UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE CRETELLA NETO

    Deixe-me entender. Mas o Gallipoli não é o amigão do Lula? E o Roberto Campos, com 2 ou 3 pontos a menos de taxa de juros ... era o demônio. Lula descia a lenha nele abertamente. E com 14,5% Lula não deu um pio. Porque será?

    Responda
  2. JoseLuciano Costa

    A declaração do B.C favorece a inflação pq os agentes financeiros querem isso. A inflação não é de demanda como dizem. O IPCA mede até 2 ou 5 salários mínimos onde o peso dos alimentos é significacidos e não medem a inflação geral. Veja o caso da recessão dos USA onde Roosevelt estimulou a economia diferente o q fazem no Brasil hoje.

    Responda
  3. José Cardoso

    Obrigado ao STF: o Brasil voltou --- aos mesmos juros da DIlma 2. E tudo indica que dessa vez o BC petista os aumentará ainda mais. Nunca houve presidente mais medíocre que o Lula.

    Responda
  4. Edson wanderley Barreiros

    30 anos de Plano Real, inflação sempre ultrapassando as metas com taxas 'selic' sempre altas. Esse remédio não funciona, nunca funcionou, serve apenas para encher alforjes do ágio.

    Responda
    1. Rubens Moreira da Costa Júnior

      O principal objetivo dos juros às alturas é bancar o lucro do mercado financeiro, e dos rentistas, mesmo porque, o Brasil não tem inflação de demanda.

  5. hernando josé rocha franco

    Nessa discussão toda, uma coisa é certa: inflação persistente corrói salários, atrapalha o orçamento das famílias, trazendo incerteza e frustração à vida cotidiana. Quem viveu a hiperinflação antes do plano Real, sabe muito bem disso!

    Responda
  6. Rubens Moreira da Costa Júnior

    Uma pergunta que não quer calar? Quanto que custa ao Brasil manter juros de 14,25 a.a.? Com certeza é mais que o país gasta com a educação e saúde pública. Sério que vai passar por moderação?!?

    Responda
  7. Alexandre Marcos Pereira

    A citação a Ernesto Guevara é uma promessa bela, quase poética. O Chê deve estar sorrindo no além diante da homenagem. Mas a realidade dos números não se emociona com declarações de afeto. A inflação, essa velha senhora de temperamento volátil, não se amansa com promessas, e muito menos com ternura. É preciso rigor, pulso firme, frieza matemática. E, no entanto, eis que o Banco Central se equilibra na corda bamba, tentando dançar um tango entre ortodoxia e sensibilidade social.

    Responda
  8. Rubens Moreira da Costa Júnior

    Quando foi aprovado a autonomia do BC, na calada da noite em plena crise sanitária, deveria observar três vertentes: controle da inflação, crescimento econômico e pleno emprego. Contudo o BC ignora sua responsabilidade ampla, e impõe uma meta de inflação equivocada.

    Responda
  9. Rubens Moreira da Costa Júnior

    Todos os meus comentários que apontam os erros do "deus mercado" e que elogiam o governo de Lula, passam por moderação na FSP. Por que será?

    Responda
  10. Rubens Moreira da Costa Júnior

    Alguém já se deu conta que na realidade não é a inflação que está descontrolada, e sim a meta de inflação de 3% a.a. que é abusiva? O mundo passa por dois conflitos mundiais, a pressionar o preço do petróleo e o preço dos fertilizantes. Ainda há o efeito do clima a afetar os preços dos alimentos, fora a crise aviária nos EUA. Portanto, seria razoável uma meta de 5% a.a. Quanto custa ao Brasil, bancar um juros de 14,25%?

    Responda
  11. EZIQUEL D VILA

    Juros desse tamanho, a Dilma voltou com tudo, salve-se quem puder.

    Responda
  12. Marcos Benassi

    Vêtêfê, o que eu sei é que de oportunista e lôko, esse povo tem muito mais do que um pôko. Ainda ontem, eu tava lembrando que tenho uns dólares velhíssimos que se eu não vender, daqui a pouco ninguém aceita. Vou esperar a próxima subida estúpida, causada por um oportuno "Pânico", totalmente inorgânico, e vou trocar esses trecos. Faço parte da ralé que viaja pouco, e quase tive que fazer uma macumba para que um trader Sikh, de turbante e tudo, acreditasse que as notas não eram falsas.

    Responda
  13. Pedro Luis S C Rodrigues

    Alem dos fatores citados há a impopularidade do Lula. A esta altura a possibilidade crescente de que não consegue se reeleger começa a fazer preço. Se realmente perder ano que vem o dólar volta pra baixo de 5. A ironia é que o mercado ao melhorar as condições porque imagina que Lula sai ajuda ao mesmo a se reeleger. Oremos pra nos livrar do PT

    Responda
    1. raul neto

      Faz tchetcheretchetchê que a salvação dos seus sonhos vem. Meu Deus!

    2. Rubens Moreira da Costa Júnior

      No governo do PT, a média de crescimento é superior a 3% a.a., o dobro da média dos governos de Bolsonaro e Temer. O desemprego médio abaixo de 6%, a dívida pública abaixo de 75% do PIB, aprovação do acarboso fiscal e reforma tributária que irá desonerar imposto sobre o consumo. Portanto, vida longa ao PT!

  14. adenor Dias

    Quem está montado no cavalo, leva o animal pra onde quer. O Brasil parece ser um eterno cavalo.

    Responda
  15. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Não existe, no jornalismo brasileiro, alguém mais medíocre do que VT Freire. Até o título é ridículo. Esse sujeito só consegue causar sobre aquele leitor que tem fé cega na ideia em uma Folha de qualidade — qualidade que não existe e nunca existiu. Só rindo. Alguém, do tipo de leitor que acuso, perguntará: por que lê então? Para entender como chegamos a um jornalismo tão baixo; para saber que o saber não está no jornalismo (não neste).

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Repito, não existe no jornalismo brasileiro alguém mais medíocre que VTF.

    2. raul neto

      Você é vizinho do Vinicius e brigou na reunião de condomínio?

    3. Rodolpho Oliveira

      Só pra eu entender.. o saber está no X do seu ex?

    4. Raoni Machado

      Sou leigo, indica algum outro colunista neste tema? (Na FDS ou fora)

    5. Rodrigo Andrade

      Comentário sem pé nem cabeça

    6. Eduardo da Silva

      ????!!!!

  16. Aroldo Zella

    AUMENTA-SE PARA 15% PARA COMBATER A INFLAÇAO, MAS ELA NÃO NÃO CEDE, MAS PROVOCA DESEMPREGO E AUMENTO DA DÍVIDA INTERNA. NÃO HAVERIA UMA OUTRA FORMA DE COMBATE À INFLAÇÃO?? QUEIMARAM MAIS DE 30 BILHÕES DE DÓLARES PARA COMBATER ALTA DO DÓLAR, E ELE SUBIU MAIS AINDA, ALGUÉM GANHOU COM ISSO.?? TERIA OUTRA FORMA DE CONTER A ALTA DO DOLAR?? PARECE QUE O BANCO CENTRAL TEM MUITO ECONOMISTA....

    Responda