UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. marcos stein

    Paulo,José e Jorge são incapazes de compreender o mínimo de economia pra perceber que esses dados econômicos são uma miragem. O Estado gastou muito mais dinheiro do que o crescimento do PIB gerou como retorno,nem 1/4 da população tem carteira assinada,metade da população ganha bolsas mil e quem não procura emprego não entra na conta de desempregado ra rá.Daqui cinco anos estaremos em outra crise,vamos Dilmar novamente graças ao painho...vamos ver quem será o pato da vez pra assumir a bucha...

    Responda
  2. Marcos Loureiro

    O penúltimo paragrafo do Vinícius, mostra que esta história do Milei não passa de uma tremenda furada. Uma falácia. Se eu peso 200 quilos e preciso emagrecer, é só eu para de comer. Mas se eu não puder voltar a comer eu vou emagrecer até virar defunto. É mais ou menos isso que ele está fazendo para o povão da Argentina.

    Responda
  3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Imaginem o que faria/diria o mercado se Lula resolvesse manipular o câmbio, fazer empréstimos do FMI, não tivesse reservas internacionais e fizesse uma maracutaia com criptomoedas? E o que diria a imprensa e a direita se cortasse aposentadorias, salários do funcionalismo, verbas do BF, da saúde e da educação e o que faria o Congresso se cortasse emendas parlamentares?

    Responda
  4. LUIZ MENDES

    Incrível é chamar de sucesso jogar pessoas no desespero, não que não tinha sido citado de passagem no texto.

    Responda
  5. Andre Moraes

    Vinicius, tenha hombridade intelectual e mude esse título da manchete. Ela é vergonhosa e distorce tudo o que você coloca no seu texto, ainda que você tenha tentado enfeitar o pavão de uma fraude que é o governo de Milei.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      O colunista dá uma no cravo e outra na ferradura, ignorando a História, segmentos da burguesia brasileira acreditam na possibilidade de atrair empresas dos EUA que supostamente.abandonarão a China, o "dever de casa" do argentino seria pré requisito, esquecem que a China pôde enquadrar as multis, o Brasil foi enquadrado por elas, faz tempo !

  6. Sergio Saraiva

    Milei é uma fraude, todos sabem disso, vive de arrocho em cima de aposentados e funcionários públicos, câmbio controlado, moeda supervalorizada e empréstimos do FMI. Insustentável já no médio prazo, mas isso não pode ser dito em jornal de banqueiros; então, o colunista tapa o nariz e se sai com um "terrível sucesso".

    Responda
  7. niemeyer franco

    Vejam o título. O cara precisa escrever, é pago pra isso, mas nem se preocupa com o mínimo de inteligência.

    Responda
  8. Sergio Saraiva

    O sucesso de Milei: os gasto do governo caiu 27% em um ano. Mas como isso foi conseguido? A despesa com Previdência e assistência social diminuiu 15% (imaginem cortar todas as aposentadorias, pensões e benefícios sociais em 15% no Brasil). O gasto com salários de servidores baixou 22% (quase 13% deles foram demitidos). A despesa com investimentos ("obras") baixou 76%. Consequências: as compras em supermercado caíram 12%. A fome é um sucesso na Argentina.

    Responda
  9. vicente machado

    Para esclarecer realmente essa situação, sugiro que seja feita uma reportagem com a população em geral da Argentina. Perguntar o que eles acham do desemprego, dos supermercados, do preço do arroz e do feijão. Como estão sendo tratados os aposentados. Seria uma reportagem muito útil.

    Responda
  10. vicente machado

    Estive lá há poucos dias. Conversei com muitas pessoas e a grande maioria está descrente desse programa econômico. Os empregos sumiram , os mercados estão vazios e os preços em dólar. O arroz de 5kg está 39 reais e o azeite de oliva que aqui está 39 lá está 67. Sugiro uma reportagem no local para esclarecer com profundidade o que está acontecendo com a população naquele País.

