UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Pô, caro xará, não é de hoje que me surpreendo com o bom-senso do seu Trabuco: mesmo representando a altíssima grana, volta e meia solta observações bastante razoáveis. Nos últimos tempos, desenvolvi uma hipótese explicativa: ele, simplesmente, é um banqueiro de boa qualidade. Quer que sua instituição faça o papel, oh, surpresa!, de banco, financiando a produção e ganhando uma bala com isso. Juros altíssimos, são horrendos, espantam o freguês. É o inverso do desejo de especulador.

    Responda
  2. José Cardoso

    Como banqueiro está tudo bem para ele. Quanto mais desajuste fiscal mais o BC aumenta os juros. Além disso esse governo estimula também o endividamento privado com o consignado. Mamão com açúcar.

    Responda
    1. José Cardoso

      Marcos, o fato é que a política do governo petista é de juros altos. E o banco não precisa de outros clientes quando o Estado paga um juro real altíssimo com total garantia.

    2. Marcos Benassi

      Muito pelo contrário, José: se fizer a bondade de espiar meu arrazoado imediatamente acima, poderá ver minha argumentação.

  3. Anete Araujo Guedes

    Trata-se da supremacia, da exaltação, do mando e do poder político de um mercado rentista, do dinheiro pelo dinheiro, do lucro desenfreado de poucos, sem produção, sem industrialização, sem avanços e transformações, sem desenvolvimento social, educacional, científico e tecnológico.

    Responda
  4. Rubem Oliveira de Paula

    [1] Um trecho resume: houve um "tempo em que o debate na economia era marcado por questões relativas ao desenvolvimento, aumento de renda e redução de desigualdades.[...] O setor[...] produtivo tinha maior importância..." É necessário, antes de tudo, entender que no mercado financeiro, investimento, sob a perspectiva de quem aplica, não é investimento, mas poupança sob uma visão de fato econômica. Poupança com expectativa de se transformar em investimento, Formação Bruta de Capital Físico, FBKF.

    Responda
    1. Rubem Oliveira de Paula

      [2] E boa parte do "mercado" não está preocupada com o Investimento real (FBKF), mas apenas na especulação e atração de dinheiro que virarão rendimentos fora da economia real e que, no longo prazo, tem pouca ou nenhuma relação com os investimentos, o crescimento e o desenvolvimento do país. Nada mais claro para ilustra isso do que a "alteração de expectativas do mercado" quando a Petrobrás resolveu reinvestir (pensar no longo prazo) ao invés de aumentar e redistribuir (os ainda elevados) lucros.

  5. Rai Giovanni

    Esse é tão bom, mas tão bom que esta quase quebrando o banco dele. Bradesco se não segurar as pontas vai ser engolindo pelo Inter e Nu Bank... Quem acompanha o mercado financeiro sabe que o Bradesco está lutando pra sobreviver. Só olhar o que vale s ações desse banco hoje e o que já valeu. Ele está de olho é nas benesses que a proximidade ao poder traz. E os petistas inocentes comprando o discurso dele.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Se o Bolsonaro mandar você xingar a própria mãe, qual o palavrão você pretende usar?

    2. Antonio Carlos Nogueira

      Bem da para ver que vc não entende nada do sistema financeiro. O Bradesco é o terceiro banco do pais sendo superado pelo Banco do Brasil e pelo Itaú Unibanco. questão das cotações da ação em bolsa pelo valor apresentado não tem nada a ver com a solidez do banco cuja rentabilidade em seu ultimo balanço 31.12.24 é 11,4%sobre o patrimônio liquido. Quer ganhar dinheiro a longo prazo aproveita e compra ações do Bradesco que paga dividendos mensais e bonifica sempre com 10% em novas ações todo ano.

    3. Ennio Baldur Hammes Schneider

      O Bradesco sendo engolido pelo nubank e inter?! Que viagem!

    4. alex carvalho

      Que análise profícua! O banco europeu devia te contratar!

