UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

O sequestro do Orçamento

VER COMENTÁRIOS EM Dora Kramer

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Armando Moura

    A vovo da janja odeia lula, cria colunas misturando fatos com narrativa para ter o alvo de sempre. Vai bordar, melhor nao, isto parece etarismo, entao vai passar batom em estatuas.

    Responda
  2. Luiz Eduardo Peixoto

    Não é exatamente o que queremos ler num domingo, mas é a lucidez de sempre que necessitamos urgentemente (como de costume nas colunas da Dora). Ainda que com seus méritos, esta ultima (pseudo) reforma, a reboque do orçamento, é mais um remendo que não vai na profundidade que deve para corrigir as injustificáveis desigualdades no pagamento de impostos neste país.

    Responda
  3. Leonilda Pereira Simoes

    A autora cita o orçamento sequestrado pela ganância do Legislativo, depois culpa o governo por não conseguir combater essa sede de emendas e Lula, só para variar. Sempre a culpa é mais do governo do que da oposição golpista que não para nunca de inventar milhares de mentiras e novos influencers para prejudicar o país. Eles nunca são realmente apontados como sendo a maior parte do que acontece, liderados por Waldemar, Malafeia e agregados de vários partidos, governadores etc.

    Responda
  4. MARIA TEREZA MONTES RODRIGUES

    É o resultado do pior Congresso que já vi!!! O pior é que não temos perspectiva de nenhuma mudança para melhor

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Minha cara Maria Tereza. Dr. Ulissys falava: este congresso está ruim? Esperem o próximo. Será muito pior.

  5. José Cardoso

    O fato é que quase toda a despesa tem destino certo: pagamento de aposentadorias, funcionalismo e juros da dívida. É como a previsão orçamentária de um condomínio, onde o pagamento do zelador, a água/esgoto, administradora, manutenção de elevador e portão são fixas e não dependem de deliberações.

    Responda
  6. Max Morel

    Excelente artigo, e muito bem escrito, como sempre!

    Responda
    1. José Antônio

      ´´Até fevereiro deste ano (2018), já estavam funcionando na zona industrial do porto Mariel (Cuba) a sul-coreana Arco33, a Womy Equipment holandesa, a francesa Bouygues, a portuguesa Engimov Caribe, a espanhola Tecnologias Constructivas, a Bihn Global do Vietnã, e até mesmo grandes multinacionais ocidentais como a Unilever e a Caterpillar ``( O TCU e os ''prejuízos'' do Brasil na Venezuela e em Cuba. No blog de Mauro Santayana, um prêmio à inteligência).

    2. José Antônio

      ´´O frei Beto é aquele que era amigo do Fidel, aquele que ficou décadas atrasando Cuba?`` Leia o livro ´´ Batismo de Sangue`` ou assista o filme. A Cuba (prostíbulo da máfia) avançada era na época de Fulgencio Batista, não é mesmo? Hoje em dia quantos milhares de americanos (Não há SUS e SAMU nos EUA. País avançado é outra coisa, né?) vão se tratar em Cuba?

  7. Marcos Benassi

    Eita, Dona Dora em quase todo o artigo eu fiquei preocupado: cumé que a nobre articulista vai sobreviver a todo esse Jornalismo com J maiúsculo? É deletério ao organismo uma mudança desse porte e naipe, quando feita rispidamente assim. Não carecia: no final, sobrou tabefe pro Lula, "quedando-se rendido". Ora, fazer o quê? Chorar e pisar nas calças? Pelo menos, essa história toda invalida o medo da dona Gleisi, rubro-vermelhuda comedora de "criancinhas": sortô mais dez bilhão. Que comuna! Hahaha!

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Marcos. Concordo menos com os "eventuais".

    2. Marcos Benassi

      Uai, Antônio, gosto é gosto, né não? Não se diz que é que nem Ú, cada um tem um? Há quem goste do próprio, há quem goste do alheio. O da dona Dora não me apraz, não.

    3. Marcos Benassi

      Peter, meu caro, há estupidez de sobra no mundo e nas pessoas. Esses eventuais absurdos, que ressoam um compadrio ideológico cegueta, que despreza os fatos da barbárie concreta, são de inegável iiiddiotice. Mas não podem comprometer a avaliação do trabalho efetivo da pessoa no presente, né? Dar mais bilhão pr'esse povo, é ideia de gerico!

    4. antonio brito

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Peter Janos Wechsler

      Marcos. Parabéns pelo comentário. Eu também fiquei surpreso pelo nível fora do habitual. Lula estava numa camisa de força. Quanto à Gleisi, nada apaga da memória, nem as criancinhas. o seu apoio irrestrito a Maduro.

  8. José Ricardo Braga

    "Piove, piove, governo ladro!" - A Dora é presidencialista convicta... Tudo que não lhe agrada é culpa do Presidente.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ahhhh, Homi marvado! Hahahahah!

