-
Geraldo Soares
JP, depressa, coloca isso no jornal!!!
-
José Cardoso
Acho que uma grande motivação é atrair adeptos ao mostrar força. Seja anarquismo, comunismo ou islamismo, enquanto as ideias ficam em palavras, escritas ou não, poucos prestam atenção. Mas se um prédio em NY desaba atingido por um avião-míssil, muitos jovens são atraídos pela causa, que mostra seu poder sobre o mundo real.
-
Nilton Silva
Aqui no Brasil os nossos criminosos gozam da mesma simpatia dos tais pensadores que tratam os terroristas como inimputáveis. Pobrezinhos.
-
Luiz fonseca
A melhor passagem da coluna é a citação do grande Joseph Conrad (nascido na Polônia e um dos maiores escritores ingleses de todos os tempos).
-
Benedicto Ismael Dutra
O cérebro humano é como um rádio que emite ondas através do pensamentos e capta ondas, o determinante é a espécie dos pensamentos, se são movidos por descontentamento, medo, ódio, receberá um reforço da massa de pensamentos de igual espécie. À medida que vai condensando o que tem no seu íntimo, mais reforço receberá devido a atração que exerce. Os humanos deveriam se ligar ao bem, se se voltam para o mal é por escolha própria, assim como as ações destrutivas que praticam.
-
Ivo Broeing
Somos, por natureza, seres de agressividade e violência. Reprimimos esses impulsos para poder viver em sociedade e isso tem um preço: os nossos sintomas.
-
-
jose prado
Que estória é essa de pureza de pensamento, moço! Bebeu?
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Não precisa ir longe. Por que alguém, já depois do furto de um celular, ainda mata o assaltado? Coutinho é sempre ótimo. Direita inteligente e culta. Cada dia mais rara que o Mico Leão Dourado.. o Ibama deveria salvar alguns casais. Só antropólogo psicanalista para explicar
-
Cleisson Moraes Bastos
O autor do Estudo, gosta de entregar o tanto do mesmo.
-
Hernandez Piras
Há muitos anos que não leio ou ouço em lugar nenhum alguém defender as duas teses de que fala o colunista. Na verdade, desde os anos setenta, com a ação das Brigadas Vermelhas, do ETA e do Baaden Meinhof, assim como nos anos oitenta, com o terrorismo inspirado pelo fundamentalismo islâmico, não há ninguém mais que acredite nestas teses caricatas, exceto, é claro, dos próprios círculos extremistas. Hoje, Pereira Coutinho resolveu bater em cachorro morto.
-
Hernandez Piras
Por fim, César, você talvez não tenha percebido, imerso que está nas suas obsessões ideológicas, mas a coluna discute a atração por qualquer espécie de terrorismo, não apenas pelo que você chama de terrorismo "antiocidental". Leia com mais cuidado e menos ideias preconcebidas.
-
Hernandez Piras
O que estas teses têm a ver com o "antiocidentalismo", César? O que o colunista discute não é a ideologia do terrorista e sim o que o faz escolher o terrorismo como expressão da sua ideologia. Bem, há muito tempo que quase ninguém mais vê no terrorista uma "vítima da sociedade" ou um "doente mental", seja ele um terrorista antiocidental, anti-islâmico, antissemita ou o que seja. Há muito tempo que sabemos o que diz a coluna, ou seja, que é o extremismo em si mesmo que alimenta o terrorista.
-
Hernandez Piras
César, quais são as duas teses refutadas pelo colunista: (1) A primeira tese é mero marxismo travestido: os terroristas são terroristas por privação material. A pobreza, a exclusão, a discriminação todas essas forças conspiram para colocar uma bomba nas mãos do inocente. (2) A segunda tese é (...) O terrorista é um doente mental que não sabe o que faz. Nesse caso, não é a sociedade que conspira contra ele; é sua cabeça frágil, doente, perturbada."
-
Cesar Costa
Sr Hernandez, o que você chama de "teses caricatas" e acha que ninguém mais acredita, está ou estão bem vivas na cabeça de muitos professores e alunos da Ive League americana e de universidades na Inglaterra, Canadá e Bélgica. O antiocidentalismo parece que nunca esteve tão forte.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.