UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Reforma do Imposto de Renda é boa

VER COMENTÁRIOS EM Celso Rocha de Barros

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    A realidade, claro.

    Responda
  2. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    O colunista é muito bobinho, como sempre. Quem viver verá.

    Responda
  3. José Cardoso

    "Essa turma paga, hoje em dia, uma alíquota média de Imposto de Renda de 2,5%." Não sei de onde veio esse número. Tirando algumas aplicações isentas como LCI e LCA, há tributação mínima de 15% exclusiva na fonte para a maioria dos títulos. O lucro das grandes empresas é tributado em uns 10% em média, o que corresponde a uma espécie de taxação na fonte dos dividendos.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Eita, Cersão ocê acha bão, eu acho bão, Dona Maria tomém; quem não o acha é a galera ricaça, que ecoa sua insatisfação pós-burguesa (porque "burguês" soy Jo, um herdinha morador da perifa confortável do burgo) através do Legislabóstico. Pretensioso, por sua vez ecoa sua iiimmbecilidade atraves d um "líder", que, dia desses, regurgitou que iriam "melhorar" a proposta do executivo. Arrã, tá bão. "Melhorar pra quem?", ecoaram vari@s colegas e eu, já passando o Ky para ver se não ficamos machucados.

    Responda
  5. Anete Araujo Guedes

    Sacrifício no que diz respeito aos ricos e super-ricos? Ou uma questão de ética, de justiça social, de perda irrisória do muito que têm? Trata-se de privilégios, regalias, isenções, protecionismos, que se arrastam desde os tempos do império, das capitanias hereditárias, dos senhores de engenho.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Marcos vou ler. Grata!

    2. Marcos Benassi

      Des'dos tempos do onça, minha cara. "Onça" este que, ao contrário de sua colega feminina e silvestre, não está absolutamente em extinção. Dona Yara, que hoje nos brindou com o lindo texto de "página3", pelo menos não precisa se preocupar com isso: tem um legislabóstico quase inteiro a serviço deste Onça, que gostaria que seus privilégios perdurassem por todo o tempo restante da humanidade.

  6. fabiola salani de souza

    Mas é difícil passar, né, casca de bala... Uma porcentagem não desprezível do Congresso estaria na faixa taxada, além de financiadores de campanha... Eu acho que só passa com pressão popular.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, prezada Fabíola, façamo-la, toca berrar. Se não for por pressão popular, como gentilmente você propõe, sugiro eu que seja por "pressão ocular": vamo meter o dedo no'zóio desses desavergonhados até furar e chegar no cérebro, se houver algum atrás das órbitas.

  7. Alexandre Pereira

    Assalariado desconta na fonte. Querem fazer justiça social? Corrijam a tabela ao invés de privilegiar uma parte por razões eleitoreiras, convenientemente disfarçadas de sociais. No mais, pagamos todos os impostos possíveis e imagináveis, do dia que nascemos ao dia que morremos, e vemos o festival nacional de gastanças, mal-uso, desserviço, penduricalhos e apropriações, além da criminalidade nas alturas, sob as bençãos de nossos amos e senhores.

    Responda
  8. Cesar Costa

    Qual a razão de fixarem o valor de acréscimo de imposto a ganhos acima de 50 mil? Será porquê esse é o limite dos salários de deputados, senadores, juízes e dos altos funcionários da burocracia pública? Alguém sabe o motivo?

    Responda
  9. filipe moura lima

    Boa, Casca de Bala. Eu também acho bom.

    Responda
  10. José Antônio

    Se o Presidente Lula e o ministro Haddad querem reduzir imposto da base da pirâmide e aumentar a do topo, quintupliquem a segurança pessoal deles e sigam a camisa amarela.

    Responda
  11. Marenildes Pacheco da Silva

    São muitos "bis" para serem pagos do lombo do pobre. Com a devida data vênia ao poeta, eu canto: congresso! Mostra a tua cara, queremos ver quem vota pra gente ser cada vez mais pobre.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, minha cara, esse poeta era tão desbocado que iria adorar a sua corruptela da letra. Viva Cazuza!

  12. Cleuza Maria Lopes Simplicio

    27,5 é o que nós professoras e professores pagamos qdo temos um ganho um pouquinho melhor

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Queridas colegas, lá venho eu, El Gran KHagador de Reglas para subverter essa Herda de sençura, sempre com o intuito de autonomizar a quem possa interessar. O pobrema foram os algarismos arábicos, sempre os 33encostem 78em 55qualquer palavra, ou troquem o zero, quando houver, por O maiúsculo, tipo 2O25. Mas se botar uma vírgula no número, Sodeu. Nesse caso, escrevam: vintesetemeio. Dá pra entender perfeitamente. Saudações e ótemo domingo subversivo!

    2. Marenildes Pacheco da Silva

      Terceira vez tentando explicar, três vezes censurada.

    3. Marenildes Pacheco da Silva

      Cleuza, assim como o amigo abaixo, tentei por 2x explicar à minha maneira, como funcionam as faixas das alíquotas, mas o censor sem critério impediu as duas. Resumindo caso a explicação não seja liberada mais tarde, se você aplicar 27,5 sobre a totalidade da sua renda, vai ver que paga bem menos.

    4. Marenildes Pacheco da Silva

      Amiga, pelo nada que entendo do IR, acho que ninguém paga os 27,5 integrais e direto; as alíquotas são de 7,5, para um determinado valor, 15, para outro valor e assim sucessivamente até os 27,5, só que quem paga sobre 7,5, não paga do valor total do salário não, paga só do que exceder a faixa de isenção, assim como os demais valores vão abatendo os valores das faixas anteriores, gerando assim, o valor efetivo, que é a média dos valores pagos.

    5. Marenildes Pacheco da Silva

      Amigo, pelo que entendi da resposta do meu contador há alguns anos, ninguém ou quase ou quase ninguém, paga os 27,4% cheios. Existem as faixas de 7,5, 15, 22 se não me engano e o total 27,5, só atinge o topo do valor; então, entedi, que, de um valor x até um valor y, paga-se 7,5, do valor de y,01 até o valor w, paga-se 15 e assim sucessivamente, então, no final, a média do valor pago chama-se valor efetivo. É isso! O tal do censor tá atuando.

    6. Alberto Melis Bianconi

      Basta sugerir uma discordância que o bot da censura cai em cima.

    7. Alberto Melis Bianconi

      Não é bem assim Cleuza. 27,5 incide sobre a parte superior do seu salário bruto. A alíquota efetiva é uma média ponderada das diversas faixas de tributação.

  13. Florentino Fernandes Junior

    Eu pago vinte e sete e meio por cento de impodto de renda, como eu faço pra pagar dois e meio?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      De novo! kkkkk

    2. Alberto Melis Bianconi

      Essa alíquota só incide na parte superior de seus rendimentos, depois de computados os abatimentos. Para pagar 2,5 é só ganhar muito menos ou muito, muito, mais...na forma de dividendos ou aplicações isentas e gastando os tubos com hospitais, médicos etc... Ou agando suas despesas como como pessoa jurídica.

  14. Florentino Fernandes Junior

    Celsinho, vc é impagavel, impressiona o seu passa panismo, professora e pm, conta a do papagaio

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Florentino, exponha seus números para desmentir o artigo. Se não os tiver, teria sido melhor ficar quieto.