    5. alex carvalho

      Sua análise é perfeita! Já te indicaram pra Nobel de economia? Vou te indicar.

  6. Felipe Souza

    Excelente e necessária a visão de Trabuco. Hoje, o mercado só atrapalha o crescimento do Brasil com suas especulações que possuem destino certo: prejudicar o governo Lula. O fiscalismo do mercado é aquele que quer tirar investimentos de saúde e educação, de modo a piorar a vida do povo, enquanto quer aumentar os incentivos (com dinheiro público) e desonerações fiscais aos bilionários do país, agravando a desigualdade social.

    Responda
    1. MARCELO RODRIGUES

      Lula, como sempre para os fanáticos, é inocente e ingênuo…

  7. Luiz Augusto de Souza Loredo

    Não trouxe nenhuma novidade. Sempre se soube que os analistas de mercado e seus boletins só atrapalham. A novidade é alguém do mesmo grupo reconhecer que esse esquema predador e destrutivo está errado. Outra novidade é a FSP publicar essa opinião.

    Responda
  8. José Bueno

    O banqueiro está certíssimo!

    Responda
  9. Rodrigo Andrade

    Imagina a felicidade do Judiciário ao ler um artigo desses, sabendo que mais um penduricalhozinho não vai fazer mal a ninguém. Ou o conjunto da elite do funcionalismo, que já ganha demais mas acha sempre que é pouco. Ou os empresários amigos do Rei, que ganham um subsídio atrás de outro. Todos respiram aliviados pela "falácia" do fiscal do Brasil...

    Responda
    1. Felipe Souza

      O fiscalismo do mercado é o mesmo que quer diminuir verba de saúde e educação, mas quer aumentar incentivos (com dinheiro público) e desonerações aos bilionários do país. Para o mercado, dinheiro público deve estar na mão dos grandes empresários e do agronegócio, e não em investimentos que melhorem a vida da população. E é possível ser contra o fiscalismo do mercado e também contra as mamatas dos juízes e desembargadores.

    2. José Bueno

      Imagina a felicidade da grande maioria do sofredor povo brasileiro se cúmplices e responsáveis pelo barbarismo do frenesi fiscalista fossem mais responsàveis e humanos e passassem a ter mais respeito pelo bem estar dos brasileiros! Por enquanto esta grande msiotia é vítima do' mercado, sufocada por esta minoria agressivamente predatória da nação.

  10. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Dá para imaginar que a FSP publicou porque não dá pra recusar um artigo do presidente do Bradesco. Marcos Augusto Gonçalves deve ter autonomia para decidir o que escreve, mas temo que daqui a um tempo perderemos a oportunidade de encontrá-lo nestas páginas.

    Responda
  11. José Fernando Marques

    O "frenesi mistificador do fiscalismo" é justamente o que explica os juros nas alturas. Quando é que esses economistas vão amadurecer? As previsões erradas não os envergonham. Incompetentes.

    Responda
    1. Alexandre Avelar

      Não se trata só de vergonha. Muitos ganham muito com esses juros injustificáveis.

  12. Vital Romaneli Penha

    Não é atoa que o Sr. Trabuco não é economista, é formado em filosofia.

    Responda
    1. Felipe Souza

      Mas existem inúmeros economistas heterodoxos que concordam com Trabuco rs

    2. Carlos Alberto Komora Vieira

      No tempo que existiam Cidadãos com C maiúsculo, ter uma formação humanista era virtude. Quando o lucro acima de qualquer outra coisa, seja ecologia, sustentabilidade ou equilíbrio nas relações sociais, prepondera, aí causa surpresa a sensatez do Trabuco. O Mercado é refém do produto (títulos públicos altamente rentáveis) que oferecemos, nos é que não barganhamos um valor um pouco menor, mas ainda altamente lucrativo, dado nosso histórico de bons pagadores.

