UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Pereira

    Como é grande a disposição para linchamento, não? Da turba, não é surpresa, do STF? Se suas majestades exercem a justiça dessa maneira, com todo o peso do deslumbramento pelo poder, pintando a todos com casuísmo, o que esperar da sua credibilidade? Agradem a turba, joguem os pequenos na fogueira, mas lembrem: mancharão a instituição pra sempre.

    Responda
  2. jayme terra

    Tantas prisoes e a desse ser abjeto corru,//pto e cancerigeno não chega. Lamentável.

    Responda
  3. José Ricardo Braga

    +

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Xandão joga Xadrez.

    2. José Ricardo Braga

      "Sentença judicial não se discute, cumpre-se" era um tabu. Muitos o aceitavam por fé, mas a maioria o fazia por praticidade - se quem dá a palavra final é questionável, o que pensar das palavras anteriores? Todas caem junto... Por isso tenho achado fútil esse debate. As sentenças foram definidas para gerar efeitos e um dos efeitos mais sensacionais foi a fuga do Bananinha. Acho que a costura 'por fora' que ele fez para viabilizar o golpe esgarçou e Valdemar agora é o costureiro-chefe...

  4. Markus Ferranty Ferranty

    O que sobrar de condenação , vão tocar nele ! Vai no baile no inferno e, não quer abraçar o ca pe tá!

    Responda
  5. Arno Costa

    Exageradas.

    Responda
  6. AMARILDO BARROS

    As penas chegam a 17 anos por que os condenados cometeram vários crimes. A soma pode chegar a 30 anos. Na sentença foi observado vários atenuantes, causas de diminuição previstas na lei. Por isso a pena foi menor que a máxima.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Meia guilhotina, né? Sei.

  7. José Cardoso

    É consenso geral que as penas são excessivas. Qual o pichador urbano que cumpre 17 anos como a senhora que pichou a estátua da justiça com batom?

    Responda
    1. jayme terra

      Patrimonio publico danificado e o objetivo da santinha era dar sua contribuicao para derrubar o governo. A pena maxima era 30 anos.Ja esta atenuada. Querem é usar os buchas para livrar jair bozo. Sem anistia.

  8. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Não entendi porque ô Valdemar não está sendo julgado, pois fazia parte do grupo

    Responda
  9. Carla C Oliveira

    Valdemar quer livrar a si mesmo. Diminuindo a pena dos depredadores golpistas, ele espera diminuir também a dos mandantes e financiadores.

    Responda
  10. Chico Neto

    A única coisa que não concordo com o Xandão é o tamanho das penas, acho que uma condenação que ficasse 1 ano em regime fechado e mais alguns anos cumprindo medidas, bastava. Junto a isso, um curso de respeito ao resultado eleitoral também seria bom. Agora o Bozo é seus asseclas, esses, sim, merecem penas de, no mínimo, uns 20 anos de prisão.

    Responda
  11. Nerisvaldo José Santos

    Uma matéria sem importância com essa figura desimportante.

    Responda
  12. Marcos Benassi

    Sêo Elio, falá pocê? Não é de hoje que eu defendo a revisão das penalidades aplicadas aos iiiddiotas manipulados pelos sssaafados. Todavia, como eu não sou o Vardemá, um dos que mencionei por último, defendo que isso seja feito após a penalização dos chefes desse imbróglio, como um ajuste póstumo. Os chefes não podem pegar 2Oou25 anos e o infeliz estúpido que entrou na deles, dezessete. *Depois* do crau centrau, cuida-se da dosimetria periférica.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Linchamento legal continua a ser linchamento, camarada. Pena ouvir isso de você.

    2. Marcos Benassi

      Podemos começar com o quadro-negro, meu caro? Ou, talvez, "cem vezes" passear, como pessoa-cartaz, com esses dizeres pendurados na popa e proa. Bom, as duas soluções são boas pra mim, gostei do pacote.

    3. Mauricio Soares

      Benassi, eu creio que uma vez condenada a malta líder, poderiam oferecer mais uma vez a comutação da pena, que os manipulados foram levados, pelo manipulador-mor, a rejeitar. Depois de mais um menos um ano que estariam presos, uns bons tempos de trabalho social e uns cursos obrigatórios de ciência política democrática básica. E talvez escrever cem vezes num quadro-negro algo como "fui muito burrø seguindo as idéias de um haxno".

    4. Marcos Benassi

      Uai, às vezes calha, né não? Hahahahah!

