de que um operário, mesmo doutrinado pelas teorias socialistas até então não desmentidas pela pratica no Brasil , pudessem dar certo para diminuir a desigualdade social sem restringir as nossas liberdades individuais, levou à eleição do Lula. A realidade posterior acabou com essa esperança. Me explique em que consiste a tal "conspiração"!
-
-
Regina Fonseca
Excelente definição, parabéns!
-
LUCY KELLY PEREIRA
Ótimo texto, começar o dia lendo ironia inteligente é sempre um prazer: bananinha e biblioteca? Impossível.
-
Taniara Aguiar de Souza
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
EZIQUEL D VILA
Vixe essa comentarista, jornalista, colunista, sei lá o que está irritada. Juristas e jornalistas deveriam ser imparciais mas estão tão fora da casinha que qualquer um percebe.
-
José Freitas
Diego, de fato não precisamos tratar jornalistas, colunistas ou comentaristas como inimigos. Eles podem falar, escrever e comentar sobre o que quiserem. No entanto, assim como a mulher de Cesar, por serem figuras públicas que podem influenciar outras pessoas, eles deveriam, pelo menos, parecer honestos para ampliar o seu publico leitor/telespectador. Quando se assiste à um programa jornalistico ou de entrevista em alguma TV logo se percebe o viés ideologico e o interesse comercial.
-
Dagmar Zibas
Não tem argumentos para defender o fujão, traidor da Pátria, e se volta, de maneira tosca, contra a jornalista.
-
Diego Rodrigues
Nao entre nessa de por jornalistas como inimigos. Ora, se ter opinião sobre tudo eh o esporte preferido de todos nós porque vamos podar os mais qualificados pra isso? Imparcialidade não existe, não sei da onde tiraram que mídia deve ser imparcial. Mídia deveria ser transparente com suas posições e vieses, porque imparcial nunca poderia ser. Ao escolher a pauta e os destaques já se foi a imparcialidade.
-
FLAVIO CALICHMAN
Repórter é que relata as notícias, colunista por definição comenta, analisa e dá a sua opinião. Você está errado.
-
Amauri Jesus da Mata
Acho que você não tem capacidade intelectual para fazer um texto deste, por isso sua indignação.
-
-
Elysio Ernesto Matos Alecrim
Boa Lúcia! Será que a hora dos adultos tá chegando....
-
Marcos Benassi
Ôôô, Elysio, não é que eu queira te desanimar, prezado colega, mas olha pra cima. A resposta é "ainda não...
-
-
Paulo César de Oliveira
Eu diria que Eduardo Bolsonaro tem razões para temer a caneta de Moraes porque ela age de forma arbitrária, sem respeito pelas leis. Veja o caso de Braga Netto, preso ilegalmente. Por que ilegalmente? Todos sabemos que planejar crime não eh crime e só a execução pode ser punida. E o CP diz que tentativa de golpe requer violência ou grave ameaça. Qual foi a violência ou grave ameaça cometida por Braga Netto? Aguardo respostas dos fãs de Moraes.
-
Marcos Benassi
Tá sentadinho, no bem-bom? Ótemo, porque ninguém vai gastar energia renovável com pepino que nasceu torto.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.