  13. Ricardo Knudsen

    Um artigo para ser lido pelos editorialistas da FSP, q ajudaram a causar o pânico fiscalista q fez a boiada bozista q habita a Faria Lima disparar em direção ao dólar. Mas desconfio q os dito-cujos agem por ideologia, não se importam de afundar a economia, desde q ajude a eleger um bozista dito moderado no ano q vem.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tô com os colegas e não abro, coisa fina.

    2. maria helena pinto oliveira santos

      Artigo para ser lido e relido como ponto de partida para conversas sérias, em qualquer ambiente que a gente frequenta, porque vamos convir, a gente escuta cada pseudo receita de solução para as questões da economia que dá desanimo...

  14. Eduardo Hollanda Porto de Oliveira

    Uma voz do chamado mercado que pensa, sabe fazer contas e que certamente não troca ideias com o pessoal da Faria Lima et caterva com copos Stanley nas mãos.

    Responda
  15. ADONAY ANTHONY EVANS

    Trabuco, para desespero dos oráculos economistas, não fez Economia, mas Filosofia. Empresas de grande futuro, contratam graduados em Filosofia ou Física Tem o olhar da floresta, não apenas da árvore ou pior, da folha. Foram grandes monetaristas como vovô Roberto Campos e Mário Simonsen que, via indexação, nos legaram a hiper inflação de 100% ao mês.

    Responda
  16. Edgar Candido Ferreira Candido

    Concordo com o Trabuco, a mídia no geral trata o mercado com muita espuma, conforme termo usado pelo próprio Trabuco. Isso é ruim, escolhe um tema para comentar desprezando o resultado geral. Passa muita mais a impressão de escolha política do que análise da realidade. Porque será?

    Responda
  17. hernando josé rocha franco

    Bom que alguém do setor traga uma voz de ponderação, pois o "onipotente" mercado, por vezes, tropeça nas próprias pernas e bate à porta do tesouro nacional (dinheiro de todos nós) para se socorrer.

    Responda
  18. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Banco. Instituição que recebe seu dinheiro e lhe cobra pra guardar. Será que o trabuco do Trabuco vai querer pagar o mínimo pra termos isenção do IRPF?

    Responda
  19. Humberto Giovine

    O mercado financeiro se "apossou" da economia que, deve ter por objetivo, sempre, o bem estar das populações. O equilíbrio nas contas públicas, os ajustes fiscais, e outros pontos macroeconômicos, são importantes, mas como instrumento do desenvolvimento e melhora nas condições de vida das pessoas. Jamais um fim em si próprio, como está sendo há décadas.

    Responda
  20. Gustavo von Krüger

    Onde que o Trabuco vai contra a percepção do mercado? Ele afirma exatamente isso: o tripé macroeconomico é o que funciona. No mais, ele fala dos exageros dos economistas, que sao reforçados pelo exagero do governo em desprezar o controle fiscal. O colunista pode estar praticando um auto engano em tentar confirmar as proprias convicções

    Responda
    1. José Bueno

      O nosso 'mercado' e sua mi d ia golpista são culpados, sim, pelas dificuldades que estamos passando para que o Brasil tire proveito de ser uma das maiores potências do mundo. Examine o que você pode fazer contra o agressivo boicote sustentado pelos tais 'economistas' e seus mandantes ao programa sério e responsável de ajuste fiscal do governo do Presidente Lula.

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Também fiquei com essa impressão, que tem alguém procurando um modo de passar um pano no desastre que é a administração pública federal.

  21. Regina Fonseca

    Explicou com clareza os malefícios para a economia dos artigos baseados em suposições. Com uma carreira sólida, certamente sabe o que diz, a folha poderia trazer mais artigos esclarecedores, Brasil precisa crescer seja quem seja o presidente.

    Responda
  22. NACIB HETTI

    Falou um dos donos do poder. Afinal de contas o Brasil é capitalista.