    Responda
  11. vicente machado

    Estive há poucos dias lá. Conversei com muitas pessoas. A maioria está muito descrente desse programa neo-liberal e acham que o Presidente atual não se reelege. Os preços explodiram e os empregos diminuíram. Os que aparecem não tem carteira assinada e os pagamentos diários, sem qualquer garantia para o dia seguinte. Os supermercados estão vazios . O azeite de oliva com 400 ml está 67 reais o semelhante aqui está 39,00.O arroz de 5k que aqui está R$ 21 lá está R$32 . Sugiro uma reportagem lá.

    Responda
  12. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

    Eu diria que a autor é fã da filosofia de Rubens Ricupero.

    Responda
    1. Sergio Saraiva

      Para os mais jovens, a tal filosofia é: o que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde.

  13. Hercilio Silva

    Queria saber o que achariam os idosos bolsonaristas apoiadores de Milei se fosse traduzido para eles o que são os cortes. E que são os mesmos que os escandalosos da dívida fiscal aqui defendem. Não tem é coragem de traduzir o que significa, e querem que seja Lula a fazer, é meio demais né.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Aqui quando se fala em cortes de gastos eles nunca esclarecem o que isso significa. Gastos são saúde, educação, previdência, programas sociais e funcionalismo público. Ninguém pede corte de gastos com militares, cujo orçamento é de mais de 13O bilhões e muito menos o fim dos subsídios, que representam mais de 500 bilhões. Fica claro que o Brasil não precisa de nada tão drástico para entrar nos trilhos do ajuste fiscal, um corte de 2O% nos subsídios já praticamente resolveria o problema.

  14. osmar pavani peres

    Esquece n fatores que o Brasil tem desde reservas cambiais e inflação controlada embora a midia apregoe o fim dos tempos.A Argentina crescer 4% sôbre nada de anos recessivos anteriores equivale a quase nada.O Brasil crescer 3% sobre ano anteriir É muita coisam

    Responda
  15. Pedro Medeiros

    Gostaria muito que o ilustre colunista citasse outra saída após 20 anos de governos de esquerda, populistas e irresponsáveis. Aliás, muito parecido com o nosso por aqui. Cuidado que a Argentina hj pode ser o Brasil amanhã. Não existe almoço grátis.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O almoço aqui sempre foi grátis para as elites econômicas: subsídios fiscais de mais de 5OO bilhões, IR quase zero para ricos e super ricos, emendas parlamentares de 50 Bilhões para torrar com propinas e obras eleitoreiras, plano safra de mais de 5OO bilhões e juros para ricos de outros 5OO bilhões.

    2. Sergio Saraiva

      Almoço grátis é o que mais há no Brasil, basta ver os benefícios de militares e judiciário e o quanto os ricos pagam de impostos.

  16. José Cardoso

    Milei é fruto de uma inflação descontrolada e crescente dos governos anteriores. Se a opinião pública argentina continuar apoiando, vão conseguir se tornar um país subdesenvolvido "normal" como os vizinhos. Só acontecerá algo semelhante no Brasil se o Lula for bem sucedido em sua política inflacionista. Está fazendo esforço, mas acho que não terá tempo para isso.

    Responda
    1. Sergio Saraiva

      O cara conseguiu dizer que a Argentina está uma mer da por causa do Lula; é o que digo: o Lula é o pin to desses caras.

  17. Leandro Isola

    Vamos lembrar ao amigo leitor que o texto do mal intencionado jornalista cita que o ajuste do Milei equivale a 3 anos de corte do bolsa família, mas também equivaleria a um simples ajuste no teto dos servidores públicos de maior remuneração, com eliminação de penduricalhos, entre eles os do judiciário/ministério público e militares. É mais fácil bater em pobre, né.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Sempre assim, e tem colunista como esse que bate palminha. Desonesto mesmo, não tem outro adjetivo.

  18. Martin luis

    Em outubro o governo terá uma vitória avassaladora nas urnas porque os descamisados, finalmente depois de 25 anos não precisam sair correndo estocar produtos do supermercado e podem até fazer um financiamento de um carro ou casa. Mais de 50% da população não sabia o que era viver sem inflação.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Piadista? Descamisados não tem o que comer, o que você não entendeu no texto? Comprar carro? Terraplanista mesmo.

