-
fabio saraiva moura
Para que os homens, enquanto neles resta vestígio de homem, se deixem sujeitar, é preciso uma das duas coisas: que sejam forçados ou iludidos. Iludidos, eles também perdem a liberdade; mas, então, menos frequentemente pela sedução de outrem do que por sua própria cegueira. O povo parece esquecer que possui direitos e que é a base do governo, e essa alienação é tão profunda que se torna quase impossível despertá-lo para a realidade..."-Discurso da Servidão Voluntária, Étienne de La Boétie
-
Cleomar Ribeiro
... gracias por venir!!!...
-
José Eduardo de Oliveira
milhões de humanos não se importam com a própria servidão e a dos outros, é desolador constatar isso. que importa a vida de uma gaivota, não é? e porque isso acontece? segundo Kant, "A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma direção estranha, continuem no entanto de bom grado menores durante toda a vida... É cômodo ser menor". E Servil!
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Entrei tarde na Faculdade, a palavra que mais ouvia em sala e corredores era "empoderamento", ela me doía nos ouvidos como outras tantas q ouço do universo dos embates de gênero e ativismos performáticos, que nem vou mencionar aqui para não doer mais. Hoje li a coluna do Prata, ele falava do q não queria mais ouvir, sei q está ficando difícil gostar de existir. Acho q é porque as pessoas estão lendo cada vez menos... Literatura. Ela que proporciona a ideia de pensar que pode pensar diferente!
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
"Não são os homens do ressentimento que mudam a vida". [...] "A lógica da servidão faz suas vítimas se resignarem, sem perceber, à reprodução da ordem como estado e destino do mundo, MUITAS VEZES ACREDITANDO QUE LUTAM CONTRA ELA." [...] "OCUPAR POSIÇÕES DE PODER ANTES OCUPADAS POR OUTROS, SEM PÔR O PODER EM DÚVIDA, não garante o fim da servidão, mesmo sob aparência de ruptura. É o paradoxo da revolução." (Destaques meus). Gostei MUITO! Tantos ativistas em busca do empoderamento poderiam lê-lo!
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
[...] "É o contrário do mundo dos covardes e dos cínicos, mas também dos inimigos do debate, militantes da reprodução de uma nova ordem de certezas." [...] "Nem progressismo edificante nem niilismo cínico. Romper o tempo da reprodução, contra os determinismos, é a política da literatura: não fazer ver o que já vemos, mas o que não queremos ver." Penso que entendi, ou melhor, acredito que enxerguei, só me pergunto se entendi ou vi o que se "identifica" à minha "necessidade"... Seria maniqueísmo.
-
José Cardoso
"A grande mentira sobre o tempo é a que o identifica à necessidade." Bem observado. Uma vez acontecidos, os eventos ganham um certo peso de inevitabilidade. Até mesmo o resultado de jogos. O chute do Vinícius Jr no final da partida bateu num colombiano, desviou sua trajetória e entrou no gol, enganando o goleiro. Daqui ao final dos tempo, o Brasil ganhou esse jogo por 2 x 1.
-
Cyro Masci
Interessante. Existencialismo raiz com a introdução do Ressentimento como um dos grandes impeditivos da Liberdade.
-
Rafael Gallina Delatorre
Muito interessante. Deviamos investir em ter artes e filosofia como obrigação nas escolas e até ensino superior. Mas o que vemos é o contrário, caminhamos para o ensino exclusivamente utilitário.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.