UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. marco martins

    Kkkk eses políticos são muito engraçados, qdo o presidente do BC era um aliado do Bolsonaro, ele era culpado pelos juros altos, agora que é um aliado do Lula a culpa é do sol, da chuva, do centrão, do ladrão de ovo etc etc etc

    Responda
  2. Alberto Melis Bianconi

    Tem herança coisa nenhuma. Elevou os juros porque o risco infracionário é verdadeiro. A recessão à frente também já está contratada, pode ser maior ou menor. A estabilidade econômica não se consegue tratar gingando indefinidamente. Corremos o risco de ter uma inflação maior que a necessária é uma recessão também mais severa... Uma tempestade perfeita.

    Responda
  3. CARLOS Alberto Corteletti

    Volta Campos Neto! Que a coisa aqui está muito difícil. Brasil não é para amadores. Sistema aqui é bruto.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Campos Neto fracassou reiteradamente. Ele sim me parece amador.

  4. S Luiz Faria

    Eles só sabem terceirizar. Depois da herança mal-di-ta do FHC, temos essa do Campos Neto. Mas o Galípolo não participava e votava junto com ele em todos os aumentos de juros? Sim, mas ele é muito frágil e o CN é o senhor dos mercados, com seu poderio avassalador. Todos os aumentos que virão, serão culpa dele. Tenham paciência! Por que não entregam logo o governo para quem sabe o que fazer com ele?

    Responda
  5. Getulio Cunha

    O cara diz q fez 2 meses de economia, isso é a credencial dele para ser ministro da economia. Depois de toda a gastança irresponsável desta turba, acusa o Campos Neto. Sempre assim, ou é do amigo ou é do outro.

    Responda
  6. EDUARDO DE ALENCAR

    é uma atitude muito covarde desse desgoverno fazer as besteiras que faz e botar a culpa nos outros. Metade do desgoverno Lula já foi e o Brasil só dando ré.

    Responda
  7. ALEXANDRE BARRETO

    Imagino o que vem pela frente… Glacial de 10 e crescimento de 5.

    Responda
  8. Graça Almeida

    Gente estou rindo demais do Haddad e dos devotos. Pois que nossa herança maldita foi acreditarmos, por pura ignorância, que quando Lula fazia governos de medidas compensatórias isso era ser de esquerda mas ele era e é só um neoliberal apaniguado com rentistas.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Esse é o tipo de bobagem que continua impedindo o governo de ser honesto na condução da economia. Estabilizar os preços não tem nada de neoliberal e é a política mais efetiva de distribuição de renda. A mídia está contra e a Faria Lima também, é do jogo, mas se não quer assumir que está disposto a sacrificar crescimento pela estabilidade de preços, vai por tudo a perder. Muito mais que o apoio político da esquerda monocórdica.

  9. Antônio João da da Silva

    Campos neto, diferentemente do que fizeram a quase totalidade dos bancos centrais, aumentou sequencialmente e a altas taxas a Selic. Agora enquanto o resto do mundo colhe os frutos de baixas taxas de juros, o Brasil amarga níveis altíssimo, porque alguém sem a mínima experiência com políticas públicas assumiu o banco central.

    Responda
    1. ALEXANDRE BARRETO

      Estás errado. Politics monetaria( juros) sem a cola brace da fiscal( governo)…. Da isso que vemos.

  10. Antônio João da da Silva

    Aumentos à altos percentuais da taxa de juros só é eficaz em inflação de demanda, mas claramente no Brasil, desde a pandemia, isso não ocorreu. Toda inflação brasileira se iniciou com o mega erro do PPI para o preço de combustíveis, os preços foram às alturas e espalhou a inflação para todos os setores da economia. A Petrobras teve mega recordes de lucros, claramente indicando o monumental erros de elevar os preços pelo PPI.