  19. Sergio Silva Boabaid

    Nem uma palavra sobre o golpe da cripto moeda ?

    Responda
  20. Marcos Arrais

    Já que estamos falando de economia, nenhum comentário sobre a criptomoeda que o cão-ministro o aconselhou a patrocinar? Ele não é agora o must da economia mundial? PIB bombando e desemprego em forte queda, né?

    Responda
  21. Marcos Arrais

    Resumo de todas essas linhas tergiversadas pelo colunista: o encantador de cães obteve melhores índices econômicos cortando fundo na carne da população mais fragilizada. Enquanto isso, o abastado portenho continua comendo angus e tomando vinho da melhor qualidade. Nossa, é um estadista mesmo.

    Responda
  22. Martin luis

    o corte de repasse de fundos para programas sociais foi compensado ao remover intermediários , os sindicalistas ( os gerentes da pobreza), estes extorquiam os mais humildes com presença obrigatória em protestos programados nos dias de votação no Congresso, tinham instruções claras para criar caos do contrário não receberiam o valor mensal.

    Responda
  23. paulo cesar cruz

    Sobre os mortos ,feridos e mutilados das antigas construções,algumas monumentos históricos de hoje. Pouco se sabe sobre o custo social , sobre de quanto sangue e lágrimas ali depositados. O que fica são dados e estatísticas,além do próprio feito . Acho que o Argentino se acostumou com tantos algozes que deve pensar que, pelo menos, uma motosserra é mais rápida que ser cozinhado em banho maria .

    Responda
  24. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O que fez Milei? Assumiu o compromisso com a burguesia de drenar todos os recursos possíveis que estavam de posse dos trabalhadores assalariados e aposentados, o próximo passo é viabilizar a transferência para os investidores/credores do Estado, esse arranjo só foi possível enganando os mais pobres, os efeitos do logro já estão visíveis, resta a revolta e luta contra o enganar e seus financiadores/financiados!

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Enganador ***

  25. Carlos Sotomayor

    A matéria fornece uma série de indicadores do que seria o sucesso da motoserra mas nada, nada mesmo, sobre o efeito do arrocho/austeridade sobre os indicadores sociais. Tem algo de muito errado com o jornalismo dito profissional.

    Responda
    1. Amaury Kuklinski

      Como não? Fez inclusive comparações com os programas sociais brasileiros. Vai ler o artigo.

  26. Pedro Luis S C Rodrigues

    "Sucesso terrivel"! Que horror, imagine produzir um ajuste que funcione. Bom é o que? Haddad? Im be cil

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Bom era o Guedes, quando o país ainda tinha 14,4 milhões de desempregados, a inflação de dois dígitos em 12 meses (até a metade de setembro de 2021) e o IPCA-15 registrava alta de 10,05% no período. Tem mais números para você pesquisar.

    2. RANULFO FELIX JUNIOR

      O Brasil tem reservas de USS 300 bi, conquistados com quitação da dívida externa pelo próprio Lula. Crescimento econômico e emprego crescente. A inflação é mundial, por diversos fatores. Mais importante é ter emprego e salário para poder comprar até a inflação recuar.

  27. Dimas Floriani

    A história política é cíclica. Assim como a esquerda sofreu desgaste no Brasil, desde 2016, ou seja, há quase dez anos, o ciclo da direita (leia-se extrema-direita) poderá ver seus dias contados, também. O tempo da política, comparado com o da economia, é assimétrico. Em questão de semanas ou meses é sempre provável revoltas populares, pois é esse segmento o calcanhar de Aquiles do neoliberalismo. É só apostar para ver!

    Responda
  28. Laudgilson Fernandes

    Milei vai jogar a pá de cal na Argentina. vai sair rico e o povo cada vez mais miserável.

    Responda
  29. José Roberto Martins Filho

    Um governo ou um país só deve ou pode ser analisado pelos indicadores sociais. É o único aspecto que interessa, pois o governo só existe para servir a população como um todo. O diabo é que a mídia e a elite formam uma só camada de interesses, são uma única coisa.

    Responda
  30. Rondon De Castro

    Estado S/A. Só fica com as polícias pra controlar o povo. Sonho maior do neoliberalismo.

