UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Lambidas literárias

VER COMENTÁRIOS EM Ruy Castro

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orasil coelho pina

    Estimado Ruy, como sempre belo texto, só observo que de Cascavel ele pode ter recebido uma mensagem daquelas de fumaça de algum Índio, até porque em 1922, alí era uma densa floresta! Rsrsrsrs! OrasilMatutoÍndioVelho! Censura por gentileza diga quais são as palavras!

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    A censura da Folha cansa, mas já desisti de cancelar a assinatura por pura preguiça! OrasilContestador!

    Responda
  3. Orasil coelho pina

    Estimado Ruy, como sempre belo texto, só observo que de Cascavel ele pode ter recebido uma mensagem daquelas de fumaça de algum Índio, até porque em 1922, alí era uma densa floresta! Rsrsrsrs! OrasilMatutoÍndioVelho!

    Responda
  4. MARCIO PENNA LACOMBE

    Tem uma versão de #Love Letters" de Victor Young gravada pelo Roberto Carlos que é muito bonita.

    Responda
  5. Helio Ciffoni

    Um aspirante a escritor de Cascavel não deve ter enviado envelopes lambidos a Mário de Andrade; este faleceu em 1945 e Cascavel foi fundada em 1951. Claro, sei que a coisa não é assim literal…

    Responda
  6. João Leite Leite

    Muito bom.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Vai ver que era a cola que dava bom tempero a literatura do Homi, Ruy! Isso me lembra coisa da Agatha Christie, e também do colega leitor Gionco, que, hoje, queria que os legislabostas tomassem dose dupla de cicuta: não precisava, era só mandar envelope com cola envenenada pros sujeitos responderem. Outro que merecia veneno é o conversor de voz em texto do meu tabletofone: escreveu "Ágata triste" e eu quase mando essa aberração pra Ágora. Volta, guilhotina, volta!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiiiii, será que foi mesmo o Márcio Gionco? Talvez eu esteja falando besteira...

  8. Hermes Yaly

    Mário de Andrade era atencioso com qualquer um que lhe escrevesse talvez em razão de um episódio de sua mocidade. Muito jovem e admirador do parnasiano Vicente de Carvalho, o "Poeta do Mar", escreveu-lhe uma carta expressando a afeição por sua obra mas foi sumariamente ignorado. Esse fato magoou-o profundamente e, mais tarde, quando famoso e importante, nunca deixou de responder a nenhuma carta recebida, não importando quem fosse o remetente.

    Responda
  9. José Eduardo de Oliveira

    Vi aqui também, Carlos & Mário, Correspondência de Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade, organizadas por Silviano Santiago. Vinte e um anos de lambidas. Mário, Manuel e Carlos, o mais espetacular tríptico de nossa poesia nacional. Carlos Drummond morreu viúvo. Evoé Baco!

    Responda
  10. José Eduardo de Oliveira

    e por falar em lambidas e cartas, não sei porque, mas me lembrei de Charles Bukowski e o seu Cartas na Rua. Em tempo, recomendo, Correspondência Mario de Andrade & Manuel Bandeira, organizado por Marcos Antonio Moraes. 22 anos de lambidas. Esses dois geniais poetas morreram beatos, mas como escreveram...talvez por isso.

    Responda
  11. Vital Romaneli Penha

    Sou do tempo que cola era chamada de goma arábica e nos Correios,sobre o balcão,tinha um vidro em forma de corcova de camelo contendo o grude.

    Responda
    1. Teresa Cardoso

      Aquele vidro era lindo.

  12. jose camargo

    Numa dessas cartas entre Clarice e Fernando ela confessa: "Estou aflita de tanto gostar", referindo-se à obra de Guimarães Rosa "Grande Sertão: Veredas" ,que também encantara o escritor e que por isso lhe havia sugerido a leitura.

    Responda
  13. Maria Aparecida

    O eterno menino, leu essa carta no espelho e sorriu, porque deu tão pouca importância a Fernando Sabino? O próprio poeta disse em uma das suas cartas endereçadas a ele que estava escrevendo tão bem quanto Machado de Assis, obrigado Ruy por arrancar essa nostalgia do meu peito. Existe um pouco do grande mentecapto, do encontro marcado e principalmente da companheira de viagem cravada em mim.

    Responda
  14. Peter Janos Wechsler

    Eu me lembro da época que a cola dos envelopes não colava direito. Toda agência tinha um recipiente com cola e pincel. Tinha que se tomar cuidado para não colar o envelope com a carta. Os selos também precisavam de cola adicional Era uma bela melequeira. Talvez a saliva do Mário tinha propriedades especiais.

    Responda
  15. Luciano Narciso Sanches

    Valeu como sempre, pelo artigo e pelas observações do Sr. Avelino. Parabéns a ambos

    Responda
  16. paul constantinides

    em nome do prazer , por vezes , lambo o papel de seda pra fechar meu cigarrinho. se fumas, experimente as sedas, tem o bem bolado, o brown, e por ai vai. todos com cola hidratada.

    Responda
  17. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    Há excelentes fundos musicais: Mensagem, com Isaurinha Garcia; A Carta, Erasmo Carlos; Cartas, Roupa Nova; para encerrar, Pombo Correio, Moraes Moreira.

    Responda
    1. Hélio Barbosa de MT

      Boa lembrança. Outra antológica: ECT, de Nando Reis e outros, gravada por Cássia Eller.