    Responda
  11. WILLIANS CESAR TURCO

    Este cara padece de falta de ver gonha na cara crônica !! Se der um carrinho de sorvete para tomar conta vai deixar o sorvete derreter !! É o famoso Jaiminho que tem ojeriza ao trabalho !!

    Responda
  12. Antônio João da da Silva

    Durante sua gestão, campos netos pautava o mercado, i. é, direcionava e orientava os debates. Quando saiu deixou uma bomba armada, o mercado adotou o discurso de campos netos e passou a pautar a nova direção: só a aceita como séria, se for para aumentos da Selic.

    Responda
    1. Graça Almeida

      ...rs

  13. Antônio João da da Silva

    Quando campos netos chegou no banco central, a conta juros era de 300 bilhões de reais ano, quando saiu a conta juros era de 950 bilhões de reais ano, com este último aumento a conta juros atingirá o bizarro número de 1 trilhão de reais ano.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      É a meta do mercado.

  14. Milton Nauata

    A culpa é do seu chefe, gastar mais do q ganha dá nisso. Ninguém em sã consciência pode ser contra o papel social do governo, só não pode dar mais do q é possível sem por em risco a economia. Melhor ter um gasto social q cabe no bolso do q prejudicar o desempenho econômico e tornar inviável os programas sociais. Governo não cria riqueza, só a distribue.

    Responda
    1. MARCOS MOURA

      O problema é que falar em cortar gastos com canhotes é a mesma coisa de chamar pra briga....rs...e se cortar as bolsas eles perdem os votos e a popularidade da alma mais honesta do mundo cai mais ainda...então, sob a ótica deles, é melhor quebrar país e jogar a culpa nos outros, principalmente nos governos anteriores, com o discurso furado da "herança maldita"

    2. Rodrigo Mello

      O governo não gastou mais do que ganha....o ex presidente que deixou uma dívida astronômica a ser paga....centena de bilhões de reais em predatórios. O que o Guedes queria, o que a direita queria é que o Lula pagasse essa dívida e para isso não gastasse, acabando com a economia e as chances de reeleição....lula não caiu nessa cilada. Não vai ter recessão, não vai ter inflação descontrolada e o país ainda vai crescer mais do que a Argentina, ao contrário do que espera a direita e o mercado...

  15. MARCOS DA SILVA NEVES

    Quando o BC, na presidência do Roberto Campos Neto, aumentava os juros, era ele o único responsável e que estava sabotando o governo Lula. Agora que o indicado é do Lula, o responsável continua a ser o Campos Neto? Até quando essa lógica mesquinha nós vamos ter que suportar? Porque não assume que erros foram cometidos nesses quase três anos de governo e que a conjuntura mundial piorou? Falem a verdade!

    Responda
  16. Antônio João da da Silva

    É óbvio que a culpa é de campos neto, aumentou sequencialmente e a altas taxas a Selic, bem ao contrário do que fizeram a quase totalidade dos bancos centrais do resto do mundo. Campos Neto não esperou a maturação, com outros fizeram. A Selic nunca poderia ter ultrapassado 8 pp no seu máximo.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      E porque o Galipolo continuou subindo, em vez de baixa-las?

  17. Peter Janos Wechsler

    Cúmulo da hipocrisia. Campos tinha que sair por que era o culpado. Haddad achou um sofisma para mantê-lo culpado mesmo depois que saiu em vez de assumir. Ética deplorável.

    Responda
  18. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Se for pra rir funcionou! Se não for pra rir, faça como o chefe, evite falar bobagens.

    Responda
  19. ARY OLIVEIRA

    ...caro taxad, qual a herança que você recebeu do Paulo Guedes? .como estava a inflação sob o guarda chuva dele?

    Responda
  20. Jair Pereira

    Haddad tem razão, a culpa é de Deodoro da Fonseca. Tem quase 140 anos e isso vem rolando desde o domínio português. Caro Haddad, bem sabemos que existe gente que acredita, mas não brinque com a inteligência mediana.

