-
Fernando Alves
E quanto pagamos para tratamento das iatrogenias causadas por falta de perícia nos hospitais universitários? Seria momento de teste de fio de cabelo a cada 3 meses nos alunos, professores e preceptores? Deixa eu beber minha pinga enquanto os mestres fumam a maconha deles.
-
PAULA FARIA
E os apologistas da descriminalização das drogas acham que seria diferente com elas.
-
GUSTAVO SATAKE
só incorporar no imposto do pecado o álcool e o tabaco e repassá-lo diretamente ao SUS e INSS. Em tempos em que bancos e empresas de bebidas alcoólicas batem metas após metas, algo certamente está errado.
-
Felipe Souza
É isso mesmo que deveria ser feito!
-
-
ALEXANDRE DE CASTRO
Não vejo diferença entre álcool e todas as outras drogas ilícitas, são iguais e tratados de maneira diferente, quem ganha dinheiro com álcool é igual ao traficante que ganha com as outras drogas, só que o governo passa pano para o traficante do álcool.
-
Rodrigo Henrique
Concordo. É uma questão de coerência para qualquer governo: se as outras drogas são ilegais, o álcool deveria ser também. Fora os diversos estudos que já mostraram que o álcool causa mais males à saúde do que a maconha, por exemplo. Então, é preciso coerente, ou deixa tudo legalizado ou tudo ilegal.
-
-
Nader Savoia
Campanhas publicitárias inteligentes e informativas sariam uma ótima opção para políticas públicas. O álcool é droga psicoativa, utilizada a milênios. Há quem use sem problemas mas há pesque destroem a vida própria e dos outros pelo abuso. O abuso, a perda do controle é consequência da droga e das condições pessoais e precisa ser tratado como doença.
-
Nader Savoia
* Utilizada há milênios
-
-
Rafael Adolfo Percovich Cisneros
Acredito que o problema não é o álcool e se o ser humano que não se coloca limites. A diferença das drogas ilícitas, o álcool e o cigarro são drogas sociais permitidas pela sociedade, porque querer incluir mais uma modalidade de suicídio silencioso?, acredito que esse valor que gasta o SUS deveria ser repassado as empresas que vendem ou importam o álcool e cigarros e quando sintam no bolso tentaram dar uma solução ao problema.
-
Rafael Adolfo Percovich Cisneros
Quanto ao contrabando e o descaminho dessas drogas lícitas o problema é de segurança pública e controle das fronteiras. Por exemplo, o vinho deveria ser considerado alimento como na Europa, mas, taxam a indústria nacional e diminuem impostos aos vinhos importados, quem se beneficia com isso?
-
-
Marcos Prado Masliaev
Porque o ministério da saúde não faz uma campanha de combate ao uso de álcool, como foi feito com o cigarro? Porque não faz? É porque a Ambev e tantas outras empresas sofrerão consequências negativas? Ou inclusive porque a cultura nacional é permissiva à essa droga em especial, somos um país de drogados.
-
luis vieira
Eu sempre bebi cerveja, desde meus 18 anos. Nunca tinha limite, sempre esquecia o que tinha feito na noite anterior. Vivia passando mal: muitos gases, insônia, desarranjo intestinal, confusão mental e irritabilidade. Aí decidi mudar, estou desde o ano passado sem beber, sei que é pouco tempo, mas tenho uma vida completamente diferente. Me alimento melhor, durmo 8 horas maravilhosas de sono, não vivo mais arrotando e de mal com a vida, corro 2km/dia e vou á academia de segunda à sexta.
-
marcio jose albino
Detesto álcool, credo.
-
Marcos Prado Masliaev
Vamos instituir a lei seca no Brasil! Ahhahhahah Nem quem se cuidar, e nem quem não se cuidar, vai viver ou morrer, vai tudo mundo morrer Ahhahah
-
Marcos Prado Masliaev
Luís Amorim, espero que tua preocupação seja a saúde das pessoas e não a questão dos impostos.
-
Luiz Gustavo Amorim
Que engraçada a dor dos pais e filhos que perdem seus entes queridos precocemente e o custo imposto à sociedade como um todo, mesmo para aqueles que não bebem. Continue rindo, rs.
-
-
jose prado
Jair, o álcool é muito mais prejudicial! Ele causa violência, acidentes, doenças mentais e físicas! A maconha prejudica o usuário!
-
GUSTAVO SATAKE
ao Sr. Rafael: falaste falácias.
-
Rafael Adolfo Percovich Cisneros
Respeito sua opinião, mas, não a comparto. A maconha é a porta de entrada para as drogas pesadas, aparentemente o senhor não conhece o problema por dentro (e agradeço a ALA por isso), estudar o problema ou conhece-lo por terceiros não é conhece-lo. A maconha prejudica a toda a sociedade.
-
-
jose prado
Tem que cobrar dos fabricantes e comerciantes de cachaça! Se
-
Marcos Antônio
O lobby da indústria de bebidas alcoólicas é fortíssimo e impede que tenha restrições na propaganda tal qual o cigarro.
-
Felipe Souza
A própria OMS já informou que nenhuma dose de álcool é segura para a saúde, fora os danos sociais e para o orçamento público - como exposto pela reportagem. É preciso discutir a regulação e conscientização contra o uso de bebidas alcoólicas no Brasil!
-
Jair Pereira
Há coisas que compreendo mas não entendo, meu pai foi alcoólatra por mais de 30 anos, e faz 24 anos que se curou e concordo com o exposto na reportagem e esta é a parte que compreendo, mas o que não entendo é ter esta corrente contra o álcool e o tabagismo e o STF liberar a maconha, o que é mais prejudicial? Porque tantas campanhas contra o alcoolismo e nenhuma contra as drogas? Tem alguém levando vantagem? Tem "personagens" que detém este mercado? No mínimo estranho este país.
-
Rafael Adolfo Percovich Cisneros
Sr. Felipe, quem não tem a possibilidade de ter uma planta de maconha na sua casa para consumo próprio vai comprar onde?, para que essa compra não seja atingida pela decisão do STF teria que ser vendida pelo Estado?, só de uma verificada nos verbos utilizados na lei de drogas (vender, comprar, fornecer drogas, ainda que gratuitamente, etc) combinados com o artigo 29 do CP.
-
Jair Pereira
Caro Felipe, concordo e acrescento: se os traficantes pagassem impostos já estaria regulamentado o uso livre de drogas. O lobby existe, o interesse pelos altos impostos arrecadados também é gigante.
-
Felipe Souza
STF não liberou maconha, só deixou de considerar crime o porte para consumo pessoal, mas continua sendo ilícito administrativo - o que não ocorre com álcool e tabaco. Se fosse medir com a mesma régua entorpecentes, tabaco e álcool e seus efeitos para a saúde, todos deveriam ser proibidos, mas o lobby do álcool e tabaco é tão grande que essa discussão é impossível de ser feita. Até mesmo campanhas de conscientização contra o uso são escassas.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.