    5. Florentino Fernandes Junior

      Benassi queridao parece q nesse quesito estamos de pleno acordo, penso igualzim

  13. Carlos Alves Junior Carlos

    Sair quebrando tudo é digno de assinar um termo circunstanciado e ir pra casa...

    Responda
  14. Paulo César de Oliveira

    A principal virtude num juiz eh ser justo e maior defeito num juiz eh ser injusto. Os ministros que votaram a favor de penas de catorze a dezessete anos de prisão do para atos de vandalismo foram claramente injustas e devem ser punidos na forma da lei. Deveriam todos sofrer impeachment pelo Senado e serem todos processados e condenados por seus sucessores no STF. Mas para isso precisaríamos de senadores justos e corajosos em número suficiente.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      E os linchadores saem da toca! Sensacional, não? Fosse no pós revolução francesa estariam batendo palmas para a guilhotina, esquecendo que seu pescoço também poderia ter vez.

    2. Alexandre Pereira

      Partindo de você, Eduardo, ser deformado moral seria um elogio. Olhe no espelho.

    3. Eduardo Rocha

      pessoa que for contra de penas de catorze a dezessete anos de prisão para os atos de ataque à democracia do oito de janeiro é um deformado moral. As penas tem de ser proporcionais aos crimes e golpismo merece ser punido com penas para assassinato.

    4. Andre Rypl

      Hahahahahahaha. O senhor PC é muito engraçado

    5. Marcos Coelho

      Paulo Cesar de Oliveira (???) Você tem nome de Juiz ..de futebol. Resta apenas saber se você estaria do lado dos justos ou dos injustos. O problema é que o VAR, neste caso, é a Lei 14197. Sabe de quando? Isso, 2021 (Governo de quem???). Pega-se então o conjunto de crimes que cada um, e cada uma, daqueles inocentes idosos que levavam nas mãos seus rosários, seus batons, suas bíblias e some-se as penas mínimas de cada crime, e teremos entre 14 e 17 anos. Ou seja, é a lei.

    6. Paulo César de Oliveira

      Antônio Tejero foi o líder d uma tentativa de golpe na Espanha nos anos oitenta.

    7. Paulo César de Oliveira

      Só para dar uma ideia da dimensão das injustiças cometidas em massa pelo STF, o Ten-cel Antônio Tejero -que liderou a tropa que invadiu o parlamento em sessão, deu tiro para o teto, ordenou que deputados se deixassem no chão e os manteve como reféns antes de se render- foi condenado a quinze anos, pena menor que a dos bagrinhos de oito de janeiro.

  15. Luiz Almeida

    Olha a Folha promovendo a anistia através do seu contrato milionário de matéria publicitária com o PL.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Melhor que linchadores, né?

    2. jayme terra

      Valeu.E a mais pura verdade. Grana e muita grana.

    3. Luiz Almeida

      Besteira para quem não é do ramo e não sabe do que acontece por trás dos panos.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Besteira tosca.

  16. LUTHERO MAYNARD

    Anistia, jamais! Papuda já!

    Responda
    1. Eduardo Luiz De Faria

      PCO, sabes, tenho certeza, que o crime desse pessoal não é só o de vandalismo.

    2. Paulo César de Oliveira

      A pessoa que for a favor de penas de catorze a dezessete anos de prisão para os atos de vandalismo do oito de janeiro eh um deformado moral. As penas tem de ser proporcionais aos crimes e vandalismo não pode ser punido com penas para assassinato.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo.

  17. jose luiz de castro

    Crimes gravíssimos foram o Mensalão e o Petrolão do PT. Crime gravíssimo é levar as empresas estatais de lucro para prejuízos sequenciais, como esse governo está fazendo. Crime gravíssimo é colocar o assalariado para pagar mais caro pela carne, pelo ovo e pelo café, como esse governo está fazendo.

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Perfeito, Paulo Cesar! Esse pessoal está viajando. Se punissem com pena de morte, diriam estar correta a Corte.

    2. Paulo César de Oliveira

      Dalton, explica para mim como seria possível dar um golpe ocupando prédios vazios num domingo. Mesmo se aceitarmos essa tese absurda, dezessete anos deveria ser a penas dia líderes e não dos bagrinhos. O ten-cel Antônio Tejero, líder de tentativa de golpe na Espanha, que invadiu o parlamento em sessão, deu tiro para o teto e fez deputados reféns, pegou quinze anos. As penas do STF são teratologicas.

    3. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

      Matar mais de trezentos mil brasileiros por negar vacinas e oxigênio, roubar joias caríssimas que são do acervo do governo federal, planejar um golpe de estado com o assassinato das principais autoridades do país, entre outros crimes graves. Quem apoia tais situações não tem a mínima moral para criticar quem quer que seja.