    Responda
  21. Pedro Piedade

    Quanto contorcionismo hein? Governo perdido na própria narrativa

    Responda
    1. Jose Paulo Lamelza

      Prezado, totalmente perdidos e sem rumo, estamos a deriva

  22. Newton Zuppo

    Esse pessoal do PT é muito cara de pau. Coitado do povo brasileiro.

    Responda
  23. MARCO ANTONIO POLISELI

    Toca melhor que o Almir sater

    Responda
  24. Steve Santos

    Um ministro desastroso da economia que nunca foi economista...como podia dar errado?

    Responda
  25. assis furuno

    A desculpa dos incompetentes eh culpar os outros pelos seus erros. Se esse aumento dos juros foi agendado por Campos Neto contou com a aprovação dos outros membros do Copom inclusive do galípolo.

    Responda
  26. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Galípolo é galo e pollo (galinha) ao mesmo tempo. Só não bota ovo.

    Responda
    1. neli faria

      Se botasse ovo, pelo preço que está , olha a riqueza do Brasil!

  27. Reuben Asuo

    O circo foi montado e os palhaços estão em ação. Contudo, nem toda a população acredita nessa farsa.

    Responda
  28. César A C Sanchez

    Notem como o lulopetismo toma chá de sumiço nessas horas. Deixando bem claro que gosto do rapaz Galípolo, que simpleamente dá continuidade ao trabalho de Campos Neto. O Copom agora é quase cem porcento indicado pelo regente do Mensalão e do Petrolão.

    Responda
  29. Marenildes Pacheco da Silva

    Procurem ver sobre a ação popular do boulos, contra o ex presidente do banco central, lá, ele elenca, supostamente as irregularidades cometidas pelo cn. Quando ele saiu, ele já deixou a decisão e índice de aumneto da taxa determinados, para depois da sua saida, portanto, só as próximas reuniões, terão a responsabilidade do Galípolo, só que os investidores não vão deixar barato, pois não vão querer deixar de mamar no país. Hoje alguém fez o ranking de juros mundiais, e a nossa é a 4a maior.

    Responda
    1. S Luiz Faria

      Absurso. Coisa de militante que vive em Narnia. E nos próximos reuniões do Copom haverá novas altas de juros e advinha quem vão culpar? Incompetentes, cínicos. Criticavam o orçamento secreto e o mantiveram, com grande aumento. Antes era o maior escândalo de corrupção, agora silêncio. Atacavam o sigilo de 100 anos criado pela Dilma e o mantiveram. Esse governo já acabou. Alguém pode avisar?

    2. Jose Paulo Lamelza

      Não é determinação, é indicação, se a economia estivesse nos trilhos, simples era não aumentar, mas como sempre é mais fácil culpar " alguém" fora do governo.

    3. Newton Zuppo

      Você tem razão, a grama é azul

  30. Elcio Simielli

    No lugar do Haddad, o que você faria, Lima?

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      É difícil mostrar para quem é vitima da fabricação ou produção de consentimento, que é manipular os menos favoreidos intelectualmente, assim como eu, só que acordei devido ouvir intrevistas dos intelecruais que praticam alteride, a porque o

    2. neli faria

      Exoneraria. Quem não tem competência, dizia o ditado na minha infância, não se estabeleça.

  31. jose luiz de castro

    Nesse governo ninguém assume responsabilidade sobre nada. Está acabando o mandato e ainda "o culpado é fulano." Que vergonha esses canhoteiros...

    Responda
  32. Joao Braga

    Rsrsrs.....

    Responda
  33. Eduardo Freitas

    Padrão políticos nefastos do PT

    Responda
  34. NACIB HETTI

    O Galípolo é oriundo da Faria Lima mas é fiel ao Lula.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      O problema, que se não for alguém que prometa a sintonia com o mercado, o congresso não aprova na sabatina, aí fica difícil,não sabemos o que é perguntado ou respondido. A sabatina deveria ser aberta ao público e transmitida pelas plataformas e tvs independentes. .