    Responda
  31. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    O populismo levou a Argentina ao caos e alg7ma coisa mais radical tinha que ser feita. O problema é quem só paga a conta; o assalariado e o pobre. Não vejo as elites argentinas, que têm tudo em dólares fora da Argentina, ajudar a pagar a conta. Esse é o problema que faz o atraso eterno da América Latina, a desigualdade.

    Responda
  32. Ciro Lauschner

    Moro na fronteira com a Argentina.Todo santo dia centenas de crianças vem ao Brasil pedir "una moneda", muitas vezes acompanhadas da mães.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Flores, Cuba e Venezuela estão submetidos a um bloqueio comercial gigante e impossível de ser quebrado. Ao contrário da Argentina que está recebendo benesses estadunidenses. Cuba e Venezuela lutam pela dignidade e autonomia do país , a Argentina se entrega aos exploradores financistas. Muito diferente.

    2. Florentino Fernandes Junior

      Os cubanitos infelizmente nao tem como sair

    3. Florentino Fernandes Junior

      Es os venezuelanos por aqui, ciro

  33. luiz antonio nolasco de freitas

    A maior expressão do viralatismo está na idolatria a selvageria de ajustes no lombo do povo. Este artigo é o auge do jornalismo vassalo do neoliberalismo.

    Responda
    1. Dimas Floriani

      Existe a escola do Vinicius e a escola do Magnoli que para épater le bourgeois, ou melhor, la gauche, gostam de flertar com mirabolantes raciocínios para justificar o óbvio, mas do outro lado!

  34. Marcos Antônio

    A cartilha deles é o estdo mínimo, acabar com a estabilidade do servidor público.

    Responda
  35. Guilherme Zambrana Toledo

    A situação da Argentina me faz lembrar da piada do bode russo. Para quem não conhece, a piada conta que o povo estava revoltado, morava em apartamentos minúsculos, em péssimas condições. Diante disso, o governo decidiu colocar um bode dentro de cada apartamento. Depois de um longo tempo, o governo retirou o bode e a população aclamou, agora a situação está bem melhor!

    Responda
  36. Luiz Freitas

    Ele é o pesadelo dos políticos, do estado poderoso. Tal como Thatcher incompreendido, mas convicto. Único país com motivo para ter esperança de um amanhã melhor.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Quando a coisa está péssima, um amanhã ruim é melhor.

  37. Luiz Henrique Frosini

    Pelo teor do artigo, o governo da Argentina também encanta seu autor. Artigo muito ruim e tendencioso. Típica desinformação fascista. O autor apenas se esqueceu de mencionar que boa parte da população da argentina mergulhou na pobreza e está passando fome.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O artigo retrata a realidade, sem sonegar o sacrifício que tem sido impingido ao povo. Não vejo encantamento algum do colunista.

  38. RANULFO FELIX JUNIOR

    O que a direita mentirosa brasileira não diz é que, diferente daqui, lá houve corte de todos os subsídios, fim de favorecimentos a setores, fim de desonerações de impostos. TODOS pagam impostos e, sim, teve aumento de impostos. Mas quando o governo brasileiro quer fazer isso aqui, vociferam como cães.

    Responda
    1. ANIBAL CARRION

      Aqui o topo, igrejas, vários segmentos da indústria, comércio, serviços, especuladores e mercadores do final dos mundos tem subsídios antes do nascimento, durante a vida e pos morte, não tem fim. Aqui pobre paga imposto de renda sim, e o centrão, direita e tudo o que os sustentam com suas emendas não abrem mão. E vem a d. Folha e incautos apontar o dedo pro Lula. Nojo

  39. Raymundo Itareru

    é uma coisa muito boa, quando os ricos estão encantados kkkk

    Responda
  40. Paulo Augusto

    "Até agora, o fato mais importante é que a Argentina não explodiu política e socialmente,"...Como assim ? Mais da metade da população passando fome e acha que é normal ?

    Responda
    1. marilza abrahão

      O povo, ora o povo, um mero detalhe!