    4. Edison Luciano

      Prezado Eremildo, pare de vou mitar bo ix ta.

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      Nada disso faz com que franco atentado contra o estado de direito e irretorquível tentativa de golpe de estado seja muitíssimo mais grave.

    6. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Crimes confessos, julgados e transitados. O band_idos voltaram à ativa e trouxeram gente para zelar por sua impunidade.

  18. Tha Virgens

    Sem moleza e sem anistia!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Para os tubarões. Mandem os peixinhos para casa.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo.

  19. Raymundo Itareru

    diminuir as penas uma ova, tem é que aumentar. com dezessete anos as ameaças continuam, imagina se reduzir as penas

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Mais linchadores.

    2. Angélica Campos

      Assassinato da democracia e do estado de direito: 17 anos pena suave, até... não vou revisar, FSP

    3. Angélica Campos

      Assassinato da democracia e do estado de direito: 17 anos pena suave, até...

    4. Paulo César de Oliveira

      As penas tem de ser proporcionais aos crimes e catorze a dezessete anos de prisão eh pena para assassinato e não para vandalismo.

    5. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Aí Lula passa um século no xadrez!

  20. ANIBAL CARRION

    Essa tumba cometeu vários crimes gravíssimos e a soma é essa mesma. Se tivessem conseguido a d. Folha talvez nem existisse mais, porque ditadores acabam com tudo. Nunca me esquecerei do cercadinho e métodos e o início da perseguição, ameaças e crimes impunes contra os trabalhadores da imprensa que exerceram seu papel. Agora se o Valdemar é esse todo poderoso para costurar alguma coisa com o STF estou sentado aguardando, sentado.

    Responda
  21. Paulo César de Oliveira

    Quatorze a dezessete anos são claramente exageradas, compatíveis com penas para assassinato. Mesmo se considerar equivocadamente que tratou-se de tentativa de golpe(como derrubar um governo e controlar o país apenas com a ocupação de prédios vazios num domingo),as penas continuam exageradas. O Ten-cel. Antonio Tejero, líder de tentativa de golpe na Espanha nos anos oitenta, que ocupou o parlamento, deu tiro para o teto e fez deputados reféns, foi condenado a quinze anos.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      É, sim, mais grave do que homicídio.

    2. marcio jose albino

      Acho é pouco

    3. Maria Lúcia Bergami

      Bom, se considerar que não foi tentativa de golpe, então não se consegue enxergar o óbvio, ululante. O caos pretendia GLO que era exatamente o implorado, suplicado e rezado nos acampamentos. Só não exerga quem não quer. A soma dos crimes deu no que deu. Para quem não gosta de democracia, até 6 meses de pena seria muito. Vou mais longe, quem não consegue viver em sociedade, não vive com urbanidade, seja assassinato, roubo, destruição do patrimônio ou golpe, tem q ser retirado desta.

  22. Richard Bernardes

    Valdemar trabalha incessantemente com o propósito de mitigar os conflitos entre Jair Bolsonaro e a Suprema Corte. Recentemente, Eduardo Bolsonaro quase comprometeu esses esforços. Caso o planejamento de Valdemar seja bem-sucedido, é possível que parte das sanções impostas seja reduzida por meio de embargos de declaração. Contudo, dependerá do comportamento da família Bolsonaro. Vale ressaltar que Valdemar já se desvinculou de acusações, não tendo sido sequer denunciado.

    Responda
    1. Richard Bernardes

      Por óbvio, mas estamos comentando sobre o lote de ações dos 33 denunciados, incluindo Jair Bolsonaro. Quanto aos que já foram julgados pode se manejar revisão criminal ou até habeas Corpus ao próprio STF. Como o próprio Lula fez, questionando inclusive competência. Se tudo estiver de acordo politicamente pode o STF aplicar entendimento diversos e afastar sua própria competência encaminhando para primeira instância. O STF pode tudo nesse país, inclusive dizer que não pode nada.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não cabem embargos de declaração ante sentenças com trânsito em julgado.

  23. JO ALMEIDA

    Gaspari Eremildo é um idi ota e acreditou que o filho três do ex pr varrido e abjeto foi se exilar, madame Natasha acredita que o tal filho tem uma empresa em sociedade com um ex lei Rouanet e por isso vai viver sua vida com o dinheiro que saiu.. sabe se lá de onde, o golpe tá aí caí e acreditou na Familicia quem quis.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      É verdade.