  35. Ivo Broeing

    kkkkkk

    Responda
  36. LUCAS STAINSKI DE MARIA

    Se tirar do vocabulário do petista “golpe”, “Bolsonaro” e “Campos neto” não tem assunto

    Responda
    1. luis TELLES

      Assim como o dos bozomaniacos que tira "mas e o Lula ", "comunismo" e "Venezuela" também não sobra nada. Admirador de políticos é a maior desgraça desse país

  37. Lorenzo Frigerio

    Mas é muita cara de p au!

    Responda
    1. Jair Pereira

      Se tem 61 milhões de tolos que caíram no golpe da picanha uma mentira a mais não faz diferença.

  38. Steve Santos

    Taxad e lula tem 100% de culpa em tudo que está acontecendo...um desgoverno que só soube prometer e iludir ...e nada entregou

    Responda
  39. Antonio Evaldo Almeida Barros

    Esquerda caviar.

    Responda
  40. REINALDO BORRAJO SERRA

    Esqueçamos o BC antes e agora bem administrado. Haddad e Gleice consideram alguns governadores ingratos mediante a ajuda do governo federal às suas unidades federadas. São Paulo recolheu desde os primórdios da República até hoje o montante de trilhões em impostos aos cofres federais cuja destinação (CTB) pouco lhe tem aproveitado. Há obrigação da União em destinar verbas necessárias a São Paulo independente do talante do governo da vez. Não há favor. O erário público não pertence ao PT.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Exato!! E não existe dinheiro público, mas dinheiro dos pagadores de impostos!! Assim dizia Thatcher, muito sabiamente! O compromisso de pagar a tunga é que a usem muito bem! Não há razão para engordar uma porca que já não anda.

  41. Cesar Costa

    Decepcionante essa declaração!

    Responda
  42. Diego Nascimento

    É surpresa pra alguém que o haddad faria isso? Veja bem tem pouco mais de 2 anos que é ministro da fazenda e até hoje não se responsabilizou por absolutamente nada, tudo pra ele é o governo anterior, seu tempo tá acabando filho, e o que você tem a oferecer? Um pib inflacionado. O maior imposto do mundo, pra mim você não resolver problemas, é tão incompetente quanto quem fez a m. Vamos começar a trabalhar que isso não tá colando mais.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      Amigo, sugiro os podcasts, entrevistas e livros dos pesquisadores: Jessé Souza, João Cezar Castro Rocha, Miguel Nicolelis, o jornalismo do I C L e alguns do UOL news, talvez você entenda como a extrema direita nos manipula com a eficiente produção de consentimento.

  43. André Silva de Oliveira

    Segue o PT semeando evidências de que está completamente perdido, descolado até mesmo de um discurso minimamente congruente e credível. Lula venceu por margem apertada em razão da alta rejeição de Bolsonaro, sobretudo pelo manejo desastroso do combate à pandemia da Covid-19. Daqui em diante, será uma lenta agonia até a queda em 2026.

    Responda
  44. EVANDRO SADA FARIA

    Provou que é um poste; e ainda por cima sem luz.

    Responda
  45. Pedro Medeiros

    Tem que ser muito baixo, ca na lha para falar isso.

    Responda
  46. José Nilson Gregolis

    Esse desgoverno não vai criar vergonha nunca. Além de estar afundando o país e os preços nas alturas , não assumam as responsabilidades e vivem colocando culpa nos outros. Criem um pouco de dignidade e vergonha desgoverno.

    Responda
  47. César A C Sanchez

    Tanto malabarismo argumentativo para justificar que Gabriel Galípolo, o "menino de Ouro" (segundo o esposo de Esbanja, que está fazendo compras em Tókio...) apenas dá continuidade à política monetária do excelente Roberto Campos Neto. Haddad tem que cuidar da política fiscal, que anda capenga.

    Responda
  48. César A C Sanchez

    Hum, que está dizendo isso mesmo, Roberto Campos Neto?

    Responda