  18. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    A cola tinha por nome "goma arábica". Disseram-me. quando criança, que era feita de pata de camelo. Pois até hoje sinto o cheiro e o gôsto, mas, como envelheci, o camelo também. Mas eu adorava comer os cristais que se formavam em volta da bôca do vidrinho!

    Responda
    1. MARIA LENISA SARMANHO DA COSTA LIMA

      Poxa Avelino, essa da goma arábica, me fez lembrar as décadas atraz que fui uma bela adolescente!!! Vc é ótimo, em alguns segundos de leitura passou o flashback de velhos amores…saudades

  19. LUTHERO MAYNARD

    Quanto ao texto, Ruy Castro é muito melhor que Mário de Andrade. A crônica de hoje é ótima.

    Responda
  20. Carla C Oliveira

    Antigamente, tinha aquela esponja para umedecer os dedos,antes de passá-los na cola. Eu só lambi envelope uma vez. O gosto da cola era horrível.

    Responda
  21. Pedro Bianco Netto Bianco netto

    Carta que inspirou Klecius Caldas e Francisco Alves em VELHAS CARTAS DE AMOR...melodia de grande sucesso que bem poderia ser regravada pelos seus lindos versos...mas quem gravaria?!...Betania cairia bem...ou quem sabe quem?!..valeuuu como sempre suas cronicas legais...vaicurintiá...

    Responda
  22. MARCELLO S M NATIVIDADE

    Fazer de uma lambida em um envelope uma crônica deliciosa, que faz qualquer um salivar. Só mesmo o grande mestre Ruy Castro.

    Responda
    1. Paulo Lima

      Só o título valeu pelo sábado!

  23. ANDREA CIACCHI

    Grande Ruy! E grande Mario! Que saudade de um intelectual assim, no mundo de hoje!

    Responda
  24. Manoel Bolonha

    ".... que nem as lambidas no envelope devia ser inocentes"? Ruy assim você me mata... de rir!!

    Responda
  25. NACIB HETTI

    Mais as lambidas nos selos.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Boa lembrança! Como o Ruy deixou passar está?...

  26. Murilo Belezia

    Parece que Mário tinha um secretário, que deve ter ajudado a colar a dobra do envelope com goma arábica, produto típico da época. Não havia envelope com a cola seca que pode ser umedecida com saliva. Os selos tambem levavam a goma arábica, gosmenta e quebradiça quando secava. Isso para não falar de farinha com água, cola improvisada que as baratas adoravam..

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Orselli: a cola de farinha substitui a goma arábica mas a pipa (ou o maranhão, como o chamávamos) fica mais pesado. E, sim, viva o Ruy!

    2. Antonio Carlos Orselli

      Por falta de grana para a goma arábica, utilizei muita cola de farinha pra montar minhas pipas. E viva o Ruy!

  27. Alceu Natali

    A carta mais surpreendente que recebi em minha vida veio de Londres onde toda loja tem um formulário para preencher e entregar no aeroporto e receber, em dinheiro, o imposto cobrado sobre suas compras. Certa vez, pronto para voltar, lembrei de comprar uma roupa para minha mulher. A loja estava sem o formulário e me pediu para voltar no dia seguinte. Não era possível. Então o vendedor pediu meu endereço no Brasil. Duas semanas depois, chegou a carta da loja contendo libras! BANHO DE CIVILIZAÇÃO!

    Responda
    1. Hermes Yaly

      É intrigante como um povo tão civilizado em seu país como o britânico cometeu tantas barbaridades em suas colônias.

  28. gilles qerq jeal colas

    Hectolitros... não me lembro de ter lido esta palavra desde as aulas de matemática do primário... Grande Ruy!

    Responda
  29. neli faria

    Cartas! Tive uma tia,segundo ano primário incompleto, escrevia toda semana de Cornélio Procópio para mim. Um dia, não colocou o número da rua Dom Bernardo Nogueira,mais de mil números. E o carteiro entregou!Tia Quita: tinha um filho, muito bem cuidado. E morreu do coração aos dezoito anos.O casal não perdeu a fé em Deus. E sempre no final da carta escrevia: não vai rrir dos eros tá querida.E a defunta mãe, então viva, disse: ela nem sabe escrever direito. Respondi: mas sabe comunicar.

    Responda
    1. neli faria

      Outras cartas.Uma ex colega de trabalho, escreveu , de Santa Catarina,onde fora morar, uma carta, : Velha Neli , rua dom Bernardo Nogueira onde só mora velha fofoqueira, e o número. A defunta mãe, disse que o carteiro ao entregar ,gargalhou. Outra! Mandei, envelope da firma, cartão de Natal para minha irmã, subscrevi: avenida Radial Leste...; após postar, soube que a avenida se chama Alcântara Machado. Fiz promessa para as Almas e não ser devolvida.Fiquei com o coração na mão. Nunca mais!

  30. Adelar Motter

    Desse tempo temos as cartas, diários etc Com a correspondência eletrônica, no futuro, nada restará e o que restar não poderá ser provada a autenticidade

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Foi graças à profusa correspondência entre Vincent Van Gogh e seu irmão Theo que hoje sabemos muito da vida particular do pintor. As cartas permitiram ao norte-americano Irving Stone escrever a maravilhosa biografia "Sede de Viver" mas, no futuro, como reconstituir a vida das personalidades interessantes de hoje se tudo o que trocam com seus contemporâneos está oculto em caixas postais eletrônicas?