    2. José Ricardo Braga

      É Benassi, meu pessoal lá da outra península tirava esse sarro do pessoal lá da sua... kk. Mas o que achei legal é que em Brasília hoje está chovendo e acabei sendo vidente e já sei o que Dora vai falar na próxima coluna - "Chove em Brasília, Es regnet, es regnet, diebische Regierung!"

    3. Marcos Benassi

      Pô, Zé Ricardo, açim num dá, Mano: aposto que Kramer não é um sobrenome italiano, cê tá ofendendo os carcamano anarquista! Hahahahah! (Saudades do meu vô operário e sapateiro que eu nem conheci...)

    4. José Ricardo Braga

      Vou pela segunda opção - assim tenho certeza que na última eleição você 'previu' que o Lula perderia... Quem sabe dessa vez você acerte? Boa sorte!

    5. José Ricardo Braga

      Dalmo, você é vidente ou só evidente?

    6. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Esse Inácio, em especial, é muito ruim mesmo. Além de não enfrentar as dificuldades que precisam ser enfrentadas, esbanja o dinheiro público. Felizmente sai em pouco menos de dois anos, passando à história como um dos motivos do atraso do Brasil.

    7. José Ricardo Braga

      O que Hélio Schwartsman falaria sobre 'viés de confirmação' no caso dela?

  9. Wilson Junior

    Não gostou, "Não Reeleja".

    Responda
  10. Gilberto Rosa

    Sabe porque a Kramer faz uma coluna de faz de conta e não dá nome aos bois do congresso que fazem chantagem? Porque os patrões deles são os memos patrões da Kramer, bilionário banqueiros parasitas do maior juros do mundo.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      * mesmos, bilionários

  11. MARCO ANTONIO POLISELI

    Falta de um bukele por essas banda

    Responda
    1. marilza abrahão

      Isso, invoque o mal, pois não foi suficiente o que o país viveu nos tempos de Bozo.

  12. MARCIO Gionco

    Depois reclamam que a democracia não funciona. Virou um acórdão entre judiciário lotado de privilégios e ganhando rios de dinheiro com ligações aos escritórios de advocacia privilegiados, e esse Congresso que não vale um tostão. Quem paga a conta ? Você

    Responda
    1. antonio brito

      Correto. O pior disso tudo é a continuidade do privilégio. Usando as emendas o parlamentar alimenta o curral eleitoral, quando não desvia os recursos, para se reeleger . A competição eleitoral deixa de ser democrática pois os candidatos novatos não contam com os recursos de emendas. Observe se que o descalabro da sinecura dos penduricalhos não é comentado, muito menos combatidao, tanto no legislativo como no executivo. O presidente é conivente por conveniência

    2. Marcos Benassi

      Márcio, prezado, antes a gente podia dizer que "o inferno são os outros"; já hoje, "o inferno é o descarretor do dispositivo": de "acordão", uma grande e sssaafada combinação de resultados, pra um "acórdão", uma decisão colegiada que certamente (tirante kassio e o outro) iria dar um crau no Legislabóstico, foi um pulinho. O Disgramento tascou o acento agudo ali e ferrou com a crítica... Hahahahah!

  13. José Antônio

    Se em dois mil e dezesseis havia 367 camisas amarelas na Câmara e 61 no Senado, depois das eleições de dois mil e dezoito e dois mil e vinte e dois, hoje eles devem ser uns 400 na Câmara e uns 70 no Senado. Todos eleitos pelos que dizem que não bancam o pato. Como disse frei Beto: ´O Lula está regendo uma orquestra`.

    Responda
    1. Max Morel

      O frei Beto é aquele que era amigo do Fidel, aquele que ficou décadas atrasando Cuba?

  14. Paulo Oliveira

    Chega de emendas parlamentares! Quem manda é o Lula!

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Quem manda é o stf

  15. Felipe Souza

    Não aguentamos mais pagar a farra das emendas parlamentares, que só possuem 2 propósitos: corrupção e favorecimento do parlamentar em determinadas regiões para conseguir a reeleição - tudo isso com dinheiro público. O orçamento perdeu a perspectiva estratégica para avanço nacional e foi sequestrado pelos parlamentares sanguessugas, é um escândalo que aumenta a cada ano e sem um horizonte de melhora - muito pelo contrário.

    Responda
  16. JOÃ O MUCCI

    Lula foi eleito legitimamente para comandar o país, mas na Republiqueta Bananeira do Brasil, quem de fato manda são Hugo Mota, o Chefão dos Deputados Federais, e Davi Alcolumbre, o Chefão dos Senadores.

    Responda
  17. Gaya Becker

    O pi or de tudo isso é que para acabar com o as sal to ao din hei ro público tem que passar pelo cri vo dos próprios la dr ões q criam as leis. Sem chance. É por essas e outras q começam a surgir ideias dis rup tivas con tra o "sistema". De mo cra cia não é sinônimo nem licença para rou bar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Cara Gaya, essas anti-ideias deçe peçoau "disrrupitam" é o fígaro da gente, que observa aqui de baixo a farra lá no Olimpo. Nem adianta jogar pedra lá para cima, não chega...