  41. Manoel Messias Borges de Araujo Filho

    O resumo da teoria econômica do Milei é ensinar o cavalo a não comer, isto é, o cavalo vai morrer de fome. Aqui as elites querem o neoliberalismo privatista, lá querem o estado zero que é bem pior que neoliberalismo, vejam a situação da saúde no EUA.

    Responda
  42. TIAGO SILVA

    Perceba como o analista sente prazer em falar do Milei, e quando faz comparação com o Brasil, apenas cita como exemplos: cortes drásticos em aposentadorias e no bolsa família. A sua forma elitista e classista de pensar não deixa ele dizer: corte drásticos no Plano Safra e Subsídios pra grandes empresas ricas... ou seja, pra ele, qualquer ajuste será nas costas dos mais simples...

    Responda
  43. Gilberto Rosa

    Lendo os comentários, até fiquei com pena do Vinícius, não queria essa vergonha e vexame, nem pro meu segundo maior inimigo :)

    Responda
    1. Jose Souza

      O Vinicius escreve um pouco à frente da compreensão do leitor médio.

    2. José Bueno

      Que vergonha e vexame o grau de descrédito que estes autores conquistaram com estas toscas panfletagens.

  44. Guilherme Zambrana Toledo

    Desde outubro passado a inflação está estagnada entre 2,7 e 2,4% ao mês . Argentina vendeu ouro de sua reserva para tentar reduzir a dívida. Para eliminar o que chamam de cepo, ou seja, o controle cambial, está recebendo um novo empréstimo do FMI, o que elevará sua dívida. A inflação está dolarizada, os preços aumentaram em dólares, tornando o país o mais caro da América Latina. A grande incógnita é quando o câmbio for liberado, o que ocorrerá com a inflação. Será o sacrifício do povo em vão?

    Responda
  45. Luiz Carlos D Oliveira

    O bom é que no Brasil, o Lula não precisou arrochar o povo pra sair da crise e da dependência do FMI, aqui s "cresce o bolo pra se pagar a dívida "

    Responda
  46. Arnaldo Facciotti

    O tempo dirá quem tem razão, para um país que já foi um dos mais ricos do mundo e que estava na UTI veremos como ficara

    Responda
    1. Arnaldo Facciotti

      Sr. Paulo, é bom estudar um pouco de história

    2. Paulo Augusto

      Rico onde ? Há décadas a Argentina tem problemas sérios na economia, a maior parte do tempo com déficit financeiro.

    3. Elias Alves

      Memsure qual será esse tempo.

  47. Olavo Cardoso Jr

    A direita liberal quer um Estado gigantesco onde é indispensável ter Estado para diminuir diferenças sociais: educação, crédito habitacional subsidiado, saneamento, transporte público de massa, saúde e segurança. Estado fora dessas situações não se justifica e é causa o empobrecimento da sociedade. Deixem o Milei trabalhar. A Argentina voltara a ser um gigante, e é evidente q a esquerdada torce contra.

    Responda
  48. adenor Dias

    Deus nos livre do Milei! Motosserra hoje no Brasil é sinal de destruição e não de progresso.

    Responda
  49. Bruno Sebastião Neto

    Um país não é uma empresa e não deve se comportar como uma empresa ,o que se vende por aí é um estado superavitário ,e aí eu pergunto ? superávit para que ? Para gastar com as grandes empresas e enriquecer uma minoria ? Prefiro a politica do governo do PT, que procura fazer jus tiça social ,e ao mesmo tempo busca um equilíbrio entre receita e despesa .

    Responda
    1. Igor Cornelsen

      Superávit fiscal serve para aumentar a credibilidade da solvência do estado e para baixar os juros que se paga para quem os empresta dinheiro. A Suíça, que tem um endividamento de 30% do PIB, paga os juros mais baixos do mundo, pois ninguém tem medo de comprar títulos suíços. Para a Argentina ninguém empresta ainda porque o estado está falido. Daí só o FMI, que em contrapartida exige um superávit fiscal para que eles saiam do estado de insolvência, dos calotes em sua dívida externa.

  50. Marcelo Silva Teixeira

    Espero que a Argentina se livre o quanto antes do milei

    Responda