    Responda
  23. Antônio Carlos

    O texto do Trabuco e o do colunista são muito bons, há mais entre o céu e a terra que a vã filosofia dos fiscalistas, dos super ortodoxos. Temos que caminhar para superavit fiscal, mas crescimento do PIB e desemprego baixo não são negativos. Se a Solange Srour escreveu texto apontado dúvida na meta de inflação de 3%, pode haver luz no final do túnel.

    Responda
  24. Lisandro Signori

    Contraponto importante e necessário nesse momento onde o pensamento único do mercado financeiro está ocupando toda a grande mídia.

    Responda
    1. Felipe Souza

      O que mais me revolta é que há inúmeros economistas heterodoxos que se contrapõem às ideias do mercado financeiro, mas a mídia mostra a visão do mercado como se fosse um consenso indiscutível.

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Se ele emprestar a 10% de juros ao ano já estaria fazendo jus ao que fala da boca pra fora. Só que não vai fazer isso, apenas está fazendo propaganda da empresa dele e passando a mão na cabeça de Luís Inácio.

    3. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Se ele emprestar a 10% de juros ao ano já estaria fazendo jus ao que fala da boca pra fora. Só que não vai fazer isso, apenas está fazendo propaganda da empresa dele e passando a mão na cabeça de Luís Inácio.

  25. Rafael Gallina Delatorre

    E viva o anarcocapitalismo de Milei e Musk/Trump? Trabalhar, estudar, já não adiantam, precisamos de bala na agulha pra poder investir e perder algo. E aceitemos que é assim mesmo, não adianta lutar, espernear, melhor se acostumar. Meia duzia de infinitamente ricos, os demais que se virem

    Responda
  26. Felipe Araújo Braga

    Eu penso que ao lado da emergência climática e dos problemas ambientais, o mais importante no debate político deveria ser a questão econômica: eu não vejo os candidatos discutindo propostas econômicas, eu não vejo o povo debatendo isso. Eu vejo sim, gente pobre preocupada com ideologia de gênero e afins, depois não sabe porque nunca vai sair da pobreza: porque os oportunistas utilizam a pauta dos costumes e a religião, como meio de poder, enquanto o povo continua explorado.

    Responda
    1. Rafael Gallina Delatorre

      Lamentavelmente é assim, ninguém quer saber de nada, só de entorpecimento de todo tipo. Distribuíram ópio pelas redes sociais.

  27. Soares Pop

    Excelente e oportuno o artigo, como também a manifestação do Trabuco, um gigante no setor financeiro. Ele tem que ser ouvido sempre! O Mercado Financeiro não visa o bem comum, todos sabem, mas no Brasil ele se arvora de panaceia da economia e os incautos vão na onda.

    Responda
    1. Eduardo Hollanda Porto de Oliveira

      Comentário preciso.

  28. Luiz Ferreira

    Lia sempre os textos dele no Estadão (se é que ele mesmo escrevia), de um vazio de dar medo.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Também lia. Não li mais, por razão diversa da sua. Banqueiro carbonario, polemico, assertivo, não dura um dia. Banqueiro deve ser educado, discreto, vago, afável, conversar amenidades e falar obviedades. Por essa razão esse pronunciamento é tão importante. Sabe, como o Itaú, que o futuro do banco está no crescimento da Nação. Não na especulação de players ansiosos plenos de cobiça.

  29. Raymundo Itareru

    o mercado é composto de pessoas desonestas, que vivem da miséria do povo, especuladores, vampiros com sede de san*gue e suor dos pobres e trabalhadores. elite po dre

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Imagina o dia que entrar na sua cabeça que qualquer um que faça sequer uma pequena Previdência Privada, pra sobreviver dignamente depois de aposentado, faz parte do "Mercado". Afinal de contas, escolheu investiu hoje (ao invés de gastar) pra ter algo um pouco maior amanhã...

    2. Hernandez Piras

      Ganhou suas sete curtidas com o discursinho do séc. 19, cheio de preconceitos e generalizações.

  30. JOSE CAMPOS

    É raro, mas existe inteligência nos mercados!

    Responda